Nesta terça-feira, 02 de abril, dia Internacional de Conscientização do Autismo, a Unijuí sediou a “V Jornada do Autismo: construindo caminhos na perspectiva sensorial, pedagógica e jurídica”, realizada no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum. O evento integra as atividades da Semana Municipal de Conscientização do Autismo, que, desde a segunda-feira, dia 1º, se tornou Lei em Ijuí.
A programação do evento contou com palestras e minicursos. Na parte da manhã e da tarde, Katrien Van Heurck abordou o tema “A percepção autista, uma percepção sensorial”, compartilhando formas de como trabalhar com pessoas autistas. Na noite, a palestrante Diana Fernandes Serpe abordou o tema “Políticas Públicas para inclusão dos autistas”, abordando sobre o direito dos autistas.
Segundo Katrien Van Heurck, é preciso compartilhar informações e sensibilizar sobre a importância do tema. “É uma palavra (o autismo) que ainda carrega um preconceito muito grande, infelizmente. Falta muito para que as coisas fiquem mais estabilizados na sociedade brasileira e no mundo também, que não está preparado para conviver com pessoas diferentes. Tudo é focado na normalidade, pessoas com autismo apenas são diferentes”, observa.
A V Jornada de Autismo é promovida pelo Grupo de Estudos e de Apoio ao Autismo - ASSAMI/CASA AMA, com o apoio da Associação dos Familiares, Amigos e Autistas de Ijuí – TEAmor. A Universidade é apoiadora do evento por meio do Núcleo de Acompanhamento e Acessibilidade Institucional e também dos cursos de Direito, Pedagogia e Nutrição.
A Semana terá outras atividades: nesta quarta-feira, será realizada sessão de cinema, em parceria com a Cult Cinema. Na quinta-feira, será lançado o projeto da Teamor, Autismo nossa escola, conhecer para incluir, aprovado pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), e que será desenvolvido inicialmente na Escola Soares de Barros, e durante o ano disponibilizado às demais escolas. E, na sexta-feira, no encerramento da programação, a Caminhada Azul, com saída da Fidene às 16h em direção à Praça da República. Em caso de chuva, será realizada carreata.
Com o propósito de qualificar as aprendizagens interdisciplinares que vem acontecendo em sala de aula, os alunos do nono e primeiro ano do Ensino Médio da EFA visitaram o IRDER, na última quarta-feira, dia 27 de março.
Os alunos foram até a Escola Fazenda da Unijuí acompanhados pelos professores Jader Kappaun (Química), Caren Lorenzi (FÍsica), Gilmar Walker (Geografia) e Sandra Gelati (Biologia). Para qualificar ainda mais a equipe, a professora de Biologia da Unijuí, Francesca Werner Ferreira, acompanhou as atividades fazendo intervenções que favoreceram a compreensão de conceitos e conteúdos contextualizados, interligando os saberes das diferentes áreas do conhecimento.
A EFA, por ter à disposição todos os espaços de uma Universidade, faz a diferença no seu Projeto Educacional oportunizando conhecer in loco o histórico de locais como IRDER, além de vivenciar algumas das atividades desenvolvidas neste espaço, como produção de espécies vegetais nativas e exóticas, hortaliças, medições meteorológicas, bem como, estudos e pesquisas, realizadas também por estudantes dos cursos de Agronomia, Ciências Biológicas e Medicina Veterinária da Unijuí.
Ampliando o espaço da sala de sala, a visita favoreceu a relação entre conceitos que vem sendo abordados em sala de aula. Segundo os professores Jader e Caren, “ensinar e aprender Química e Física é uma tarefa que se torna muito mais agradável e proveitosa quando contempla situações mediadas pela prática, pelas vivências do cotidiano”. Assim, os componentes curriculares das Ciências da Natureza, do ensino Fundamental e Médio, procuram aproximar os alunos cada vez mais do processo de construção do conhecimento potencialmente significativo.
