Com homenagem à trajetória da Educação, Unijuí participa do desfile cívico de Ijuí - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Com homenagem à trajetória da Educação, Unijuí participa do desfile cívico de Ijuí

A Unijuí esteve presente neste domingo, dia 24 de setembro, no desfile cívico que marcou a independência do Brasil. O evento, que era previsto para ocorrer em 7 de setembro, havia sido adiado em virtude das enchentes registradas no Rio Grande do Sul. Com eixo norteador “Memórias de uma terra educadora: a história da educação em Ijuí”, a temática levou para a avenida uma homenagem à história da educação, tendo como referência a obra “O Ensino em Ijuí: do Barracão à Cidade Universitária”, das autoras Ana Maria Colling e Beate Ristow.

Na abertura do desfile, a Universidade esteve representada pelo estudante e presidente do Centro Acadêmico do curso de Farmácia, Vítor Aguiar Michelson, que conduziu a bandeira do Brasil, junto de outros dois alunos: um da Educação Básica, levando a bandeira do Município; e outro do Ensino Médio, levando a bandeira do Estado. Após a apresentação das escolas e demais entidades presentes, a Unijuí desfilou trazendo três alas que traduziram a trajetória de luta e ousadia desde a década de 1950, quando foi criada a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (Fafi). O desfile da Unijuí propôs ao público uma emocionante viagem no tempo, explorando a história transformadora da Educação Superior de Ijuí, desde o começo até se tornar uma instituição comunitária renovada e transformadora. 

A primeira ala denominada “A Necessidade de Ensino Superior Comunitário” retratou as primeiras lutas da comunidade, capitaneadas pelos freis capuchinhos da Ordem dos Frades Menores Franciscanos, considerando que a ascensão social de Ijuí e região se daria pela educação, com a implantação dos primeiros cursos superiores: Filosofia e Pedagogia. Assim como a regionalização da educação e a expansão do ensino com a criação dos cursos das licenciaturas de curta duração, retratando também a regionalização e a expansão da educação. A ala do desfile mostrou ainda a resposta da Faculdade de Ijuí às necessidades formativas da região. 

A segunda ala representou a implantação do complexo Fidene, com a retratação da Fundação de Integração Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado (Fidene) e o surgimento das suas mantidas, Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp), o Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA), a Rádio Unijuí FM e a transformação da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí).

Já a terceira e última ala, intitulada de “Unijuí: Educação Superior Comunitária renovada e transformadora”, trouxe a ideia da vida em movimento na Universidade, retratando desde o momento de ingresso; as experiências nos diferentes cursos através do ensino, da pesquisa, da extensão, da cultura e da inovação; e a chegada da formatura, como um final de processo. Além disso, também apresentou os novos desafios com a colocação no mercado de trabalho, a possibilidade de continuidade formativa, integrando espaços importantes no desenvolvimento social e econômico do município e região. 

Segundo a presidente da Fidene e reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, considerando a temática do desfile, a Unijuí, juntamente com suas mantidas, não poderiam deixar de participar, trazendo um pouco da história destes 66 anos de existência. 

“Para isso a adesão de nossos professores, técnicos e estudantes foi fundamental. Em três alas, contamos um pouco da nossa trajetória, desde a implantação do ensino superior, como uma demanda da comunidade; a transformação em Universidade e a regionalização; o dia a dia do fazer em uma Universidade até o momento da formatura; e por fim, a colocação destes egressos em diferentes instituições de nossas cidades, Estado e País. Foi uma grande participação da nossa Universidade Comunitária”, avaliou.

Ao concluir o seu desfile a Universidade marca uma atuação de 66 anos simbolizando e consolidando a partir da Unijuí, das escolas das Redes Privadas, Públicas e Comunitárias a potência do ensino desde a pré-escola, até o pós-doutorado, fato que coloca o município de Ijuí como destaque no cenário nacional também pela educação.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.