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Unijuí vai realizar Seminário de Formação Científica e Tecnológica

                      

Na próxima quinta-feira, dia 11 de outubro, acontecerá a sexta edição do Seminário de Formação Científica e Tecnológica (SFCT) na UNIJUÍ, Campus Ijuí. Esse evento é organizado pelo Grupo de Pesquisa em Computação Aplicada (GCA) e conta com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática e do curso de Ciência da Computação da UNIJUÍ.

Neste ano, além das apresentações de alunos, o evento contará com dois palestrantes convidados: a Dra. Raquel Mainardi Pillat abordará o tema de adaptação de processos de negócio especificados com BPMN. Já o professor Dr. Benjamim Zucolotto abordará o tema de execução e modelagem matemática de experimentos.

O evento acontece no Auditório do DCEEng, nos turnos da tarde e noite, conforme programação disponível no site do evento. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas de forma eletrônica, até o dia 10 de outubro, através do formulário disponível no ​site do evento​.  A inscrição dá direito ao recebimento de um atestado de participação totalizando 8h de atividades.

O evento é promovido pelo Grupo de Pesquisa em Computação Aplicada (GCA) e tem o apoio do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática e do curso de graduação em Ciências da Computação, ambos pertencentes ao Departamento de Ciências Exatas e Engenharias. 

Faça sua inscrição gratuita no site do evento:

www.gca.unijui.edu.br/events/sfct/index.html


MoEduCiTec: “o maior ato revolucionário dos jovens é estudar”

               

Foram 183 trabalhos inscritos de 42 instituições de ensino, inclusive uma da Colômbia. A 4ª Edição da Mostra Interativa da Produção Estudantil em Educação Científica e Tecnológica - MoEduCiTec, discutiu o protagonismo estudantil e fomentou a interação entre estudantes e professores da educação básica e superior, de todos os níveis e modalidades de ensino e de todas as áreas do conhecimento.

                 

Na abertura do evento, o Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando Jaime González, destacou o orgulho da Universidade em fazer parte da Mostra e aconselhou os jovens: “sejam inquietos, o maior ato revolucionário dos jovens é estudar. Não aceitem as coisas como elas são. Não parem de pensar, não parem de questionar”, comentou.

Na palestra de abertura, o professor doutor Roque Ismael da Costa Güllich, falou sobre “A pesquisa na aula: na produção do conhecimento a constituição da autonomia". A Mostra seguiu durante o dia com a mostra dos trabalhos inscritos.

O evento

A MoEduCiTec se constitui num espaço de formação na interação entre estudantes e professores da educação básica e superior, de todos os níveis e modalidades de ensino e de todas as áreas de conhecimento, pela socialização de aprendizados e produções decorrentes de vivências em salas de aula. Dentre os objetivos, a proposta é fomentar a atitude da iniciação científica nas dinâmicas cotidianas das salas de aula, por meio do incentivo à divulgação dos trabalhos produzidos por estudantes na interação com seus professores, com vistas a promover a iniciativa, a criatividade, a capacidade inventiva e investigativa, o protagonismo estudantil, articuladamente ao desenvolvimento humano aliado ao avanço do conhecimento, na relação entre trabalho, cultura, ciência, tecnologia, sociedade e ambiente.

A 4ª MoEduCiTec é uma realização da Unijuí, 36ª CRE - Coordenadoria Regional de Educação e Secretaria Municipal de Educação de Ijuí – SMED.


MoEduCiTec será realizada nesta sexta-feira

           
      

Nesta sexta-feira, 05 de outubro, o Campus Ijuí recebe a Mostra Interativa da Produção Estudantil em Educação Científica e Tecnológica - 4º MoEduCiTec. Os trabalhos serão expostos no prédio da Biblioteca Mario Osorio Marques.

A MoEduCiTec se constitui num espaço de formação na interação entre estudantes e professores da educação básica e superior, de todos os níveis e modalidades de ensino e de todas as áreas de conhecimento, pela socialização de aprendizados e produções decorrentes de vivências em salas de aula. Dentre os objetivos, a proposta é fomentar a atitude da iniciação científica nas dinâmicas cotidianas das salas de aula, por meio do incentivo à divulgação dos trabalhos produzidos por estudantes na interação com seus professores, com vistas a promover a iniciativa, a criatividade, a capacidade inventiva e investigativa, o protagonismo estudantil, articuladamente ao desenvolvimento humano aliado ao avanço do conhecimento, na relação entre trabalho, cultura, ciência, tecnologia, sociedade e ambiente.

