Curso de Fonoaudiologia será ofertado no campus Ijuí a partir de 2024
A Unijuí preparou uma grande novidade para o Vestibular de Verão 2024. A partir desta edição, a Universidade passa a ofertar, no campus Ijuí, o curso de bacharelado em Fonoaudiologia e três novos tecnólogos na área do Design: Design Digital, Design Gráfico e Design de Ambientes. Já no campus Santa Rosa, a novidade é o curso de bacharelado em Arquitetura e Urbanismo, e no campus Três Passos, será ofertado o bacharelado em Administração na modalidade presencial.
Conforme explica a vice-reitora de Graduação da Unijuí, professora Fabiana Fachinetto, o curso de Fonoaudiologia terá duração de quatro anos e será ofertado no turno da noite. “A partir de uma pesquisa de mercado, observamos a necessidade e carência desse profissional na nossa região. Vamos ofertar 40 vagas por ano e pretendemos atrair tanto os alunos que estão saindo do Ensino Médio quanto profissionais que já atuam na área da saúde e que desejam desenvolver essa competência, pois é um curso que se agrega às nossas ofertas da área da Saúde”.
Já os cursos de Design Digital, Gráfico e de Ambientes, serão todos Tecnólogos, com duração de dois anos e surgem a partir do desmembramento do curso bacharelado em Design. “Estes cursos terão uma formação muito mais ágil, em que o estudante estará desde o início da Graduação em contato com o mercado de trabalho por meio dos Projetos Integradores e, no segundo ano, com estágios onde poderão atuar nas empresas”, explicou a professora.
No campus Santa Rosa, a oferta do curso de Arquitetura e Urbanismo soma a sólida formação na área de engenharias e tecnologias ofertadas pelo campus. "Nós já nos inserimos nessa região com cursos na área das Engenharias. Desde o ano passado trabalhamos com o projeto pedagógico do curso de Arquitetura, que será ofertado a partir de 2024, no turno da noite, e terá a duração de cinco anos para aquela região que tem um vasto campo de atuação nesta área”, destacou Fabiana.
Para o campus Três Passos, a Unijuí voltará a ofertar o curso de Administração na modalidade presencial. “Nosso objetivo é fortalecer a nossa inserção em Três Passos. Então, para além do curso de Direito e dos cursos da modalidade de Ensino a Distância (EaD), optamos por voltar a ofertar Administração também a partir de uma demanda regional, tendo em vista que aquela é uma região muito forte no empreendedorismo e comércio”, frisou.
Segundo a vice-reitora de Graduação, para o aumento de cursos, a Unijuí debateu seu reposicionamento na região onde está inserida, levando em consideração as necessidades do mercado de trabalho. “Enquanto formadores da Educação Superior temos uma inserção bastante grande na comunidade, onde dialogamos com profissionais, poderes públicos, empresários e associações representativas Neste sentido, todos esses novos cursos apresentados foram pensados a partir dos anseios trazidos até nós”, conclui.
O Vestibular de Verão 2024 da Unijuí será lançado no dia 9 de outubro, onde serão apresentados os portfólios de cursos para todos os campi da Universidade, além das informações sobre as datas de inscrições e aplicação da prova do vestibular.
Estão abertas as inscrições para a 45ª edição do curso de Atualização de Instrutor de Trânsito. A qualificação profissional tem como objetivo atualizar os conhecimentos dos profissionais que atuam como instrutores de trânsito, tendo clara a dimensão de sua responsabilidade na construção de um trânsito seguro. Além disso, reforça os conhecimentos referentes à legislação de trânsito em conformidade com a legislação atual.
Podem participar do curso instrutores de trânsito formados há mais de cinco anos. As inscrições podem ser realizadas até o dia 8 de outubro, neste link. As aulas ocorrerão no formato online, nos dias 21 e 28 de outubro das 8h às 12h10 e das 13h às 17h10.
Para mais informações sobre esta e outras qualificações, acesse unijui.edu.br/estude/educacao-continuada/qualificacao-profissional ou entre em contato pelo telefone (55) 3332-0553, WhatsApp (55) 99180-6755 ou pelo e-mail estude@unijui.edu.br.
