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Unijuí campus Três Passos realizou workshops gratuitos para estudantes do Ensino Médio

Aconteceu na Unijuí, campus Três Passos, entre os dias 14 e 16 de junho, a 1ª edição do “No curso certo para o seu futuro”. Foram três dias de workshops gratuitos para estudantes do Ensino Médio, com temáticas pensadas para que os jovens pudessem aprender técnicas para gerenciar os desafios futuros na vida profissional e acadêmica. 

O primeiro dia de curso foi realizado na quarta-feira, 14, com a jornalista e coordenadora da Assessoria de Marketing da Fidene, Talita Cindrowski Mazzola, que abordou o tema comunicação corporal e pessoal com dicas para inserção no mercado de trabalho. 

Na quinta-feira, 15, os estudantes participaram de uma conversa importante sobre redação com foco no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares, com a professora e coordenadora dos Cursos de Graduação em História, Letras e Pedagogia da Unijuí, Taíse Neves Possani.

O último dia de workshop foi nesta sexta-feira, 16, com o encontro “Viver, aprender, transformar: por que cursar ensino superior?”, ministrado pelo  professor do curso de Direito e coordenador do campus Três Passos, André Giovane de Castro. 

Segundo o coordenador do campus Três Passos, André Giovane de Castro, o curso foi bem recebido pelos estudantes de Ensino Médio, devido ao  número expressivo de inscrições e na participação dos jovens nos três encontros. “Nós temos ciência de que esta é uma fase de transição; logo, enseja dúvidas e demanda escolhas. Por isso, optamos trabalhar com questões relacionadas, contemplando comunicação, redação e Ensino Superior, para contribuir com a formação pessoal e profissional dos estudantes”, explica André.


Unijuí seleciona bolsistas para Projetos de Pesquisa

A Unijuí está com inscrições abertas para a seleção de bolsistas para projetos de pesquisa, entre iniciação científica e tecnológica, com vigência para 2023/2024. Os estudantes podem manifestar interesse através do formulário forms.gle/M4ydfPRrUPrtgXcD9. A seleção dos acadêmicos será feita pelos professores até 30 de junho. Caso não seja selecionado neste momento, ele permanecerá fazendo parte do banco de interessados para oportunidades em bolsas de projetos que surgirem futuramente.

Serão disponibilizadas 40 bolsas pela Unijuí, sendo 35 para a iniciação científica e cinco para a iniciação tecnológica. Por parte do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) estão sendo ofertadas 43 bolsas de iniciação científica, 10 de iniciação tecnológica e seis de iniciação científica júnior para o Ensino Médio. A seleção também prevê 15 bolsas de iniciação científica através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs). 

A iniciação científica é o primeiro contato do estudante com a pesquisa acadêmica. Nesta modalidade, os estudantes desenvolvem pesquisas aprofundadas sobre os temas do seu curso. Já a iniciação tecnológica conta com possibilita o envolvimento de estudantes em conhecimentos, práticas e metodologias atrelados ao desenvolvimento do pensar tecnológico.

A lista dos professores contemplados com bolsas para a atuação em projetos de pesquisa pode ser conferida neste link, no item 4 - Iniciação Científica e Tecnológica. Já os projetos de pesquisa podem ser conferidos aqui. Para mais informações acerca dos projetos e para tirar dúvidas sobre o processo de seleção, cada interessado pode contatar diretamente o professor coordenador da linha de pesquisa de interesse, ou então a assessoria da vice-reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão pelo e-mail vrpgpe@unijui.edu.br.


Unijuí sediará o III Seminário Regional de Justiça Restaurativa de Ijuí

Na próxima semana, nos dias 20 e 21 de junho, será realizado o III Seminário Regional de Justiça Restaurativa de Ijuí, junto ao Salão de Atos da Unijuí. O evento é uma realização da Universidade, Secretaria Municipal de Educação (Smed) e Programa Municipal de Justiça Restaurativa de Ijuí, e conta com apoio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) e Ministério Público do RS. 

A solenidade de abertura do seminário será realizada às 19h do dia 20, havendo, na sequência, a palestra “Comunicação não violenta: uma jornada da empatia à compaixão”, a cargo de Jeferson Cappellari. 

