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Grupo de Pesquisa busca entender a realidade das organizações da região

Foto produzida pelo grupo antes da pandemia

O Grupo de Pesquisa Competitividade e Gestão Estratégica para o Desenvolvimento teve seu início em 2002, juntamente com a criação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional da Unijuí. O grupo reúne professores da Linha de Pesquisa em Gestão de Organizações e Dinâmicas de Mercado e conta, por semestre, com aproximadamente 40 estudantes, sendo 30 de Mestrado e Doutorado e 10 de graduação.

O grupo trabalha com duas linhas de pesquisa: o primeiro é Gestão Estratégica, que visa o desenvolvimento de temáticas como a acumulação de competências tecnológicas, agregação de valor, competitividade de cadeias produtivas, inovação e empreendedorismo; e Responsabilidade Socioambiental das Organizações e Capital Social, que envolve responsabilidade organizacional frente às dimensões econômica, social e ambiental, governança corporativa e territorial, gestão estratégica de custos.

Os estudantes, além do trabalho de investigação realizado junto com professores do Programa, também estabelecem relações com a rede de pesquisa, cujo grupo está vinculado às Relações Internacionais. “Trabalhamos o entendimento e a compreensão da realidade das organizações da região, e da própria região como um todo, de modo a analisar como acontecem os processos de desenvolvimento das organizações da região, no que tange à concepção e implementação das estratégias de mudança e adaptação ao contexto competitivo, bem como as estratégias de desenvolvimento local e regional que envolvem processos de reconhecimento, integração e aplicação do conhecimento para a geração de competências e capacidades de diferenciação competitiva”, explica o professor e coordenador do grupo, Jorge Oneide Sausen.

De acordo com o professor, à medida que os estudantes conhecem novos modelos, metodologias e abordagens teóricas de análise, eles acabam sendo preparados e qualificados para pesquisar e estudar as organizações de sua região, integrando “os processos de desenvolvimento nas organizações e na região, propondo estratégias que possam contribuir para o crescimento econômico e social da região, nos seus diferentes segmentos.”

Por Susan Pereira, acadêmica de Jornalismo da Unijuí


Graduação Mais fecha primeiro ano de oferta com resultados exitosos

A Graduação Mais fecha seu primeiro ano de implementação na Unijuí. Nascida da visão transformadora a partir das necessidades impostas pelo mercado, a Graduação Mais propõe inovações que estão se consolidando no cenário da educação superior, como os currículos por competências e módulos, projetos integradores e formação pessoal e profissional. 

Os estudantes passaram a ficar ainda mais próximos da realidade do mercado de trabalho, aprendendo e vivendo de forma dinâmica os desafios de suas profissões. Além disso, nos últimos dois semestres, começaram a trabalhar de forma ainda mais integrada com diversas áreas do conhecimento, complementando suas formações. “Isso nos permite ter uma formação de profissionais com competências imprescindíveis para o mercado de trabalho e pessoas ainda mais comprometidas para o desenvolvimento da sociedade em que vivemos”, frisa a vice-reitora de Graduação da Unijuí, professora Fabiana Fachinetto.

“Esse primeiro ano da Graduação Mais foi um ano extremamente exitoso, a partir da interação que nós passamos a ter com a Comunidade. Pensamos em um currículo organizado por módulos e competências, que significa colocar o estudante em contato com o universo de trabalho desde o início do curso”, afirma a vice-reitora. Para Fabiana, o grande diferencial desse processo formativo é o desenvolvimento de capacidades inovativas dentro dos contextos nos quais eles se inserem por meio da profissão escolhida, além do exercício de pensamento crítico e empreendedorismo, seja ele dentro de um ambiente já constituído ou por meio da criação de um novo espaço.