A Unijuí esteve presente neste domingo, dia 24 de setembro, no desfile cívico que marcou a independência do Brasil. O evento, que era previsto para ocorrer em 7 de setembro, havia sido adiado em virtude das enchentes registradas no Rio Grande do Sul. Com eixo norteador “Memórias de uma terra educadora: a história da educação em Ijuí”, a temática levou para a avenida uma homenagem à história da educação, tendo como referência a obra “O Ensino em Ijuí: do Barracão à Cidade Universitária”, das autoras Ana Maria Colling e Beate Ristow.
Na abertura do desfile, a Universidade esteve representada pelo estudante e presidente do Centro Acadêmico do curso de Farmácia, Vítor Aguiar Michelson, que conduziu a bandeira do Brasil, junto de outros dois alunos: um da Educação Básica, levando a bandeira do Município; e outro do Ensino Médio, levando a bandeira do Estado. Após a apresentação das escolas e demais entidades presentes, a Unijuí desfilou trazendo três alas que traduziram a trajetória de luta e ousadia desde a década de 1950, quando foi criada a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (Fafi). O desfile da Unijuí propôs ao público uma emocionante viagem no tempo, explorando a história transformadora da Educação Superior de Ijuí, desde o começo até se tornar uma instituição comunitária renovada e transformadora.
A primeira ala denominada “A Necessidade de Ensino Superior Comunitário” retratou as primeiras lutas da comunidade, capitaneadas pelos freis capuchinhos da Ordem dos Frades Menores Franciscanos, considerando que a ascensão social de Ijuí e região se daria pela educação, com a implantação dos primeiros cursos superiores: Filosofia e Pedagogia. Assim como a regionalização da educação e a expansão do ensino com a criação dos cursos das licenciaturas de curta duração, retratando também a regionalização e a expansão da educação. A ala do desfile mostrou ainda a resposta da Faculdade de Ijuí às necessidades formativas da região.
A segunda ala representou a implantação do complexo Fidene, com a retratação da Fundação de Integração Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado (Fidene) e o surgimento das suas mantidas, Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp), o Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA), a Rádio Unijuí FM e a transformação da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí).
Já a terceira e última ala, intitulada de “Unijuí: Educação Superior Comunitária renovada e transformadora”, trouxe a ideia da vida em movimento na Universidade, retratando desde o momento de ingresso; as experiências nos diferentes cursos através do ensino, da pesquisa, da extensão, da cultura e da inovação; e a chegada da formatura, como um final de processo. Além disso, também apresentou os novos desafios com a colocação no mercado de trabalho, a possibilidade de continuidade formativa, integrando espaços importantes no desenvolvimento social e econômico do município e região.
Segundo a presidente da Fidene e reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, considerando a temática do desfile, a Unijuí, juntamente com suas mantidas, não poderiam deixar de participar, trazendo um pouco da história destes 66 anos de existência.
“Para isso a adesão de nossos professores, técnicos e estudantes foi fundamental. Em três alas, contamos um pouco da nossa trajetória, desde a implantação do ensino superior, como uma demanda da comunidade; a transformação em Universidade e a regionalização; o dia a dia do fazer em uma Universidade até o momento da formatura; e por fim, a colocação destes egressos em diferentes instituições de nossas cidades, Estado e País. Foi uma grande participação da nossa Universidade Comunitária”, avaliou.
Ao concluir o seu desfile a Universidade marca uma atuação de 66 anos simbolizando e consolidando a partir da Unijuí, das escolas das Redes Privadas, Públicas e Comunitárias a potência do ensino desde a pré-escola, até o pós-doutorado, fato que coloca o município de Ijuí como destaque no cenário nacional também pela educação.
A Unijuí realizou a entrega de 80 mudas de árvores à Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais de Ijuí - BPW Ijuí, na manhã desta sexta-feira, 22 de setembro. A entrega foi realizada pela reitora, professora Cátia Maria Nehring, à presidente da BPW Ijuí, Ivete Adriane Batista, e à colaboradora Adriana Milani.
