Educação física, sustentabilidade, matemática, orientação, física e vivência ao ar livre. Todas essas disciplinas foram trabalhadas em uma mesma atividade desenvolvida de forma colaborativa por professores e alunos do terceiro ano da EFA. O desafio da vez foi construir uma jangada funcional para duas pessoas com materiais sustentáveis.
A tarde ensolarada do dia 23 de maio garantiu clima adequado para os alunos que se aventuraram a colocar a jangada no lago da Campus da Unijuí. A cada remada vinha a confirmação de que os estudos foram bem conduzidos. A jangada resistiu, navegando lago adentro tripulada pelo aluno Leonardo Pohlmann Scherer e a professora Anamaria Pereira Moreira.
Além de toda a diversão proporcionada, esse momento serviu para colocar em prática alguns conceitos aprendidos pelos alunos durante o ano, como explica a professora de matemática Carla Dal Molin: “Os alunos construíram a jangada em sala de aula, utilizando materiais recicláveis, tendo bem claros os conceitos matemáticos e muitas vezes utilizando indiretamente conceitos já adquiridos como área, perímetro, volume, razão, proporção, regra de três, entre outros”, detalha a professora.
A professora de educação física Eduarda Burckardt destaca que o objetivo "na educação física é poder potencializar esses adolescentes para trabalhar com as atividades de aventura na natureza”. Segundo Eduarda “cada disciplina trouxe sua contribuição, mas o projeto foi organizado por eles, com materiais reaproveitados e sem custos além do próprio esforço dos alunos”. A Jangada foi construída com galões usados e bambu, unidos por corda de sisal.
O aluno Leonardo Pohlmann Scherer foi quem se colocou à prova na hora de colocar a jangada na água. “No começo a gente acha que vai afundar, que não vai dar certo. Mas a partir do momento que você se acalma, que vê que vai boiar, é muito divertido”.
Ao final da atividade os alunos participaram de uma caminhada de orientação pelas imediações do campus, colocando em prática também conhecimentos sobre geografia.
Confira na íntegra as entrevistas com os professores e o aluno participante nessa matéria.
Confira uma galeria de fotos da atividade
Podem participar estudantes dos 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental de Escolas de Ijuí. As inscrições encerram no dia 30 de maio.
Até o dia 30 de maio, a UNIJUÍ FM e o Curso de Letras do Departamento de Humanidades e Educação da UNIJUÍ estão recebendo as produções do Concurso Literário "Eu, Meu Personagem e o Meio Ambiente", atividade que integra a edição de 2018 do projeto Ações Sustentáveis nas Escolas de Ijuí. A ideia é que os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental escrevam um conto, trazendo um ou mais personagens/personalidades da Literatura, da Cultura Popular, da História, da Filosofia, da Arte e/ou da Ciência, fabulando um enredo em relação ao meio ambiente e sustentabilidade em tempos do século 21.
Os campeões serão conhecidos durante cerimônia no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum no dia 26 de junho. Haverá premiações e medalhas para os alunos nas seguintes colocações:
- 1º lugares do 6º, 7º, 8º e 9º anos: 01 fone de ouvido sem fio com bluetooth, entrada para cartão de memória SD e rádio FM para cada colocação, com apoio da Ecos Sistema de Ensino, de Ijuí.
- 2º lugares do 6º, 7º, 8º e 9º anos: 01 caixa de som com rádio FM, entrada para cartão de memória SD e entrada USB para pendrive para cada colocação, com apoio da Supera Ginástica para o Cérebro, de Ijuí.
- 3º lugares do 6º, 7º, 8º e 9º anos: 1 vale-livro e 1 vale-lanche na Literatus Xok’s, de Ijuí.
Os professores orientadores das produções literárias que ficarem em primeiro lugar dos 6º ao 9º anos também serão premiados com certificados e kits personalizados com produtos da UNIJUÍ e NetCopy.
Como parte da premiação haverá um sorteio entre os primeiros lugares de cada ano (ou seja, entre os quatro alunos melhores colocados) de uma bolsa 100% para um ano de curso no Supera Ginástica para o Cérebro. O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. O sorteio será realizado na cerimônia de premiação.