Dentre os principais destaques desse novo currículo, estão as disciplinas de Formação Pessoal e Profissional, em que foram ofertadas disciplinas voltadas ao desenvolvimento das competências pessoais dos estudantes, procurando prepará-los para além da formação técnica de suas profissões. Os Projetos Integradores, pensados para aproximar a academia da comunidade de maneira efetiva, também foram um diferencial e estiveram voltados para atender os desafios trazidos pela própria comunidade. Foram 230 Projetos Integradores ao longo de 2021, nos quatro campi da Unijuí. Além disso, foram 150 mentores, ou seja, profissionais com atuação no mercado de trabalho e que acompanharam os estudantes na produção das propostas, opinando sobre a viabilidade e aproximando-os ainda mais da realidade encontrada no mercado de trabalho.

“Nestes dois primeiros semestres de Graduação Mais, tivemos praticamente todos os nossos cursos de graduação presencial com a disciplina de PI, em que os estudantes puderam desenvolver propostas de solução para as demandas colocadas pela comunidade a partir do vínculo com a temática do módulo oferecido no semestre”, explicou. 

Fabiana destaca ainda que o networking proporcionado pela oferta, juntamente com as possibilidades da vivência prática profissional desde o início do curso é o que fazem da Graduação Mais uma implementação exitosa nesse processo de reinvenção. “Nós temos os projetos de extensão que já atuam junto à comunidade e promovem essa inserção dos estudantes. Mas, por meio da Graduação Mais, nós tivemos uma entrada e receptividade gigantesca, o que nos deixa extremamente felizes e entusiasmados para um 2022 ainda melhor e cheio de novas oportunidades na formação dos nossos estudantes”, finaliza.


Hospital Veterinário conta com conjunto de laboratórios para qualificar atendimento

Inaugurado há mais de oito anos, o Hospital Veterinário da Unijuí vem se tornando cada vez mais consolidado como um espaço de aprendizagem e de serviço à comunidade. Com uma estrutura moderna e tecnologia de ponta, o hospital oferece atendimento clínico e cirúrgico de alta qualidade para cães e gatos. Também é um espaço destinado às aulas práticas, atividades de pesquisa e extensão, além de ser mais um campo de estágio para os alunos de graduação.

Durante a pandemia de covid-19, o Hospital Veterinário manteve o atendimento seguindo os protocolos de segurança. Neste período de recesso do ano letivo, não será diferente. O horário de funcionamento será mantido de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e aos sábados das 8h às 16h. 

O Hospital realiza dois tipos de atendimentos. O atendimento convencional é realizado por ordem de chegada, realizado por veterinários técnicos do hospital juntamente com os médicos veterinários que estão em processo de aprimoramento. O outro formato de auxílio prestado pelo HV é o atendimento acadêmico, feito pelos médicos veterinários aprimorandos, que ocorre mediante agendamento. Os acadêmicos da Graduação estão inseridos através de estágios curriculares e voluntários, auxiliando os veterinários em todos os procedimentos realizados no hospital.

Para qualificar ainda mais o atendimento, o Hospital Veterinário conta com um conjunto de laboratórios de apoio ao diagnóstico:

- Laboratório de Análises Clínicas Veterinária e  Laboratório de Doenças Parasitárias: realiza exames em várias espécies (cães, gatos, bovinos, equinos, ovinos, animais de laboratório).

- Laboratório de Diagnóstico por Imagem: realiza exames de RX, Ultrassom e Eletrocardiograma em pequenos animais.

- Laboratório de Microbiologia Veterinária: realiza exames de análises microbiológicas do leite, cultura bacteriana e antibiograma, cultura fúngica e contagem de microrganismos viáveis.

- Laboratório de Histopatologia Veterinária: realiza necropsias e exames histopatológicos.

Para mais informações entre em contato com o Hospital Veterinário da Unijuí pelo telefone (55) 3332-0653 ou pelo e-mail hospitalveterinario@unijui.edu.br.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí


Unijuí oferece oportunidades de Bolsas Culturais aos estudantes

Cia Cadagy e Coral Unijuí valorizam a arte, a música e a cultura

Os grupos culturais, Cia Cadagy e Coral Unijuí, também se consolidam como oportunidades de bolsas remuneradas aos estudantes de graduação da Universidade. Com seleção e ingresso a partir de editais, lançados no início de cada ano, cada grupo oferece 20 bolsas de R$ 400,00. Os estudantes que desejarem, também podem participar como voluntários dos grupos.