As mudas de árvores serão entregues neste sábado, a partir das 9h30, na Praça da República, quando será realizado o evento “Doar, um ato de amor”. De acordo com a presidente da BPW Ijuí, o objetivo é conscientizar a comunidade para a importância da doação de órgãos, sangue, tecidos e leite materno, e orientar os interessados sobre os caminhos que devem ser tomados em cada situação.
Considerando os riscos das atividades do agronegócio, o seguro rural é uma das mais importantes ferramentas de gestão que auxilia o produtor a minimizar as perdas no campo. Neste sentido, a Unijuí oferta o curso “Capacitação em Seguros do Agronegócio”.
O curso é destinado a acadêmicos e egressos dos cursos de Agronomia, Ciências Biológicas, técnicos, produtores rurais e demais profissionais que possuem interesse na área. As inscrições podem ser feitas até este domingo, dia 24 de setembro, clicando no link. A capacitação ocorrerá de forma presencial no campus Ijuí nos dias 6 e 7 de outubro. No primeiro dia, a aula ocorrerá das 18h30 às 22h30 e no segundo, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Para mais informações sobre esta e outras qualificações, acesse unijui.edu.br/estude/educacao-continuada/qualificacao-profissional ou entre em contato pelo telefone (55) 3332-0553, WhatsApp (55) 99180-6755 ou pelo e-mail estude@unijui.edu.br.
Finaliza na quinta-feira, 28 de setembro, o período de inscrições para a III Feira Regional de Matemática, em Santa Rosa. A submissão dos projetos deve ser realizada pelo professor orientador, através do site, de forma gratuita. Podem participar do evento educadores e estudantes da Educação Infantil, Ensino Médio, Educação Superior e Educação Especial.
A submissão deve ser realizada de acordo com as categorias: Educação Especial; Educação Infantil; Ensino Fundamental - Anos Iniciais; Ensino Fundamental - Anos Finais; Ensino Médio; Ensino Superior; Professor; e Comunidade; e também precisa respeitar as modalidades previstas no edital: Matemática Aplicada e/ou Inter-relação com outras disciplinas; Matemática Pura; e Materiais Instrucionais e/ou Jogos Didáticos.
Os trabalhos serão avaliados de acordo com os seguintes critérios gerais: comunicação do trabalho; domínio do conteúdo matemático envolvido, qualidade científica; relevância científico-social; e ênfase dada ao conteúdo matemático.
Após a avaliação, cada projeto receberá um troféu na condição de Destaque e medalhas para todos os expositores e orientadores. Além disso, todos os participantes receberão certificado de 40h de participação.
Para o professor e coordenador do Projeto de Extensão Feiras de Matemática: tecnologias como instrumentos de mediação nos processos formativos em matemática, Peterson Cleyton Avi, as expectativas para o evento estão altas. “Na Feira realizada em Ijuí, por exemplo, tivemos um recorde no número de trabalhos inscritos, e em Santa Rosa, estamos trabalhando com uma perspectiva parecida, de ultrapassar o número da primeira edição, que obteve mais de 50 trabalhos inscritos”, disse. Neste ano, a Feira vai integrar a programação do “Ciências para todos 3”, os trabalhos serão expostos juntamente com os trabalhos de projetos de extensão dos estudantes da Unijuí.
Mais informações sobre a Feira podem ser obtidas no e-mail feiradematematicars@gmail.com, pelo telefone (55) 9 9218-5008, ou através site do evento.
“Memórias e Democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas” foi a inspiração para a realização das atividades da 17ª Primavera dos Museus, evento promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e que oferece a oportunidade para refletirmos sobre a construção da democracia de seus agentes.
O Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) se insere na programação articulada em âmbito nacional com as suas atividades específicas, planejadas dentro da temática que contempla cada grupo especificado na proposta, como forma de contribuir para a construção de um país mais justo e igualitário, cuja população sempre buscou resistir com criatividade, resiliência e astúcia aos violentos processos de exclusão, pacificação e aviltamento.
