Unijuí lança novos cursos em três campi atendendo demandas da região - Unijuí

Unijuí lança novos cursos em três campi atendendo demandas da região

Curso de Fonoaudiologia será ofertado no campus Ijuí a partir de 2024

A Unijuí preparou uma grande novidade para o Vestibular de Verão 2024. A partir desta edição, a Universidade passa a ofertar, no campus Ijuí, o curso de bacharelado em Fonoaudiologia e três novos tecnólogos na área do Design: Design Digital, Design Gráfico e Design de Ambientes. Já no campus Santa Rosa, a novidade é o curso de bacharelado em Arquitetura e Urbanismo, e no campus Três Passos, será ofertado o bacharelado em Administração na modalidade presencial.

Conforme explica a vice-reitora de Graduação da Unijuí, professora Fabiana Fachinetto, o curso de Fonoaudiologia terá duração de quatro anos e será ofertado no turno da noite. “A partir de uma pesquisa de mercado, observamos a necessidade e carência desse profissional na nossa região. Vamos ofertar 40 vagas por ano e pretendemos atrair tanto os alunos que estão saindo do Ensino Médio quanto profissionais que já atuam na área da saúde e que desejam desenvolver essa competência, pois é um curso que se agrega às nossas ofertas da área da Saúde”.

Já os cursos de Design Digital, Gráfico e de Ambientes, serão todos Tecnólogos, com duração de dois anos e surgem a partir do desmembramento do curso bacharelado em Design. “Estes  cursos terão uma formação muito mais ágil, em que o estudante estará desde o início da Graduação em contato com o mercado de trabalho por meio dos Projetos Integradores e, no segundo ano, com estágios onde poderão atuar nas empresas”, explicou a professora.

No campus Santa Rosa, a oferta do curso de Arquitetura e Urbanismo soma a sólida formação na área de engenharias e tecnologias ofertadas pelo campus. "Nós já nos inserimos nessa região com cursos na área das Engenharias. Desde o ano passado trabalhamos com o projeto pedagógico do curso de Arquitetura, que será ofertado a partir de 2024, no turno da noite, e terá a duração de cinco anos para aquela região que tem um vasto campo de atuação nesta área”, destacou Fabiana.

Para o campus Três Passos, a Unijuí voltará a ofertar o curso de Administração na modalidade presencial. “Nosso objetivo é fortalecer a nossa inserção em Três Passos. Então, para além do curso de Direito e dos cursos da modalidade de Ensino a Distância (EaD), optamos por voltar a ofertar Administração também a partir de uma demanda regional, tendo em vista que aquela é uma região muito forte no empreendedorismo e comércio”, frisou.

Segundo a vice-reitora de Graduação, para o aumento de cursos, a Unijuí debateu seu reposicionamento na região onde está inserida, levando em consideração as necessidades do mercado de trabalho. “Enquanto formadores da Educação Superior temos uma inserção bastante grande na comunidade, onde dialogamos com profissionais, poderes públicos, empresários e associações representativas Neste sentido, todos esses novos cursos apresentados foram pensados a partir dos anseios trazidos até nós”, conclui.

O Vestibular de Verão 2024 da Unijuí será lançado no dia 9 de outubro, onde serão apresentados os portfólios de cursos para todos os campi da Universidade, além das informações sobre as datas de inscrições e aplicação da prova do vestibular.