Unijuí estreita relações com representantes da Letônia - Unijuí

Unijuí estreita relações com representantes da Letônia

Na última sexta-feira, dia 5 de fevereiro, a Unijuí e o município de Ijuí estreitaram laços com a cidade de Liepaja, na Letônia, em uma reunião histórica que aconteceu de forma online.

A Unijuí foi representada pela reitora, professora Cátia Maria Nehring; pelo vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando Jaime González; pela coordenadora da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec), Maria Odete Palharini; e pela assessora de Relações Internacionais, Vanderléia de Andrade Haiski. O prefeito de Ijuí, Andrei Cossetin, e uma representante do prefeito de Liepaja, Janis Vilnit, também participaram do encontro, que contou com a participação de representantes da Universidade da Letônia, do Parlamento Europeu e dos Centros Culturais Letos de ambos os países.

Durante o encontro, as universidades e incubadoras de empresas foram apresentadas e destacaram as suas potencialidades e interesses de cooperação. A Unijuí já participa de uma ação de cooperação com a Universidade de Liepaja, por meio do Projeto Europeu Erasmus, o qual foi encaminhado para a União Europeia e prevê a mobilidade de estudantes e professores de ambos os países.

A reunião, organizada pelo representante da Letônia, Aigars Strauss, aconteceu em letão e português, com tradução Hans Berzins.

Mesmo em tempos de pandemia, a Unijuí vem fortalecendo as relações com universidades e instituições estrangeiras de diversos países, além de manter a cooperação científica e o desenvolvimento de diferentes atividades acadêmicas, especialmente de forma virtual. Para mais informações sobre as cooperações internacionais e oportunidades, basta contatar o Escritório de Relações Internacionais da Unijuí - ERI pelo e-mail eri@unijui.edu.br ou telefone 55 3332 0329.