Planta de biogás apoiada pelo Programa Inova RS é selecionada em chamada do Projeto GEF Biogás Brasil - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Imagem aérea da Granja Kist e Froelich

A Granja Kist e Froelich, situada no município de Santa Rosa, foi uma das oito plantas de biogás do sul do país selecionadas pelo Projeto GEF Biogás Brasil para receber investimentos incrementais e servir como Unidade de Demonstração de tecnologias e arranjos técnicos que possam ser replicados em todo o território nacional. 

O projeto GEF Biogás Brasil é liderado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), implementado pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Unido) e executado pelo Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás). O projeto aprovado, intitulado “Arranjo Produtivo Sustentável de uma Granja de Suínos”, foi o único selecionado do Rio Grande do Sul e contou com o apoio do Programa Inova RS - Noroeste e Missões na elaboração da proposta submetida ao edital. A Unijuí faz parte do programa como coordenadora do projeto que disponibiliza bolsistas para o trabalho de disseminação da inovação na região.

O Programa Inova RS, um Programa da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (SICT-RS) e da Fundação de Apoio a Pesquisa no Estado (Fapergs), tem como propósito conectar o Rio Grande do Sul para impulsionar transformações, tendo na inovação a estratégia central para o desenvolvimento local. Organizado em oito regiões, a Região Noroeste e Missões contempla 77 municípios, dentre os quais Santa Rosa, tendo como campos prioritários o agronegócio, o setor eletrometalmecânico e a geração de energia, de modo que o apoio a este projeto é parte dos esforços para o estímulo a estas áreas.

A Granja possui cerca de 12 mil suínos - aproximadamente 2.100 matrizes e 10.000 leitões, entre maternidade e creche, e já conta com o aproveitamento dos dejetos dos animais para a produção de biogás desde 2019, possuindo atualmente dois biodigestores. A Granja já utiliza o biogás para geração de energia elétrica com finalidade de autoabastecimento, além de empregar estratégias de aproveitamento do calor residual de processos para melhorar a eficiência energética, aplicações que diferenciam a planta porque exploram a versatilidade e possibilidade de empilhamento de benefícios no sistema. Implementado pela Fageo, o projeto contou com o apoio de diversas entidades, como Emprapa, Emater e Banco do Brasil, as quais seguem parceiras do projeto. 

A proposta apresentada ao edital aprimora este arranjo, implementando a valorização do digestato para produção de composto orgânico e para promover um melhor uso da água, de modo a proporcionar o fechamento do ciclo dentro da propriedade, sem causar danos ambientais ou sociais e de forma economicamente viável. Além disso, também serão realizadas melhorias no conjunto gerador, passando de 75kVA para 109kVA de potência, de forma a expandir a produção de energia elétrica, de cerca de 45 MW/mês para aproximadamente 65.4 MW/mês, permitindo um aproveitamento integral do biogás produzido pelos biodigestores e o despacho de energia para rede elétrica além da própria granja.

Como etapa final da seleção, no dia 29 de julho a Granja havia recebido a visita de uma equipe técnica formada pelo coordenador nacional do projeto e coordenador adjunto de inovação em tecnologias setoriais do MCTI, Gustavo Ramos; pela especialista em tecnologia de biogás e consultora da Unido em parceria com o CIBiogás, Natalí Nunes; pela assistente de projetos e consultora também da UNIDO, Crislaine Reis; e pelo especialista do CIBiogás, Thiago Lopez. Além dos sócios-proprietários, Edson Caetano Kist e Danieli Andrea Rambo, também estiveram presentes Bárbara Righi Cenci, Cleber Eduardo Graef e Patrícia Lazzarotti Garcia, gestores de inovação e tecnologia do Programa Inova RS - Noroeste e Missões, além de representantes da Emater/RS-Ascar, Fageo e Banco do Brasil. O resultado final do edital, publicado nesta terça-feira, dia 3 de agosto, bem como outras informações sobre o Projeto GEF Biogás Brasil, podem ser conferidas em https://www.gefbiogas.org.br.

A escolha do local como Unidade de Demonstração reforça a relevância do empreendimento para a região e a pertinência do aproveitamento do biogás em propriedades rurais, evidenciando os diversos ganhos possíveis quando se trabalha em uma perspectiva de desenvolvimento sustentável e de forma integrada e cooperativa.

Equipe reunida em visita técnica realizada no dia 29 de julho de 2021


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.