No dia 21, o evento terá início pela manhã, às 8h30, com oficinas. No palco do Salão de Atos será realizada a oficina “Relacionamento saudável e escuta ativa no ambiente escolar”, com Eloisa Argerich e Noemi Huth; no primeiro andar do Centro de Eventos, a atividade acontece a partir do tema “Gestão de Conflitos e Comunicação Não Violenta”, com Cristiane Barasuol e Ester Hauser; no Prédio 15 - sala 03, será realizada a oficina “Diversidade e respeito: círculo de construção de paz como possibilidade de gestão de conflitos na escola”, com Beate Ristow e Marcelo Loeblein dos Santos; e o tema “Conversando sobre Bullying” estará em discussão no prédio 15, sala 06, com as facilitadoras Cristina Ferreira e Elenir Schulz.

Mais quatro oficinas serão realizadas no turno da tarde, a partir das 13h30: no Prédio 15 - sala 03, acontecerá a oficina “Autoestima: essencial para o equilíbrio emocional”, com as facilitadoras Giane Dambros e Patrícia Perondi; no palco do Salão de Atos estará em discussão o tema “Relacionamento saudável e escuta ativa no ambiente escolar”, com Eloisa Argerich e Josi Anne Fagundes; no primeiro andar do Centro de Eventos, ocorrerá a oficina “Gestão de Conflitos e Comunicação Não Violenta”, com Cristiane Barasuol e Ester Hauser; e no prédio 15 - sala 6, a atividade gira em torno do tema “Minha vida, minhas escolhas”, com Liane Bencke e  Ângela de Jesus Linck.

Na noite do dia 21, serão realizadas duas palestras: a primeira, às 19h, terá como temática “Círculos de Construção de Paz em Movimento: construindo o coração da esperança”, com Cristiane Holanda. Mais tarde, às 21h, será realizada a palestra “Para além dos círculos: práticas restaurativas como instrumento pedagógico”, a cargo de Carla de Sampaio Grahl. 

Interessados podem realizar a inscrição neste link


Acadêmicos da Unijuí iniciam apresentações na Mostra de Projetos Integradores

PI Marketing e Relação com o Mercado

Teve início nesta terça-feira, 13 de junho, a Mostra de Projetos Integradores (PIs) da Unijuí. Até o mês de julho, estudantes dos quatro campi da Universidade - Ijuí, Santa Rosa, Panambi e Três Passos, terão a oportunidade de socializar os resultados dos trabalhos que desenvolveram ao longo do semestre.

Os Projetos Integradores são componentes curriculares da Graduação Mais. Os PIs foram implantados no início de 2021, desafiando os acadêmicos a encontrarem soluções para problemas reais, encaminhados pela comunidade. 

Desde o início da Graduação Mais, já foram concluídos 591 Projetos Integradores. Neste semestre, estão em andamento 294, nas mais diversas áreas: Gestão, Saúde, Ciência da Computação, Psicologia, Arquitetura e Urbanismo e Design, Medicina Veterinária e Agronomia, Direito e Engenharias.

Nesta semana, na terça-feira, foram apresentadas as propostas dos PIs Psicologia e Saúde e Psicologia do Trabalho e das Organizações, no campus Ijuí, que têm como coordenadora a professora Amanda Sehn. Também foram apresentadas as propostas do PI Marketing e Relação com o Mercado, a cargo do professor Ariosto Sparemberger, no campus Santa Rosa.

Conforme explica a vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, neste ano está sendo implementado o 5º módulo da Graduação Mais, com Projetos Integradores sendo realizados em todos os cursos de graduação. “Acredito que estamos num momento de amadurecimento na construção dos PIs, seja por parte dos estudantes, seja por parte dos nossos professores. A comunidade compreendeu a proposta, apresentando problemas reais que são trabalhados pelos nossos acadêmicos, e contamos com a contribuição dos mentores, sendo que muitos são nossos egressos, já atuantes no mercado de trabalho, e que estão auxiliando nossos estudantes na compreensão das situações que são trazidas e na construção da melhor solução”, destacou a vice-reitora.

Para a professora Fabiana Fachinetto, ter essa vivência da vida profissional, desde o início do curso, é sem dúvida um grande ganho para os estudantes e especialmente para comunidade. “Os PIs promovem a curricularização da extensão, propiciando que todos os nossos estudantes conheçam e intervenham na comunidade, indo ao encontro das diretrizes do Ministério da Educação e mostrando o papel da Unijuí na nossa região”, reforçou. 