Com esse intuito, um dos temas aprofundados foi o funcionamento de uma estufa de plantas. O efeito estufa, correntes de convecção, as interações das radiações solares com atmosfera e as superfícies do planeta terra. A professora Sandra, por sua vez, mergulhou na diversidade do local, através da observação dos Biomas, Ecossistemas, animais e plantas existentes. A estação meteorológica permeou os debates da Geografia, onde os alunos puderam observar temas como orientação, localização, clima, etc.
A visita foi guiada pelos técnicos do IRDER e também pelo Engenheiro Agrônomo Claudio Porazzi.
Na noite desta segunda-feira, 1º de abril, o auditório da Sede Acadêmica recebeu a Aula “Vida e Obra de Marques”, dedicada a discutir e relembrar a vida e a obra do professor Mario Osorio Marques, um dos fundadores da FIDENE/UNIJUÍ. A atividade fez parte da disciplina “Pesquisa como princípio formativo”, dos cursos de Licenciatura da Universidade e foi aberta para toda a comunidade.
O evento contou com a participação de Eronita Barcelos, José Pedro Boufleuer, Paulo Rudi Schneider e Walter Frantz, professores com extensa participação na vida acadêmica da Instituição.
Na abertura da atividade, a professora Maria Regina Johann lembrou da importância do momento para os estudantes e comunidade. “Ninguém melhor que os nossos professores convidados para abordar a vida e a obra de Mario Osorio Marques, assim podemos conhecer mais sobre um dos grandes pensadores da nossa instituição e, também, do Brasil”, salientou.
A organização do evento foi das professoras Maria Regina Johann e Vânia Lisa Cossetin.
“A arte existe porque a vida não basta” preconizou Ferreira Gullar, e literatura não se dá sem experimentação, sem sentir. Partindo destas afirmações, se fez a aula de Literatura, conduzida pela professora Anamaria Moreira com o terceirão na última quarta feira, 27/08.
Um ambiente todo especial foi preparado pela professora, os alunos puderam apreciar a música de Villa Lobos, interpretada pelo professor Oseas Machado, vislumbrar as obras dos nossos artistas (Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Portinare, entre outros), em uma aula que buscou reproduzir um pouco do que foi a semana de arte moderna, ocorrida em 1922.
Estimular nos alunos a imaginação, a sensibilidade reproduzindo os temas estudados é uma das características do ensino da EFA analisa a Coordenadora Vivian Lunardi. Segunda ela esse tipo de atividade desperta o interesse do aluno pelo tema e facilita o seu aprendizado e compreensão.
No último sábado, dia 23, na Sede Acadêmica da Unijuí, aconteceu o I Seminário do Projeto Multidiciplinar (Biologia; Letras Português-Inglês; Matemática) do Programa Residência Pedagógica/UNIJUI, de 2019.
Estiveram presentes Residentes, Professores Preceptores, Professores Orientadores e a Professora do Departamento de Humanidades e Educação Maria Regina Johann, a qual assume a Coordenação Institucional do Programa no próximo mês e esteve acompanhado a atividade.
O Seminário ocorreu com o objetivo de relatar as diversas experiências dos residentes ao longo do segundo semestre de 2018, avaliar os impactos do programa na formação discente, bem como propiciar um momento de planejamento para o Plano de Trabalho a ser desenvolvido ao longo do primeiro semestre de 2019.
A proposta da Unijuí para o Programa Residência Pedagógica, o qual iniciou suas atividades em meados do ano de 2018, é a Constituição do Ser Professor articulada ao Trabalho Educativo. Tal perspectiva foi tematizada ao longo do seminário no sábado e ganha destaque nas próximas ações a serem desenvolvidas pelo subprojeto multidisciplinar, o qual se configura pelas diferentes áreas: Biologia, Letras Português-Inglês e Matemática.
Implantado neste ano pela Unijuí, por meio do Departamento de Ciências da Administração, Contábeis, Econômicas e da Comunicação (DACEC), o Programa Integrado de Formação de Gestores é constituído no Campus Santa Rosa, de ofertas associadas aos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Gestão de Cooperativas, a partir de suas respectivas diretrizes curriculares nacionais e áreas de conhecimento.