As iniciativas colocam a Universidade ainda mais próxima da comunidade local e regional. Além das apresentações que são realizadas, voluntários da comunidade externa também podem participar das atividades. Hoje, tanto a Cia Cadagy como o Coral Unijuí contam com a participação de pessoas da comunidade, além de estudantes da Graduação, da Pós-Graduação e do Ensino Médio.

As Bolsas Culturais, além de uma oportunidade de renda aos acadêmicos da Unijuí, também atuam como diferencial na formação. Aprimoram algumas habilidades como autonomia, dicção, desinibição, comunicação verbal e corporal, essenciais para qualquer área de atuação profissional.

Para o ano de 2022,  a Cia Cadagy está em andamento com um projeto para captação de recursos, que permitirá a execução do espetáculo Fhantasie. Também está sendo planejada para o mês de março, uma apresentação aberta à comunidade, com espetáculo Fora do Ar. Já o Coral, irá abrir edital para seleção de regente.

Dúvidas sobre as apresentações da Cia Cadagy e Coral Unijuí? Entre em contato pelo e-mail: cultura@unijui.edu.br.

Conheça os grupos culturais

Cia Cadagy Unijuí: vinculado à Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (FIDENE). Promove e incentiva atividades culturais e artísticas na comunidade local e regional, por meio de espetáculos e apresentações que combinam um conjunto de diferentes linguagens: música, dança, acrobacias, artes cênicas, lutas, artes circenses e malabares.

Coral Unijuí: vinculado à Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí. Promove e incentiva a cultura por meio da música, a diferentes públicos. Atualmente, com o espetáculo “Na onda do Rock”, que percorre diversas fases do gênero musical a partir da década de 50, além  do espetáculo voltado a temática gaúcha, “Tertúlia Universitária” e o “Concertos de Natal”. 


Sebrae aponta incubada da Criatec como uma das 15 startups gaúchas para ficar de olho em 2022

Muitas empresas almejam estar na lista das 15 startups gaúchas que mais se destacaram durante o ano e que, devem ficar ainda mais fortes no próximo ano. A lista é divulgada sempre no mês de dezembro, pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A Agricon Business, empresa incubada pela Criatec da Unijuí, faz parte da lista de 2021.

A Agricon é uma plataforma Blockchain, ou seja, que permite rastrear alguns tipos de informações pela internet. Com isso, a startup conecta o produtor rural brasileiro a compradores globais, com rastreabilidade, certificação de qualidade, segregação e transparência nas comercializações de produtos agrícolas. No mercado desde 2019 e com o lançamento da plataforma em 2020, a idealizadora da Startup, Eduarda Olivia Schneider, explica que 2021 foi um ano de muita dedicação e resultados.

“Para o próximo ano nossos objetivos são mais altos. Queremos continuar melhorando a nossa tecnologia, estruturar a empresa, investir em marketing, nos aproximarmos ainda mais dos produtores rurais e concretizar mais comercializações. O objetivo é projetar a Agricon de modo mais consolidado, criar mais valor à marca e, consequentemente, traduzir nossa missão em realidade: somos um ecossistema sustentável de comercialização e rastreabilidade de produtos agrícolas, que conecta produtores rurais a compradores globais”, destaca a CEO.

Eduarda também afirma que, sem o apoio da Criatec Unijuí, a  Agricon Business não teria chegado a estes resultados. “Uma das melhores decisões foi quando incubamos a startup na Criatec. A incubadora tem uma estrutura completa para apoiar e capacitar as empresas, ajudando em todos os aspectos necessários para que uma grande ideia se torne realidade. Somos muito felizes em poder fazer parte da família Criatec e Unijuí. Sempre seremos gratos pela oportunidade”, acrescenta.

A Criatec está presente com espaços físicos na Unijuí campus Ijuí e no campus Santa Rosa, mas apoia, recebe e incentiva novas ideias e negócios inovadores de toda a região. Para a coordenadora da Incubadora, Maria Odete Palharini, cada conquista e avanço das empresas incubadas é um retorno positivo a tudo que é oferecido. “O sucesso das empresas é o sucesso da Incubadora, então, ter uma empresa com esse destaque e reconhecimento em nosso estado, é uma grande conquista para a Criatec também”, afirma.

