Nos dias 2 e 3 de dezembro, ocorreu, de forma online, o Seminário sobre Estudos Cooperativos, que marcou o encerramento da 11ª edição do MBA em Gestão de Cooperativas, ofertado no campus Santa Rosa da Unijuí. Na oportunidade, os pós-graduandos socializaram os resultados de seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) com colegas e professores. Ao longo de dois dias de evento, foram apresentados 26 artigos, provenientes de pesquisas realizadas pelos participantes em cooperativas da região.
O coordenador do MBA, professor Pedro Büttenbender, destacou a diversidade de temáticas abordadas nos trabalhos. “Tiveram pesquisas focadas em temas como gestão e governança de cooperativas, princípios e fundamentos da organização do cooperativismo, aporte do cooperativismo ao desenvolvimento da região e a participação crescente de jovens e mulheres nas cooperativas. Outras trabalharam com assuntos relacionados à inovação e as novas ofertas de articulação de cooperativas no contexto regional, estadual e nacional”, relata o docente.
Um dos trabalhos foi desenvolvido pela egressa da Unijuí, Arlete Perinazzo Kuhn, que, graças à pós-graduação, vivenciou uma mudança na cooperativa em que atua desde fevereiro de 2021, assumindo novas funções estratégicas dentro da mesma. “O curso representou para mim um divisor de águas. No decorrer dele aprendi, na prática, o que é cooperação e trabalhar junto em prol de um único objetivo. Por meio da pós-graduação passei de funcionária, colaboradora da Unitec, para associada e instrutora do Senar, então só tenho a agradecer”, afirma Arlete.
Segundo o professor Ariosto Sparemberger, ao trazerem situações reais de suas próprias cooperativas em suas pesquisas, os pós-graduandos tiveram a oportunidade de aprofundar o entendimento acerca dessas situações e da importância do cooperativismo para o desenvolvimento econômico, social e das pessoas que nele estão inseridas. “Os estudos significaram um avanço dentro do sistema cooperativista da nossa região, principalmente pelos resultados apresentados e pela forma qualificada com que os alunos desenvolveram seus trabalhos finais. Portanto, esse encerramento realmente é o coroamento do curso e do espaço que esses estudantes obtiveram por meio dele”, salienta.
O professor Pedro Büttenbender ressaltou ainda que, através do MBA em Gestão de Cooperativas e da intensa participação de mestrandos e doutorandos em Desenvolvimento Regional em pesquisas envolvendo o cooperativismo, a Unijuí vem consolidando e ampliando sua contribuição com o sistema cooperativo. “A oferta continuada do MBA em Gestão de Cooperativas qualifica e reforça o núcleo de pesquisas em cooperativismo dentro da Unijuí, bem como contribui para a capacitação de lideranças, dirigentes, gestores, associados e colaboradores de cooperativas, o que torna as cooperativas cada vez mais bem preparadas para enfrentar os desafios presentes e futuros do cooperativismo e da sua atuação na sociedade”, evidencia.
“Agradecemos ao Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS) e cooperativas, pelo apoio e cooperação na viabilização desta e demais ofertas”, completa o professor Pedro.
Já começou seu planejamento para 2023? Que tal se especializar, tornar-se referência na sua área e, ainda, conseguir ampliar o seu salário? Tudo isso é possível realizando uma pós-graduação na Unijuí.
Uma especialização lato sensu ou MBA, ofertada em diferentes áreas, não só oferece subsídios para que o profissional se atualize na sua profissão, dando enfoque a uma determinada área, como também torna-se um diferencial em meio a um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e mais exigente, que requer mão de obra qualificada.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Semesp, colaboradores que são pós-graduados chegam a receber até 150% a mais do que colegas que possuem apenas o diploma de graduação.
Além disso, especialistas têm destaque em processos seletivos e mais chances de conseguirem promoções em seu atual emprego. E se a ideia é investir em outra área, a especialização também oferece a formação necessária para que o profissional possa exercer a nova função.
É importante lembrar que, além do ganho financeiro e da possibilidade de buscar novos cargos ou funções, a pós-graduação torna o profissional um especialista - algo que significa muito no mercado de trabalho. Concluir um curso de pós-graduação demonstra que o profissional é interessado em se qualificar, que investiu na sua formação, e superou uma jornada desafiadora e intensa para conquistar conhecimento. Ser especialista em uma área coloca o profissional sempre à frente no ambiente profissional.