Os cursos têm mais de 50% de carga horária integradas, a partir da oferta de disciplinas comuns que constituem importantes núcleos de formação básica e profissionalizante para cada um dos Programas.
De acordo com o coordenador dos cursos, professor Ariosto Sparemberger, o programa conduz os cursos pelo princípio da formação de profissionais empreendedores para uma administração estratégica em organizações com perspectiva de inovação e criatividade, numa postura de educação empreendedora e de formação continuada, dando condições para que sejam criados novos negócios na região.
Para marcar o início do semestre com os universitários, os Coordenadores do Programa dos quatro campi da Unijuí, professor Ariosto e a professora Stela Maris Enderli, realizaram a apresentação dos projetos, falaram sobre a Universidade e ao final realizaram confraternização com os estudantes.
Os cursos de Engenharia da Unijuí realizaram na noite de segunda-feira (18), no Campus Santa Rosa, uma aula inaugural especial. Os calouros participaram de uma palestra ministrada pelos profissionais, Engenheiro Cláudio Otani, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) e do Arquiteto Giofranco Saggin, da Associação Profissional dos Engenheiros e Arquitetos de Santa Rosa (APEA).
Na oportunidade os calouros puderam tirar suas dúvidas sobre mercado de trabalho e a atuação do profissional de Engenharia. Durante a atividade também ocorreu a participação de acadêmicos bolsistas e voluntários da pesquisa e extensão, mostrando o diferencial da Universidade na formação acadêmica e profissional.
Para o coordenador das Engenharias de Santa Rosa, professor Mauro Rodrigues Fonseca, “a evolução tecnológica nos coloca num paradigma importante sobre os relacionamentos interpessoais. Nesse contexto, o profissional que somar conhecimento técnico a habilidade de relacionamento terá uma inserção mais segura no mercado”, destaca o coordenador.
O Campus Santa Rosa oferta cinco opções de cursos na área da Engenharia: Engenharia Elétrica, Engenharia Civil, Engenharia de Software, Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica.
Evento será realizado na cidade de Panambi.
Nos dias 19 e 20 de março, a cidade de Panambi irá sediar o 1º Seminário de Ergonomia Aplicada (Sergo). O evento surgiu da mobilização de um grupo de indústrias da região, que a partir de um projeto encaminhado ao Serviço Social da Indústria (Sesi-RS) organizou uma capacitação em Ergonomia, realizada em 2018, buscando adequação às demandas que seriam geradas pelo E-social em 2019 e também às ISOs que complementam a NR-17, que diz respeito ao tema. “A partir da percepção de que cada empresa tem uma realidade diferente da outra e que as regulamentações seguem um padrão, surgiu a ideia de promover o seminário”, explica a professora do curso de Design da Unijuí, Fabiane Grossmann, uma das organizadoras do evento.
Na programação do evento, que é organizado pela Unijuí, Sesi e indústrias da região, estarão presentes professores da Universidade, como a Vice-Reitora de Graduação, Cristina Pozzobon, que participará da abertura do evento e será mediadora das palestras na manhã do dia 19 de março; a professora Caroline Raduns, coordenadora da Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho da Unijuí, será mediadora das palestras da tarde do dia 19/03; e a professora de Ergonomia na Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho, Fabiane Grossmann, será mediadora nos turnos da manhã e da tarde do dia 20 de março. Além disso, estudantes de graduação dos cursos de Design, Engenharias, Fisioterapia, Educação Física, Enfermagem e Psicologia foram convidados e estão confirmando sua participação no evento como ouvintes. As inscrições devem ser feitas pela página https://www.facebook.com/1sergo.
De acordo com a professora Fabiane Grossmann, o evento é fundamental para o desenvolvimento tecnológico e para a qualificação das empresas, organizações e instituições da região quanto à temática do E-Social e quanto ao lançamento de informações de riscos ergonômicos de seus trabalhadores, visto que ainda existem muitas dúvidas quanto ao que deverá ser informado. “Existe também um desejo dos profissionais que atuam na área da segurança do trabalhador e que fizeram a capacitação, de criar uma Rede de Ergonomia Aplicada na região, pois é uma área que demanda constante atualização, é multidisciplinar e carece de tecnologias aplicadas”, explica.
