Unijuí apresenta formação para professores que vão atuar na Graduação Mais - Unijuí

Unijuí apresenta formação para professores que vão atuar na Graduação Mais

A Unijuí realizou na tarde desta quarta-feira, 1º de dezembro, o lançamento da formação para os professores que vão atuar na Graduação Mais – novo modelo de cursos de graduação da Universidade, no primeiro semestre de 2022, nos Módulos 1 e 3. O evento aconteceu no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum, organizado pelo Núcleo de Inovação Pedagógica (NIP) e Vice-reitoria de Graduação.

Esta foi a primeira vez, desde o início da pandemia, que reunimos um grupo maior de professores presencialmente, para aprimorar aquilo que é a essência da universidade: a educação e seu processo de ensino e aprendizagem”, destacou a coordenadora do NIP, Mariane Martins, lembrando que o lançamento estava sendo transmitido para os professores que não puderam estar presentes.

Conforme explicou a vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, os docentes passaram o ano de 2020 discutindo a nova proposta pedagógica, diretrizes curriculares e currículos por competências, tentando entender o novo universo. Não havia sido possível, ainda, uma formação para qualificar os professores a trabalhar o novo modelo, a partir de uma tríade: o saber, saber fazer e saber ser.

O que mais se destacou neste período, como lembra a vice-reitora, foram os Projetos Integradores (PIs), que são componentes curriculares onde os estudantes recebem desafios reais, encaminhados pela comunidade, e trabalham em soluções ao longo do semestre. “E não é à toa: tivemos 240 desafios cadastrados neste ano, enviados por empresas, poder público e comunidade. Temos mais de 500 acadêmicos trabalhando nos PIs atualmente e mais de 180 mentores, que são egressos, profissionais formados, se voluntariando para fazer parte desta iniciativa”, destacou a professora.

Reitora da Unijuí, a professora Cátia Maria Nehring reforçou que o lançamento marca o recomeço, a esperança e o pacto que todos os professores fazem em prol da educação e da universidade. “Trabalhamos muito, nos modificamos, transformamos, e agora caminhamos para fechar um ciclo em 2021. Precisamos nos capacitar e materializar esse processo de reinvenção, de forma coletiva, para trabalharmos com novos desafios em 2022”, completou.