No dia 18 de setembro, aconteceu mais um Cine Debate em parceria com a Clínica Devir. O documentário exibido “A Morte e a vida de Marsha P. Johnson” refletiu a vida e legado de Marsha P. Johnson, mulher trans e ativista negra de enorme importância para a luta LGBT+ nos anos 60 e 70 em Nova York. Criando um espaço de debate a partir de uma das temáticas direcionadas pelo Ibram e abordada pela Primavera dos Museus.
Importante ressaltar que, em um parâmetro nacional, o Museu se coloca como a única instituição da região Noroeste que trouxe como pauta a discussão voltada à questões de identidade de gênero. Andressa Dias, uma das organizadoras da proposta, ressalta que eventos como esse são importantes para seguir fomentando espaços de discussões onde se possa debater e questionar sobre os movimentos da comunidade LGBT+, inseridos na perspectiva da luta por direitos que são constantes na sociedade.
No dia 19 de setembro, o Museu Antropológico Diretor Pestana abriu as portas à comunidade para uma novidade: a Noite no Museu. Com exposições que permitiram a reflexão sobre “Memória e Democracia”, o Museu recebeu o público que pôde conhecer de perto a programação expositiva, com o destaque para a Exposição Temporária “Resistência: perspectivas decoloniais sobre as culturas dos povos indígenas”. Iselda Sausen Feil, diretora do Madp, reforçou essa atividade diferenciada como uma estratégia que permite ampliar as possibilidades da comunidade conhecer o museu, para que se sensibilize com aquilo que a é preservado, conhecendo e se reconhecendo na história e memória coletiva.
Já no dia 21 de setembro, o Museu lançou nas suas redes sociais mais um registro da série “Conta Mais”, o qual apresenta relatos de integrantes da comunidade quilombola Passos do Araçá, de Catuípe/RS. Destaca-se a importância dessas comunidades dentro do seu reconhecimento como um espaço de cultura e resistência, que fez com que se modificasse o olhar da comunidade externa dentro de um processo de reafirmação.
A Unijuí está com inscrições abertas para o processo seletivo de estudantes estrangeiros para os cursos de Mestrado e Doutorado. A seleção tem o intuito de ampliar o intercâmbio de estudantes oriundos de países com os quais a Universidade mantém relações de cooperação, estimulando a formação de redes de pesquisa internacionais e apoiando a formação de recursos humanos de alto nível.
Os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências, Modelagem Matemática e Computacional, Desenvolvimento Regional e Direito estão ofertando, cada um, duas vagas para o Mestrado e uma para Doutorado. Já os Programas em Atenção Integral à Saúde e Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, estão disponibilizando duas vagas para o curso de Mestrado.
Conforme o edital, para concorrer às vagas é necessário ser cidadão de país com o qual o Brasil mantenha acordo de cooperação cultural, científica e tecnológica ou relações diplomáticas; ter curso de Graduação ou Mestrado completo em uma das áreas do conhecimento compatíveis com o curso pretendido; ter conhecimento da Língua Portuguesa em nível suficiente para acompanhar os estudos e ser financeiramente responsável por todas as despesas de viagem e de manutenção durante toda a estada no Brasil.
Para realizar a sua inscrição é necessário encaminhar a documentação solicitada no Edital VRPGPE nº 27/2023 para o e-mail eri@unijui.edu.br, até o dia 30 de novembro. A seleção dos candidatos se dará mediante entrevista e análise do projeto de pesquisa, currículo e demais documentos, e será realizada pela coordenação do Programa de Pós-Graduação, com a participação de um representante do Escritório de Relações Internacionais da Unijuí, considerando os interesses de cada linha de pesquisa. O resultado será divulgado no dia 11 de dezembro.
Na última terça-feira, dia 19 de setembro, a turma da 1ª série do Ensino Médio da Escola Técnica Estadual 25 de Julho, acompanhada pelos professores Cláudia Possebon e Ariel Wächter, foi acolhida e direcionada pelas colaboradoras do Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp), Amanda Keiko Higashi, arquivista, e Natieli Batista, assistente de Pesquisa e Extensão, em uma pesquisa, acompanhada de uma oficina sobre o contexto de produção das fotografias das coleções e fundos documentais do Madp, onde tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história visual de Ijuí.
