O Curso de Terapia Floral realizou, na última sexta e sábado, o início das atividades. O Curso aborda os diferentes sistemas que podem ser utilizados na terapêutica floral. As aulas são ministradas pela professora Janaíne Martins, especialista em Terapia Floral, com mais de 20 anos de experiência nessa área.
A turma realizará, a partir de agora, encontros mensais totalizando 180 horas. A Terapia Floral atua sobre as causas emocionais dos problemas interpretando cada caso e utilizando essências florais para catalisar as transformações em nossos modos de pensar que estão prejudicando o organismo e causando dores e aflições.
Com o curso, além de poder ajudar seus entes queridos, você será capacitado a atuar profissionalmente. Ainda, trata-se de uma ótima ferramenta de autoconhecimento e melhoria da qualidade de vida. O curso ainda tem vagas disponíveis para os interessados.
As inscrições podem ser feitas através do site da UNIJUÍ ou pelo telefone 55 3332-0553, pelo e-mail educacaocontinuada@unijui.edu.br. O valor do curso pode ser parcelado. Alunos, ex-alunos e conveniados têm descontos especiais.
O Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM é um momento importante na vida de estudantes do ensino médio. Com o objetivo de auxiliar na preparação para a prova, a Unijuí e a Doctor Pré-Vestibular promovem o Aulão para o ENEM no dia 28 de outubro, nos Campi Ijuí e Santa Rosa. As inscrições para o intensivo são gratuitas e podem ser feitas pelo Portal da Unijuí, porém as vagas são limitadas.
A atividade tem início às 9h em ambos os campi e acontece durante o dia todo. O Aulão abrange todas as áreas do conhecimento exigidas no Enem: Biologia, História, Química, Português, Redação, Física, Socilogia, Geografia e Matemática. Será um professor especializado para cada disciplina.
Confira a programação completa:
A 3ª edição da MoEduCiTec - Mostra Interativa da Produção Estudantil em Educação Científica e Tecnológica na Unijuí começa na segunda-feira, 02, com o tema “O Protagonismo Estudantil em Foco”. A programação tem início às 8h30, na Biblioteca Mario Osorio Marques.
O evento oportuniza espaço de formação na interação entre estudantes e professores da educação básica e superior, de todos os níveis e modalidades de ensino e de todas as áreas de conhecimento, pela socialização de aprendizados e produções decorrentes de vivências em salas de aula.
Segundo a coordenadora do evento, Lenir Basso Zanon, são aceitos duas modalidades de trabalhos: relatos de experiência ou trabalhos de pesquisa. “A Mostra valoriza as experiências educativas, as práticas formativas bem sucedidas”, observa.
A Mostra abrange todas as áreas de conhecimento, bem como níveis e modalidades de ensino, com vistas à publicação de produções em Educação Científica e Tecnológica, decorrentes do ensino vivenciado em sala de aula.
Programação, dia 02 de outubro
- 7h30 - 8h30: Recepção aos Expositores e Organização dos Estandes
- 8h30: Solenidade de Abertura Oficial da 3ª MoEduCiTec – no Salão de Atos
- 8h45: Palestra de Abertura - "Relações entre Educação, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Cultura na Sociedade e Ambiente"; Dr. Décio Auler (UFSM)
- 09h30 - 16h: Visitação à 3ª MoEduCiTec
- 16h: Encerramento
A 36ª Coordenadoria Regional de Educação e a Secretaria Municipal de Educação de Ijuí são co-promotores do evento que também conta com o apoio do CNPq e Sinpro.
No sábado, dia 26, a turma de “Psicologia Aplicada ao Direito” da UNIJUÍ Campus Santa Rosa, ministrada pela professora Betina Beltrame, recebeu a promotora Ana Paula Mantay. Na oportunidade os estudantes do curso de Direito e Psicologia participaram de uma roda de conversa.
Durante a aula, a promotora trouxe a partir de sua prática profissional de mais de 10 anos à frente a infância e juventude, questões sobre a interface Psicologia e Direito pontuando temas atuais como: depoimento especial, abrigamento, adoção e atos infracionais.
De acordo com a professora Betina foi um momento de muita troca e de aprendizagem, uma vez que a faz-se necessário a aproximação da academia com a prática profissional e em especial esse olhar multiprofissional frente os novos desafios que a sociedade vem exigindo dos futuros profissionais.
