Localizado na Sede Acadêmica da Unijuí, o Espaço + Inovação Unijuí faz parte do projeto Cidades Inteligentes, que nasceu com o objetivo de unir ciência, criatividade e empreendedorismo visando estruturar cidades sustentáveis. Além de ser um ambiente de estudo, o Espaço + Inovação oferece à comunidade acadêmica e externa diversas interações com foco em inovação e tecnologia.
Ao todo são cinco ambientes: o Laboratório de Desenvolvimento de IoT, voltado à experimentação e desenvolvimento relacionadas com a interconexão digital de objetos; o Laboratório Smart Grid, um ambiente maker com acesso às tecnologias e ferramentas que potencializam o conhecimento acerca das redes elétricas inteligentes; o Espaço de Ideação, área lúdica para atividades em grupo ou individual destinada ao estímulo da criatividade e ao processo de inovação; o Espaço Coworking, para uso compartilhado de empresas e profissionais de diferentes áreas; e a Sala de Realidade Aumentada, dotada de elementos virtuais e reais para o desenvolvimento de novas aplicações e soluções.
A comunidade pode encontrar diversas atividades nestes ambientes, segundo o coordenador do Espaço + Inovação Unijuí, professor Peterson Cleyton Avi. “Oferecemos acesso a todas essas tecnologias e a toda nossa estrutura a qualquer momento nos turnos da manhã e da tarde. Também são realizadas oficinas por meio dos Projetos de Extensão ou até mesmo pelo próprio Espaço + Inovação”, destaca.
Dentre as oficinas oferecidas, uma delas é a Criando Meu Próprio Jogo, que visa despertar nos participantes o interesse pelas áreas da tecnologia. “Nós ensinamos os alunos da Educação Básica a desenvolverem um jogo virtual dentro de uma hora e meia. Eles fazem toda programação e saem com o jogo pronto, podendo compartilhar com os colegas e familiares e depois ir aperfeiçoando esse jogo em casa”, explica.
Segundo o professor Peterson é por meio da experiência nesse espaço que as pessoas vão compreender, cada vez mais, o uso das tecnologias. “Nosso objetivo é que as pessoas tenham uma experiência com a realidade virtual, porque talvez leve muito tempo para que a realidade virtual se torne acessível, por exemplo. Portanto, é no Espaço + Inovação que as pessoas podem ter essas vivências”, afirma.
Para acessar os serviços do Espaço + Inovação entre em contato pelo e-mail espacomaisinovacao@unijui.edu.br ou pelo telefone (55) 3332 - 0250 - Ramal 3420.
Com o objetivo de capacitar profissionais do agronegócio para atuação em Unidades de Beneficiamento de Sementes (UBS), a Unijuí está ofertando a Qualificação Profissional em Beneficiamento e Armazenamento de Sementes. O curso será realizado presencialmente, no campus Ijuí, nos dias 8, 9 e 10 de fevereiro, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. Interessados devem realizar a inscrição no site unijui.edu.br/educacao-continuada até o dia 29 de janeiro.
O curso, que tem duração total de 24h, é composto por aulas teóricas e práticas necessárias à compreensão de aspectos importantes relacionados à legislação e armazenamento de sementes, bem como à gestão das diferentes etapas do beneficiamento. A capacitação é voltada para responsáveis técnicos, operadores de UBS, professores, estudantes e demais interessados na área de sementes.
Ao longo da qualificação, serão trabalhados diversos conteúdos relacionados às sementes: fundamentos e importância da qualidade; análise e principais testes; legislação e normas para produção; princípios de secagem e armazenagem; beneficiamento; unidade de tratamento industrial; e dimensionamento da UBS. Para complementar o aprendizado dos participantes, também será realizada uma visita técnica a uma empresa de sementes.
O curso será ministrado pelos engenheiros agrônomos Gerusa Massuquini Conceição, professora do curso de Agronomia da Unijuí e doutora em Agronomia, e Evaldo Cervieri Filho, doutor em Ciência e Tecnologia de Sementes, com ênfase em Produção e Beneficiamento de Sementes.
Para realizar sua inscrição e obter mais informações sobre esta e outras Qualificações Profissionais da Unijuí, acesse o site unijui.edu.br/educacao-continuada ou entre em contato pelo telefone (55) 3332-0553 ou pelo e-mail educacaocontinuada@unijui.edu.br.
