Ciência para Todos Unijuí 3 acontece neste mês no campus Santa Rosa - Unijuí

Ciência para Todos Unijuí 3 acontece neste mês no campus Santa Rosa

O Campus Santa Rosa da Unijuí receberá, nos dias 17, 18 e 19 de outubro, o projeto Ciência para Todos da Unijuí Ano 3, que integra a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Esse evento tem como objetivo principal promover a divulgação, educação e popularização da ciência na comunidade regional, com foco especial nos professores e estudantes, desde a Educação Básica até o Ensino Superior.

Durante os três dias de atividades presenciais, a comunidade estudantil da região terá a oportunidade de participar de uma programação diversificada, elaborada pelos projetos de extensão da Unijuí.

Os primeiros dois dias do evento serão repletos de atividades relacionadas a diversas áreas do conhecimento, com os projetos de extensão Física para Todos; Meninas Digitais na Computação; Energia Amiga; Meninas que Engenham o Futuro; AppGo; Robótica Educacional; Educação em Saúde; Conflitos Sociais e Direitos Humanos; Programe o Seu Futuro; Gestão Social e Cidadania; e Comunicação, Tecnologia e Empreendedorismo na Escola.

No primeiro dia, terça-feira, 17, a programação começará às 08h30 e se estenderá até às 11h30, com continuidade no turno da tarde, das 13h30 às 16h30. À noite, das 19h30 às 21h30, será o encerramento do primeiro dia de evento. Na quarta-feira, 18, o Ciência para Todos ocorrerá nos turnos da manhã e tarde, com atividades das 08h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30.

Além disso, a III Feira Regional de Matemática de Santa Rosa faz parte da programação. No dia 17 de outubro, os projetos inscritos estarão disponíveis para visitação, e à tarde, haverá a premiação dos participantes.

Já no dia 19, quinta-feira, nos turnos da manhã e tarde, os professores terão a oportunidade de participar de uma palestra sobre os "Impactos da IA no Ensino: Fatos ou Boatos?", ministrada pelo professor doutor Sandro Sawicki, coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Modelagem Matemática e Computacional da Unijuí.

A coordenadora do campus, a professora doutora Taciana Paula Enderle, estima a presença de cerca de dois mil participantes, entre estudantes e professores, ao longo dos três dias de evento. Ela também ressalta a importância da ciência e tecnologia. "A ciência e a tecnologia são de fundamental importância para o desenvolvimento social e econômico da região e do país, por isso, este projeto visa contribuir para a disseminação e popularização da ciência, tecnologia e educação. O projeto 'Ciência para Todos Unijuí Ano 3' objetiva fortalecer e integrar as atividades de educação e divulgação de ciência, tecnologia e inovação àquelas desenvolvidas no país em prol da difusão e popularização da cultura científico-tecnológica, contribuindo para a indução da criatividade, do espírito científico e dos avanços tecnológicos", afirma.

É necessário ressaltar que o evento está alinhado com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4, que visa garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, promovendo oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

O Ciência para Todos da Unijuí Ano 3 é uma iniciativa promovida pela Fidene Unijuí, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e conta com o apoio do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) Fronteira Noroeste, Associação Comercial Industrial, Serviços e Agronegócios de Santa Rosa (Acisap), 17ª Coordenadoria Regional de Educação, Agência de Desenvolvimento da Fronteira Noroeste do Rio Grande do Sul (ADFN) e Governo Municipal de Santa Rosa.