Vencedores do concurso fotográfico “Um olhar sobre o campus Três Passos” são divulgados - Unijuí

Na tarde desta segunda-feira, dia 12 de dezembro, foram escolhidos e divulgados os vencedores do concurso fotográfico “Um olhar sobre o campus Três Passos”, promovido pela Unijuí, em alusão aos 30 anos da Universidade no município. Na categoria “Olhar Histórico”, a ganhadora foi a Adelaide Buchner, com a fotografia “Natal Encanto”. Já na categoria “Olhar Atual”, Vitória Zambonato ficou em primeiro lugar, com a imagem intitulada “Unijuí: acolhendo o conhecimento”. As vencedoras serão premiadas com um tablet e um celular, respectivamente.

O concurso teve como objetivo incentivar percepções e reflexões acerca da importância do campus da Unijuí para o município e comunidade trespassense, bem como retratar sua história por meio da fotografia. Na categoria “Olhar Histórico” foram aceitos registros feitos entre 1992 e 2010, visando um resgate do passado. Já na categoria “Olhar Atual” os participantes deveriam mostrar o local atualmente, podendo explorar a paisagem, cenário e situações da vida cotidiana nas quais estão presentes o campus Três Passos.

A banca avaliadora foi composta pelo coordenador do campus Três Passos, André Giovane de Castro; pela supervisora do campus, Sandra Rejane Ottonelli; pela coordenadora da Assessoria de Marketing da Fidene, Talita Mazzola; pelo jornalista do Jornal Atos e Fatos, Carlos Roberto Grün; e pela coordenadora do setor cultural do município de Três Passos, Andrea Baraldi. Os critérios de avaliação utilizados foram criatividade e originalidade, composição fotográfica, qualidade artística e sensibilidade estética para contar a história do campus Três Passos.

Vencedora na categoria Olhar Atual, a assistente do Núcleo de Práticas Jurídicas da Unijuí, Vitória Zambonato, relatou a ideia por trás da foto que lhe rendeu o prêmio. “Desde que o adesivo do guarda-chuva foi aplicado no Escritório Modelo eu achei ele muito bonito, porém, além da beleza visível, me pus a refletir sobre seu significado. Quando o concurso foi lançado, logo pensei neste espaço e em como eu poderia mostrar o que a Unijuí e ele significam. Como egressa da instituição, relembrei minha trajetória acadêmica, a qual quis representar pelos livros do curso de Direito e, com o título da foto, ‘Unijuí: acolhendo o conhecimento’, sintetizei o que a Universidade representa para mim: ela me acolheu como acadêmica, fornecendo o conhecimento que me fez bacharela em Direito, e também me acolheu como funcionária em meu primeiro emprego. Sou feliz por ter feito e ainda fazer parte de uma instituição tão acolhedora”, destacou Vitória.

Confira os demais vencedores, que farão parte de um catálogo específico e terão suas fotografias impressas e expostas na decoração do campus Três Passos:

Categoria Olhar Histórico

1º lugar: Adelaide Buchner, com a fotografia “Natal Encanto”

Categoria Olhar Atual

1º lugar: Vitória Zambonato, com a fotografia “Unijuí: Acolhendo o conhecimento”

2º lugar: Alana Marchioro, com a fotografia “Meu amado campus Três Passos”

3º lugar: Giulia Andolhe, com a fotografia “Vale a pena”

4º lugar: Marcela Pires, com a fotografia “Buscando seu lugar ao sol”

5º lugar: Camila Buchner, com a fotografia “Flora Urbana”