Os bolsistas (estudantes, professoras coordenadoras e professoras supervisoras) do Programa Institucional de Iniciação à Docência – PIBID/UNIJUÍ-CAPES realizaram, no dia 18 de novembro de 2018, viagem de estudos para conhecer dois pontos das reduções jesuíticas, um em San Ingácio – San Ignácio Mini, na Argentina; e outro localizado em São Miguel das Missões – Ruinas de São Miguel das Missões, Rio Grande do Sul/ Brasil. Esta viagem de estudos faz parte do processo formativo docente proposto como atividade do projeto PIBID-Unijui, 2014-2018, financiado pela CAPES.
As reduções de San Ignácio Mini e São Miguel das Missões são integrantes do conjunto de 30 Reduções Jesuíticas situadas no Brasil, Argentina e Paraguai e reconhecidas como Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco.
Em San Ignácio, a visita contou com a orientação de um guia local, que relatou a história da construção e organização social do povo Guarani que ali viveu e se aculturou aos hábitos implantados pelos jesuítas, onde a arte, a arquitetura e as formas de produção mesclavam a cultura guarani com a dos colonizadores de além-mar. A organização social na Redução foi marcada pela sustentabilidade, pois produziam tudo o que aquela comunidade necessitava.
Quanto ao estado de preservação das unidades visitadas, a igreja de San Ignacio Mini apresentava poucas paredes intactas em comparação com a igreja de São Miguel das Missões. No entanto, as outras instalações de San Ignácio estavam melhor preservadas que as de São Miguel das Missões. Nesta última observamos apenas os alicerces das casas.
O fechamento da viagem ocorreu em território brasileiro, nas Ruinas de São Miguel. Ali os bolsistas assistiram ao espetáculo denominado Som e Luz, que narra o relato histórico da vida dos guaranis e jesuítas, com a encenação da Guerra Guaranítica, em que o líder dos indígenas Sepé Tiarajú configura-se como símbolo de resistência do povo indígena à opressão dos colonizadores europeus. A narrativa é ilustrada com um jogo de luzes. Essa encenação encantou e emocionou a todos pela história narrada, ao provocar uma reação de pertencimento. De fato, a viagem proporcionada pelo Programa Pibid/Capes da UNIJUI marcou a formação histórico-cultural dos futuros professores e de professores já em atuação.