Evento Arte e Saúde Mental compartilha vivências da Assami/Casa Ama - Unijuí

Evento Arte e Saúde Mental compartilha vivências da Assami/Casa Ama

Na noite desta quinta-feira, 5 de outubro, aconteceu no Salão de Atos da Unijuí o evento Arte e Saúde Mental Assami/Casa Ama, organizado pelos estudantes do Projeto Integrador IV: Gestão em Saúde do Núcleo da Saúde, juntamente com professores da disciplina e com integrantes da Associação de Saúde Mental e da Casa de Auto-Mútuo-Ajuda de Ijuí.

Componente curricular da Graduação Mais, o Projeto Integrador (PI)  tem o intuito de mobilizar os estudantes na busca por soluções para desafios reais, que são encaminhados pelas comunidades local e regional. Neste PI, o grupo - integrado por acadêmicos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Nutrição - teve o desafio de sensibilizar as comunidades de Ijuí e região sobre a função desempenhada pela Assami/Casa Ama no apoio à Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).

A Assami/Casa Ama realiza um papel protagonista na ampliação e discussão dos modos  de atenção à saúde mental, utilizando a filosofia do “fazer juntos”, por meio de oficinas terapêuticas e outras atividades que contribuem para a promoção do bem-estar e da qualidade de vida dos usuários e voluntários da casa.

Ontem, foram realizados três momentos: primeiro, uma abertura com vivências musicais e, depois, o público pôde conferir a fala do psiquiatra italiano Renzo De Stefani, de Ana Guirardello e Antonio Guirardello, que participaram de forma online. Por fim, o evento contou com poesias e apresentação teatral do Grupo da Casa Ama.

Presidente da Casa Ama, Sirlei Fátima Gomes destacou, em sua fala, a satisfação em ter a Unijuí ao lado da associação. “Vemos isso como um reconhecimento ao nosso trabalho. Todos somos voluntários e todos cuidamos um do outro na Casa Ama, a partir da filosofia do fazer juntos. Quando você passa pelo sofrimento mental, você acaba reconhecendo a dor do outro e sabe como acolhê-lo. E é isso que fazemos”, destacou a presidente, ao convidar o público para conferir as vivências e falas da noite.