Uma grande Instituição se constrói superando as adversidades e os desafios. Foi assim que nos 65 anos de história a Fidene, com suas quatro mantidas - Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp), Escola de Educação Básica Francisco de Assis (EFA), Rádio Unijuí FM e Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí) alicerçou sua história. É por meio de pequenas conquistas diárias, aliando competência técnica, infraestrutura, tecnologia, qualidade de ensino, mas, sobretudo, pessoas, que a Fidene finaliza 2022 pensando num futuro em constante evolução.
E foi nesse contexto que a presidente da Fidene e reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring; o diretor-executivo da Fidene e vice-reitor de Administração da Unijuí, professor Dieter Siedenberg; a vice-reitora de Graduação da Unijuí, professora Fabiana Fachinetto; e o vice-reitor de Pós-Graduação Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González, participaram do Rizoma Temático e avaliaram o ano de 2022 e as perspectivas de 2023.
Para a presidente da Fidene, professora Cátia, 2022 foi um ano de materialização de projetos. “É difícil elencar uma única situação/projeto ou atividade dentre tudo que vivemos ao longo deste ano. Ele nos exigiu muito, muitas mudanças em todas as mantidas, e com certeza muitos novos desafios ainda virão. Mas eu destacaria assim: A EFA, aplicando a sua oferta a partir de mais cursos técnicos e também uma nova gestão assumindo o compromisso para os próximos três anos. Os cursos técnicos têm sido uma demanda recorrente da comunidade. O Museu, a partir da sua reinvenção, buscando manter as portas abertas na pandemia, assume o formato híbrido, como possibilidade de pesquisa e visitação aos nossos diferentes públicos. Como desafio: se envolver com o projeto de Capital Nacional da Etnias, como um elemento da história dos nossos antepassados. A Rádio como um canal que passa a ser também online e ocupar as plataformas digitais, sendo e mantendo-se uma rádio educativa. Esse é nosso grande diferencial em termos de programação e informação, e precisamos manter rigor quanto aquilo que efetivamente fazemos. E a Unijuí, onde tivemos excelentes avaliações externas, mantendo nossa referência como a melhor Universidade de nossa região e uma das melhores da América Latina. Entendo que o grande desafio para 2023 é a materialidade de parcerias com os diferentes setores que temos vínculos a partir das formações que realizamos. Se somos uma Universidade de excelência, reconhecida nacional e internacionalmente, como materializamos essas parcerias com diferentes organizações da nossa região, seja pelo ensino, pela pesquisa, pela extensão ou pela cultura? Destaco aqui a cultura, pois os nossos grupos culturais são, me permito dizer, uma preciosidade de nossa instituição”.
Sustentabilidade
Segundo o diretor-executivo da Fidene e vice-reitor de Administração da Unijuí, professor Dieter, esse é um ano intenso especialmente por ter sido um ano pós-pandemia. “Neste ano tínhamos como meta em nossa pasta duas questões: Uma delas era a questão da sustentabilidade econômica da instituição. A outra é a garantia da qualidade da oferta do nosso serviço, ou seja, da entrega na qualidade do ensino que a gente apresenta ao nosso estudante. Encontrar esse equilíbrio foi, sem dúvida nenhuma, muito difícil neste ano, em função de que o número de estudantes tem diminuído constantemente em todas as instituições de ensino superior, até porque os jovens estão fazendo uma leitura diferente de como ele busca a sua qualificação e inserção no mercado e precisamos entender isso e fazer uma leitura muito clara de como a Universidade se insere dentro disso, muito embora isso seja uma perspectiva”, destaca.
Um dos grandes desafios em 2022, conforme destacou o professor, foi o financiamento dos estudantes pelo crédito universitário próprio. "Em um levantamento realizado em novembro desse ano, comprovamos que a Unijuí tem as mensalidades mais baratas em um comparativo de 20 cursos entre as Universidades da região. Mesmo assim as pessoas estão com dificuldade de pagar a mensalidade e essa é a realidade de boa parte dos jovens em idade universitária, o que explica muitos deles estarem fora das universidades. Por isso, nós temos financiado o estudo desses jovens com crédito próprio, por meio do CredUnijuí, para todos os ingressantes. Outra questão que precisa ser destacada é o volume de investimentos que a instituição realiza, que neste ano foi de cerca de R$ 7 milhões. Boa parte desses recursos investidos vem por meio de recursos externos, através dos editais de projetos aos quais a Universidade concorre e outra parte é proveniente de recursos internos. Além disso, é importante salientar ainda a contrapartida que a Universidade precisa dar ao município pela oferta do curso de Medicina. Somente neste ano, foi repassado ao município um montante superior a R$ 500 mil em equipamentos para as Estratégias de Saúde da Família. Isso faz parte da contrapartida que a Universidade dá ao município, à população, que além desses equipamentos, também receberá o atendimento dos médicos formados pela nossa instituição, qualificando para além de novos profissionais, o próprio sistema de saúde".
