A discussão sobre “A contribuição da Engenharia para as Cidades Sustentáveis e Inteligentes” abriu nesta segunda-feira, 16 de maio, as Semanas Acadêmicas dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Química, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia da Produção nos campi da Unijuí em Ijuí, Santa Rosa e Panambi. O evento de abertura foi transmitido e contou com a mediação de professores.
“Esse é um momento bastante importante para nós. Estamos reunidos de forma presencial e em um evento realizado fora de sala de aula, que nos permitirá apresentar, discutir, conversar sobre temas diferentes daqueles tratados nos conteúdos programáticos das disciplinas, mas não menos essenciais. As temáticas que serão trabalhadas ao longo da semana, nos diferentes cursos, vão enriquecer a formação de cada estudante e contribuirão para a atuação profissional”, destacou a professora Cristina Pozzobon, que mediou as discussões no campus Ijuí na noite de ontem, ao lado do professor Maurício de Campos.
A conferência de abertura ficou a cargo do professor doutor Ricardo Mendes Jr., que iniciou sua fala destacando que as cidades estão cada vez maiores, com desafios ainda mais complexos de serem resolvidos, tanto tecnicamente quanto politicamente. “Esses problemas estão causando perdas de funcionalidades básicas e já não podemos dizer que as cidades são nossas casas, em razão da bagunça que temos”, afirmou o palestrante, citando desafios em resíduos sólidos, escassez de água, poluição do ar, na área da saúde, no tráfego e na infraestrutura deteriorada das cidades, que somam-se aos problemas sociais. “A maioria dos problemas que temos são decorrentes da nossa própria inoperância ao longo de décadas. E as soluções dependem da colaboração de gestores, da comunidade, de empresas, de profissionais de diversas áreas”, disse.
Para conferir a programação das Semanas Acadêmicas, acesse:
Engenharia Mecânica e Engenharia da Produção