Na EFA, a quarta feira, dia 13 de fevereiro, iniciou de forma lúdica e descontraída. Professores e funcionários da Escola foram recepcionados de forma calorosa pela diretora Maria do Carmo Pilissão, vice-diretora Janete Maria Strieder e demais professoras que compõe a equipe com um café da manhã. Logo após, visando fortalecer o projeto educativo da EFA, deu-se início ao Ciclo de Estudos 2019.
Os trabalhos foram continuados com uma bela mensagem e uma retrospectiva de 2018, comemorando junto aos professores o acréscimo de alunos e famílias que decidiram apostar no projeto da Escola. Marcou também o primeiro dia do ciclo, além das atividades de planejamento, a roda de conversa conduzida pela professora de Direito da Unijuí, Joice Nielsson, que abordou temas como a sensibilização, acolhimento e resolução de conflitos.
O Ciclo de Estudos fecha a semana que antecede o início do ano letivo da EFA. Um dos pontos importantes do encontro foi o alinhamento da jornada de pesquisa, que neste ano abordará o tema “EFA pela cultura: revitalizar e construir”. A proposta do tema é movimentar vários setores da sociedade ijuiense, buscando refletir sobre o "Lazer como prática Cultural – Diálogos e Experiências".
Segunda feira, dia 18 de fevereiro, com ambientes renovados, a EFA aguarda os alunos do turno da manhã às 8h e os do turno da tarde às 13h30.
Estudante do curso de Engenharia Elétrica, Airton Thoma, desenvolveu um pedal eletrônico para guitarra
A tecnologia cada vez mais presente em nosso dia a dia nos auxilia em diferentes demandas. Um exemplo de inovação tecnológica são as impressoras 3D, também conhecidas como prototipagem rápida, que se destacam pela tecnologia de fabricação aditiva, onde um modelo tridimensional é criado por sucessivas camadas de material.
A Unijuí Campus Santa Rosa disponibiliza essa tecnologia para seus estudantes e empresas incubadas na Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da Unijuí (Criatec), por meio do laboratório de prototipagens e testes, constituindo-se um diferencial dos cursos na Universidade.
O estudante do curso de Engenharia Elétrica, Airton Cristiano Thoma, teve a oportunidade de colocar em prática seus conhecimentos adquiridos na disciplina de Dispositivos e Circuitos Eletrônicos 2. Na oportunidade desenvolveu um pedal eletrônico para guitarra, também chamado de Fuzz, usado na saída da guitarra e na entrada do amplificador, gerando o clássico som da guitarra do rock. Efeito famoso por bandas como Red Hot Chilli Peppers e guitarristas consagrados como Jimmy Hendrix.
Airton ressalta que a Unijuí disponibiliza excelentes laboratórios e equipamentos, pois consegue aplicar na prática o conhecimento adquirido em aula.
O laboratório de prototipagens e testes também já oportunizou aos estudantes desenvolverem outras peças por meio da impressora 3D, como: bloco antifolga, utilizado em máquina router CNC; anemômetro, peça usada em estação meteorológica; amplificador de potência para áudio; automação para biodigestores, entre outros.
De acordo com o Coordenador dos cursos de Engenharias do Campus Santa Rosa, professor Mauro Fonseca Rodrigues, o acabamento dos dispositivos eletrônicos é a interface que o usuário percebe e interage. “Ao realizar projetos nas disciplinas técnicas é possível concretizar um equipamento completo. Nesse contexto os alunos fazem a parte técnica, levantamento econômico e o acabamento a partir da impressora 3D, permitindo a entrega de um produto completo. A Engenharia é aplicação e a impressora 3D, além dos demais equipamentos de prototipagem, traz a possibilidade de realizar produtos a partir de projetos”, finaliza o coordenador.
Confira nas imagens os protótipos realizados na disciplina de Dispositivos e Circuitos Eletrônicos 2:
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