Veja o conteúdo elaborado pelo Sebrae, neste link.


Projeto desenvolve aplicativo para proporcionar integração entre as escolas

Realizado pelos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Administração e Ciências Contábeis, o Projeto Rádio, Tecnologias e Empreendedorismo na Escola, promove, por meio da comunicação e do empreendedorismo, atividades educacionais com crianças e adolescentes de escolas públicas da região noroeste do Rio Grande do Sul. 

Em virtude da pandemia de covid-19, o projeto teve suas ações prejudicadas, já que sua principal característica é a realização de oficinas e atividades práticas, possibilitando ao público participante o contato com equipamentos de vídeo, de foto e de rádio, além de técnicas de edição de produções audiovisuais.

Mas apesar disto, o trabalho não foi interrompido. Foi necessário reinventar-se. As oficinas de rádio, finanças e empreendedorismo migraram, de forma reduzida, para o ambiente online, possibilitando o surgimento de uma nova ferramenta: o  Aplicativo Rádio na Escola. 

Conseguimos colocar no ar o App Rádio na Escola, para migrarmos do rádio tradicional para a rádio online, que proporcionará às escolas envolvimento multidisciplinar e a troca de conhecimento entre os próprios educandários, o que não acontecia anteriormente”, explicou a coordenadora do projeto Rádio, Tecnologias e Empreendedorismo na Escola, professora Roselaine Felipin. 

O aplicativo está sendo testado inicialmente na Escola Estadual de Ensino Médio Emil Glitz. Para o próximo ano, várias ações estão previstas. “Neste novo ano, pretendemos dar continuidade ao aplicativo integrando as escolas estaduais e municipais de Ijuí e região, além do retorno das oficinas de empreendedorismo e finanças pessoais”, finaliza. A partir de 2022, o projeto também passará por uma remodelação, passando a se chamar Comunicação, Tecnologia e Empreendedorismo na Escola, sob a coordenação  da professora Marisandra Casali.


NOTA OFICIAL FIDENE Nº 33 UNIJUÍ/RÁDIO UNIJUÍ FM/MUSEU/EFA

Em atenção às orientações e decretos dos Governos Federal, Estadual e dos municípios da região de abrangência da Fidene/Unijuí, estabelecendo medidas restritivas e a manutenção dos protocolos de segurança, as interações com o COE Municipal, o Comitê Institucional de Prevenção Interna informa que, mantém como protocolo obrigatório em todos os espaços institucionais as seguintes medidas: 

- Uso de máscara bem ajustada e cobrindo boca e nariz, nos locais fechados e naqueles em que houver um maior número de pessoas.  (Lei Federal Nº 14.019).

- Uso de álcool 70% para público e trabalhadores, para limpeza frequente das mãos.

- Manter o isolamento domiciliar de professores, técnicos-administrativos e estudantes com suspeita de Covid-19 até acesso à testagem adequada e, em caso de confirmação:  

- Os estudantes devem apresentar atestado ao CAE pelo e-mail: cae@unijui.edu.br. Atestados médicos de período igual ou maior a 8 dias justificam e abonam a falta. Atestados inferiores a este período não abonam a falta e devem ser alinhados diretamente com o professor. Durante este período, o estudante acompanhará as aulas de forma online.

- Professores e Técnicos-Administrativos devem fazer a  apresentação do atestado de afastamento para isolamento domiciliar.

- Apresentação do  passaporte vacinal para entrada nos espaços de eventos (tanto acadêmicos quanto culturais) previstos para os Auditórios e Salão de Atos da Universidade.

- O passaporte vacinal poderá ser obtido via carteira digital (App Conecte SUS) ou caderneta física, e deverá seguir o cronograma do quadro abaixo:

 

- Mantém vedado o consumo de chimarrão nos espaços de sala de aula e laboratórios, ainda que individualmente.

