Volta às Aulas: Unijuí recepciona e prepara professores e técnicos administrativos e de apoio - Unijuí

Durante esta semana, a Unijuí preparou diversos encontros para receber, de uma forma especial, os professores e técnicos administrativos e de apoio que atuam nos quatro campi da Instituição: Ijuí, Santa Rosa, Três Passos e Panambi. A recepção de volta às aulas foi dividida, com um número reduzido de pessoas por horário, a fim de respeitar o distanciamento social e garantir a segurança de todos os participantes - que tiveram a temperatura aferida, fizeram uso de máscara e tiveram à disposição itens como álcool em gel e tapete sanitizante. Mesmo os brindes institucionais, um caderno e um botton, foram entregues em formato de autoatendimento, retirados pelos próprios funcionários, evitando qualquer contato.

Os encontros tiveram início na terça-feira, dia 9 de fevereiro, quando a equipe de reitoria, juntamente com os coordenadores dos cursos de Graduação, estiveram reunidos durante todo o dia para organização do retorno às atividades acadêmicas. Seguindo todas as normas de segurança e combate à Covid-19, os coordenadores de curso foram divididos em dois grupos, um coordenado pela reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, e o outro pela vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, que apresentaram a organização de infraestrutura da Universidade para receber os estudantes presencialmente a partir de março, conforme decreto do Governo do Estado do RS e Ministério da Educação.

Já na quarta-feira, dia 10 de fevereiro, foram realizados encontros presenciais, no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum, para receber professores e técnicos administrativos e de apoio dos campi de Ijuí e Panambi. Na manhã de quinta-feira, dia 11, Ijuí contou com um novo momento, que foi transmitido ao vivo aos funcionários que fazem parte do grupo de risco. Nesta quinta-feira à tarde, no campus Santa Rosa, a recepção foi encerrada, num encontro que também contou com a participação dos colaboradores do campus Três Passos.

Em todos os encontros, a reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, deixou clara a alegria de, após um ano difícil, como foi 2020, rever todos os funcionários, mesmo que com todas as restrições ainda impostas pela pandemia. “Precisamos recomeçar com tudo que fizemos em 2020, mas nos fortalecendo ainda mais em 2021. Somos uma Instituição de excelência, com mais de 60 anos, que precisa escrever uma nova história, que precisa vencer o que vem pela frente. E já começamos a nos fortalecer a partir de um reposicionamento, de mudanças que começam a ser implantadas neste ano”, destacou.

Para além de um novo modelo dos cursos de graduação, já conhecido como Graduação Mais, a Unijuí também implementou diversas mudanças em sua estrutura, como a Central de Atendimento ao Estudante (CAE), Central de Atendimento ao Funcionário (CAF), Núcleo de Logística e Central de Eventos. “Estruturas criadas com o intuito de tornar a Universidade mais ágil e mais potente”, destacou o vice-reitor de Administração, Dieter Siedenberg, reiterando que os setores surgem para solucionar problemas anteriormente identificados na Instituição.

Durante os encontros, o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando González, aproveitou para expor os desafios e projetos do setor para este ano - que quer fortalecer parcerias, ampliar a oferta de cursos e, principalmente, estreitar ainda mais a relação entre a Universidade e a comunidade.

Para fechar, a vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, reiterou o protocolo de segurança e a organização das turmas e disciplinas para o retorno das atividades. A Unijuí volta às aulas em dois momentos: no dia 17 de fevereiro, com o curso de Medicina, e no dia 22 de fevereiro, com os demais cursos, de forma online. As aulas presenciais começam a retornar, de forma escalonada, a partir de 1º de março, conforme Portaria do Ministério da Educação (MEC) nº 1.038, de 7 de dezembro de 2020.

No caso do retorno presencial, somente 50% dos lugares serão utilizados, ainda dependendo das bandeiras do Estado. Os acadêmicos de grupo de risco, mediante comprovação médica, poderão continuar fazendo disciplinas de forma remota. Para este processo, a instituição está organizando sua estrutura para possibilitar a transmissão das aulas, viabilizando a interação com estudantes nas salas e em casa.

Confira mais fotos no Facebook da Unijuí.