Unijuí lança selo para identificar ações alusivas aos objetivos da Agenda 2030 - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Unijuí lança selo para identificar ações alusivas aos objetivos da Agenda 2030

Recentemente a Unijuí lançou o selo “Unijuí é mais ODS”. Vinculado ao Objetivo 1.6 do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), o selo vai auxiliar na identificação das ações da Universidade, nas suas diversas dimensões, com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030/ONU. 

“O selo foi criado com o objetivo de facilitar a vinculação das ações da Universidade que acontecem dentro de um dos Objetivos da ONU. A produção levou em consideração as cores dos 17 ODS e traz em sua composição também o slogan ‘Unijuí é mais ODS’, fazendo a vinculação direta aos objetivos. Há ainda a possibilidade de flexibilização de cor no termo “mais”, do slogan, fazendo referência a cor do objetivo específico ao qual a ação é alusiva”, destaca a coordenadora da Assessoria de Marketing, Talita Mazzola. 

A Unijuí há muito vem realizando atividades dentro dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Isso porque, dentro das metas envolvendo o PDI da Instituição prevê a inclusão nos novos Projetos Pedagógicos dos cursos de Graduação o estudo dos ODSs por meio das disciplinas de Formação Pessoal e Profissional, organizando-as a partir de eixos temáticos e com abordagem transversal dos ODSs; Instituir, ao menos, uma atividade de integração acadêmica por ano e por área do conhecimento para fomentar a interação, a geração de ideias e a integração entre disciplinas sobre os ODSs; Realizar e/ou sediar dois eventos institucionais por ano que tematizem os ODSs, sendo,  pelo menos, um no formato “desafio de empreendimento e inovação” e um com a participação de membros de outras instituições nacionais e/ou internacionais; Realizar e/ou sediar até 2024, pelo menos, um evento institucional internacional que tematize os ODSs; Até 2024 induzir que membros da comunidade acadêmica apresentem no Salão do Conhecimento, ao menos, cem trabalhos de pesquisa e extensão explicitamente vinculados aos ODSs; por fim, efetivar, pelo menos, quatro ações anuais de divulgação científica sobre os ODSs e o engajamento da Universidade em sua consecução. 

Para o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaíme González, a Universidade vinha usando o próprio selo da ONU nos últimos materiais propostos, no entanto, entendeu-se importante dar uma identidade mais personalizada da Instituição a esse movimento. “Esse movimento vai ajudar a comunidade acadêmica e externa a olhar os ODS de forma mais efetiva, entendendo de maneira clara onde e como a Universidade está atuando. Além disso, nos posiciona dentro desse movimento tão importante, incentivando e apoiando os membros da comunidade acadêmica para que participem do diálogo e dos esforços da comunidade universitária ao redor do mundo para auxiliar os ODS”, explica.

“O selo “Unijuí é mais ODS” nasce para reforçar, de forma gráfica e visual, o compromisso público da Universidade com a efetivação regional dos ODSs, contribuindo na divulgação das ações da Universidade para a elaboração de políticas baseadas nos objetivos da Agenda 2030”, finaliza Talita.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.