- Para os espaços de sala de aula, considerando que estamos em processo de conclusão de semestre letivo, permanece obrigatório o uso de máscara e ventilação. 

- As reuniões institucionais permanecem na forma online, porém, quando for necessária a presencialidade, dar preferência pelos ambientes com ventilação. 

- Para as formaturas, tanto dos cursos da Universidade quanto as externas, permanece obrigatória, além do uso da máscara, a apresentação do Comprovante de Vacinação. As Comissões de Formatura e/ou Direção das escolas serão comunicadas previamente de todos os protocolos de saúde que deverão ser cumpridos. 

- O Museu Antropológico Diretor Pestana, retorna com os atendimentos presenciais mediante agendamento. 

- Para a Programação de Natal da UNIJUÍ, em especial nos dias 05, 11, 15 e 19/12, temos a diretriz que segue: 

         - nos espaços externos o uso de máscara permanece obrigatório, exceto para fins de alimentação, dispensada a apresentação do comprovante vacinal;

          - nos espaços internos, o uso de máscara e a apresentação do comprovante vacinal são obrigatórios. 

Reiteramos que a Universidade está acompanhando o cenário externo em relação à flexibilização das orientações e demais diretrizes publicadas pelos Órgãos Reguladores externos, objetivando garantir a continuidade pedagógica e revisará as suas definições a qualquer tempo. 

 

Contamos com a colaboração da comunidade universitária para que de forma muito consciente e responsável  enfrentemos a situação de pandemia sem retrocessos. Por esta razão, reforçamos que cada um precisa fazer a sua parte para avançarmos positivamente para superar este momento.  

 

Todas as atualizações serão publicadas APENAS pelos canais oficiais da FIDENE/Universidade/EFA/Museu/Rádio Unijuí FM.


Comissão Própria de Avaliação da Unijuí divulga calendário de ações para 2022

Criada em 2004, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Unijuí é regulamentada pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), pelo Plano de Desenvolvimento Institucional 2020-2024 e pelo Projeto de Avaliação Institucional Unijuí 2021-2024. É a CPA a responsável por coordenar, estimular e sistematizar os processos avaliativos internos, evidenciando a articulação entre avaliação interna e externa (MEC/Capes); é quem vai identificar e apontar as questões apresentadas nas pesquisas para subsidiar os gestores no planejamento do curso e da Instituição. É um canal entre o MEC, a Universidade, os professores, os funcionários, os estudantes e a comunidade externa.

Dentre as atividades desenvolvidas pela CPA está a realização de pesquisa de opinião junto aos estudantes e professores, com destaque para: avaliação das disciplinas, avaliação da coordenação do curso e avaliação da infraestrutura. Já, junto aos professores, realiza pesquisa de autoavaliação docente. 

Recentemente os estudantes avaliaram as coordenações de curso, onde o índice de satisfação indicado pelos estudantes foi de mais de  70% com o trabalho dos coordenadores dos cursos de graduação neste 2º semestre de 2021. “Avaliar a coordenação do curso é imprescindível, por se tratar de quem está trabalhando justamente para o bom funcionamento do curso. É através de nossa avaliação que o coordenador tem um feedback sobre seus movimentos junto ao curso", reforçou a estudante Jordana Endl, do curso de Direito da UNIJUÍ.

Para 2022, o planejamento da Comissão Própria de Avaliação prevê a realização da autoavaliação docente entre os dias 14 a 28 de fevereiro. Já durante o primeiro semestre do ano será realizada a Pesquisa de Opinião com a comunidade externa; e, por fim, a Avaliação das Disciplinas, com os estudantes, acontece sempre pouco antes de finalizar o primeiro e o segundo semestres do ano.


Retomada: Estudantes acertam últimos detalhes antes de intercâmbio em Portugal

O Escritório de Relações Internacionais da Unijuí (ERI) realizou uma reunião, na última semana, com os acadêmicos Diogo Augusto Luft e Luis Felipe Chagas, com o objetivo de orientar e assinar o Termo de Compromisso de Estudos no Exterior. Os estudantes sairão em intercâmbio para Portugal, no Instituto Politécnico de Leiria e na Universidade do Porto, respectivamente, em fevereiro de 2022.

