Administração na UNIJUÍ: a história passada a limpo - Unijuí

Administração na UNIJUÍ: a história passada a limpo

Projeto de pesquisa traz à tona toda a história do curso de Administração da UNIJUÍ, que neste ano completa 40 anos

O curso de Administração da UNIJUÍ foi criado em 1971 por três professores. De lá para cá, muita coisa aconteceu. Desde a expansão das atividades para outras cidades até o reconhecimento como um dos melhores cursos do país, hoje os estudos de administração na UNIJUÍ representam tradição e história, por ser um dos primeiros cursos oferecidos pela universidade.

E o ano de 2011 é de comemoração para aqueles que fizeram parte dos grandes momentos do curso de Administração e para aqueles que estão construindo a história atualmente. Em agosto, o curso completa 40 anos de existência, e uma pesquisa está sendo desenvolvida para resgatar, ano a ano, tudo o que ocorreu ao longo das quatro décadas do curso da UNIJUÍ. Trata-se do projeto "O Ensino Superior em Administração na UNIJUÍ - 1971 - 2011: quatro décadas de empreendedorismo", coordenado pela professora Enise Barth Teixeira. Iniciada em fevereiro, a pesquisa será lançada em forma de livro no final do ano.

O grande objetivo do trabalho é mostrar, sob a ótica daqueles que vivenciaram grande parte da história do curso de Administração, tudo o que aconteceu em 40 anos. Para isso, diversas entrevistas foram realizadas e outros depoimentos devem ser acompanhados até o final do ano. Mas, como nem mesmo as melhores mentes são capazes de lembrar-se de tudo, relatórios e documentos arquivados no Museu Antropológico Diretor Pestana (MADP) também servem como fonte de pesquisa. O estudante de Administração da UNIJUÍ Alexandre Wissmann, que atua como bolsista no projeto desde seu início, destaca o trabalho realizado até agora: “Passei duas semanas no museu em busca de fatos marcantes da história do curso”, conta o acadêmico.

É claro que, para contar a história local, antes é preciso recorrer aos primórdios da administração no Brasil. Parte da pesquisa refere-se a isso, remontando aos tempos medievais, até chegar ao momento da criação do primeiro curso de Administração no Brasil, no Rio Grande do Sul e na região Noroeste do Estado – como uma espécie de introdução.

O projeto já possui alguns resultados obtidos pelos participantes da pesquisa, mas a busca será aprofundada. Além da abordagem a partir da narração dos fatos marcantes da história do curso por aqueles que idealizaram as atividades na Unijuí, aspectos como os desafios enfrentados na implantação do curso e as expectativas no início dos trabalhos são outros pontos levantados na pesquisa.

Uma das primeiras ações com o material já concluído sobre a pesquisa foi a inscrição de um artigo em um evento internacional de acadêmicos e profissionais de Administração. O resultado final, porém, será conferido apenas em dezembro.

Texto: Acadêmico Mateus Andrighetto Tamiozzo, do Curso de Comunicação Social – Jornalismo, no Componente de Jornalismo Especializado, sob orientação do professor Márcio Granez