 PIs Psicologia e Saúde e Psicologia do Trabalho e das Organizações


Corretoras da Unijuí dão dicas para redações destaque em vestibulares

Foto de arquivo

Com o objetivo de auxiliar os candidatos inscritos no Vestibular de Inverno e Vestibular Medicina 2º/2022 da Unijuí, a integrante da Comissão de Vestibulares Laura Scheren Dalpiaz e a integrante da Banca de Corretores de Redação da Unijuí e Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) Luana Rodrigues, explicam aos vestibulandos sobre as principais mudanças nas provas de redação dos vestibulares de inverno e Medicina da Unijuí, além de exemplificarem as expectativas da banca ao corrigir uma redação, além de dar dicas sobre como deve ser a construção de uma redação destaque nos processos seletivos de vestibular. 

A partir desta edição, o Vestibular Medicina Unijuí tem delimitação mínima e máxima de linhas. Redações com menos de 10 linhas não serão corrigidas, sendo assim zeradas. O candidato tem como limite 30 linhas para escrever seu texto dissertativo-argumentativo. Além disso, o título também passa a fazer parte dos critérios. “Sempre consideramos o título, mas nunca era citado no edital, agora ele é um critério também de correção, embora não zere se deixar de fazer”, ressalta Laura  Scheren Dalpiaz.

As provas de redação do Vestibular de Inverno e do Vestibular de Medicina têm a pontuação máxima de 1000 pontos. A avaliação é dividida nos seguintes critérios e valores: tema 200 pontos; conteúdo 360 pontos; qualidade da abordagem 200 pontos; e  uso da linguagem formal 240 pontos. 

De acordo com Luana Rodrigues, o candidato precisa lembrar que o texto é dissertativo-argumentativo, sendo assim, deve defender uma tese e um ponto de vista. O primeiro critério avaliado é o tema, através da menção dos termos centrais do assunto norteador da redação na introdução. 

Também no aspecto tema, é avaliado o repertório sociocultural, ou seja, o vestibulando precisa ter conhecimento sobre diversos assuntos para que a argumentação seja efetiva e legítima. “Aconselho evitar ao máximo utilizar dados dos textos motivadores, porque pode acabar perdendo pontos ou não pontuar na ideia de autoria e originalidade, além de poder configurar cópia”, enfatiza. 

A segunda competência avaliada é a com maior pontuação: o conteúdo. Neste momento da correção é analisado se o candidato conseguiu transcrever suas ideias de forma clara e articulada, e se possui aprofundamento. “O aprofundamento é quando se traz um argumento. Por exemplo, os alunos gostam de dizer que os problemas são causados por negligência governamental. A banca, no momento da correção, quer saber onde essa negligência acontece. É na falta de recursos? É na falta de vagas? É uma demanda muito grande? É preciso exemplificar, materializar o seu argumento, não só trazer aquele repertório solto”, esclarece Luana. 

O terceiro critério é a qualidade da abordagem. “Os estudantes costumam gostar e utilizar um modelo pronto, mas é melhor apostar na originalidade para alcançar uma nota acima da média. Neste critério também é analisada a articulação do título com o conteúdo do texto. Muitas vezes surge a dúvida de colocar o título primeiro ou deixar para o fim. Aconselhamos que ele seja colocado por último, assim é mais simples observar qual foi a principal abordagem durante o texto. Sugerimos sempre, um título criativo e que não seja longo”, completa a corretora.  

As corretoras ainda ressaltam que no momento da correção é analisado o uso da linguagem formal, e a utilização da ortografia correta, tais como: pronomes, anáfora, sinônimos e tudo o que auxilia no entendimento do texto para que a leitura seja fluida. 

A Unijuí segue com inscrições abertas para o Vestibular de Medicina até domingo, 18 de junho, e para o Vestibular de Inverno até o dia 31 de julho. Mais informações estão disponíveis no site


Unijuí integra Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação dos Profissionais da Educação Básica

Ocorreu nesta terça-feira, 13 de junho, em Porto Alegre, a primeira reunião do Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação dos Profissionais da Educação Básica (Forprofe), órgão pertencente à Secretaria Estadual de Educação que visa discutir políticas públicas em nível estadual e municipal e articular discussões sobre a formação de professores. 

Na ocasião, foi realizada a posse dos novos integrantes do Fórum, que é composto por instituições ligadas à educação, entre elas a Unijuí, que está sendo representada pela reitora da Universidade, professora Cátia Maria Nehring e pela professora e coordenadora dos cursos de Língua Portuguesa e Pedagogia Taíse Neves Possani. 