Diretor do Núcleo Noroeste do SENGE, Luiz Carlos Cruz Melo Sereno realizou a abertura oficial do curso em Ijuí, que teve turma lotada.
Apresentar os principais assuntos relacionados às leis, regulamentações e normas técnicas a serem utilizadas para a elaboração dos Planos de Prevenção e Proteção Contra Incêndio e capacitar os alunos e profissionais para o entendimento e elaboração de projetos na área de segurança contra incêndio nas edificações e áreas de risco. Esse foi um dos objetivos do curso Elaboração de PPCI no RS – Plano e Prevenção contra Incêndio, promovido pelo SENGE em parceria com a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI).
Com alta procura, o curso ocorreu nos dias 25 e 26 de agosto, no campus da UNIJUÍ, em Ijuí, e teve aulas ministradas pelas engenheiras Luana Ravanello e Aline M. Marcello. Como nas edições anteriores, a turma lotada atraiu profissionais e estudantes de engenharia e arquitetura.
Além de compreender a dinâmica do fogo e desenvolvimento do incêndio, os alunos aprenderam sobre legislação e regulamentação técnica de segurança contra incêndio em edificações; resoluções técnicas do Corpo de Bombeiros do RS; Normas Técnicas ABNT-NBR e IT-SP aplicáveis; etapas processuais e documentação do Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI); utilização do SISBOM.
Em parceria com a Unijuí, também já foi realizado, recentemente, o curso de Gerenciamento de Projetos, além de desenvolver diversas outras ações, como palestras e participação em eventos acadêmicos.
Com o propósito de resgatar aspectos da cultura popular, a EFA realizou, no último sábado, 26, na Associação de Funcionários da Fidene (AFFI), a sua tradicional Festa do Folclore.
A Escola convidou alunos e famílias para um grande momento de integração, através da realização de oficinas, jogos populares, brincadeiras e mostra de trabalhos. A abordagem da festa teve o Folclore pela ênfase ao valor do conhecimento do cotidiano, da cultura do povo, da sabedoria das coisas simples, ditas e expressadas com grande valor humano.
O dia de atividades e vivências lúdicas e pedagógicas iniciou logo cedo, com a saudação da equipe diretiva a todas as famílias e alunos presentes. O momento artístico de abertura, valorizou o folclore gaúcho com danças tradicionais, realizadas pelos alunos Lucas Falcão e Sara Brito, do oitavo ano.
As tendas de brincadeiras e jogos ficaram a cargo das turmas do sexto ao 3º ano do Ensino Médio, com a realização de pintura de rosto, dobradura, cama de gato, cinco Marias, pular elástico, corrida do saco, ovo-choco, passa-anel, telefone sem fio, rodas cantadas, pescaria, alvos, boca do palhaço.
Em paralelo ao movimento das crianças e jovens, as famílias se mobilizavam para realização do almoço junto aos QGs. Com ampla participação do Conselho de Pais, que auxiliou na compra da Carne e organização do evento, a direção da EFA, através da diretora Maria do Carmo Pilissão, avalia o evento como momento especial de confraternização escola e Família num ambiente maravilhoso junto à natureza, como é a sede campestre dos funcionários da Fidene. Também considera a festa um espaço privilegiado para significar o Folclore com a intencionalidade pedagógica da aprendizagem e valorização da cultura popular brasileira mais ampla, saindo da tradicional festa Junina, expandindo-se para a riqueza do folclore brasileiro. Conhecer, respeitar e valorizar a diversidade cultural é o grande objetivo da EFA.
O Salão de Atos Argemiro Jacob Brum, no campus Ijuí, sediou na noite desta quinta-feira, 24, o Ações Sustentáveis: Debatendo o Meio Ambiente. Promovido pela Unijuí e Unijuí FM, o evento contou com palestras e relatos de projetos com a temática ambiental.
Em um primeiro momento, subiram ao palco os representantes das entidades convidadas a prestar seu relato. Entre elas, a Unijuí participou com o tema A Coleta Seletiva nos Espaços Institucionais, ministrado pelo chefe do Núcleo de Gestão Ambiental e Biossegurança, João Lucas Pereira dos Santos. Na sequência, apresentaram seus projetos a Unimed Noroeste RS, com a Gestão Ambiental na fala de Rosane Kinalski; e a ONG Bandeirantes do Verde, com o relato de Obiraja Gehm.