Além de assinar o termo de compromisso, esse momento de conversa serve também para que as famílias dos acadêmicos tenham suas dúvidas esclarecidas. O Escritório de Relações Internacionais (ERI) tem como principal característica prestar auxílios aos acadêmicos antes, durante e depois de seu intercâmbio. 

Diogo Augusto Luft é acadêmico do curso de Design e afirma que, em determinados momentos, não acreditou ser possível estudar fora do país. “Aos poucos começa a cair a ficha, afinal, algo que nunca pensei que iria acontecer está se tornando realidade. Acredito que além de ser uma chance de conhecer novas culturas, será um período de muito aprendizado e de muito conhecimento”, salientou. 

Luis Felipe Chagas cursa Engenharia Mecânica na Unijuí e para ele é um prazer e uma responsabilidade essa oportunidade. “O intercâmbio é a realização de um sonho e, também, uma responsabilidade muito grande por estar representando a Unijuí em outro continente. Estou ansioso por essa nova experiência e espero retribuir o que a universidade me proporcionou”, comentou.

O Escritório de Relações Internacionais está recebendo candidaturas de intercâmbio para o segundo semestre de 2022. Interessados podem entrar em contato pelo telefone 3332-0429 ou pelo e-mail eri@unijui.edu.br.


Nova estrutura garantiu qualificação do atendimento prestado pelo Unilab em 2021

Para o próximo ano, o objetivo do Laboratório de Análises Clínicas da Unijuí também irá ampliar sua atuação em 2022

O ano de 2021 continuou com muitos desafios relacionados à Covid-19 e o Laboratório de Análises Clínicas da Unijuí - Unilab, mais uma vez esteve na linha de frente. Foram mais de 40 mil testes para detecção do vírus SARS-CoV-2, entregues em no máximo, 24h. Esse foi um dos serviços mais procurados do ano no Laboratório. Agora, a testagem para Covid-19 está estável, mas, se necessário, o Unilab possui estrutura e equipe técnica para ampliar o número de testes.

O Laboratório conta com dois setores: Análises Clínicas e também Toxicológicas e Biologia Molecular, este último em expansão. Para 2022, serão implementados novos exames moleculares a partir das qualificações realizadas, além da ampliação para diagnóstico de doenças infectocontagiosas, de cunho bacteriano ou viral.

Atualmente o Unilab presta serviços internos à Unijuí e também externos, por meio da parceria com mais de 40 municípios da região, além de hospitais e empresas. Também são realizados atendimentos, exames e testes provenientes de pesquisas, como é o caso do estudo de Evolução da Prevalência de Infecção por Covid-19 no Rio Grande do Sul (Epicovid19-RS).

Outro diferencial de 2021, foi a ampliação da estrutura física e de equipamentos do Unilab. O valor investido em infraestrutura ultrapassou R$ 1 milhão e agrega ainda mais agilidade, confiança e qualidade nas análises. “Com a melhor estruturação do espaço, além da melhoria no atendimento, os estudantes da Unijuí também foram beneficiados, com melhores espaços para aprendizagem e atuação em estágios obrigatórios e remunerados”, destaca Matias Nunes Frizzo, coordenador técnico do Unilab.

“Foi um ano em que iniciamos as atividades nas nossas novas instalações, amplas e modernas. Conseguimos receber os estudantes, principalmente dos cursos de Biomedicina, Farmácia e Ciências Biológicas. Eles puderam acompanhar a rotina de um Laboratório de Análises  Clínicas, que além de prestar exames à comunidade, é um local de vivência, de experiência, de exercício e prática para a sua formação. É um espaço extremamente qualificado, um grande diferencial na formação de excelentes profissionais para nossa região”, afirma Matias.

O curso de Biomedicina foi o que mais esteve presente nas rotinas do Unilab, com a circulação diária de mais de 20 estudantes, acompanhando toda a realização de exames laboratoriais.


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