EaD Unijuí proporciona inclusão ao ensino superior por meio de parceria - Unijuí

EaD Unijuí proporciona inclusão ao ensino superior por meio de parceria

Recentemente, uma equipe do Setor de Educação a Distância e Tecnologias - SEaDT da Unijuí esteve visitando a Penitenciária Modulada do município. Isso porque a Universidade possui oferta de cursos de graduação a distância a cinco detentos, a partir do acordo de cooperação firmado entre a Fidene/Unijuí e o Estado do Rio Grande do Sul, através da Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo (SJSPS) e da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe).

De acordo com o supervisor do SEaDT, Marlon Régis Soares, que participou da visita com a tutora Giordessa Steinstrasser Kachuk, os cinco estudantes estão matriculados nos cursos de Gestão da Qualidade, Logística e Gestão de Micro e Pequenas Empresas. “Durante a visita, foi possível conhecermos o espaço de estudos dos estudantes, que se localiza dentro de um dos módulos da Penitenciária. Eles têm acesso a esse espaço três vezes por semana, durante duas horas em cada dia. O restante dos estudos é feito nas próprias celas, a partir dos materiais que são impressos”, explicou Marlon.

Segundo o supervisor, as maiores dificuldades dizem respeito às limitações de acesso à internet, existentes por questões de segurança da própria Penitenciária. “Enquanto os demais estudantes têm livre acesso ao Google, ao Youtube, dentre outras ferramentas, os alunos encarcerados têm acesso apenas aos ambientes da Universidade. Mesmo assim, os estudantes têm demonstrado grande interesse pelos cursos, têm avaliado muito positivamente a oportunidade, e têm procurado se dedicar ao máximo. Para além disso, há um orgulho muito grande em poderem encontrar essa oportunidade através de uma universidade muito bem conceituada”, completou.

Marlon também destaca a importância de os detentos terem a oportunidade de estudar e de se preparar para a reinserção na sociedade. E é aí que a Unijuí entra: fornecendo educação. E há vários estudos que apontam que trabalho e educação são fatores que aumentam os índices de ressocialização. Logo, o que estamos fazendo, para além dos benefícios que os próprios alunos terão, encontrando um lugar produtivo na sociedade, é contribuir para a redução da possibilidade de que essas mesmas pessoas recaiam no crime”, disse.

Para o supervisor, é muito gratificante ouvir os estudantes elaborando planos de vida, projetos de negócios, planejando a inserção no mercado de trabalho, tudo a partir dos conhecimentos que estão angariando na graduação. “No fim, todos ganham, inclusive a sociedade”, finalizou.