Ouça abaixo um trecho sobre cada projeto:
Na segunda parte da noite, a professora do DCVida na Unijuí e presidente da Associação Ijuiense de Proteção ao Ambiente Natural (AIPAN), Francesca Ferreira, abordou o tema Serviços ambientais ou Serviços ecossistêmicos. Logo depois, o promotor de Justiça do Estado do RS e Coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente, Dr. Daniel Martini, falou sobre Gestão Ambiental - Instrumentos Econômicos de Tutela Ambiental: Pagamento por serviços ambientais.
A Vice-Reitoria de Graduação e a Vice-Reitoria de Pós-Graduação Pesquisa e Extensão realizam Formação Continuada Docente - Sub Programa Formação Geral, na próxima segunda-feira, dia 28 de agosto de 2017, às 13h45min, no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum.
O tema “Complexidade, Educação e Civilização Planetária” será desenvolvido pelo professor Doutor Edgard de Assis Carvalho da PUC/SP. A mediação deste debate será realizada pelo professor Dr. Celso José Martinazzo e professor Dr. Sidinei Pithan da Silva.
A formação será transmitida simultaneamente para os Campi Santa Rosa, Três Passos e Panambi.
Professor Doutor Edgard de Assis Carvalho. Foto: Sombradaoiticica
Depois de um trimestre de estudos envolvendo as atividades de aventura na natureza e a construção de uma jangada apenas com materiais recicláveis, os alunos do terceiro ano do Ensino Médio da EFA puderam, de fato, colocar a mão na massa e testar a sua invenção, pensada e idealiza por eles nas aulas de Educação Física, de Física e Matemática, sob orientação da professora Eduarda Burckardt, Juliana Aozani e Carla Dal Molin , relacionando, assim, teoria e prática.
Para o teste da Jangada construída pela turma, os estudantes se deslocaram, na última quarta-feira, 24/08, até a AREA (Associação dos Remadores e Esportes de Aventura de Ijuí), onde foram recebidos pelo presidente da associação, Evandro Luis Schvindt Bittencourt, e alguns integrantes que fizeram o treinamento com os alunos e acompanharam as atividades aquáticas.
Segundo a professora Eduarda, o momento foi de aprendizagem, diversão e integração entre os alunos e as diferentes disciplinas. Para o aluno da turma Gabriel Brizolin Fontana, a atividade foi excelente, pela possibilidade de testar e apreciar os resultados obtidos com a jangada e a relação do ser humano e a natureza.
A tarde foi marcada também pela prática da Canoagem, Stand up Paddle e big prancha.
Com o objetivo de capacitar gestores acadêmicos e administrativos das Instituições Comunitárias de Ensino Superior (ICES), o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), juntamente com a Universidade de Caxias do Sul (UCS), promoveu a terceira edição do MBA em Gestão de Instituições de Ensino Superior. Desenvolvendo habilidades de liderança, de empreendedorismo, de inovação e de gestão, qualificando os participantes para os desafios da “Universidade do Futuro”, o curso contou com a participação de 28 gestores de instituições, que iniciaram o MBA em agosto de 2015 e entre os dias 9 e 11 de agosto de 2017 apresentaram seus trabalhos de conclusão e encerraram as atividades letivas.
A apresentação dos trabalhos, realizada na Universidade de Caxias do Sul (UCS), foi prestigiada pelo reitor da Universidade de Passo Fundo (UPF) e presidente do Comung, professor José Carlos Carles de Souza. Para ele, o curso vem ao encontro das necessidades das Instituições Comunitárias. “A forma de participação, o envolvimento e a troca de experiências são extremamente valiosos. O sentimento de pertencimento na Instituição é uma motivação e o caminho do sucesso”, disse José Carlos, que participou da banca de cinco apresentações, dentre elas duas de participantes da UNIJUÍ, que esteve representada no Curso por Fabiana Simon (Coordenadora do NUAP/AGIT), Laura Scheren Dalpiaz (Chefe de Gabinete da Reitoria) e Magna Stela Cargnelutti Dalla Rosa (Coordenadora da CPA).
