Na tarde do próximo domingo, 22, o Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) estará aberto. Em mais uma edição do “Domingo no Museu”, a instituição vai comemorar 61 anos de existência com as portas abertas à comunidade e entrada franca.
Comemorando seis décadas de participação no desenvolvimento da região e comunidade, o Museu presta homenagem em forma de convite para comunidade, oportunizando a visitação das seguintes mostras: Exposição de Longa Duração, que retrata a vida na região desde os povos originários aos imigrantes; Exposição temporária Território é Vida, que busca incentivar o debate sobre a atual situação dos povos indígenas no país; e a mais recente instalada no espaço Ijuí Hoje, a mostra coletiva “Arte & Poesia”, construída por artistas locais.
O Coral da Unijuí estará presente na programação deste domingo no Museu. Com mais de 26 anos de história, o Coral se confunde com a história cultural da região levando a alegria da música. O grupo é formado por alunos, professores, funcionários, ex-alunos da Instituição, além de membros da comunidade.
Semana dos Museus - O evento deste domingo integra a programação da Semana Nacional dos Museus, organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). A semana existe desde 1977, e teve seu pontapé este ano, na segunda-feira, dia 16, se estendendo até domingo. O tema abordado em 2022 é o poder dos museus. “O Poder dos Museus está presente em suas ações de pesquisa, preservação, conservação, educação, comunicação, ação cultural, gestão, inovação tecnológica, cumprimento de suas funções sociais e criação de repertórios para o futuro. Os museus são construtores do futuro e por isso são poderosos”, informou, em nota, o Ibram. Para a programação deste ano, há 877 museus participantes e 2.587 eventos cadastrados. Ao todo, estão inscritas 379 cidades de 26 estados.