Graduação
Para a vice-reitora de Graduação da Unijuí, professora Fabiana Fachinetto, 2022 é um marco da retomada ao presencial, também pela realização de grandes eventos de relacionamento com o público-alvo, como o Profissional do Futuro. “Tivemos praticamente 6 mil alunos do Ensino Médio nos nossos campi de Ijuí e Santa Rosa. Aqui no campus de Ijuí, recebemos praticamente 400 professores da educação básica. Foi muito bonito ver essa retomada, pois assim como nós ficamos distantes, apesar de online, os alunos do Ensino Médio estavam em um distanciamento muito maior porque muitos nem online estavam. Então foi muito marcante esse evento de início de ano de 2022, porque os próprios professores expressaram o quanto foi bom a Unijuí ter proporcionado esse acolhimento e a discussão de assuntos tão importantes”, destacou.
Além disso, a vice-reitora falou sobre a efetivação prática da Graduação Mais. “Uma das grandes propostas da Graduação Mais é termos um relacionamento maior com a comunidade e, neste ano, a gente atendeu aproximadamente 200 demandas. Nós conseguimos fazer com que esses profissionais, egressos, instituições e empresas viessem até a Universidade conversar com nossos estudantes. Além disso, os nossos estudantes também se deslocaram, foram conhecer a realidade do mercado de trabalho e a partir desses quase 200 desafios, nós desenvolvemos quase 400 resultados de projetos integradores. Então é um trabalho bonito e significativo que foi feito e que agora teremos muito a avançar, mas que foram passos importantes que conseguimos dar em 2022”.
Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão
Para o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando Jaime González, a intensidade caracteriza a Universidade como um todo. “Eu sempre destaco a diversidade da Universidade. Aqui é sempre possível observar mil coisas acontecendo simultaneamente. Por isso, sem dúvida, esse foi um ano de muita produção, de desenvolvimento de projetos novos, de colocá-los em prática. Momento de alcançar metas e, aqui, podemos ressaltar os excelentes resultados alcançados pelos nossos Programas Stricto Sensu na Avaliação da Capes, com ótimas notas. Nessa linha, creio que é importante ressaltarmos que em 2022 tivemos 13 cursos de pós-graduação lato sensu e mais de 100 cursos de qualificação profissional, isso significa um movimento muito grande de alunos, da população da região, que vem para a Universidade, que tem um contato com o conhecimento, que estabelecem parcerias”.
Para o vice-reitor há inúmeros destaques a serem feitos neste 2022, no entanto, dois merecem atenção especial pelo período pós-pandêmico. "Um deles é a internacionalização, onde assinamos um conjunto de convênios internacionais com universidades latino-americanas e europeias. Temos, hoje, mais de 200 estudantes e egressos de Enfermagem da Unijuí participando de um curso de língua alemã que abre as portas para eles irem trabalhar na Alemanha com o Grupo Hélios, sendo uma oportunidade fantástica para estes estudantes. Além disso, está em nosso projeto a retomada dos intercâmbios: foram 25 estudantes que em 2022 tiveram uma experiência internacional e estão sendo preparados mais 15 acadêmicos para realizarem esta experiência no 1º/2023. Também é fundamental destacar que neste ano recebemos mais de 20 estudantes estrangeiros, ou seja, foram pessoas que confiaram em nossa Universidade para virem estudar. Outro aspecto importante é o reconhecimento nacional de Cerne 3 da Criatec e a inauguração oficial do Espaço + Inovação como espaço de uso democrático pela comunidade de Ijuí e região para o acesso à tecnologia".
Ocorreu nesta quinta-feira, dia 22 de dezembro, a quarta entrega de 2022, relativa à contrapartida à implantação do curso de Medicina ao município de Ijuí, para a qualificação da rede pública de saúde. Foram entregues 18 poltronas, 67 réguas pediátricas, 17 suportes para soro e 100 lixeiras, no valor de R$ 47.628,00.
Os equipamentos referem-se ao Ano 4 do Plano de Contrapartida à Estrutura de Serviços, Ações e Programas de Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS). A previsão para este ano é de que o investimento total seja de R$ 536 mil.
