Projeto Plurais conecta histórias para além do campus - Unijuí

Projeto Plurais conecta histórias para além do campus

Neste ano, o projeto Plurais está sendo desenvolvido na disciplina de Projeto Integrador “Produção de Conteúdo para Marcas”, ministrada e orientada pela professora Nilse Maldaner. A produção está sendo realizada pelos estudantes de Jornalismo e Publicidade e Propaganda Brenda Berwanger, Evelin Ramos, Gabriel Jaskulski, Mariane dos Santos, Mozara Sandri e Rubian Bottega, sob orientação da professora responsável.

O principal objetivo do projeto é compartilhar histórias para conectar todos aqueles que já vivenciaram momentos semelhantes ou inusitados durante a caminhada acadêmica. “Nosso objetivo com o projeto Plurais é gerar conexão entre a comunidade acadêmica da Unijuí. E em um pós-pandemia em que pudermos finalmente nos reencontrar, nada melhor que isso”, declarou a estudante de Publicidade e Propaganda, Brenda.

O projeto Plurais busca experimentar o papel das histórias na conexão entre as pessoas. Os acadêmicos - no papel de comunicadores - declararam que o principal motivo que os levou a fazer parte do projeto foi a vontade de conhecer e contar histórias. “Eu amo a possibilidade que o projeto nos dá de conhecer histórias diferentes. Acredito que todo mundo tem algo interessante para contar, principalmente nós, acadêmicos, que vivemos experiências diferentes todos os dias”, contou sobre o projeto a estudante de Jornalismo, Evelin Ramos.

Essa proposta de projeto foi iniciada no ano de 2016, por estudantes dos cursos de Comunicação, com a orientação de professores dos cursos. A produção de conteúdo foi direcionada à promoção da diversidade e empatia e publicada em uma página no Facebook. “Foi um trabalho de grande relevância social, que teve continuidade em outros anos, assim como agora, buscando explorar abordagens diferentes”, frisou a professora Nilse. Sobre o objetivo do projeto, a professora declarou: “queremos valorizar as experiências das pessoas e, também, mostrar que cada pessoa é única e através da sua história reconhecer o valor de cada vida, de cada ser humano”.

Neste semestre, foi proposto aos estudantes retomar e dar continuidade ao projeto. Com a ideia de encorajar acadêmicos, professores e funcionários da Unijuí a contarem suas histórias, os alunos estão produzindo materiais de áudio e vídeo. O projeto conta com um perfil no Instagram - @plurais.unijui - em que as histórias são compartilhadas pela turma responsável pelo projeto. Para a divulgação dos materiais, foi necessária a criação de uma identidade visual. “Meu papel desde o surgimento da ideia de trazer o projeto Plurais para o Instagram foi do processo criativo, criação da identidade, criação da vinheta, arrecadar e traduzir histórias”, explicou o acadêmico de Jornalismo, Rubian.

O compartilhamento de histórias é uma forma de aproximar pessoas. “O que me motiva a contar histórias é a aproximação que estamos tendo com os estudantes por meio das histórias que eles contam pra gente”, comentou a estudante de Publicidade e Propaganda, Mariane. Além disso, a importância e a atuação das histórias na conexão entre as pessoas são ressaltadas pelo Plurais. “Não são apenas histórias, são memórias e sentimentos de alguém que aceitou se abrir conosco e compartilhar a sua experiência”, salientou a acadêmica de Publicidade e Propaganda, Mozara Sandri.

O projeto Plurais já conta com algumas histórias publicadas no perfil do Instagram, mas ainda há algumas em processo de edição e produção, e em breve haverá novos posts. Todos os materiais divulgados estão relacionados com o ambiente universitário, promovendo a integração desse público com as histórias contadas. “Se futuramente as pessoas quiserem entender e conhecer mais da vida universitária na Unijuí durante o período de 2020/2021/2022, vão ter à disposição o material que estamos produzindo com muito carinho agora”, conclui o estudante de Jornalismo, Gabriel. Além disso, os estudantes deixam um convite para que a comunidade acadêmica acompanhe e interaja no perfil.

Por Krislaine Baiotto, acadêmica de Jornalismo da Unijuí