Se você tem interesse em se especializar, acesse unijui.edu.br/pos e confira os cursos ofertados pela Unijuí, de forma online ou presencial. Mais informações pelo telefone 55 3332-0553 ou pelo e-mail educacaocontinuada@unijui.edu.br.
Estão abertas as inscrições para o curso de Marketing Estratégico. Ofertado na modalidade Ensino a Distância (EaD), a qualificação profissional tem a duração de 40h e pode ser realizada de acordo com a disponibilidade do estudante, dentro do período de 60 dias, a partir da data de matrícula.
O curso tem como objetivo apresentar as principais decisões que envolvem o planejamento estratégico de marketing e os passos necessários para a sua elaboração. Serão abordados aspectos relacionados à análise de mercado e identificação de tendências, bem como diretrizes para a elaboração de metas e da formulação de estratégias e ações de marketing que permitam aumentar a competitividade das empresas e obter melhor proveito das oportunidades de mercado.
Podem participar profissionais que atuam ou desejam atuar em Marketing, empresários, profissionais liberais, executivos de organizações, gerentes, líderes de equipes e estudantes de Administração, Comunicação Social, Design, Ciências Contábeis, Economia, Tecnólogos e demais áreas afins. As inscrições podem ser realizadas até o dia 31 de dezembro, neste link.
Para mais informações sobre esta e outras Qualificações Profissionais, acesse unijui.edu.br/qualificacao-profissional ou entre em contato pelo telefone (55) 3332-0553 ou pelo e-mail educacaocontinuada@unijui.edu.br.
O Rizoma Temático desta quarta-feira, 14 de dezembro, convidou as protagonistas do Campus Fashion Cast para um bate-papo. O podcast sobre moda foi inaugurado ontem, terça-feira, trazendo muito conteúdo, informação e estilo, num total de 10 episódios, que serão lançados até setembro de 2023, quando acontecerá o evento presencial denominado Campus Fashion.
Para falar sobre “Consumo de Moda sob Medida: o novo podcast que estreia na Unijuí FM”, foram convidadas a jornalista, diretora da Unijuí FM e apresentadora do Campus Fashion Cast, Claudia Bohrer; a jornalista especialista em Marketing e consultora de Imagem e Estilo, Ana Louíse Diel; e a designer de moda e consultora de imagem e estilo, Constantine Fornasier.
Claudia Bohrer iniciou conceituando o que é o Campus Fashion, evento que ocorreu pela primeira vez em 2017. “Naquele momento, a gente já percebia que é um nicho legal de trabalhar e pouco explorado. A partir daí, fizemos um evento experimental chamado Campus Fashion Day, que foi um dia de moda aqui na Unijuí. Em 2018, a gente fez o Campus Fashion Days, aumentando os dias de programação e, em 2019, realizamos um grande evento regional de moda”, relatou.
Ana Louíse Diel havia participado das edições anteriores e agora é uma das integrantes do podcast. “Em 2017, eu trabalhava em uma revista de moda e tive muito contato com a área. Penso que a moda é uma ferramenta de transformação de autoestima e de autoconhecimento. O podcast também é uma ferramenta de transformação. Você está fazendo suas tarefas de casa ou trabalhando e você pode consumir esse conteúdo de qualidade que vem para agregar”, destacou.
Formada em Direito, Constantine Fornasier afirmou que fez o curso de Consultoria de Imagem pela sua paixão por moda. “Comecei a organizar minha vida para trabalhar com moda e o Campus Fashion Cast veio a agregar. A cada episódio a gente vai melhorar mais e torná-lo cada vez mais natural”, completou.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí
Na manhã desta terça-feira, 13 de dezembro, a reitoria da Unijuí e a coordenação do campus Três Passos reuniram-se com representantes do Poder Público Municipal, para tratar de questões relacionadas a Biblioteca Pública Municipal e também a solicitação de reversão do espaço atual do Polo Oleoquímico para o poder público municipal.