Na atividade planejada pelas colaboradoras do Museu, os estudantes puderam compreender um pouco sobre a história de produção dos diferentes suportes analógicos da prática fotográfica, enquanto cultura na sociedade, bem como sobre as fotografias de valor histórico presentes no acervo, objeto da pesquisa. A partir disso, a turma pôde consultar os originais, como imagens em papel e negativos em um ambiente preparado, conforme as condições necessárias de conservação.
João Otávio, estudante que participou da pesquisa, relata que foi incrível ver como era Ijuí, diferente de como a conhecemos hoje. Outro estudante que falou sobre a atividade, Richard da Silva, comenta que a experiência de pesquisa, em contato com o acervo, foi interessante para entender a história da cidade.
Cláudia Possebon, professora que acompanhou o processo de pesquisa, ressaltou que a atividade irá complementar o estudo realizado em sala de aula, a partir da pesquisa de imagens e conhecimento da história do acervo fotográfico do município de Ijuí, sob o olhar dos fotógrafos Eduardo Jaunsem, Família Beck e Luiz Germano Gieseler. Como educadora da escola, Cláudia entende que é importante valorizar o local, as imagens que estão presentes nos registros fotográficos do século passado, que foram capturados por estes fotógrafos e que trazem informações muito singulares.
Recentemente a Unijuí lançou o selo “Unijuí é mais ODS”. Vinculado ao Objetivo 1.6 do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), o selo vai auxiliar na identificação das ações da Universidade, nas suas diversas dimensões, com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030/ONU.
“O selo foi criado com o objetivo de facilitar a vinculação das ações da Universidade que acontecem dentro de um dos Objetivos da ONU. A produção levou em consideração as cores dos 17 ODS e traz em sua composição também o slogan ‘Unijuí é mais ODS’, fazendo a vinculação direta aos objetivos. Há ainda a possibilidade de flexibilização de cor no termo “mais”, do slogan, fazendo referência a cor do objetivo específico ao qual a ação é alusiva”, destaca a coordenadora da Assessoria de Marketing, Talita Mazzola.
A Unijuí há muito vem realizando atividades dentro dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Isso porque, dentro das metas envolvendo o PDI da Instituição prevê a inclusão nos novos Projetos Pedagógicos dos cursos de Graduação o estudo dos ODSs por meio das disciplinas de Formação Pessoal e Profissional, organizando-as a partir de eixos temáticos e com abordagem transversal dos ODSs; Instituir, ao menos, uma atividade de integração acadêmica por ano e por área do conhecimento para fomentar a interação, a geração de ideias e a integração entre disciplinas sobre os ODSs; Realizar e/ou sediar dois eventos institucionais por ano que tematizem os ODSs, sendo, pelo menos, um no formato “desafio de empreendimento e inovação” e um com a participação de membros de outras instituições nacionais e/ou internacionais; Realizar e/ou sediar até 2024, pelo menos, um evento institucional internacional que tematize os ODSs; Até 2024 induzir que membros da comunidade acadêmica apresentem no Salão do Conhecimento, ao menos, cem trabalhos de pesquisa e extensão explicitamente vinculados aos ODSs; por fim, efetivar, pelo menos, quatro ações anuais de divulgação científica sobre os ODSs e o engajamento da Universidade em sua consecução.
Para o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaíme González, a Universidade vinha usando o próprio selo da ONU nos últimos materiais propostos, no entanto, entendeu-se importante dar uma identidade mais personalizada da Instituição a esse movimento. “Esse movimento vai ajudar a comunidade acadêmica e externa a olhar os ODS de forma mais efetiva, entendendo de maneira clara onde e como a Universidade está atuando. Além disso, nos posiciona dentro desse movimento tão importante, incentivando e apoiando os membros da comunidade acadêmica para que participem do diálogo e dos esforços da comunidade universitária ao redor do mundo para auxiliar os ODS”, explica.
“O selo “Unijuí é mais ODS” nasce para reforçar, de forma gráfica e visual, o compromisso público da Universidade com a efetivação regional dos ODSs, contribuindo na divulgação das ações da Universidade para a elaboração de políticas baseadas nos objetivos da Agenda 2030”, finaliza Talita.
Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
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