Confira as dicas sobre o gênero conto que a professora do Curso de Letras da UNIJUÍ, Maristela Righi Lang preparou para você:
Clique aqui para fazer o download do Regulamento do Concurso Literário.pdf.
Com o objetivo de tematizar a educação e a formação no horizonte do ciberespaço e das políticas públicas para a Educação Básica e debate sobre os desafios e as perspectivas da educação no contexto social atual, foi realizada, nesta semana, a V Semana Acadêmica das Licenciaturas da Unijuí juntamente com a Formação Geral e Humanista no Campus Ijuí.
A programação englobou temas como “Psicopolítica da sociedade informacional: alguns impactos na educação”, com o palestrante mestre Leandro Beck Freiberg, já na abertura do evento. “A arte no contexto do projeto Fraternidade sem Fronteiras”, com a artista visual Valéria Pinheiro. E a palestra “A Reforma do Ensino Médio: desafios e potencialidades para pensara educação”, com o Dr. Sidinei Pithan da Silva e a Dra. Vânia Lisa Fischer Cossetin.
Também fez parte da programação da Semana, uma série de oficinas, segmentadas por assuntos pertinentes aos diferentes cursos de Licenciatura da Universidade.
Segundo a coordenadora do evento, professora Maria Regina Johann, a Semana complementa o currículo dos cursos de licenciaturas e visa ampliar os estudos e debates que se realizam na especifidade de cada componente curricular. “Os temas que foram tratados contribuem para a reflexão acerca das mudanças na educação básica, de modo especial, em relação ao currículo do Ensino Médio. Neste sentido, entendemos de fundamental importância o diálogo com os colegas da escola básica que nos ajudam a pensar os desafios da formação inicial no contexto das políticas públicas de educação e de formação de professores”, observa.
Ainda de acordo com a professora, as oficinas ofertadas pelos acadêmicos e professores tiveram o objetivo de dar visibilidade as especificidades dos cursos e estimular o protagonismo dos acadêmicos como agentes formação, de educação e de inter-relação entre a Universidade e a Escola.
Santa Rosa
O evento também ocorreu no Campus Santa Rosa, com programação específica. Confira uma galeria de fotos das oficinas realizadas:
O quarto ano da EFA, sob orientação da professora Sônia Kinalski, está realizando um estudo sobre o Sistema Monetário Brasileiro, cujo o objetivo é reconhecer o sistema de medida decimal e suas regras, e assim discutir as relações trabalho/consumo que fazem parte da vida das pessoas usando a matemática para promover melhor compreensão dessas relações.
O trabalho da turma começou a ganhar evidência na semana do consumidor, em que as crianças receberam a mãe e advogada, Maria Luiza Viana, para falar sobre o consumo consciente, consumismo e suas responsabilidades. Já na última quarta feira, 16, para dar continuidade ao estudo, a turma foi visitar a agência do Sicredi das Culturas, que fica localizada próxima à escola. Lá as crianças receberam materiais educativos e conversaram com os funcionários da agência sobre educação financeira e a importância de administrar de forma consciente o dinheiro.
Segundo a professora Sônia, o projeto terá continuidade durante o ano e irá realizar outras atividades especiais, dentre elas, uma visita a um supermercado. A partir daí os alunos irão escolher um produto para pesquisar onde e como é produzido, se prejudica a saúde, o ambiente, entre outros fatores. A professora vê esse trabalho desenvolvido com as crianças fundamental para formar cidadãos conscientes e responsáveis nas questões ligadas ao consumo.
Os estudantes do curso de Biomedicina realizaram visita técnica ao Hemocentro Regional de Santa Rosa, no dia 02 de maio. A atividade faz parte do programa da disciplina de Introdução à Biomedicina, ministrada pela professora Bruna Comparsi.
De acordo com a professora Bruna, na oportunidade os estudantes puderam se familiarizarem com uma das áreas de habilitação do Biomédico, por meio da atuação em banco de sangue.
Durante a visita os estudantes conheceram as instalações do banco de sangue, o processo de triagem de candidatos a doação, o fluxo do sangue doado e também tiveram a oportunidade de realizar doação de sangue e cadastro no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME).