Destinada a profissionais que atuam nas áreas de Hematologia e Hemoterapia Laboratorial, a Unijuí oferta a qualificação profissional em Hematologia Prática: Hemoclass 2. As inscrições estão abertas até o dia 17 de março, podendo ser realizadas em unijui.edu.br/educacaocontinuada.
O curso desenvolve nos participantes a competência técnico-profissional, possibilitando a identificação e o diagnóstico dos diversos tipos de patologias hematológicas, bem como sua atuação em hemocentros e bancos de sangue.
Entre os objetivos do curso estão a análise das principais alterações fisiopatológicas relacionadas às doenças hematológicas como anemias, leucemias, distúrbios da coagulação e processos associados à imunohematologia; a discussão de novos métodos de diagnóstico laboratorial, a correlação clínica e a interpretação dos resultados das principais patologias hematológicas; e a capacitação para a análise crítica de resultados, controle de qualidade, gestão da qualidade e acreditação laboratorial em hematologia e hemoterapia.
Destinado a estudantes e egressos dos cursos de Biomedicina, Farmácia, Biologia, Medicina e demais profissionais da área da saúde, o curso será ofertado na modalidade presencial, no campus Ijuí, em conjunto com as aulas do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Hematologia Laboratorial, nos dias 17 e 18 de março.
Informações complementares podem ser obtidas pelo telefone (55) 3332-0553 ou pelo e-mail educacaocontinuada@unijui.edu.br.
Na tarde desta terça-feira, 20 de dezembro, foi realizado um workshop no campus da Unijuí em Santa Rosa para apresentação do projeto que teve início em janeiro deste ano: “Smart LiveLab: Espaço Colaborativo de Inovação Tecnológica para fomentar o desenvolvimento econômico-social da Macrorregião Noroeste e Missões". A iniciativa foi uma das quatro selecionadas no edital da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (SICT/RS).
“O objetivo do workshop foi apresentar à comunidade as potencialidades dos Living Labs, ou laboratórios vivos, que foram implementados no campus Santa Rosa e que podem agregar no fazer de várias empresas e profissionais. O principal objetivo deste projeto é fomentar o desenvolvimento tecnológico para soluções inteligentes, com foco nas cidades inteligentes”, explicou o coordenador do projeto e também do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Modelagem Matemática e Computacional, professor Sandro Sawicki.
O projeto recebeu da Secretaria Estadual o total de R$ 1.057.004,48 (capital e custeio) para implantação de um laboratório colaborativo para o acesso qualificado de toda a macrorregião. O edital exigia uma contrapartida de 25% do valor solicitado, que foi dividido entre a proponente - Unijuí/Fidene (R$ 205.353,66) - e empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação parceiras: Nuvoni Softwares, incorporada pela GH, e I-Convergence Soluções Computacionais (R$ 59.210,08). O total do investimento é de R$ 1.321.568,22.
O Smart LiveLab é focado na criação, prototipagem e testes de soluções no contexto da Internet das Coisas (IoT) e Cidades Inteligentes, concentrando atividades nas áreas que se destacam na Macrorregião Noroeste/Missões: agronegócio, eletrometalmecânica, geração de energia e atenção integral à saúde.
O laboratório conta com quatro espaços físicos: Front LiveLab, para recepção de parceiros e usuários; Idea LiveLab, para estimular a criatividade e a inovação, com um conjunto de tecnologias que contemplam ferramentas criativas, equipamentos de informática e softwares; Make LiveLab, para o processo de prototipação, produção de pilotos e testes de componentes; e Storage LiveLab, um conjunto de servidores de alto desempenho e de alta capacidade, que permite o armazenamento e recuperação dos dados coletados pelos sensores. O outro ambiente é a própria cidade de Santa Rosa, tratada como City LiveLab, com cobertura de 22 antenas para capturar os dados enviados pelos diversos tipos de sensores espalhados nas zonas urbana e rural.
Conforme destacou o professor, embora as metas do projeto devam ser cumpridas até o final de 2023, perante a Secretaria Estadual, a iniciativa terá sequência. “Qualquer empresa, de tecnologia ou não, que tenha uma ideia e queira implementá-la nesses laboratórios, pode entrar em contato conosco. Nós podemos realizar uma parceria, desde que a iniciativa esteja dentro do escopo do projeto e voltada à ideação e prototipação de soluções inteligentes”, reforçou Sawicki.