O público-alvo da Mostra são estudantes e professores de todos os níveis e modalidades de ensino e de todas as áreas de conhecimento.

Programação

- 7h30 - 8h30: Recepção aos Expositores e Organização dos Estandes. 

- 8h30: Solenidade de Abertura Oficial da 4ª MoEduCiTec. 

- 8h45: Palestra de Abertura - "A pesquisa na aula: na produção do conhecimento a constituição da autonomia" Prof. Dr. Roque Ismael da Costa Güllich (UFFS)  

 - 09h30 - 16h: Visitação à 4ª MoEduCiTec.  

- 16h: Encerramento.


Últimos dias de inscrições para o III Seminário Internacional sobre as Perspectivas do Ensino de Ciências Agrárias e Ambientais

O Salão de Atos Argemiro Jacob Brum recebe, entre os dias 24 e 27 de setembro, o III Seminário Internacional sobre as Perspectivas do Ensino de Ciências Agrárias e Ambientais no Sul do País. O evento contará com 27 palestrantes de 8 países diferentes.

Na abertura oficial do evento, na segunda-feira, 24, acontece a palestra ‘O sentido da Universidade na atualidade’, que será ministrada pelo professor doutor Paulo Rudi Schneider, às 19h40min. Outro destaque da programação é o Encontro de Egressos dos Cursos de Agronomia e Medicina Veterinária da Unijuí, às 21h.

De acordo com o professor Roberto Carbonera, coordenador do evento, a expectativa é promover uma reflexão sobre a formação oferecida nas áreas das Ciências Agrárias e Ambientais no Sul do País e traçar cenários futuros tendo em vista a conjuntura nacional e internacional. “Esperamos atender a expectativa de fazer uma reflexão sobre o nosso ensino, sobre a nossa formação acadêmica e prospectar o próximo período de formação nessa área”, comenta.

Concomitante ao III Seminário Internacional acontece a XVIII Semana Acadêmica de Agronomia e X Semana Acadêmica de Medicina Veterinária. As inscrições para o evento podem ser feitas até segunda-feira, 24, pela página do evento no Portal da Unijuí. Na página também está disponível a programação completa do evento.


Redação Científica: “Ciência se faz com liberdade”

                

Os resultados de pesquisas complexas são de grande relevância para toda a comunidade. Porém, no momento da redação, ainda são encontradas falhas, que refletem problemas conceituais. Tendo em vista essa problemática, a Unijuí colocou o tema em discussão na noite desta segunda-feira, em palestra sobre Redação Científica com o renomado pesquisador Gilson Volpato. Ele também estará na Unijuí nesta terça e quarta-feira, para ministrar um curso de Redação Científica.

“Por que erramos na Redação Científica?”, o questionamento deu nome e norteou a fala do palestrante. Realizada no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum, no Campus Ijuí. Com a participação de estudantes e professores da Universidade, a palestra foi promovida pela Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão e pela Unidade de Educação Continuada da Unijuí.

Durante a exposição, Volpato lançou alguns questionamentos aos participantes e apontou alguns fatores que contribuem para os erros de redação científica, dentre eles, citou que os erros decorrem porque queremos regras e protocolos ao invés de conhecimento profundo e também porque preferimos quem faça do que quem nos ensine, dentre outros fatores. “Ciência não se faz por meio de regrinhas, nem por protocolos. Ciência se faz pensando. Ciência se faz com liberdade”, falou.

A programação teve o apoio de todos os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Unijuí: Atenção Integral à Saúde, Educação nas Ciências, Educação Física (Mestrado Profissional em Rede), Desenvolvimento, Direito e Modelagem Matemática.

Mais sobre o palestrante

Gilson Luiz Volpato é biólogo licenciado pela UNESP em 1978. Mestre, Doutor e Pós-Doutor em Israel. É Professor Livre-Docente aposentado do Departamento de Fisiologia, Instituto de Biociências de Botucatu, UNESP. Teve interação científica com pesquisadores de Israel, Inglaterra, Canadá e Estados Unidos.