Sobre o Hemocentro Regional de Santa Rosa
O Hemocentro Regional de Santa Rosa atende uma área de abrangência dos serviços hemoterápicos para 52 municípios, com uma população aproximada de 600.000 habitantes. Possui contrato firmado com 27 estabelecimentos hospitalares. Realiza as provas imuno-hematológicas pré-transfusionais para 16 agências transfusionais. A coleta média é de 700 bolsas/mês. São realizadas coletas externas que são responsáveis por 40% dos estoques.
Na expectativa de disponibilizar um espaço de estudos, trocas, vivências em grupo e aguçar os diferentes sentidos, o acampamento realizado no último sábado, 05/05, na Fonte Ijuí, contemplou oficina de nós e amarrações, momentos de recreação, trilha cega, rondas noturnas, análise do ph da água local, atividades de ascensão, slackline e rapel, todos permeados por momentos de debates e reflexões.
Segundo a professora Eduarda, nessa relação homem-natureza, compreendidos como parceiros, os sujeitos se re- encontram e gestam inúmeras novas oportunidades de se aproximarem, de compartilharem percepções, sentimentos, emoções, desejos, de conhecerem melhores a si mesmos e de agregarem valores às suas relações. Nesse viés, as subjetividades aparecem e o valor de trabalhar com as singularidades torna-se fundamental e relevante para o crescimento do sujeito como ser individual e coletivo. A aventura nesse caso, é representada pela incerteza, pelo imprevisto, pelas expectativas, adrenalina, emoção e enfrentamento de medos. Estar em meio ao desconhecido, desacomoda, faz buscar, ir além, pedir ajuda e crescer. O aprender em diferentes ambientes torna as experiências significativas e validas em todos os momentos da vida, finaliza a professora.
Os momentos vividos em meio a natureza tiveram diferentes significados, desde a organização das tarefas realizadas na escola até o momento de encerramento do acampamento, os alunos foram protagonistas, interagindo com diferentes saberes, que oportunizaram tanto conhecimentos específicos da educação física como situações de convívio e de crescimento pessoal e coletivo.
Para o desenvolvimento das atividades, além dos professores, a Escola contou com acadêmicos do Curso de Educação Física da Unijuí, coordenados pelo aluno Júlio Suzuki.
Estão abertas as inscrições para o Curso de Atualização de Instrutor de Trânsito nos quatro campi da Unijuí. O curso tem o objetivo de qualificar profissionais já habilitados, proporcionando troca de experiências e atualização de conteúdos.
As inscrições devem ser feitas na página do curso no Portal da Unijuí. O curso possui 20 horas/aula e é destinado a Instrutores de Trânsito que concluíram o Curso de Formação há mais de cinco anos.
Confira as datas para realização do curso em cada campi
Ijuí
Inscrições: até 10 de junho de 2018
Realização do curso: 23 e 24 de junho de 2018
Manhã: 8h às 12h10min
Tarde: 13h30min às 17h40min
Inscrições: até o dia 03 de junho de 2018
Realização do curso: 16 e 17 de junho de 2018
Turnos: Manhã: 08h às 12h10min
Tarde: 13h30min às 17h40min
Inscrições: até o dia 13 de maio 2018
Realização do curso: 19 e 20 de maio de 2018
Manhã: 8h às 12h10min
Tarde: 13h30min às 17h40min
Inscrições: até o dia 13 de maio 2018
Realização do curso: 30 e 01 de julho de 2018
Manhã: 08h às 12h10min
Tarde: 13h30min às 17h40min
O Curso tem o investimento de R$ 324,00, à vista, e pode ser parcelado com cheque ou cartão de crédito, nos caixas da Unijuí, em 02x de R$ 167,00 ou 03 x R$113,00. Alunos, egressos e empresas conveniadas possuem 10% de desconto (à vista R$ 291,60 parcelado em 02x R$ 150,00 ou 03x de R$ 101,00.)
Os estudantes da primeira turma de Biomedicina da Unijuí estão participando de diversas atividades proporcionadas pelo curso: vivências, oficinas, palestras e visitas fazem parte da programação.