Vice-diretora Eduarda Burckardt Lorenzoni; presidente da Fidene, professora Cátia Maria Nehring; e diretora Maristela Heck
Na manhã desta quarta-feira, 21 de dezembro, aconteceu a posse da nova diretoria do Centro de Educação Básica Francisco de Assis - EFA. A solenidade, realizada no auditório da Sede Acadêmica, marcou o fim da gestão da professora Maria do Carmo Pilissão, diretora por seis anos, e o início do trabalho da professora Maristela Heck, que assume a diretoria ao lado da professora Eduarda Burckardt Lorenzoni, eleita vice-diretora, durante o período de 2023 e 2025.
A cerimônia contou com a presença da presidente da Fidene e reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring; com a representante da 36ª Coordenadoria Regional de Educação, Maristela Righi Lang; e com a assessora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Camila Martins. Também participaram da solenidade professores e técnicos-administrativos e de apoio da Fidene, mantenedora da Unijuí, EFA e Unijuí FM.
Em seu discurso, a ex-diretora da EFA, professora Maria do Carmo Pilissão, resgatou momentos vividos nas duas gestões em que esteve à frente da EFA. “A EFA não nasceu para ser só uma escola. Nasceu para ter um projeto de educação singular de educação emancipatória e humanista, que tem suas bases pedagógicas centradas na investigação, na seriedade do ensino participativo e na coerência com os tempos contemporâneos. Foram 2.190 dias vividos aqui e, se eu pudesse voltar atrás, viveria esse período novamente. Foram dias inesquecíveis, que me trouxeram vasta aprendizagem, desafios e, principalmente, conquistas”, destacou.
A diretora eleita, Maristela Heck, afirmou que a parceria, o cuidado e o apoio de toda a equipe da EFA serão fundamentais para que seja possível dar continuidade ao projeto da EFA. “Uma escola que tem sua missão humanizadora pautada num ensino que potencializa a investigação, o protagonismo, a criatividade e a inovação com vistas às aprendizagens contextualizadas e significativas. Que possamos persistir no desenvolvimento social e intelectual de nossos alunos, enfatizando o saber científico e suas múltiplas possibilidades. Juntos, vamos trabalhar para a formação de sujeitos criativos, empáticos, éticos, solidários e autônomos”, afirmou.
Presidente da Fidene e reitora da Unijuí, a professora Cátia Maria Nehring comentou o quão difícil foi a última gestão da professora Maria do Carmo Pilissão, que teve que administrar, junto com sua equipe, os desafios impostos pela pandemia de covid-19. “Hoje, olhando para trás, percebo que vocês cumpriram com tudo que prometeram. Maria do Carmo uniu a responsabilidade de ser diretora, preocupada com a aprendizagem e com o lado humano dos alunos, e garantiu a sustentabilidade da EFA. Fechamos este ano com grande orgulho da sua gestão”, destacou.
Um novo ciclo se inicia, conforme afirmou a presidente da Fidene, e a nova diretoria tem a missão de dar sequência à história da EFA - uma escola que prepara seus alunos para a vida e para os seus desafios. “A nova gestão assume também o desafio de, em 2023, implantar e fomentar os cursos técnicos”, finalizou a professora Cátia Maria Nehring.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou nesta semana o resultado da Avaliação Quadrienal 2017-2020 dos programas de pós-graduação stricto sensu em funcionamento no Sistema Nacional de Pós-Graduação. Essa divulgação ocorre após a nova análise por comissões de área, com renovação de pelo menos 50% dos seus integrantes, e de posterior discussão na 218ª Reunião do CTC-ES, que ocorreu nos dias 5 a 8 de dezembro de 2022.
Nos dados divulgados pelo relatório, a Unijuí conseguiu elevar o conceito do Programa em Desenvolvimento Regional de 4 para 5, e Programa em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS), que passou de 3 para 4. Esse resultado permite que a Universidade busque a implementação também do curso de Doutorado dentro do PPGAIS.
Os Programas em Educação nas Ciências, Modelagem Matemática e Computacional, e Direito mantiveram a nota da avaliação anterior: os conceitos obtidos foram 5, 4 e 4, respectivamente. Já o Programa em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, avaliado há menos de dois anos, alcançou a nota 3, assim como o Proef, programa de mestrado profissional em Educação Física realizado em rede nacional.
