Biblioteca Universitária da UNIJUÍ em fase de digitalização do acervo - Unijuí

Biblioteca Universitária da UNIJUÍ em fase de digitalização do acervo

Digitalização do acervo deve possibilitar o armazenamento e recuperação de informações de forma eletrônica e ampliar o acesso à informação

Procurando eficiência nas ações de tratamento e organização da informação das monografias, teses e dissertações, assim como, a inovação para questões de acessibilidade, a Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques, da UNIJUÍ, está em fase de implantação da Biblioteca Digital. A gerente Eleda Passinato Sausen destaca, como objetivos, a preservação da memória institucional, bem, como a divulgação e disponibilização da produção intelectual gerada no âmbito da Universidade, através da publicação eletrônica, proporcionando ampla visibilidade e acessibilidade aos documentos

“A digitalização do acervo deve possibilitar o armazenamento e recuperação de informações de forma eletrônica e o acesso à informação fora dos limites do espaço físico, distância e horário de funcionamento das bibliotecas”, destaca Eleda Sausen. A previsão é de que o trabalho de digitalização esteja concluído até setembro.

Para além da Biblioteca Digital, a Biblioteca Universitária disponibiliza o Portal de Periódicos da Capes, que oferece acesso a textos selecionados em mais de 29 mil publicações periódicas internacionais e nacionais e às mais renomadas publicações de resumos, cobrindo todas as áreas do conhecimento. Inclui também uma seleção de importantes fontes de informação científica e tecnológica de acesso gratuito na web.

A Biblioteca possui Adesão junto à Rede Brasileira de Bibliotecas da Área Saúde, Psicologia, Medicina Veterinária e Zootecnia entre a UNIJUÍ e a Biblioteca Dante Moreira Leite, do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, cuja base de dados referencial reúne a literatura técnico-científica nestas áreas, o que possibilita a pesquisa bibliográfica.