Museu Antropológico abre exposição que resgata a cultura gaúcha pelo lúdico - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Museu Antropológico abre exposição que resgata a cultura gaúcha pelo lúdico

A exposição Um, Dois, Três e... Já! O lúdico na cultura gaúcha remonta para um passado de brincadeiras simples e tem gosto de infância




A exposição Um, Dois, Três e... Já! O lúdico na cultura gaúcha, foi aberta na tarde de terça-feira, 9, no Museu Antropológico Diretor Pestana, que disponibilizou um espaço com apelo bem gaudério, com galpão crioulo, fogo de chão, a tradicional roda de mate e música e bolinho de chuva com café.

A diretora do Museu, Stela Zambiazi, lembrou que o fogo de chão faz parte da cultura gaúcha, que a partir dele surgiram os primeiros galpões crioulos e o resgate dos usos e costumes do gaúcho. “Esta mostra faz parte do projeto Raízes Gaúchas que tem como objetivo aprofundar as reflexões do folclore gaúcho e resgatar pelo lúdico as brincadeiras e o folclore”, afirma Stela.

A Vice-Reitora de Graduação, Cátia Nehring, destaca que a preservação envolve relacionamentos e o museu, juntamente com os cursos de História e Geografia, tem pontuado esta tradição, revelando a preocupação em resgatar as tradições gaúchas de forma lúdica. A Vice-reitora afirma ainda “que com exposições como esta é possível conhecer para aprender mais sobre a nossa cultura e estimular nossos jovens a se orgulhar dela”.

Na exposição são desenvolvidas atividades de conhecimento cultural através do lúdico, conservando e valorizando de forma diversificada a cultura do Rio Grande do Sul. A priorização da imaginação, tanto das crianças como dos adultos, a busca do resgate da contação de lendas, a construção de brinquedos e as brincadeiras de antigamente, são parte integrante da mostra. A tradição gaúcha compreende o rico acervo cultural e moral do Rio Grande do Sul no campo literário, folclórico, musical, dos usos e costumes, do artesanato, dos esportes e das atividades rurais. O objetivo da exposição é relembrar a linguagem e a literatura popular, por meio do trava-língua, adivinhações, parlendas, etc...

Projeto Raízes Gaúchas – O projeto quer estimular o público a refletir sobre as diversas maneiras que se constitui a identidade cultural gaúcha nos diferentes tempos e espaços, bem como discutir o papel das práticas lúdicas no processo de formação cultural do povo gaúcho, bem como incentivar a prática e uso de brinquedos e jogos tradicionais gaúchos.
O projeto está dividido em dois momentos, um deles a exposição e o Ciclo de Estudos Raízes Gaúchas. A exposição acontece de 9 de agosto a 30 de setembro na Sala de Exposições Temporárias do MADP e contará no dia 16 de agosto com oficina de origami para professores, ministrada por Regina Makino.

Confira a programação do Ciclo de Estudos Raízes Gaúchas:
Dia 18/08/2011 - 19h30 - Auditório da Sede Acadêmica da Unijuí
Painel – Os 50 Anos do Movimento da Legalidade - Prof. Dr. Paulo A. Zarth (Unijuí/ UFFS/Capes) e Prof. Ms. Suimar Bressan (Unijuí) - atividade Integrada com o II Seminário Regional: atualidade e perspectiva do ensino de Geografia, História e Sociologia.
Mediação – Prof. Paulo Barcellos (SMEd, Ijuí)

Dia 12/09/2011 – 19h30 - Auditório do MADP
Palestra – A Indumentária Gaúcha - Pedro Darci de Oliveira - Folclorista

Dia 16/09/2011 – 8h às 12h – 13h30 às 17h30 - Auditório do MADP
Mini Curso: A Cultura Rio-grandense na Sala de Aula - Prof. Dr. André Luis Ramos Soares (UFSM)

03/10/2011 – 8h às 12h – 13h30 às 17h30 - Auditório do MADP
Mini Curso: História de Ijuí -
Ministrante: a confirmar

Promoção: Museu Antropológico Diretor Pestana/Fidene, Curso de História, Geografia e Pedagogia/Unijuí, Secretaria Municipal de Educação, 36ª Coordenadoria de Educação e Sinpro-Noroeste.

Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.