UNIJUÍ sedia Seminário Regional para discutir o ensino de Geografia, História e Sociologia - Unijuí

Professor Leonardo Azambuja coordena o evento que é destinado a professores universitários e da educação básica, acadêmicos de graduação e pós-graduação
O II Seminário Regional Atualidades e Perspectivas no Ensino de Geografia, História e Sociologia teve início na noite de quarta-feira, 10, com a palestra do professou doutor Sergio Adas, da FFCLRP/USP, com o tema Sustentabilidade ambiental em sala de aula. A proposta do evento é de debater os fundamentos teóricos e metodológicos da ciência e da didática da ciência, nas disciplinas escolares de Geografia, História, Sociologia e Filosofia, na formação inicial e continuada de professores para a Educação Básica. O evento é destinado para professores universitários e da educação básica, acadêmicos de graduação e pós-graduação.

A de abertura dos trabalhos na quinta-feira, 11, esteve a cargo da professora doutora Leda Scheibe, que atua na UNOESC e na UFSC, onde tem o título de professora emérita. A docente, que atua nas áreas das políticas públicas de formação de professores para a Educação Básica, palestrou sobre a qualidade da educação básica. Na sua avaliação, o cenário atual é de mobilização nacional na luta pela valorização salarial e por melhores condições de trabalho para os professores.“O principal desafio está em fazer com que a formação de professores seja uma política de estado”, destacou Leda, acrescentando que o Governo Federal vem desenvolvendo importantes programas neste sentido, e que alguns avanços já podem ser visualizados”, destaca.

Na noite de quinta-feira, 11, o evento conta com a participação do professor doutor Luiz Fernando Scheibe, professor titular da UFSC, geólogo com atuação em áreas como a da educação ambiental, do desenvolvimento sustentável e da gestão de recursos hídricos, que recebeu, em 2010, o Prêmio Pesquisador UFSC 50 anos, que falará sobre “Problemas e soluções ambientais na atualidade: o homem no ciclo das águas”.

Foram realizadas oficinas sobre propostas curriculares para a Educação Básica no ensino de: Geografia, com Leonardo Dirceu de Azambuja, professor Geografia/UNIJUÍ; História - Ivo dos Santos Canabarro, professor História/UNIJUÍ; Sociologia - Andrea Becker Narvaes, professora Sociologia/UNIJUÍ; Filosofia - Maciel Antoninho Vieira e Vania F. Cossetin, professores Filosofia/UNIJUÍ e Ciências Sociais nos Anos Iniciais - Maridalva Bonfanti Maldaner, professora Pedagogia/UNIJUÍ.
O evento prossegue no dia 16 de agosto com o painel “As ciências sociais na educação básica”, com os professores Enio Waldir da Silva, Sandra Maria do Amaral, Helena Copetti Callae e mediação de João Afonso Frantz.

No dia 18 de agosto, às 19h30, acontece o painel “Os 50 anos do Movimento da Legalidade, com os professore Paulo Zarth e Suimar Bressan, com mediação de Paulo Barcellos, representante da SMED de Ijuí. Esta atividade é integrada com o evento Raízes Gaúchas, promovido pelo MADP, com apoio do DHE, LECS, Curso de História e Museu Antropológico Diretor Pestana. As atividades são realizadas no Auditório da Sede Acadêmica.

A promoção é do Departamento de Humanidades e Educação (DHE), Cursos de Graduação em Geografia, História e Sociologia e Laboratório de Ensino de Ciências Sociais. Com co-promoção da Associação dos Professores Municipais de Ijuí (APMI); 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE); Museu Antropológico Diretor Pestana (MADP); 31º Núcleo do Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (Cpers Sindicato); Programa de Mestrado e Doutorado de Educação nas Ciências (UNIJUÍ); Secretaria Municipal de Educação (Smed Ijuí); Sindicato dos Professores do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (SINPRO Noroeste) e apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs).