Unijuí qualifica profissionais na área de sementes - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Unijuí qualifica profissionais na área de sementes

A Unijuí promoveu mais uma edição do curso de Análise de Sementes. As aulas ocorreram entre os dias 28 de agosto a 1º de setembro, no campus Ijuí, em parceria com a Germinar Consultoria, com o objetivo de preparar os profissionais do agronegócio para a avaliação da qualidade de sementes. 

A qualificação contou com atividades teóricas e práticas que compreenderam todas as etapas da análise de sementes, das espécies de soja, feijão, trigo e aveia preta, e contou com a participação de profissionais do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. 

Além disso, a Unijuí sediou nos dias 30 e 31 de agosto o treinamento para operador em mesas densimétricas promovido pela Associação Sul-Brasileira para o Fomento de Pesquisa em Forrageiras (SulPasto). O curso voltado ao beneficiamento de sementes contou com a participação de trabalhadores de empresas da região Noroeste.

O engenheiro agrônomo Ilson Fernando Rychescki realizou o curso e destacou que para ele, foi um importante momento de aprendizado. “O curso foi excelente e bastante esclarecedor, principalmente sobre a mesa de gravidade, onde aprendemos a fazer um produto melhor e  a extrair dela toda a qualidade que o aparelho pode nos proporcionar. Esse conhecimento adquirido certamente vai impactar na qualidade como um todo na nossa região”, contou. 

Para a coordenadora do curso, professora doutora Gerusa Massuquini Conceição, a oferta de qualificações desde a parte de manejo de campo à pós-colheita e análise de sementes, fomenta o desenvolvimento do setor. “Estamos em uma região que é um polo sementeiro dentro do Estado, e a maioria das empresas relata a falta de profissionais qualificados para trabalhar dentro da área de tecnologia e produção de sementes. Neste sentido, desde 2018 a Unijuí realiza cursos de capacitação. Com esta sétima edição, do curso de Análise de Sementes, somamos cerca de 140  profissionais qualificados pela Universidade neste segmento, além dos profissionais qualificados no pós colheita”, frisou.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.