A especialização em Fisioterapia em Terapia Intensiva da Unijuí é uma oportunidade imperdível para fisioterapeutas que desejam aprimorar suas habilidades e conhecimentos na área. O programa visa capacitar profissionais para atuarem de forma integral na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com foco em fornecer uma atenção de alta qualidade aos pacientes críticos.
O objetivo principal deste curso é especializar fisioterapeutas, capacitando-os com conhecimento científico e habilidades técnicas para atuarem de forma eficaz em UTIs. As inscrições podem ser feitas até o dia 11 de março de 2024, pelo site.
As aulas iniciarão no dia 29 de março de 2024, de forma síncrona, e serão ministradas no formato online, utilizando o Google Meet. Na sexta-feira à tarde das 14h às 18h, no turno da noite a partir das 19h às 22h. No sábado, das 8h30 às 11h30. Cada final de semana contabilizará 12 horas de aula, proporcionando flexibilidade para os profissionais que desejam se aprimorar enquanto continuam suas atividades profissionais.
Para mais informações sobre esta ou outras especializações, acesse o site da Unijuí ou entre em contato pelo telefone (55) 3332-0553, WhatsApp (55) 99180-6755 ou pelo e-mail estude@unijui.edu.br.
A Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da Unijuí - Criatec, realizou nesta segunda-feira, 18 de setembro, o Jam de Inovação com estudantes da Escola Técnica Estadual 25 de Julho. Mais de 70 jovens, do 1º ao 3º ano do Ensino Médio Técnico, tiveram dois turnos para desenvolver ideias inovadoras a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Os estudantes dos cursos técnicos de nível médio em Eletrotécnica, Informática, Mecânica e Móveis, iniciaram as atividades do Jam com uma dinâmica de integração, na qual precisaram criar uma ideia de produto ou serviço, a partir de três palavras mencionadas pelos participantes e registradas em post-its pelos professores.
Em um segundo momento, os estudantes formaram equipes mistas, para isso, foram guiados pela consultora da Criatec da Unijuí, Leonice Parnoff, que também apresentou à eles os ODS e a metodologia Lean Canvas. A partir da explicação, as equipes identificaram a problemática e seguiram em busca da solução, com o auxílio dos mentores voluntários da Criatec, Fabiana Bohrer, Bruna Amaral, Paola Ereno, Martim Ledermann, Maria Odete Palharini , Elizandra Pinheiro da Silva, Raíssa Schorn, Ana Luiza Foletto, Jairo Presser, João Paulo Da Silva e Maristela Brizzi.
As equipes desenvolveram soluções inovadoras para os ODS de Igualdade de Gênero; Vida Terrestre; Fome Zero e Agricultura Sustentável; Educação de Qualidade; Ação Contra a Mudança Global do Clima; Consumo e Produção Sustentáveis; Vida na Água; Água Potável e Saneamento; Energia Acessível e Limpa; Indústria, Inovação e Infraestrutura; Redução das Desigualdades; e Saúde e Bem-estar.
A banca avaliadora foi composta pelo empreendedor Marcel Meller e os representantes da 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) Maximiliano Roa e Thais Callegari.
O projeto “Trabalho Digital.com” recebeu a primeira colocação, a equipe trabalhou com o indicador de “Redução das Desigualdades”. O segundo lugar ficou com o grupo que apresentou proposta para o indicador de “Saúde e Bem-estar". O terceiro lugar foi conquistado pela equipe que propôs o projeto “Proteger a Vida Marinha”, através do indicador de ”Vida na Água”.
De acordo com a diretora da Escola Técnica Estadual 25 de Julho, Mari Terezinha da Rocha Monteiro, o Jam de Inovação foi o início dos preparativos para a Mostra de Inovação Tecnológica do educandário. “Para nós foi um prazer poder recebê-los e trabalhar o dia inteiro com os estudantes da Educação Profissional. Acreditamos que foi uma experiência proveitosa e produtiva, que envolveu bastante o grupo, esperamos que seja o pontapé inicial e de motivação para nós continuarmos as pesquisas para a Mostra de Inovação Tecnológica que acontecerá em novembro”, disse.
