Último encontro do ano do Grupo de Estudos Direitos e Atualidades é realizado no campus Três Passos - Unijuí

Nesta quinta-feira, dia 8 de dezembro, ocorreu o encerramento das atividades do Grupo de Estudos Direitos e Atualidades, do campus Três Passos da Unijuí. O último de quatro encontros promovidos abordou duas temáticas: “Julgamentos midiáticos” e “Sistema carcerário brasileiro”, com mediação dos advogados Mateus Pediriva e Luiz Gustavo Lippi Sarmento.

As atividades do grupo iniciaram no dia 18 de agosto. O primeiro encontro consistiu em uma Aula Magna com o tema “Estado de Direito e Democracia: passado, presente e futuro”, tendo como base o artigo “Constituição, democracia e direitos humanos: uma análise da trajetória histórica do Estado de Direito”, de Gilmar Antonio Bedin, Aline Michele Pedron Leves e Rafael Zimmermann. Um dos autores do artigo, o professor Gilmar Bedin foi o conferencista da noite.

Já no segundo encontro, o assunto discutido foi Feminismo, com mediação da advogada Hellin Thaís Steffler, que utilizou como livro-base a obra de Cinzia Arruzza, Tithi Bhattacharya e Nancy Fraser: “Feminismo para os 99%: um manifesto”. No terceiro encontro, a advogada Yana Paula Both Voos mediou o debate sobre Fake News, que teve como base o livro “Pós-verdade: a nova guerra contra os fatos em tempos de fake news”, de Matthew D’Ancona.

Ao longo dos quatro encontros, o grupo de estudos contou com a participação de mais de 100 estudantes das escolas Águia de Haia e Érico Veríssimo. A atividade também era aberta, mediante inscrição, para pessoas da comunidade externa interessadas nas temáticas trabalhadas. O coordenador do campus Três Passos, professor André Giovane de Castro, destacou que, em 2023, o grupo retornará com uma nova formatação, que será divulgada no início do próximo semestre.

“O grupo de estudos se constituiu como um espaço para provocar discussões contemporâneas sobre o Direito, seja porque a Universidade é o grande local de produção e divulgação do conhecimento, seja porque entendemos a importância de desenvolver a análise crítica e propositiva sobre os problemas da nossa sociedade”, afirmou o coordenador.

Além disso, o grupo foi construído e executado por cinco egressos do curso de Direito da Unijuí, do campus Três Passos, que possuem vasta experiência em pesquisa e extensão. “Isso evidencia o potencial da nossa Universidade e a contribuição da formação em ensino superior para as trajetórias profissionais e pessoais”, ressaltou o professor André.