Participaram da reunião a presidente da Fidene e reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring; o Diretor Executivo da Fidene e vice-reitor de Administração da Universidade, professor Dieter Siedenberg; o coordenador do campus Três Passos, professor André de Castro e a supervisora do campus Sandra Ottonelli. Representando a Administração Municipal estiveram presentes o prefeito, Arlei Tomazoni; o vice-prefeito, Rodrigo Ipê; o secretário de Educação, Desporto e Cultura, Osvaldir Urnau; o secretário de Desenvolvimento e Inovação, Carton Cardoso; o secretário de Planejamento, Lucas Neckel; a coordenadora do Setor Cultural, Andrea Baraldi; e o procurador-geral do município, Carlaile Hörbe.
Um dos pontos altos do planejamento para o próximo ano está relacionado às melhorias envolvendo a Biblioteca Pública Municipal e a Biblioteca Mario Osorio Marques. Ficou definido que será apresentada, até o início de 2023, uma proposta conjunta pelas instituições, visando investimentos para a aquisição de novas bibliografias, equipamentos e adequações no espaço físico da atual biblioteca, especialmente referentes à acessibilidade do público externo. Além disso, a proposta irá contemplar a promoção de atividades culturais no espaço das bibliotecas de forma conjunta, prevendo diversas manifestações artísticas, como pintura em tela, teatro e dança, envolvendo o público das escolas públicas e a população que desejar participar. Na reunião também se debateu um acordo entre a Universidade e o Poder Público Municipal.
Para o prefeito do município, o diálogo foi positivo. “A Universidade se mostra mais uma vez parceira da nossa gestão. Quando pensamos no bem comum e na qualidade da oferta educacional ao munícipe, a Unijuí e Prefeitura não medem esforços para concretizar este sonho de novamente contarmos com uma biblioteca em Três Passos”, destacou.
Já a reitora da Unijuí se demonstra bastante otimista com as perspectivas de futuro. “Saímos dessa reunião bastante otimistas, com a possibilidade real de novas parcerias entre a Universidade e o Poder Público Municipal, que dado o contexto atual, trazem outras exigências de atuação. A reunião serviu para iniciarmos este processo, no qual as duas instituições possuem o mesmo objetivo: contribuir com o desenvolvimento da cidade de Três Passos”, finalizou.
No último sábado, 10 de dezembro, a equipe do projeto “Escolas Inteligentes: explorando possibilidades de inovação no processo pedagógico em contexto híbrido” reuniu-se com professores participantes no Centro de Eventos do campus da Unijuí, em Ijuí, para a socialização de objetos digitais de aprendizagem, desenvolvidos junto aos estudantes. Os professores participaram tanto de forma presencial quanto online, via Google Meet.
O projeto, coordenado pela professora do curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí, doutora Fabiana Diniz Kurtz, conta com a participação de docentes da Unijuí e da URI Santo Ângelo - professores Edson Padoin, Taíse Possani, Bárbara Gündel e Denilson Rodrigues, e tem o objetivo de constituir entendimentos em torno de parâmetros teóricos e metodológicos que orientem a prática imediata de professores de educação básica no que diz respeito à presença de tecnologias de informação e comunicação no processo educacional.
A ideia do projeto, que se configura como pesquisa-ação participativa, é interagir com professores vinculados às Coordenadorias Regionais de Educação participantes (36ª de Ijuí, 14ª de Santo Ângelo e 17ª de Santa Rosa), e também escolas particulares de diferentes regiões, no sentido de transcender o entendimento instrumental envolvendo meramente o uso de tecnologias na educação, com forte sustentação teórica para que o ensino com, sobre e através desses instrumentos, seja de fato significativo ao processo pedagógico.
Segundo a equipe, ao educador não cabe posicionar-se em extremos, no sentido de ame ou odeie as tecnologias, e sim concebê-las sob uma perspectiva qualitativa. Ou seja, o que muda e por que muda quando instrumentos culturais, criados pelos seres humanos, passam a ser incluídos no fluxo das ações humanas, alterando essas práticas sociais.
Os relatos dos professores foram emocionantes, de acordo com a professora Fabiana, evidenciando movimentos qualificados, interdisciplinares por natureza, situando o aluno como protagonista de seu processo educacional, no sentido de não conceber as tecnologias como salvadoras ou vilãs e, sim, como instrumentos que podem, sim, empoderá-los - professores e alunos - sob uma perspectiva crítica.
