Eventos fortalecem ecossistema de inovação Impulsa Ijuí - Unijuí

Eventos fortalecem ecossistema de inovação Impulsa Ijuí

Um ecossistema de inovação é composto através da conexão entre empresas, governo, sociedade civil e universidades, com o objetivo de promover a inovação e, consequentemente, a economia e o desenvolvimento de um município. Trata-se de um movimento que vem sendo construído em Ijuí, através do chamado ecossistema de inovação Impulsa Ijuí.

Segundo o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Jeferson Dalla Rosa, participar do ecossistema de inovação como representante do poder público é uma oportunidade de atuar de maneira colaborativa, com diferentes agentes que possibilitam alinhar os fluxos do conhecimento em inovação e empreendedorismo, visando potencializar o desenvolvimento local, com visão global no mundo dos negócios.

Dentro deste cenário, o mês de agosto contou com diversos eventos voltados à comunidade empreendedora. Um deles, intitulado “Como a Inteligência Artificial está influenciando os negócios?”, aconteceu no Espaço + Inovação, antecedendo o Startup Weekend Ijuí. Em seguida, ocorreu o “Papo de Empreendedor – histórias que inspiram”, no auditório da ACI, organizado pela Associação Comercial e Industrial de Ijuí. Na mesma linha,  foi realizado o evento “Vamos falar sobre Negócios de Impacto?”, no Centro de Eventos da Unijuí, sob coordenação da Criatec - Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da Unijuí.

Ocorreu também, durante o mês, a Maratona Unijuí, um evento imersivo de 8h voltado aos estudantes do 3º Ano do Ensino Médio. Por meio da Maratona - realizada nos municípios de Ijuí, Santo Ângelo e Três Passos, os alunos tiveram o desafio de buscar soluções inovadoras para problemas encontrados na cidade ou região, considerando os indicadores das Cidades Inteligentes.

Ainda no mês de agosto, o Sebrae realizou uma missão empresarial com 21 empresários para o Startup Summit em Florianópolis, evento que reuniu cerca de 10 mil pessoas e contou com a exposição de mil startups, além de sete palcos com 200 palestras. A missão possibilitou unir os ecossistemas de inovação de toda a região Noroeste do Estado, além de estabelecer diversas conexões nacionais, propiciando aos participantes conteúdos riquíssimos sobre o tema.

Para ficar por dentro de todos os acontecimentos e próximos eventos do Impulsa Ijuí, siga o perfil no Instagram @impulsa.ijui. Interessados em participar do movimento podem entrar em contato através do e-mail ijuiecossistema@gmail.com ou pelo Instagram.