A coordenadora da Criatec, Maria Odete Palharini, destacou que esta atividade é um dos objetivos da Incubadora. “Um dos eixos de atuação da Criatec é desenvolver a cultura empreendedora, e nós recebemos o convite da Escola Técnica Estadual 25 de Julho, para trabalhar com os estudantes uma atividade de imersão empreendedora, para desenvolver esta cultura com os jovens do Ensino Médio Técnico”, concluiu.
Essa ação faz parte dos ODS, contemplando as metas previstas no Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade. Estabelecidos em 2015, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) compõem uma agenda mundial para construção e implementação de políticas públicas que visam guiar a humanidade até 2030. A agenda contempla um plano de ação internacional para o alcance de 17 objetivos, desdobrados em 169 metas, que abordam diversos temas para o desenvolvimento humano em cinco perspectivas: pessoas, planeta, prosperidade, parcerias e paz.
Com o objetivo de estreitar a relação entre a Universidade e os produtores, a Unijuí passou a integrar o quadro da Associação de Produtores de Sementes e Mudas do Rio Grande do Sul (Apassul). A Apassul conta com mais de 50 anos de trajetória e é uma entidade reconhecida nacionalmente pela expertise no segmento da semente e da biotecnologia.
Além disso, a Unijuí tem uma representação dentro das subcomissões da Associação. A Universidade está integrando a subcomissão de Forrageiras, sendo representada pelo professor doutor Emerson André Pereira e pela professora doutora Gerusa Massuquini Conceição, titular e suplente, respectivamente.
Para o professor Emerson, este é um momento importante para a instituição. A Unijuí está inserida na região Noroeste, área com maior produção de sementes de forrageiras no Rio Grande do Sul, onde em torno de 70% da produção estadual passa por aqui. Neste sentido, é de suma importância que a Universidade esteja a par do que é discutido sobre as leis e normativas, além de poder propor melhorias”, destaca.
Segundo a professora Gerusa, essa relação representa uma aproximação com os profissionais. “Isso evidencia que a Unijuí está junto aos produtores de sementes na busca pelo fortalecimento da indústria sementeira. A Universidade, desde de 2018, tem ofertado e sediado diversos cursos de qualificação de mão de obra nas diferentes áreas relacionadas à produção de sementes, além do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Produção e Tecnologia de Sementes que está na sua segunda edição”, explica.
No início de setembro, Marilei Uécker Pletsch, mestre e professora do curso de Farmácia da Unijuí, representou o Fórum de Preceptores e Tutores das Residências da Região Sul no Seminário Nacional de Residência em Área Profissional da Saúde, realizado em Brasília.
O evento contou aproximadamente com 250 participantes, incluindo residentes, coordenadores, tutores, preceptores, supervisores e representantes da área da saúde. O objetivo principal do seminário foi discutir a elaboração da Política Nacional de Residências em Saúde e aprimorar ações prioritárias, como incentivos para formar especialistas por meio das residências em áreas e regiões de extrema importância para o Sistema Único de Saúde (SUS).
Além disso, foi debatida a execução do Plano Nacional de Fortalecimento das Residências em Saúde durante o seminário. Esse plano engloba uma série de ações estratégicas destinadas a valorizar e qualificar os residentes, o corpo docente-assistencial e os gestores dos programas de residência, bem como oferecer apoio institucional aos programas de residência em saúde no Brasil.
Marilei é professora do curso de Farmácia e atua como tutora na Residência Multiprofissional em Saúde da Família, ofertado pela Unijuí em parceria com a Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (Fumssar). Para ela, estar em um evento como esse em nome da Unijuí foi altamente significativo. Ela destacou: "Participar desses momentos é sempre muito importante, pois nos permite compartilhar experiências e trazer novas possibilidades que podem ser aplicadas em nossos programas", explicou.