Temáticas exploradas ao longo dos encontros remotos vêm destacando esse aspecto, e foram materializadas nos relatos e produções dos professores envolvendo áreas de conhecimento distintas (língua e literatura, matemática, educação física, história, geografia, educação infantil e anos iniciais, ensino fundamental, médio e EJA) e temáticas como educação ambiental, estatística, pensamento computacional, computação desplugada, educação empreendedora, hibridismo, desenvolvimento de aplicativos e realidade aumentada, programação, aprendizagem criativa, multimodalidade, cyberbullying, dentre outros.
A avaliação feita conjuntamente pela equipe e professores participantes envolve o enorme engajamento dos educadores que se dedicaram aos encontros formativos mensais, destacando inúmeras experiências em que a interdisciplinaridade surge naturalmente como eixo articulador do processo pedagógico, intimamente articulado a competências e habilidades ressaltadas pela BNCC, tendo a tecnologia, por exemplo, na maioria dos casos, como meio e não fim em si mesma.
A aproximação universidade-escola se mostra fundamental em processos inovadores como os evidenciados pelos professores, da equipe interdisciplinar e interinstitucional, bem como o crucial investimento por parte da Fapergs/Sebrae pelo ProEdu - Programa de Apoio a Projetos de Pesquisa e Inovação da Área de Educação Básica.
Para conferir o projeto, acesse este link.
Uma série de ações marcou o ano do Projeto de Extensão Feiras de Matemática: tecnologias como instrumentos de mediação nos processos formativos em matemática, desenvolvido na Unijuí. Desencadeadas pelo projeto, as Feiras de Matemática configuram-se como um processo educativo científico-cultural, que aliam vivências e experiências, das quais podem participar, na condição de expositores, alunos matriculados na Educação Básica, Educação Superior e Educação Especial, além de professores e membros da comunidade.
Conforme destaca o coordenador do projeto, professor Peterson Cleyton Avi, as formações aos professores da Educação Básica estiveram entre as ações realizadas pelo projeto de extensão, que conta com contribuições dos cursos de Matemática e Pedagogia. Nestes encontros, foram trabalhados os projetos de pesquisa, como organizar relatos de experiências, avaliações e a organização de feiras de matemática; que contaram com mais de 70 educadores.
Neste ano, também foi realizada a IV Feira Regional de Matemática da Região de Ijuí, com mais de 70 trabalhos apresentados no dia 19 de agosto; a II Feira Regional de Matemática da Região de Santa Rosa, com 25 trabalhos inscritos no dia 29 de setembro; e a III Feira Estadual de Matemática do Rio Grande do Sul, que contou com 33 trabalhos inscritos no dia 29 de novembro.
“As Feiras de Matemática, sejam elas escolares, municipais, regionais, estaduais ou nacionais, são importantes espaços direcionados ao processo formativo de estudantes dos diferentes níveis de ensino, uma vez que incentivam, divulgam e socializam experiências, pesquisas e atividades matemáticas. Além disso, se constituem como experiência curricular ou extracurricular de relevância à medida que possibilitam a sistematização e implementação, por parte de estudantes e professores, de projetos de pesquisa que têm como foco a Matemática”, destacou o professor Peterson.
O coordenador completa que as Feiras de Matemática se constituem como uma atividade de extensão que articula o educativo, o acadêmico, o científico, o cultural e o comunitário, tendo como pano de fundo o caráter público e inclusivo, relacionando a pesquisa e o ensino, através de atividades com bolsistas, atividades práticas de ensino e de estágios. “Além disso, viabiliza e operacionaliza a relação transformadora e biunívoca entre as escolas das diferentes redes de ensino, dos diferentes níveis e modalidades. Também entre escolas e sociedade, oportuniza, dessa forma, a socialização do conhecimento matemático à comunidade, através de trocas de experiências e apresentação de trabalhos realizados pelos estudantes”, afirmou.
Em 2023, a ideia é seguir capacitando professores e estudantes para a elaboração e execução de projetos para as Feiras de Matemática, e para a produção de vídeos e apresentações de projeto de forma online. O projeto também busca instrumentalizar professores e acadêmicos para organização das Feiras de Matemática e avaliação de trabalhos, além de promover a divulgação dos conhecimentos matemáticos, socializando os resultados de pesquisas.
