Unijuí volta às aulas com uma série de ações previstas para o segundo semestre - Unijuí

Unijuí volta às aulas com uma série de ações previstas para o segundo semestre

Depois do retorno dos estudantes do curso de Medicina na última semana, a Unijuí recebe nesta segunda-feira, 1º de agosto, acadêmicos dos demais cursos de graduação presenciais nos quatro campi da Instituição - Ijuí, Santa Rosa, Três Passos e Panambi. O semestre contará com uma série de atividades e eventos, além de novidades às comunidades interna e externa.

“Sempre iniciamos o segundo semestre com bastante expectativa. Neste, iremos implementar o quarto módulo da Graduação Mais, que é o novo modelo de cursos de graduação da Unijuí. E para isso, durante todo o mês de julho os professores trabalharam no planejamento das atividades e participaram de formações realizadas pelo Núcleo de Inovação Pedagógica (NIP). Estamos avançando de maneira significativa neste modelo que traz muitas inovações”, destacou a vice-reitora de Graduação da Unijuí, professora Fabiana Fachinetto.

Um dos destaques da Graduação Mais são os Projetos Integradores, que aproximam os estudantes dos problemas de suas comunidades, desafiando-os a apresentarem soluções. Neste semestre que se inicia, os acadêmicos vão trabalhar em diferentes temas geradores, como Marketing e Relação com o Mercado; Atenção à Saúde; Gestão de Infraestrutura; Biodiversidade e Ambiente; Psicologia e Educação; Processo Saúde-Doença; Sistemas Hortícolas; Planejamento, Currículo e Metodologia; Comunicação, Assessoria e Marketing Digital e Direitos Humanos e Fundamentais no Mundo Globalizado.

O semestre também contará com vários eventos, a exemplo do Salão do Conhecimento, que terá espaço dedicado aos Projetos Integradores e também ao Seminário de Práticas Pedagógicas aos professores. A Unijuí participará ativamente da Expofest com uma programação intensa na Casa Unijuí, além de contar com uma participação especial dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária, que fazem parte da organização e viabilização das atividades dos Caminhos Rurais. A Universidade também estará presente na Feira da Indústria, Comércio e Agropecuária (Feicap) de Três Passos, ambas no mês de outubro.

“Estamos com grande procura para o Programa Personaliza, que permite que profissionais que já estão no mercado, ou mesmo estudantes do Ensino Médio, realizem disciplinas na Universidade, para se qualificar e adquirir competências. Além disso, estamos na expectativa pela aprovação das 30 novas vagas para o curso de Medicina”, afirmou a vice-reitora.

O Profissional do Futuro, evento que aproxima os estudantes do Ensino Médio da Universidade, foi realizado no primeiro semestre, mas terá ações intensificadas nos próximos meses. De acordo com a vice-reitora, neste segundo semestre os estudantes do Ensino Médio terão a oportunidade de participar do projeto Universitário por um Dia, onde terão a oportunidade de vivenciar um dia como estudante do curso que desejam. Além disso, outras novidades para esse público serão anunciadas ao longo do semestre.

Com um viés mais voltado ao mercado e aos egressos e estudantes de pós-graduação, em novembro acontecerá a retomada da Feira de Carreiras, com o objetivo de se tornar um espaço ímpar de networking entre profissionais e empresas. “Os estudantes de graduação também serão contemplados nesse momento, pois serão apresentadas oportunidades de estágios e vagas de treinee”, finaliza a vice-reitora.