Seus primeiros cursos foram em 1986 na graduação e em 1988 na pós-graduação. Até hoje, já ministrou mais de mil cursos no Brasil e no exterior. Nesse tema, publicou 12 livros e disponibilizou pela internet 31 artigos e 92 vídeos.

Em 2017 se tornou cofundador e presidente do IGVEC, Instituto Gilson Volpato de Educação Científica, que visa difundir a mentalidade científica para todo o sistema educacional, da pré-escola à universidade, com desdobramento para toda a população.


Salão do Conhecimento: inscrições abertas para participantes

Popularizar a ciência e compartilhar experiências e conhecimentos durante uma semana, o Salão do Conhecimento 2018 – Ciência para a redução das desigualdades, acontece de 01 a 04 de outubro, mas as inscrições para participantes ficam abertas até o dia 31 de agosto. Na inscrição está incluso o certificado digital com 20 horas e o brinde do evento. A taxa é de R$ 30,00.

O Salão do Conhecimento da Unijuí é um evento para divulgação da produção em pesquisa e extensão que permite a socialização de experiências e a reflexão sobre as atividades desenvolvidas na Universidade e em demais instituições participantes, nas diversas áreas de conhecimento.  

As inscrições deverão ser feitas pela página do evento no Portal do Unijuí.


Inscrições abertas para o 6º Congresso Internacional em Saúde

Estão abertas as inscrições para o 6º Congresso Internacional em Saúde que acontece em maio de 2019. O objetivo do evento é proporcionar espaços de discussão interdisciplinar e multidisciplinar sobre Vigilância em Saúde e sobre aspectos relacionados à promoção, prevenção, diagnóstico e tratamento, com vistas às ações que resultem em melhorias na assistência à saúde da população, em nível mundial.

Até o dia 31 de dezembro, estudantes, profissionais e membros da comunidade podem submeter trabalhos com a taxa de inscrição de R$ 220,00 ou R$ 240,00, dependendo da categoria. Após essa data, a taxa tem acréscimo. Para participantes, as inscrições seguem até 14 de maio de 2019.

As inscrições e o regulamento da submissão de trabalhos estão disponíveis na página do evento no Portal da Unijuí.


UNIJUÍ participa da 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência

O evento foi realizado no fim do mês de julho, em Maceió.

               

A 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) ocorreu entre os dias 22 e 28 de julho, sediada pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), em Alagoas, Maceió, tendo como temática Ciência, Responsabilidade Social e Soberania. A Reunião é um importante fórum para a difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e um fórum de debates das políticas públicas para a ciência e tecnologia.

Participaram do evento o Vice-Reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, Prof. Fernando Jaime González e seis bolsistas de Iniciação Científica e Iniciação Tecnológica. O professor Fernando participou como palestrante na Mesa-Redonda: Políticas Públicas de Esporte e Lazer no Brasil: Direito, Soberania e Intervenção na Realidade Social (CBCE), juntamente com os professores Celi Nelza Zülke Taffarel (UFBA) e Mauro Myskiw (UFRGS).

A UNIJUÍ, a partir dos trabalhos destaques do Salão do Conhecimento de 2017, fez a seleção dos trabalhos dos bolsistas para indicar à SBPC, a fim de serem apresentados na Jornada Nacional de Iniciação Científica – JNIC, evento que ocorre juntamente com a SBPC.  

A bolsista e estudante de Engenharia Química, Camila Hammarstrom Goi, é autora de um dos trabalhos selecionados para apresentação na Jornada. Para ela, o momento foi de compartilhar experiências. "O congresso da SBPC é um evento grandioso e muito importante para o desenvolvimento do nosso país, participar dele foi uma experiência incrível. Foi muito gratificante ver que meu trabalho como bolsista é reconhecido, na oportunidade pude compartilhar algumas experiências com outros pesquisadores e professores”, comenta.

Os seis bolsistas estiveram presentes no evento, com apoio financeiro da Unijuí, e apresentaram os seguintes trabalhos: 

ÁREA: Ciências Exatas e da Terra

SUBÁREA: Química

- OTIMIZAÇÃO DAS CONDIÇÕES CROMATOGRÁFICAS E DE FRAGMENTAÇÃO PARA DETERMINAÇÃO DE AGROTÓXICOS EM HORTALIÇAS POR GC/MS-MS – de autoria do bolsista Arthur Mateus Schreiber, sob orientação do Prof. Me. Alessandro Hermann e colaboração de Laura De Castro e Anagilda Bacarin Gobo. 