“Vamos seguir auxiliando na organização e gestão das Feiras de Matemática em âmbitos escolar, municipal, regional e estadual, e queremos revitalizar o espaço online de publicização das ações do projeto. Vamos dar continuidade, em 2023, à realização das Feiras Regionais de Matemática nas regiões de Ijuí e Santa Rosa e realizar a Feira Estadual de forma online”, finalizou.
O Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) preserva as edições de O Povo: jornal político, literário e ministerial da República Rio Grandense, produzido por Luigi Rossetti, um jornalista italiano, carbonário e participante da Guerra dos Farrapos. Rossetti recebeu o apoio e financiamento do líder farroupilha Domingos José de Almeida durante a produção, resultando em 160 edições publicadas entre 1838 e 1840, sempre aos sábados e quartas-feiras, com média de 9 edições mensais, impressas em Piratini e em Caçapava do Sul. No último ano de circulação do periódico, houve uma queda de publicações atingindo pouco mais de 3 edições ao mês e possivelmente, seu fim decorreu das dificuldades do conflito.
Conforme o título propriamente dito, considera-se um jornal político por divulgar os ideais republicanos e combater o regime imperial brasileiro, de modo a transmitir as convicções revolucionárias através das matérias. Portanto, percebe-se o esforço de propaganda e educação política. Também é literário pelas informações culturais e de interesse geral do cotidiano na província, tais como oferta de negócios e ocorrências policiais. Em sua dimensão ministerial, o conteúdo é direcionado aos atos administrativos do Governo Farrapo e acontecimentos da guerra. Assim, compreende-se um jornal de ideias e um testemunho sobre um dos mais marcantes eventos da história rio-grandense, por isso, uma valiosa fonte documental. Dada a importância histórica, em 1930, o Museu e Archivo Histórico do Rio Grande do Sul, reproduziu as edições no formato de publicação fac-símile.
No Madp, há dois exemplares do fac-símile que traz as 160 edições de O Povo, cuja digitalização está sendo realizada a partir do projeto “Difusão da memória social através da imprensa em Ijuí e Rio Grande do Sul: conservação do acervo de jornais e acesso eletrônico às publicações sobre a Revolução Farroupilha (1838-1840) e o cooperativismo regional (1973-1994)”. Este projeto recebe financiamento do Pró-Cultura RS – Governo do Estado do Rio Grande do Sul, aprovado no Concurso FAC Patrimônio, Edital SEDAC no 07/2021. A iniciativa de reproduzir o periódico para o meio digital oportuniza a preservação dos exemplares em papel e especialmente facilita o acesso ao seu conteúdo à comunidade interessada.
Texto por Amanda Keiko Higashi, arquivista e colaboradora do Museu Antropológico Diretor Pestana.
Informações históricas: colaboração do Prof. Jaeme Callai, professor de História Unijuí; texto do fac-símile O Povo: jornal político, literário e ministerial da República Rio Grandense. Série Documentos interessantes para o estudo da grande revolução de 1835-1845, v.1. Publicação do Terceiro Departamento (História Nacional) do Museu e Archivo Histórico do Rio Grande do Sul (Museu Júlio de Castilhos). Porto Alegre: Livraria do Globo, 1930.
Nesta segunda-feira, 12 de dezembro, o Escritório de Relações Internacionais (ERI) da Unijuí realizou uma reunião com os estudantes que sairão em intercâmbio no próximo semestre. O objetivo do encontro foi passar as orientações finais sobre o intercâmbio e realizar a assinatura do “Termo de Compromisso de Estudos no Exterior”.
Do encontro, participaram a reitora, professora Cátia Maria Nehring; a coordenadora de cooperações com universidades portuguesas, Angélica Moreira; a assessora de Relações Internacionais, Vanderléia de Andrade Haiski; e a assistente de relações internacionais, Monique Roloff; além dos acadêmicos e familiares.
“Em nome da Instituição, gostaríamos de desejar um ótimo intercâmbio a cada um de vocês. Apesar do friozinho na barriga, essa é uma experiência ímpar. Uma oportunidade única de ter novas experiências, conhecer novas pessoas, novos colegas e professores, e visitar diferentes países”, destacou a reitora, que aproveitou o momento para dar algumas dicas aos futuros intercambistas, como também fez a professora Angélica Moreira, que compartilhou a sua experiência de intercâmbio e reforçou que a oportunidade lhe abriu portas na carreira.