“Estamos muito satisfeitos com os resultados da avaliação dos nossos programas, que são o reflexo do trabalho dos professores, a dedicação dos estudantes e da política adotada pela instituição nos últimos anos, centrada em oferecer cursos de excelência, com pesquisas que geram impacto sobre o desenvolvimento da nossa região”, destacou o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando Jaime González. “Agora nossa expectativa é continuar trabalhando para que em 2025 todos os nossos programas alcancem resultados ainda melhores”, finaliza.
Um dos principais diferenciais da Unijuí frente à outras instituições de ensino é a possibilidade de proporcionar o ensino, a pesquisa e a extensão dentro de um único e qualificado espaço. Não é surpresa que uma Universidade com 65 anos de história esteja focada no desenvolvimento e na inovação, fomentada por meio do ensino de qualidade e a experiência em laboratórios altamente tecnológicos.
Mas não é apenas nas simulações práticas que uma universidade se consolida. É no contato com a comunidade e no foco à formação humanista, onde temos o bem-estar das pessoas como objetivo central. Na área da saúde, em especial, isso não seria diferente.
A Unijuí conta com três complexos voltados à formação dos profissionais da saúde e é no complexo 3 onde eles desenvolvem o atendimento direto à comunidade. Neste complexo, acessado pela rua lateral do Centro de Eventos da Unijuí, estão localizados o Centro Especializado em Reabilitação Física, Intelectual e Visual (Unir/CER III), a Clínica de Fisioterapia, o Consultório de Nutrição, o Consultório de Enfermagem, o Ginásio Terapêutico, a Sala de Atendimento Infantil e o Ginásio de Atendimento Cardiorrespiratório.
Os espaços são altamente equipados, proporcionando uma experiência qualificada para os estudantes que prestam o atendimento, mas também para os pacientes que o recebem. O espaço passou por uma reforma em 2022, aprimorando a sua infraestrutura com a construção de novos espaços promovendo a possibilidade de atender novas complexidades.
A Clínica de Fisioterapia, o Consultório de Nutrição, o Consultório de Enfermagem, o Ginásio Terapêutico, a Sala de Atendimento Infantil e o Ginásio de Atendimento Cardiorrespiratório são espaços que compõem o Complexo 3 e em que o atendimento é feito por acadêmicos, sem com a orientação dos professores.
Já no Centro Especializado em Reabilitação Física, Intelectual e Visual (Unir/CER III), além dos estudantes, há profissionais formados nas diferentes complexidades que contemplam os serviços, permitindo também a troca de experiências. O CER III possui atendimentos nas áreas de fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicologia, neuropsicologia, neuropsicopedagogia, nutrição, enfermagem, psicomotricidade e consultas médicas.
Se você deseja fazer parte de uma formação imersiva que te coloca em contato com o desenvolvimento da pesquisa e a prática profissional, com uma infraestrutura de ponta, a Unijuí é o melhor curso para sua formação. As inscrições para o Vestibular Contínuo estão abertas e podem ser feitas no site www.unijui.edu.br/vestibular.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí
Mais uma ação Dia do Bem foi realizada pela Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica - Criatec da Unijuí, marcando o Natal dos filhos dos colaboradores da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Ijuí (Acata) e da Associação de Reciclagem da Linha 6 (ARL6). A iniciativa, que busca parceiros e organiza atividades, neste ano contou com o apoio das empresas Novatech Agro, Cresol e do Rotary Clube Tradição
As crianças participantes foram agraciadas com brinquedos, doces, hambúrgueres e refrigerantes, receberam a visita do Papai Noel e puderam brincar na cama elástica, além de participar de diversas brincadeiras, como ovo na colher, pular no saco, boliche e estoura balão. O objetivo da ação foi proporcionar aos pequenos alegria e diversão, através de um momento descontraído e diferente.
“Acompanho as crianças há muitos anos. Hoje, os bebês já cresceram e são eles que desfrutam das ações que organizamos. Olhar para trás e ver a evolução e o desenvolvimento dessas crianças é muito gratificante. Elas eram muito tímidas e agora fazem a diversão acontecer junto conosco”, destacou a analista de negócios da Criatec, responsável pela organização da atividade, Elizandra Pinheiro da Silva.
"Saber que nossa ação impacta na vida deles, não somente em momentos pontuais, mas durante todo o ano, é um fator de motivação. As crianças precisam se esforçar durante o ano, ter boas notas na escola e colaborar em casa para poder vivenciar momentos como esse, que geram boas memórias. Para nós, é uma alegria poder ajudar. Isso realmente nos move”, disse. Auxiliaram nas atividades as equipes da Criatec e da Novatech Agro.
Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
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