SUBÁREA: Matemática

- SECAGEM ARTIFICIAL DE GRÃOS DE MILHO: DESENVOLVIMENTO DE UM CONTROLADOR DE TEMPERATURA AUTOMÁTICO - de autoria do bolsista Lucas da Rosa Kieslich, sob orientação do Prof. Dr. Oleg Khatchatourian e colaboração de Manuel Osório Binelo, Mauricio Dos Santos Dessuy, Saul Vione Winik e Caio Felipe Froner Haas. 

ÁREA: Engenharias

SUBÁREA: Engenharia Química

- PRODUÇÃO DE HIDROLISADO PROTEICO A BASE DE CARCAÇA DE CARPA HÚNGARA (Cyprinus carpio L. ) – de autoria da bolsista Camila Hammarstrom Goi, orientada pela Profa. Dra. Fernanda Da Cunha Pereira e colaboração de Carolina Almeida Bragato. 

SUBÁREA: Engenharia Mecânica

- DESENVOLVIMENTO E CONSTRUÇÃO DE UM MÓDULO DIDÁTICO DE AUTOMAÇÃO PNEUMÁTICA PARA CÉLULA DE MANUFATURA – de autoria do bolsista Odmartan Ribas Maciel, orientado pelo prof. Dr. Antonio Carlos Valdiero e colaboração de João Paulo Weselovski Da Silva, Giovani Prates Bisso Dambroz e Ben-Hur Ribas Maciel. 

ÁREA: Artes, Letras e Linguística

SUBÁREA: Linguística

- BATENDO NA MESMA TECLA: ANÁLISE DOS LUGARES-COMUNS NAS REDAÇÕES DE VESTIBULAR UNIJUÍ – de autoria de Sidinei Mateus Schmidt, orientado pela Profa. Ma. Rosita Da Silva Santos. 

ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas

SUBÁREA: Direito

- A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E A PROMOÇÃO DO RESPEITO E DA TOLERÂNCIA – de autoria de Carolina Attuati, orientada pelo prof. Dr. Enio Waldir Da Silva.


Projeto vai acompanhar pacientes renais da pré-cirurgia até 10 anos após o transplante

               Confira uma nova matéria do Projeto Popularização da Ciência.

                       

Com o objetivo de acompanhar doentes renais crônicos submetidos a transplante renal, desde o momento da pré-cirurgia até 10 anos após o procedimento, a Unijuí desenvolve um estudo que vai permitir uma coleta de dados extensa e importante para a região, a partir da análise de procedimentos realizados em um hospital de grande porte no noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. O projeto “Acompanhamento de Pacientes Desde a Lista de Espera Até Após o Transplante Renal”, é realizado pelo Departamento de Ciências da Vida (DCVida), com a coordenação da professora Eliane Roseli Winkelmann.

O acompanhamento dos indivíduos será realizado mediante avaliações periódicas sobre fatores de risco para doenças cardiovasculares, complicações associadas, mortalidade, exames laboratoriais, medidas antropométricas (verificação do peso corporal, de altura e circunferência abdominal), força muscular respiratória, capacidade funcional máxima e submáxima, resistência de membros inferiores, qualidade de vida e aferição do cronotipo (ritmo corporal).

Na região noroeste do Estado há vários centros de hemodiálise, sendo que um deles localiza-se no município de Ijuí, no qual também são realizadas cirurgias de transplante renal. Embora os pacientes possuam um acompanhamento clínico após o transplante, ainda não existe uma análise das variáveis laboratoriais, físicas e de qualidade de vida que possam mostrar o impacto do tratamento com transplante na doença renal.

 “A pesquisa tem fundamental contribuição à sociedade, pois este é o único projeto com esta população realizada em nossa região. Isto permite termos dados de nossa realidade regional, e, a partir disto, constituir fonte de informação para as intervenções, quando necessárias”, observa a professora Eliane Roseli Winkelmann.