O Fórum, que estava desativado desde 2019, foi novamente articulado sob a coordenação da secretária estadual de Educação, Raquel Teixeira, com objetivo de retomar as discussões sobre a formação de docentes da Educação Básica. Entre os principais pontos que devem ser trabalhados pelo Forprofe estão o “apagão” dos professores em diferentes áreas, o incentivo aos jovens à docência e a valorização dos professores. 

Segundo a reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, considerando a história da Universidade - que começou suas atividades a partir da formação de professores, a Unijuí não poderia deixar de estar presente. “Para nós, enquanto instituição formadora e também tendo uma escola de Educação Básica - a EFA, é fundamental que estejamos nos debates públicos, a exemplo do Fórum, tentando colaborar com a história que a instituição tem de formação de professores, mas, principalmente, pensando no futuro”, frisou. 

A reitora destaca ainda que é necessário que haja uma mudança na sociedade, na forma de ver o papel do professor. “Para termos novos professores, precisamos ter jovens que considerem isso como uma possível profissão. Dessa forma, é necessário que trabalhemos para isso”, enfatiza. 

Após a posse, os trabalhos do grupo devem iniciar em julho. “A partir da recomposição do Fórum, realizaremos agendas mensais. Já temos encontro marcado para julho, onde será feita a revisão do estatuto do Forprofe e o planejamento do ano”, finalizou a reitora.


EaD Unijuí: conheça as vantagens de estudar a distância

É cada vez maior o número de pessoas optando por realizar um curso de graduação na modalidade Ensino a Distância (EaD). De acordo com o Censo da Educação Superior 2021, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pelo Ministério da Educação (MEC), entre 2011 e 2021 o número de ingressantes em cursos superiores de graduação, na modalidade EaD, aumentou 474%.

E são diversos os fatores que têm colaborado para essa procura. Primeiro, a flexibilidade de horários. Na Unijuí, por exemplo, os estudantes podem acompanhar as aulas onde e quando quiserem, encaixando os estudos à sua rotina. 

Essa flexibilidade de horários contribui para que os acadêmicos tenham mais autonomia. Eles têm liberdade para organizar uma rotina de estudos de acordo com o seu ritmo de aprendizado. O senso de organização e disciplina acaba estimulado neste processo, ajudando o estudante a desenvolver novas habilidades, que podem ser aplicadas no mercado de trabalho.

A Educação a Distância também torna-se uma alternativa viável àqueles que residem em locais distantes de universidades e que não querem ou não têm como se deslocar, todos os dias, para cursar a graduação na modalidade presencial. A Unijuí, mais uma vez, possui um diferencial neste ponto, contando com polos EaD em diversas cidades do Estado. Os estudantes só precisam ir até as unidades para a realização das provas finais. 

Os cursos EaD da Unijuí ainda contam com corpo docente qualificado, plataforma e material didático desenvolvidos especificamente para o Ensino a Distância. A plataforma é interativa e conta com materiais escritos, podcasts, vídeos, atividades planejadas e materiais que remetem a leituras complementares. Para fechar, o diploma EaD tem o mesmo peso que o diploma de um curso presencial. 

Para saber mais sobre os cursos ofertados pela Universidade, acesse unijui.edu.br/ead. Até o dia 26 de maio, estão abertas as inscrições para o 2º módulo do ano. 


Período para fazer a rematrícula é aberto em etapa única

A partir desta quinta-feira, 15 de junho, estudantes da Unijuí podem realizar a sua rematrícula para o segundo semestre de 2023. O processo será feito em etapa única até o dia 23 de junho.

Para realizar a rematrícula, é necessário acessar o Portal do Estudante e a aba Matrículas e Ajustes. O preenchimento das vagas será por ordem de solicitação. Ou seja, assim que finalizada a solicitação, a matrícula será processada. 

Mais informações podem ser obtidas diretamente na Central de Atendimento ao Estudante (CAE), pelo telefone 3332-0444, WhatsApp 9 9102 8336 ou pelo e-mail atendimento@unijui.edu.br.