Na noite desta quarta-feira, 25 de abril, a turma participou de uma oficina sobre Biomedicina Estética. No encontro, realizado no Laboratório de Habilidades do Campus Ijuí, foi discutida a utilização de produtos antioxidantes para a pele, tratamento que proporciona uma hidratação imediata com significativa ação antiaging corporal e facial. Na oportunidade, os estudantes também puderam discutir sobre atuação profissional na área da biomedicina estética.
Segundo o coordenador do curso, professor Matias Nunes Frizzo, as atividades propostas para este primeiro semestre têm o objetivo de fazer com que os estudantes se apropriem das diferentes áreas de atuação profissional. Nesse mesmo projeto, outras atividades já estão programadas para as próximas semanas, e incluem visitas a hemocentros e laboratórios de análises clínicas.
Sobre o curso
O curso de Biomedicina da Unijuí passou a ser ofertado no último Vestibular de Verão (2017/2018). A Aula Inaugural foi realizada no dia 28 de fevereiro de 2018 e tratou do tema “As Diferentes Áreas de Atuação do Profissional Biomédico”. A palestra foi ministrada pelo Dr. Renato Minozzo, presidente do Conselho Regional de Biomedicina e primeiro biomédico a atuar no Rio Grande do Sul.
O curso vai preparar o estudante para atuar na prevenção e promoção da saúde, por meio de diagnósticos laboratoriais e pesquisas científicas, com formação generalista, humanista, crítica, reflexiva e empreendedora, com ênfase para atuar na área de Patologia Clínica. Este curso veio para fortalecer ainda mais o ensino na área da saúde, possibilitando aos estudantes exercerem as suas habilidades profissionais dentro das mais diversas especificidades.
Iniciado em 2009, o Projeto Mosaico tem o objetivo de aproximar as diferentes linguagens corporais (dança, música em vocal/ instrumental, lutas, teatro, ginástica) já ofertadas à comunidade escolar, em um único espaço para que essas expressões dialoguem.
Na III edição, o tema explorado foi a Condição Humana, recebeu o nome de “Acontecências”, esforço em dizer do humano, desse ser inacabado que tem como traço distintivo problematizar sua própria natureza (ou a ausência de uma natureza). A edição teve a coordenação da professora da escola, Eduarda V. Burckardt, de pais de alunos da escola, Lisiane Goettems, Paulo Fensterseifer e de Carolina Gehrke, colaboradora da escola. O grupo que encabeçou a ideia se desafiou a escrever o Projeto e produziu um material para pesquisa, que foi publicado na Revista CENA, da UFRGS.
A EFA ressalta a essência da escola em estar constantemente relacionando conhecimentos e refletindo sobre práticas. Os professores se colocam no lugar de pesquisadores, refletem e dialogam com os acontecimentos vividos na escola e, assim, produzem materiais a partir destas experiências. Dessa forma, a ideia de escrever sobre o que acontece e publicar, possibilita dividir experiências e produzir conhecimento cientifico.
Mais sobre o Projeto
O projeto recebeu contribuições da comunidade escolar, inclusive, na projeção do nome. Mosaico: consiste em muitas partes que, em aproximação umas das outras, produzem um determinado efeito visual. Parte formadas por desenhos, imagens, mensagens, expressões e comunicações.
Na última sexta feira, 20, o Centro de Educação Básica Francisco de Assis –EFA, recebeu o meteorologista Thomas Kaufmann, que realizou uma palestra cujo o tema central foi Fenômenos da Atmosfera. O público principal eram os alunos do ensino fundamental e do ensino médio da instituição que tem este tema como um dos assuntos em seus planos de estudo, e junto deles, os docentes da EFA. O palestrante convidado é formado em meteorologia pela Universidade Federal de Pelotas e mestre em meteorologia pela Universidade Federal de Santa Maria. Neste encontro, os alunos puderam expor suas dúvidas por meio de um diálogo direto com o profissional da área, além disso, tiveram a oportunidade de conhecer outros ramos de atuação da meteorologia e os desafios do mercado de trabalho.
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