Além da troca de experiências, a participação no seminário representou um momento único para a professora, que defende o SUS e políticas públicas de saúde. "Foi uma oportunidade de vivenciar a construção de uma política que envolve a formação de profissionais para atuar no SUS. Além disso, foi um momento em que a relação intersetorial esteve presente o tempo todo, com o trabalho constante dos Ministérios da Saúde e Educação na construção dessa política", finalizou.
Um ambiente destinado ao networking, a troca de experiências e a tirar dúvidas sobre as oportunidades de trabalho em grandes empresas da região. Esse é o objetivo da Feira de Carreiras Unijuí, que neste ano acontece de uma forma um pouco diferente nos campi de Santa Rosa, na segunda-feira, 30 de outubro; e de Ijuí, na terça-feira, dia 31 de outubro.
“Para este ano, estamos organizando a Feira segmentada por áreas e focada no networking. O objetivo é aproximar nossos estudantes dos recrutadores das principais empresas da região de maneira mais efetiva”, destaca a coordenadora da Assessoria de Marketing da Fidene/Unijuí, Talita Mazzola. Ela destaca ainda que muitas empresas têm contatado a Universidade em busca de talentos e que estão ansiosos para participar da Feira. “A qualidade dos profissionais formados pela Unijuí é reconhecida amplamente em todo Estado e até fora dele. Isso faz com que muitos recrutadores estejam em busca dos nossos estudantes, tanto da graduação, quanto da pós-graduação. A Feira de Carreiras será um momento ímpar de troca de experiências e contato com grandes empresas que também estarão realizando o recrutamento”, destaca.
As empresas estarão divididas por áreas do conhecimento em dois espaços diferentes no campus Ijuí, sendo o Auditório do Espaço + Inovação, no Prédio 7, destinado às oportunidades nas áreas das Engenharias e Tecnologias; enquanto o hall do Prédio 60, da Biblioteca Mario Osorio Marques, será palco para apresentação das oportunidades das vagas disponíveis nas demais áreas do conhecimento. Além disso, no Auditório do Prédio C, do campus Santa Rosa, as empresas daquela região estarão expondo as vagas em todas as áreas do conhecimento. Nestes locais também estará disponível um espaço personalizado para fotos de currículo e dicas sobre a melhor forma de construir um currículo de destaque.
A Feira de Carreiras da Unijuí é aberta para os alunos da Graduação e Pós-Graduação Lato e Stricto Sensu, além de estar aberta para todos os profissionais da região das cidades dos dois campi que estejam interessados em conhecer as oportunidades disponíveis. Os interessados podem se inscrever em www.unijui.edu.br/feiradecarreiras e garantir, além de um atestado de participação no evento, todas as vagas disponibilizadas pelas empresas participantes em primeira mão.
Ainda dá tempo de você garantir a sua inscrição para a qualificação profissional em Hematologia Prática: Hemoclass 3. As inscrições encerram-se no domingo, dia 24 de setembro. O curso aborda a automação em hematologia, considerando os avanços tecnológicos e eficiência diagnóstica, e tem como objetivo atualizar o conhecimento teórico e prático na área de hematologia e hemoterapia, além de capacitar os estudantes para a análise crítica de resultados, controle de qualidade, gestão da qualidade e acreditação laboratorial em hematologia e hemoterapia.
Com duração de 15h/aula, o curso será realizado presencialmente, no campus Ijuí, em conjunto com as aulas do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Hematologia Laboratorial, no dia 6 de outubro das 17h às 22h30 e no dia 7 de outubro das 8h30 às 13h30.
A qualificação destina-se a estudantes e egressos dos cursos de Biomedicina, Farmácia, Biologia, Medicina e demais profissionais da saúde ou áreas afins. As inscrições podem ser feitas neste link.
Para mais informações sobre esta e outras qualificações, acesse unijui.edu.br/estude/educacao-continuada/qualificacao-profissional ou entre em contato pelo telefone (55) 3332-0553, WhatsApp (55) 99180-6755 ou pelo e-mail estude@unijui.edu.br.
