ERI realiza reuniões de orientação para intercâmbios virtuais e com mobilidade - Unijuí

ERI realiza reuniões de orientação para intercâmbios virtuais e com mobilidade

Reunião com estudantes que farão o intercâmbio virtual

Na última semana, o Escritório de Relações Internacionais (ERI) da Unijuí realizou reuniões de orientação com estudantes de diferentes cursos de graduação, que participarão de intercâmbios virtuais e com mobilidade neste segundo semestre.

Ao todo, sete acadêmicos farão parte do intercâmbio virtual na Uniminuto, da Colômbia: Letícia R. V. da Costa, Jéssica M. da Cruz e Andressa Neumann, do curso de Ciências Contábeis; Alex. B. de Oliveira e Dionato M. de Oliveira, do curso de Administração; Anna C. Berton, de Psicologia; e Francis H. M. Rodrigues, do curso de Pedagogia.

Os estudantes participaram do encontro no qual Vanderléia de Andrade Haiski, assessora de Relações Internacionais, e Fabrício Nicoletti, assistente de Relações Internacionais, orientaram sobre o intercâmbio, esclareceram dúvidas e realizaram a leitura e assinatura do Termo de Compromisso para Intercâmbio Virtual.

Para além destes acadêmicos, há um outro grupo de estudantes com candidaturas encaminhadas para a Udelar, no Uruguai, também para intercâmbio virtual.

A distância, no entanto, não diminui a ansiedade e a expectativa dos acadêmicos. "Para nós, estudantes dos cursos na modalidade Ensino a Distância (EaD), é uma grande oportunidade participar do intercâmbio virtual, pois normalmente cursamos o EAD para conciliar as demais atividades do dia a dia”, explicou a acadêmica do curso de Ciências Contábeis, Jéssica Moreira da Cruz.Espero, com essa experiência, agregar conhecimento pessoal e profissional, trocar experiências e informações culturais e praticar o espanhol”, completou.

“Com o intercâmbio virtual, terei a oportunidade de complementar meu currículo, interagir e compartilhar conhecimentos, tanto da área acadêmica como vivências e aprendizados. A expectativa é grande, pois sou apreciadora da cultura colombiana e também do idioma espanhol”, comentou Letícia Rosecler Viana da Costa, do curso de Contábeis.

Mobilidade

Com o avanço da vacinação e a consequente diminuição dos casos de coronavírus, as universidades estrangeiras começaram a receber estudantes internacionais. Duas acadêmicas da Unijuí sairão para intercâmbio na Universidade do Porto, em Portugal, neste segundo semestre: Larice Carolina Pereira, do curso de Direito, e Gabriela do Nascimento Vieira, de Engenharia Química.

As estudantes foram orientadas, durante o encontro, que também teve a leitura e assinatura do Termo de Compromisso de Estudos no Exterior. A professora Angélica Cristiane Moreira, interlocutora do convênio com a Universidade do Porto, também participou da reunião, compartilhando um pouco das suas experiências com a Instituição.

Para quem está prestes a realizar o intercâmbio acadêmico, é grande a expectativa. “Sem dúvidas, a possibilidade de realizar um intercâmbio é animadora. Estudar em uma das melhores e mais antigas universidades da Europa é um sonho, que se soma a poder conhecer outras culturas, lugares e pessoas. Acredito que terei uma evolução pessoal e intelectual imensa e a Unijuí será parte essencial desta conquista”, disse Larice Pereira.

Já Gabriela Vieira afirma que nunca havia pensado em estudar no exterior. “Sempre fui aquela menina que vivia no seu mundo. Quando me deparei com a oportunidade de voar para além dos meus horizontes, não tive dúvidas em embarcar nessa experiência. Procurar crescer e evoluir sempre me instigaram a querer ser mais. Tenho certeza que essa experiência irá agregar muito conhecimento e oportunidades incríveis. Ansiosa por iniciar essa etapa.”

Para informações sobre intercâmbios virtuais e de mobilidade, basta contatar o Escritório de Relações Internacionais pelo e-mail eri@unijui.edu.br ou pelo telefone 55 3332 0329.

Reunião com acadêmicas que farão o intercâmbio acadêmico em Portugal