Professora do curso de Farmácia da Unijuí participa de seminário sobre área da saúde em Brasília - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Professora do curso de Farmácia da Unijuí participa de seminário sobre área da saúde em Brasília

No início de setembro, Marilei Uécker Pletsch, mestre e professora do curso de Farmácia da Unijuí, representou o Fórum de Preceptores e Tutores das Residências da Região Sul no Seminário Nacional de Residência em Área Profissional da Saúde, realizado em Brasília.

O evento contou aproximadamente com 250 participantes, incluindo residentes, coordenadores, tutores, preceptores, supervisores e representantes da área da saúde. O objetivo principal do seminário foi discutir a elaboração da Política Nacional de Residências em Saúde e aprimorar ações prioritárias, como incentivos para formar especialistas por meio das residências em áreas e regiões de extrema importância para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Além disso, foi debatida a execução do Plano Nacional de Fortalecimento das Residências em Saúde durante o seminário. Esse plano engloba uma série de ações estratégicas destinadas a valorizar e qualificar os residentes, o corpo docente-assistencial e os gestores dos programas de residência, bem como oferecer apoio institucional aos programas de residência em saúde no Brasil.

Marilei é professora do curso de Farmácia e atua como tutora na Residência Multiprofissional em Saúde da Família, ofertado pela Unijuí em  parceria com a Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (Fumssar). Para ela, estar em um evento como esse em nome da Unijuí foi altamente significativo. Ela destacou: "Participar desses momentos é sempre muito importante, pois nos permite compartilhar experiências e trazer novas possibilidades que podem ser aplicadas em nossos programas", explicou.

Além da troca de experiências, a participação no seminário representou um momento único para a professora, que defende o SUS e políticas públicas de saúde. "Foi uma oportunidade de vivenciar a construção de uma política que envolve a formação de profissionais para atuar no SUS. Além disso, foi um momento em que a relação intersetorial esteve presente o tempo todo, com o trabalho constante dos Ministérios da Saúde e Educação na construção dessa política", finalizou. 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.