Nesta sexta-feira, dia 19 de agosto, a Unijuí irá realizar a IV Feira Regional de Matemática em Ijuí. O evento visa a sistematização e divulgação de projetos envolvendo conceitos matemáticos em espaços educativos. Nesta edição, foram inscritos mais de 65 trabalhos, de seis municípios da Região: Ijuí, Panambi, Condor, Ajuricaba, Catuípe e Coronel Barros.
A programação terá início às 8h30, se estendendo até o meio dia. No turno da tarde, as atividades começarão às 13h30 e a partir das 15h30 será realizada a cerimônia de encerramento e entrega da premiação. Serão expostos trabalhos em seis categorias: Educação Especial, Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais, Ensino Fundamental Anos Finais, Ensino Médio e Professor.
A Feira acontecerá no Ginásio do Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA) e no Espaço + Inovação Unijuí, onde alguns projetos de extensão da Universidade também estarão com mostras de suas ações. A estrutura estará aberta para visitação da comunidade regional.
O coordenador do projeto Feiras de Matemática, professor Peterson Avi, destaca que a expectativa para o evento é a melhor possível. “Nós já estamos com um bom movimento dos nossos parceiros em relação a trazer os estudantes para visitação. A grande maioria do público será do próprio município de Ijuí, mas alguns municípios já estão se articulando, nos enviando informações dos ônibus que vão mandar para visitar a feira”, relata.
No mês de setembro será a vez do campus Santa Rosa da Unijuí sediar o evento. A II Feira Regional de Matemática em Santa Rosa acontecerá no dia 29 de setembro. A submissão de trabalhos pode ser realizada até o dia 19 de setembro, no site do evento.
Realização e apoio
Ambas as feiras são promovidas pela Unijuí, por meio do projeto de extensão Feiras de Matemática, e contam ainda com a organização das 36ª e 17ª Coordenadorias Regionais de Educação e das Secretarias Municipais de Educação de Ijuí e Santa Rosa, além da parceria da Sociedade Brasileira de Educação Matemática do Rio Grande do Sul. O projeto também tem apoio financeiro do CNPQ e do Ministério de Ciência e Tecnologia.