Para a Universidade do Porto, em Portugal, irão os estudantes Luiza Bammesberger (Biomedicina), Leandro Henrique Dolostovitsch (Farmácia), Leonardo Luan Moreira Serpa Sá (Engenharia Elétrica) e Rodrigo Oliveira Salvati (Engenharia Elétrica). Preparam-se para o intercâmbio no Instituto Politécnico de Leiria - IPL, em Portugal, Fernanda Taís Lohmann (Ciências Contábeis), Guilhiane de Abreu Squinzani (Ciências Contábeis) e Jean Victor Bruxel (Engenharia Elétrica). Renata Mantovani da Costa, do curso de Psicologia, vai para a Polônia, na Universidade Marie Curie-Sklodowska - UMCS; enquanto que Gabriel Bueno da Silva, do curso de Direito, irá para a Universidade Autônoma de Encarnación - UNAE, no Paraguai.
Cursando o 4º semestre, Renata Mantovani da Costa escolheu a Polônia por ser um país onde se fala o inglês. Ela quer praticar a língua e, nos cinco meses de intercâmbio, pretende se aperfeiçoar, conhecer novos países e pessoas. Ela embarca em fevereiro, assim como Leonardo Luan Moreira Serpa Sá, que está quase finalizando o curso de Engenharia Elétrica. Ele, por sua vez, escolheu a Universidade do Porto por ser uma das melhores instituições da Europa. O intercâmbio, para Leonardo, é o primeiro passo para construção de uma carreira fora do Brasil. “Sou bolsista de Iniciação Científica no Grupo de Automação e Controle (GAIC) da Unijuí e acredito que os ensinamentos que tive podem ser aplicados lá fora. A minha expectativa para o intercâmbio é boa. Quero conhecer novas culturas, pessoas, e estudar bastante para conseguir me destacar”, disse.
Após a assinatura do Termo de Compromisso, a professora assistente de inglês, Nicole Bedoya, dos Estados Unidos, compartilhou um pouco da sua experiência como intercambista em diversos países.
Um programa que pode ser ouvido a qualquer hora e em qualquer lugar. Este é o objetivo do Campus Fashion Cast, uma série de conteúdos sobre moda, em áudio e vídeo, que estreia nesta terça-feira, dia 13 de dezembro, nos canais oficiais da Rádio Unijuí FM no YouTube e Spotify.
O programa terá apresentação da jornalista e diretora da Unijuí FM, Cláudia Bohrer; da criadora de Conteúdo Digital e referência em moda e provador fashion, Day Fabrim; da jornalista, especialista em Marketing e consultora de Imagem e Estilo, Ana Louíse Diel; e da designer de Moda e consultora de Imagem e Estilo, Constantine Fornasier.
O Campus Fashion Cast terá um total de dez episódios, que serão lançados na segunda semana de cada mês, no YouTube e Spotify, até setembro de 2023, quando acontecerá o evento presencial do Campus Fashion, com palestras, workshops e desfiles (de 4 a 8 de setembro de 2023). “Descomplicando Moda e Estilo” foi o tema eleito para esta estreia do podcast, mas outros assuntos já estão em pauta, como o retorno de tendências, o guarda-roupa cápsula, a moda pós-pandemia e a imagem que nossas vestimentas passam.
A diretora da Rádio, Cláudia Bohrer, explica a tendência de conteúdos sob demanda, que também irá fortalecer a marca do Campus Fashion de uma forma virtual. “Esta reinvenção do rádio por meio de podcasts estabelece uma comunicação direta com o ouvinte, que consome informação e entretenimento a hora que ele quiser. Então, ele vai poder se atualizar sobre moda, estilo, tendências e os impactos destes temas do mundo fashion enquanto trabalha, caminha ou realiza outras atividades, não precisando estar sintonizado no rádio num determinado momento”, destaca.
O Campus Fashion Cast é uma realização da Rádio Unijuí FM e Unijuí, com apoio de Day Fabrim, Ana Louise Diel, Constantine Fornasier, Marcia Campos, Leviossa, Pano Leve, Pano Leve Store, Sapatinho de Luxo (por Genifer Santos), Gasteiz Vitoria e Zug Vídeos.
Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
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