Este projeto de pesquisa terá 10 anos de duração (2017-2027) e conta com um grupo formado pela professora Dra. Eliane Roseli Winkelmann (Fisioterapia), professor Dr. Matias Nunes Frizzo (Farmácia), professora Dra. Maristela Borin Busnello (Nutrição), e os médicos nefrologistas Douglas Prestes Uggeri e Maria Leocádia Bernardes Amaral Padilha. Também participam do projeto médicos voluntários, estudantes de graduação e pós-graduação, que estão cursando especialização ou o Mestrado em Atenção Integral à Saúde.   

Saiba mais sobre Transplante Renal

Segundo a professora Eliane Roseli Winkelmann, o transplante renal é considerado a mais completa alternativa de substituição da função dos rins, melhorando a qualidade de vida, pois esse transplante garante mais liberdade na rotina diária do paciente. Esse tipo de transplante está indicado para pacientes que apresentam doença renal crônica avançada. A indicação do transplante de rim é feita após o médico nefrologista avaliar o paciente. 

Segundo estudos realizados no Brasil, o tempo médio de permanência em lista de espera pelo transplante renal é de dois anos para receptores de doador vivo (ou seja, pessoas que doam um dos seus rins em vida para outra pessoa) e um ano e meio para receptores de doador cadáver (doação do rim pela pessoa que já morreu). Após o transplante renal espera-se uma melhora significativa em todos os sistemas, porém a recuperação pode ser lenta. “Atualmente há um aumento global no número de pacientes em diálise, e também redução da taxa de mortalidade destes indivíduos”, afirma a professora Eliane.


Portal de Periódicos CAPES: conteúdo científico acessível e de qualidade

                   

Criado em 2000, o Portal de Periódicos é uma biblioteca virtual que assina, junto a editores e sociedades internacionais, conteúdo científico de alto nível. Ele foi criado com o objetivo de democratizar o acesso ao conhecimento e facilitar a pesquisa por informações científicas pelo uso de bases de dados on-line. Oferece acesso a textos completos, disponíveis em mais de 38 mil publicações periódicas, internacionais e nacionais, e a diversas bases de dados que reúnem, desde referências e resumos de trabalhos acadêmicos e científicos, até normas técnicas, patentes, teses e dissertações, dentre outros tipos de materiais, cobrindo todas as áreas do conhecimento. Inclui também uma seleção de importantes fontes de informação científica e tecnológica de acesso gratuito na web.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) oferece, por meio do Portal de Periódicos, acesso gratuito a conteúdos científicos em todas as áreas do conhecimento a professores, pesquisadores, alunos e funcionários vinculados às instituições participantes do programa.

Para quem deseja utilizar este serviço, a Biblioteca Mario Osorio Marques oferece treinamentos presenciais. Basta entrar em contato pelo e-mail biblio@unijui.edu.br ou pelo telefone 3332-0407 e fazer o agendamento. Também disponibiliza tutoriais de acesso; cadastro e pesquisa através do site da Biblioteca www.unijui.edu.br/biblioteca/tutoriais-em-video

Saiba mais sobre o Portal de Periódicos da CAPES

Recentemente os critérios do Portal de Periódicos foram remodelados. Segundo a Portaria 122, de 19 de junho de 2017, são consideradas “as notas atribuídas na última avaliação realizada pela CAPES”. Além disso, “as instituições irão acessar os conteúdos correlacionados com os programas de pós-graduação stricto sensu em funcionamento". O acesso somente a coleções correlatas aos cursos disponíveis é a principal mudança no processo para adesão ao Portal.

No Portal, é possível fazer uma pesquisa integrada em várias bases de dados, a partir de uma única consulta por autor, assunto ou palavra-chave. Além disso, o usuário pode armazenar estratégias de busca, artigos e bases de dados favoritos e ter acesso a um conteúdo com notícias e informações personalizadas na sua área do conhecimento.

Dispositivos móveis

Outra novidade é o aplicativo “Periódicos”, que permite ao usuário ter acesso ao acervo do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), uma fundação do Ministério da Educação (MEC). É uma biblioteca virtual que disponibiliza conteúdo científico internacional de alto nível, com acesso a periódicos, referências bibliográficas com resumo, teses e dissertações, normas técnicas, livros, obras de referência, estatísticas, patentes, arquivos abertos e redes de e-prints.


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