Ocorreu na sexta-feira, 15 de setembro, no campus Santa Rosa, a aula inaugural da 12ª edição do MBA em Gestão de Cooperativas ofertado pela Unijuí em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/RS) e instituições cooperativas.
Além dos pós-graduandos, a aula contou com a participação de professores do curso, representantes de cooperativas da região e do Sescoop/RS, e de forma online, de integrantes do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional (PPGDR). Durante o evento, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer os colegas, professores e também sobre o funcionamento do Sescoop/RS, que esteve representado pelo diretor da Escola Superior do Cooperativismo (Escoop), José Máximo Daronco, que falou sobre a importância da qualificação da mão de obra.
“A Unijuí tem criado esse vínculo com as cooperativas com o propósito do desenvolvimento regional, que é muito interessante dentro do nosso sistema cooperativo. Essa iniciativa do curso está conectada ao nosso propósito maior e faz parte do plano de desenvolvimento das cooperativas do Rio Grande do Sul, onde um dos pilares é a proporcionar a capacitação das pessoas que estão vinculadas às cooperativas”, frisou Daronco.
Para o coordenador da Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão de Cooperativas, professor doutor Pedro Luís Büttenbender, a oferta exitosa do curso confirma e avança nas múltiplas ofertas de formação em educação cooperativa, consolidando a Unijuí como referência na formação do cooperativismo em diferentes níveis. “O MBA com a turma cheia por meio dessa parceria com as cooperativas do Sescoop/RS, é a demonstração da capacidade de cooperação e articulação da Unijuí com a sociedade e demonstra a importância de avançarmos em parcerias com diferentes organizações, neste caso, cooperativas”, pontuou.
A coordenadora do campus Santa Rosa da Unijuí, professora doutora Taciana Enderle, desejou as boas-vindas aos estudantes. “Esse é um tema que nos mostra cada vez mais a sua importância e o diferencial do cooperativismo, principalmente, se olharmos as bases de sustentação das nossas regiões. Não tenho dúvida que vocês sairão daqui ainda mais preparados para suas atuações profissionais e pessoais. Agradecemos aos estudantes e as cooperativas envolvidas por confiarem na Unijuí e por serem parceiras em mais uma edição do curso”, destacou.
Encerram-se no dia 24 de setembro, as inscrições para a 5ª edição do curso de atualização de Diretor Geral, pelo site. O curso será realizado de forma online, no mês de outubro.
A atualização é destinada aos profissionais que realizaram formação nesta área há cinco anos e deverão atualizá-la para a renovação do credenciamento.
O curso é uma oportunidade para desenvolver competências para a formação de profissionais para atuarem nos CFCs, com ênfase na evolução do método tecnológico e sua aplicação em diversas situações de ensino e aprendizagem.
As aulas serão realizadas via Google Meet, nos dias 09, 10, 11 e 13 de outubro, das 18h30 às 22h40. Para mais informações acesse o site ou entre em contato pelo telefone (55) 3332-0553, WhatsApp (55) 99180-6755 ou pelo e-mail estude@unijui.edu.br.
Finalizou nesta sexta-feira, 15 de setembro, às 17 horas, o prazo para inscrição de chapas para concorrer à Reitoria da Unijuí, gestão período 2024-2027. Ao final do prazo estabelecido, a comissão eleitoral divulgou a seguinte chapa inscrita: “Somos Todos Unijuí”, com a seguinte composição: Professor doutor Dieter Rugard Siedenberg (reitor); professora doutora, Bruna Comparsi (vice-reitora de Graduação); professor doutor Daniel Knebel Baggio (vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão); professor doutor Edson Luiz Padoin (vice-reitor de Administração).
