Na próxima semana, a Unijuí irá sediar o 32º Seminário Diocesano de Educação. O evento é destinado a professores das redes públicas e privadas, e a lideranças civis, religiosas e políticas da Região das Missões e de Santa Rosa. O Seminário irá ocorrer na segunda-feira, 22 de agosto, no Colégio Teresa Verzeri, em Santo Ângelo, e na terça-feira, dia 23, a programação se repete no campus Santa Rosa da Unijuí.
Segundo o professor Cênio Back, coordenador do evento juntamente com o padre Aloísio Ruedell, o Seminário Diocesano de Educação ocorre desde 1977 e, devido à pandemia, havia sido interrompido, sendo retomado neste ano. “Este é um evento que nasceu na época da Ditadura Militar. A Igreja Católica emprestou seu espaço, sua voz para dar vazão àquilo que havia sido reprimido quando professores e outras classes não podiam se reunir”, explicou Cênio sobre a origem do evento.
Com o tema “Fraternidade e Educação”, o Seminário é um aprofundamento daquilo que a Campanha da Fraternidade deste ano já havia tratado no Brasil. O intuito é proporcionar um espaço de reflexão crítica sobre a educação brasileira. “Um dos objetivos é promover uma educação comprometida com novas formas de economia, de política e de progresso verdadeiramente a serviço da vida humana e, em especial, dos mais pobres”, ressaltou Cênio.
O Seminário é promovido pela Diocese de Santo Ângelo, com apoio da Unijuí e de outras Instituições de Ensino. Interessados em participar do evento podem realizar a inscrição através deste link ou ainda na 17ª, 14ª e 32ª Coordenadorias Regionais de Educação e nas Secretarias Municipais de Educação de Santo Ângelo e Santa Rosa, entidades que também são parceiras na realização do evento.
Confira a programação completa:
8h30: Abertura
Momento de espiritualidade
Palestra: Fala com sabedoria, ensina com amor - Prof. Dr. Silvio Antônio Bedin
Espaço para perguntas e debates
13h30: Momento cultural com o Coral Guarani
13h45: Projeto Missões Jesuítico Guarani
Palestra 1: Sensibilização e aspectos históricos - José Roberto de Oliveira
Palestra 2: O ensino do tema missioneiro nas escolas e a nova proposta - Pe. Luiz Fernando Medeiros (Unisinos)
Palestra 3: O grande Projeto Missões como agente de transformação - Álvaro Medeiros de Farias (pesquisador)
Espaço para perguntas e debates
16h: Encerramento