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Unidade Profissional da EFA em Santa Rosa inicia cursos técnicos

As aulas da Educação Profissional da EFA, na Unidade de Santa Rosa, com as turmas dos Cursos de Qualificação em Vestuário e de Gestor e Empreendedor de Turismo, começarão em 15 de março.

A partir do dia 10 de março, abrem as inscrições para os novos cursos de Qualificação em Fotografia Digital, Informática Básica para Deficientes Auditivos, Paisagismo, Vitrinismo, Gastronomia, Garçom e Atendimento Hospitalar.

Mais informações sobre estes cursos, pelo e-mail efatec@unijui.edu.br, ou ainda pelo telefone (55) 3511-5220, em Santa Rosa.




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Docente do DEJ lança livro sobre “Medo e Direito Penal”

O professor Maiquel Dezordi Wermuth, Mestre em Direito Público e docente do Departamento de Estudos Jurídicos da UNIJUÍ, publicou o livro “Medo e Direito Penal: reflexos da expansão punitiva na realidade brasileira”, resultado de seu Mestrado, defendido recentemente na Unisinos. Editado pela Livraria do Advogado, o livro já está disponível nas livrarias e será institucionalmente lançado no decorrer de março, em data a ser confirmada.

Conforme destaca o autor, na sinopse do livro, uma difusa e constante sensação de medo pode ser considerada enquanto principal característica da sociedade globalizada. Como conseqüência inafastável deste forte sentimento de insegurança, tem-se o aumento da preocupação com as novas formas de criminalidade que se apresentam nesta realidade, notadamente as relacionadas às organizações criminosas e ao terrorismo, que fazem com que o Direito Penal experimente um processo de expansão, visto que é eleito pelo legislador como instrumento privilegiado para responder eficazmente aos anseios por segurança da população.

Com isso, o medo é inserido no Direito Penal, ou seja, no sentido de dar a uma população cada vez mais atemorizada diante do medo generalizado da violência e das inseguranças da sociedade líquida pós-moderna, uma sensação de “tranquilidade”, restabelecendo a confiança no papel das instituições e na capacidade do Estado em combatê-los por meio do Direito Penal, ainda que permeado por um caráter meramente simbólico.

No entanto, a inserção do medo no do Direito Penal redunda, em especial no que diz respeito aos países de modernidade tardia como o Brasil, no medo do Direito Penal. Isso decorre do fato de que, aliado ao simbolismo penal, o processo de expansão punitiva também abarca uma dimensão extremamente punitivista voltada à persecução dos “medos tradicionais” da dimensão “não tecnológica” da sociedade de risco.

Com efeito, por meio da utilização de equiparações conceituais equivocadas bem como de estereótipos construídos pela intervenção principalmente dos meios de comunicação de massa, passa-se a dar maior ênfase à criminalidade “tradicional”, pugnando-se pelo recrudescimento punitivo e pela consequente flexibilização de garantias penais e processuais penais.

Dessa forma, o medo no e do Direito Penal presta-se à manutenção da violência estrutural inerente ao modelo de formação da sociedade brasileira, pautado no autoritarismo e na submissão dos desvalidos à vontade dos detentores do poder econômico, e, por outro, a garantir a imunização penal dos grupos sociais que ocupam, nesta estrutura, espaços privilegiados de poder. Ou seja, o medo serve como instrumento de reprodução da configuração de relações sociais excludentes e autoritárias que estão enraizadas na sociedade brasileira.

Curso de formação continuada na área de Matemática já tem mais de mil inscritos

O Curso de Formação Continuada de Professores de Matemática “Materiais Virtuais Interativos para o Ensino da matemática” na modalidade EAD, totalmente gratuito, com fluxo contínuo de entrada recebeu, desde o dia 18 de fevereiro, mais de mil inscrições. O curso é coordenado pela professora Tânia Michel Pereira, do Departamento de Física, Estatística e Matemática da UNIJUÍ.

O curso é uma das ações do projeto de extensão “O uso da informática no ensino da matemática na educação básica”. O projeto conta com o financiamento do Fundo Institucional de Extensão (FIE), com bolsa PIBEX – Programa Institucional de Bolsas de Extensão da UNIJUÍ e conta com a participação do NTE/36ª Coordenadoria Regional de Educação desde 2005, além da participação de voluntários.

O curso oferece, atualmente, 56 tópicos de atividades que totalizam 250 horas, sendo a maioria com carga horária de 4h cada. O cursista pode escolher os tópicos de sua preferência de modo a formar um curso individualizado com carga horária de 20 a 120 horas. O cursista pode aprender a utilizar e/ou produzir matérias virtuais interativos para o ensino da matemática na educação Básica. Os inscritos também podem optar em utilizar as apostilas do curso para estudos individuais, sem envio de tarefas para avaliação, ou para servir de subsídio na formação de professores, como é o caso dos inscritos que atuam como multiplicadores nos NTES em diversos estados do Brasil. O anúncio do curso pode ser acessado no endereço: http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/oferta4.html




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EFA: da volta às aulas a construção do conhecimento



Na EFA, os professores voltam à escola antes dos alunos, por uma razão muito forte: ser eterno estudante. A equipe de professores e auxiliares pedagógicos foi recebida no Ciclo de Estudos de Verão por representantes dos pais, com depoimentos, música e poesias que reforçaram o quanto a EFA respeita a individualidade de seus filhos, o quanto trabalha com as diferenças, com o tempo e com o modo de cada um, potencializando a aprendizagem, a busca pelo conhecimento, desenvolvendo a argumentação a partir de “O mundo está aberto para quem pensa”. Assim, o estudante resolve, assume, cria e interage com um ensino contextualizado e forte.

Pedro Darci de Oliveira e Cleuza Noal Brutti, pais do Ensino Fundamental e Educação Infantil, foram os pais convidados para compor parte do momento de estudo dos professores. A mãe Cleuza, em seu depoimento, destacou que dentre muitas escolas visitadas para a sua filha estudar, desde o momento que chegou em Ijuí e na EFA foi bem acolhida e se sentiu segura. O que mais chamou sua atenção foi o grande valor que a escola dá à arte, à música e ao meio ambiente, além de que, estudando na EFA, sua filha consegue somar os valores de família com os valores ensinados pela escola.

Pedro Darci começou referendando o livro Pedagogia dos Caracóis, de Rubem Alves, como uma ótima leitura para pais e, imprescindível para professores efetuarem em algum tempo de suas vidas. Reforçou que o professor, antes de ensinar saberes, tem de provocar o amor, e a escola deve ser um espaço em que os alunos aprendam o prazer de ler, escrever e contemplar a natureza. Mencionou, também, que a leitura lhe provocou compreender ainda mais que o professor precisa ter coragem para concretizar a missão de educar. Pedro Darci comparou os filhos como jóias raras e os professores da EFA como joalheiros, pela devida valorização que dão a cada estudante e suas singularidades no ato de aprender.

Durante o Ciclo, o grupo de professores otimizou a organização ao retorno letivo, projetando como recepcionar cada nível escolar. Os estudantes dos Anos Finais e Ensino Médio tiveram o início do ano letivo na quinta-feira, 24, e foram recepcionados no Auditório da Sede Acadêmica EFA/UNIJUÍ, com atividades e estudos diferenciados. Já as crianças dos Anos Iniciais e Educação Infantil terão o início do ano letivo na segunda-feira, 28, à tarde e os estudantes da Educação Profissional, nesta mesma data, à noite.

Pais das crianças que frequentam o turno da tarde poderão agendar entrevista com a professora, nos dias 24 e 25, inscrevendo-se nos horários disponibilizados.

Texto e fotos: Assessoria de Comunicação / EFA

Docentes participaram de evento de recepção

Evento reuniu os professores da Instituição e marcou início das atividades acadêmicas de 2011

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