De acordo com o presidente da Comissão Eleitoral, professor André Copetti, para protocolar a inscrição as chapas deveriam anexar ao requerimento um documento reunindo ao menos 50 assinaturas de membros do colégio eleitoral em apoio ao ato de inscrição da chapa. Além disso, o calendário prevê o período de possível impugnação de inscrição em até dois dias úteis após a publicação da relação das mesmas, ou seja, até terça-feira, 19 de setembro de 2023. Caso haja solicitação, a Comissão terá até um dia útil para avaliar se aceita ou não a impugnação. Não havendo impugnação, o período para que a chapa inicie seu processo de campanha e divulgação das propostas iniciará em 25 de setembro e terminará no dia 21 de outubro de 2023.
“A partir do dia 25 de setembro as chapas podem iniciar seu processo de campanha que pode contemplar a divulgação em redes sociais - da chapa e/ou de seus apoiadores - e também visitas aos setores da comunidade acadêmica e externa a partir de agendamento prévio”, esclarece o presidente. Além disso, a chapa poderá contar com a possibilidade de materiais impressos que apresentem suas propostas, bem como o envio deste material de forma digital, pelas redes sociais, desde que estejam devidamente identificadas.
Copetti destaca ainda que a Comissão está construindo uma agenda de ações que aproximem esse ambiente democrático da comunidade acadêmica e externa. “Para isso, estamos planejando um espaço de debate público em que a chapa candidata possa fazer, de forma presencial, aberta a questionamentos, a apresentação de suas propostas. Também vamos trabalhar com o agendamento de entrevistas junto às rádios da região dos quatro campi, além de manter a comunidade informada por meio dos veículos oficiais da instituição”, destaca.
A eleição será realizada no dia 26 de outubro de 2023. O início da votação será às 8h30, com encerramento previsto para às 22h. A votação será online, no Portal da Universidade. A publicação do resultado será feita imediatamente após o encerramento das votações.
Podem votar no pleito:
a comunidade acadêmica, composta por:
comunidade externa, composta por:
Na noite de ontem, a Câmara de Vereadores de Ijuí promoveu, junto ao Centro de Eventos da Unijuí, o III Seminário Municipal de Mobilidade Urbana. O evento foi realizado em parceria com os cursos de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Arquitetura e Urbanismo, bem como dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional e Modelagem Matemática e Computacional da Universidade.
Conforme destacou o coordenador do curso de Engenharia Civil, Diorges Carlos Lopes, o evento teve o intuito de discutir, trocar ideias e novas possibilidades para a mobilidade urbana em Ijuí. Tendo como tema “Alternativas tecnológicas para gestão e monitoramento da mobilidade”, o seminário foi conduzido pelo vereador Bíra Erthal, que é presidente da Comissão Especial de Trânsito e Mobilidade, e destacou que os debates vêm ocorrendo há três anos consecutivos.
O primeiro a se pronunciar, por vídeo, foi o professor do curso de Arquitetura, Tarcísio Dorn de Oliveira, que apresentou reflexões acerca da mobilidade urbana, considerando aspectos como sustentabilidade e qualidade de vida. As considerações estavam embasadas no livro “Cidade para pessoas”, do arquiteto e urbanista Jan Gehl.
Na sequência, o engenheiro eletricista e representante da Rek Parking, Roberto Mouta, apresentou tecnologias trabalhadas pela empresa, que atua na gestão, administração e exploração de estacionamentos públicos e privados. Presente em 19 cidades brasileiras, a empresa trabalha, por exemplo, com sensores de vagas de estacionamento inteligentes e independentes, que são utilizados como aliados para redução do fluxo de veículos. Por meio de um aplicativo, os motoristas conseguem verificar quais vagas estão livres e ocupadas, sem ter que ficar dirigindo desnecessariamente. O município, por sua vez, consegue fiscalizar o tempo de uso das vagas, verificar se a equipe de rua está sendo efetiva e quais os horários de maior pico.
A partir dos apontamentos realizados, foi realizado um debate com a presença dos professores André Bock (Engenharia Civil), Igor Norbert Soares (Arquitetura) e Maurício de Campos (Engenharia Elétrica).
Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
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