Gestão de IES
O MBA em Gestão de Instituições de Ensino Superior teve início em 2011 e nasceu da percepção das Instituições Comunitárias de Ensino Superior (ICES) quanto à necessidade de formação e qualificação dos seus gestores baseadas numa proposta que propiciasse uma visão ampla e integrada sobre a gestão universitária no contexto das transformações educacionais mundiais e que considerasse a natureza da universidade comunitária. Em três edições do curso, soma-se a participação de 88 gestores acadêmicos e administrativos das Instituições Comunitárias de Ensino Superior do Rio Grande do Sul e também de Santa Catarina. A iniciativa é coordenada pela professora Ana Lúcia Buogo, da Universidade de Caxias do Sul.
Conheça os trabalhos apresentados
Agenor Dias de Meira Junior (UPF) : Estratégias de gestão de Instituição de Ensino Superior Comunitária
Dinara Bortoli Tomasi (URI): Estratégias de gestão da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões -URI -São Luiz Gonzaga: olhares para o futuro
Laura Scheren Dalpiaz (UNIJUÍ): O planejamento estratégico em uma IES comunitárias: o desafio de garantir o alinhamento com flexibilidade
Fabiana Simon (UNIJUÍ): Gestão da demanda externa
Taize Lopes (UNIFRA): Organização institucional para a modalidade de educação a distância: contribuições ao modelo do Centro Universitário Franciscano
Viviane Born (COMUNG): A rede de cooperação do Comung: um olhar para as ações dos pró-reitores administrativos
Gabriel Grabowski (FEEVALE): Financiamento estudantil Ices/Comung/RS
Heitor Strogulski (UCS): Proposta de agência de eventos de extensão universitária
Daniele Bertagnolli (UNIFRA): Proposição de uma escola de negócios para o Centro Universitário Franciscano
Cristiane Pozzebon (UNILASALLE): Gestão do tempo na rotina do trabalho dos coordenadores de curso de graduação: um estudo de caso
Elisabeth Cristina Drumm (URCAMP): Inovação e desenvolvimento regional: perspectivas nas Ices
Rosani Sgari (UPF): Ação estratégica na formação de professores da UPF: o impacto institucional de um processo coletivo
Viviane Kanitz Gentil (URCAMP): Políticas públicas e expansão da educação superior
Lúcia Regina Lucas da Rosa (UNILASALLE): O impacto da gestão na graduação a partir da docência no Stricto Sensu
Roberto Godoy Nogueira (IPA): A centralização da gestão de compras: o caso do Centro Universitário Metodista - IPA
Sandro Rogério dos Santos (UCS): Projeto político pedagógico para implantação de um curso superior em Gerontologia
Fabiana Quatrin Piccinini (UNISC): Política institucional para o Stricto Sensu: o caso Unisc
Vivian Spellmeier Sulzbach (UNIVATES): A importância da língua inglesa no contexto da iniciação científica - case da Univates
Luís Antonio Schneiders (UNIVATES): Tecnologia educacional e rentabilidade: o impacto do programa Google Apps for Education na Univates
Sandro Nero Faleiro (UNIVATES): Ecossistema empreendedor
Ricardo Antônio De Marco (UNOESC): Responsabilidade social universitária: o compromisso social das instituições de ensino comunitárias
Enedina Maria Teixeira da Silva (UNICRUZ): Tecnologia social em instituições de ensino superior para fortalecer o processo de formação dos cidadãos em horizonte mais amplo, capazes de atuar em sociedades e empreendimentos complexos
Magna Stela Cargnelutti Dalla Rosa (UNIJUÍ): O programa de avaliação docente da Unijuí, com seus subprogramas (avaliação da ação docente, autoavaliação docente e avaliação pelos pares) como uma ferramenta de gestão para o planejamento, execução e avaliação do curso, de forma cíclica
Marcos Eduardo Casa (UCS): Avaliação institucional, autoavaliação na graduação e novas metodologias de aprendizagem
Patrícia Dall'Agnol Bianchi (UNICRUZ): Repercussão dos processos avaliativos no desenvolvimento e reestruturação da Universidade de Cruz Alta
Gunther Gehlen (FEEVALE): Metodologias ativas no ensino superior
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