Acadêmica de Jornalismo da Unijuí é premiada em Congresso Regional no Paraná

A estudante de Jornalismo, Andressa Buchner do Amaral, foi a vencedora da categoria Fotografia Artística na Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação - Expocom, ocorrida nos dias 8, 9 e 10 de junho na cidade de Guarapuava, no Paraná, durante o Intercom Sul, congresso que reuniu estudantes de Comunicação dos três estados da região. 

O trabalho “Releitura do Surrealismo”, inspirado na série fotográfica “Oda a la Necrofilia”, da professora e fotógrafa mexicana Kati Horna, foi feito na disciplina de Linguagem e Produção Fotográfica, ministrada pela professora doutora Gisele Noll, no primeiro semestre de 2023, e contou a ajuda das suas colegas Amanda do Amaral, Ana Bazana, Carolina Gomes, Gabriela Taborda, Júlia Copetti e Vitória da Pieve. “Elas me ajudaram a construir essa fotografia e eu sou muito grata por elas terem participado disso comigo. Quero agradecer principalmente à professora Gisele Noll pela oportunidade”.

A acadêmica comentou também sobre a surpresa ao receber o resultado. “Quando eu escutei meu nome ser chamado fiquei desacreditada, foi uma surpresa muito grande pois havia trabalhos muito bons na mesma categoria em que eu estava concorrendo. No dia da premiação, eu estava muito ansiosa e nervosa e escutar que a Unijuí foi a Universidade premiada me fez vibrar”.

Pelo segundo ano consecutivo,  Andressa é premiada na fase regional e garante vaga no Intercom Nacional, que terá uma etapa remota no mês de agosto e uma presencial em setembro, que ocorrerá na cidade de Belo Horizonte-MG. Vale ressaltar que na edição passada a estudante também foi premiada na etapa nacional, que ocorreu em João Pessoa-PB. “Seria um sonho ganhar o Intercom Nacional mais uma vez. Estou muito ansiosa para setembro, para viver esse sentimento de novo, conhecer mais trabalhos incríveis e pessoas mais especiais ainda. Mas tenho certeza que ganhar o Intercom Sul já fez de mim uma estudante muito feliz”, disse a estudante. 

Inácio Mastella, estagiário de Jornalismo da Usina de Ideias


Projeto “Três Passos: Conhecendo a Nossa História” finaliza segunda edição com visita aos marcos do município

Na terça-feira, 13, aconteceu o encerramento das atividades do projeto “Três Passos: Conhecendo a Nossa História”, realizado pela Unijuí, por meio da Biblioteca Mario Osorio Marques, e pela Secretaria Municipal de Educação, através da Biblioteca Pública. No terceiro e último encontro proposto pelo projeto, os estudantes visitaram os marcos das vertentes que deram origem ao nome de Três Passos. 

A 2ª edição do projeto “Três Passos: Conhecendo a Nossa História” iniciou em abril e contemplou mais de 60 estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental, da Rede Municipal de Ensino. Os estudantes das Escolas Municipais Ildo Meneghetti, 25 de Julho e José de Anchieta, participaram de três encontros para conhecer a história da cidade através de diferentes metodologias de ensino-aprendizagem. 

No primeiro encontro, as crianças visitaram as bibliotecas e conheceram o acervo histórico disponível no local; o segundo encontro contou com a participação do autor e professor de história, Luís Gustavo Graffitti, que conversou com os estudantes sobre Três Passos; no terceiro e último encontro, eles participaram de visita guiada e do encerramento com a pintura de um painel nas bibliotecas. 

O coordenador do campus da Unijuí Três Passos, professor André Giovane de Castro, ressalta o compromisso da Universidade com a educação no município. “Os projetos desenvolvidos com estudantes de Ensino Fundamental são importantes porque contribuem com a formação das crianças, oferecem um ambiente diferenciado de conhecimento e permitem o acesso à metodologias múltiplas de ensino-aprendizagem, assim como evidenciam a presença da nossa Universidade junto à comunidade trespassense, além do nosso compromisso com a educação superior, mas também com a educação básica, e a nossa confiança na educação como o principal instrumento para o desenvolvimento da nossa região”, destaca o professor. 

Para a professora da Escola Ildo Meneghetti, Mariane Caciamani, o projeto é fundamental para os estudantes desta faixa etária. “Para a turma do 4º ano que está estudando sobre o município é importante, pois eles conseguiram ver o conteúdo estudado em sala de aula, e ainda puderam conversar com o professor Luís Gustavo Graffitti, para conhecer mais sobre a história de Três Passos”, ressaltou.


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