Foto: Imagem meramente ilustrativa/Banco de Imagem
No início de novembro, o Projeto “Desenvolvimento de alimentos sem glúten a partir de grãos cultivados na região Noroeste do RS”, vai promover dois cursos de formação: no dia 06, Produção de Massas Sem Glúten, e no dia 07, Produção de Flocos Sem Glúten. Ambos terão conteúdo teórico e prático e as atividades vão acontecer no Laboratório de Nutrição do Campus Ijuí, nos turnos da manhã e da tarde.
O público-alvo são proprietários e colaboradores de agroindústrias, produtores rurais familiares, entre outros. O objetivo é apresentar tecnologias de produção sem glúten à base de farinhas de chia, quinoa e trigo sarraceno. A atividade e o Projeto são financiados pela Secretaria do Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (SDECT) do Estado.
As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de outubro. Mais informações e inscrições pelos telefones 9.9159-2375 e 9.9147-7595. Ou pelos e-mails: jeangabrielregis@gmail.com e marialeticia-a@hotmail.com.
Saiba mais sobre o Projeto
O projeto de pesquisa “Desenvolvimento de alimentos sem glúten a partir de grãos cultivados na região Noroeste do RS” tem como proposta inovadora para a região o desenvolvimento de produtos alimentícios isentos de glúten a partir de grãos não convencionais na região, cultivados preferencialmente em sistema orgânico e/ou agroecológico, por agricultores familiares integrados em algum tipo de organização, seja na forma de cooperativa ou de associações. Com as tecnologias geradas neste projeto, será possível ampliar a gama de produtos isentos de glúten no mercado e contribuir para melhorar a qualidade de vida de pessoas celíacas ou que preferem dietas sem glúten. Com os resultados obtidos pretende-se contribuir para validar as experiências locais com agricultura orgânica e agroecológica e fomentar a ampliação destas experiências para toda a região noroeste do estado do Rio Grande do Sul.
Os produtos alimentícios desenvolvidos no âmbito deste projeto de pesquisa (massa tipo macarrão e flocos a partir de grãos de chia, quinoa ou trigo sarraceno) estarão no mercado a partir da difusão tecnológica. O aumento da disponibilidade e do consumo de alimentos orgânicos, proporcionará o aumento da geração de renda dos produtores familiares que produzem alimentos com base na agroecologia. Isso também contribuirá para o fortalecimento de um sistema alimentar socialmente e ambientalmente sustentável.
O projeto tem como parceiros na equipe, pesquisadores das Instituições: Sociedade Educacional Três de Maio; Instituto Federal Farroupilha - Campus Santo Augusto e apoio da Giroil Ltda, localizada no município de Entre Ijuís (RS) e/ou pela Cooperativa UNICOOPER, localizada no município de Santa Rosa (RS) e/ou compradas no mercado local e IRDER-UNIJUÍ.
Grupo pesquisadores Unijuí:
DCVida: Raul Vicenzi - coordenador do projeto; Alessandro Hermann; Anagilda Bacarin Gobo; Eilamaria Libardoni Vieira
DCEEng: Fernanda da Cunha Pereira
DEAg: José Antonio Gonzalez da Silva
Bolsistas dos cursos de Nutrição, Farmácia, Engenharia Química e Agronomia.