Projeto Cidadania para Todos dá sequência a ações junto a escolas públicas - Unijuí

Projeto Cidadania para Todos dá sequência a ações junto a escolas públicas

O Cidadania para Todos é um Projeto de Extensão da Unijuí que possui como principal objetivo promover a cidadania e os direitos humanos por meio da educação. Através de oficinas e palestras, o projeto instrui a comunidade sobre questões de gênero e violência, gestão de conflitos, cultura da paz, práticas restaurativas e cidadania aplicada no contexto virtual.

Neste segundo semestre de 2022, o projeto dará continuidade às atividades iniciadas nos primeiros seis meses do ano. “Uma das ações planejadas é a implementação do projeto ‘Práticas de Justiça Restaurativas e Mediação de Conflitos em ambientes escolares: ações de formação e assessoramento para professores de escolas públicas do Município de Ijuí’. Esta ação foi iniciada em março e aprovada junto ao Edital FECA nº 01/2020”, relata a coordenadora do projeto, professora Ester Hauser.

O projeto elaborado consiste no assessoramento de 24 professores, de seis escolas públicas do município, com o intuito de desenvolver práticas restaurativas e de mediação de conflitos nos ambientes escolares. “Além disso, também prevê a realização de assessoramento das equipes das escolas participantes para que desenvolvam um projeto de intervenção em suas escolas, o qual daremos início nas próximas semanas”, conta Ester.

A Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa, Escola Estadual de Ensino Médio São Geraldo, Colégio Estadual Modelo, Instituto Municipal de Educação Assis Brasil (Imeab), Escola Municipal Fundamental 15 de Novembro e Escola Municipal Fundamental Deolinda Barufaldi são as seis instituições contempladas pelas ações do projeto. “Pretendemos também implementar as mesmas ações no município de Santa Rosa ainda neste ano”, acrescenta Ester.

Outra ação do Projeto Cidadania para Todos que terá prosseguimento ocorre junto a Associação de Artesãos de Ijuí. “Estão sendo desenvolvidas atividades com essa entidade, com o objetivo de auxiliá-la na gestão de conflitos e efetivação de regras constantes no estatuto e regimento da Associação”, finaliza a coordenadora do projeto.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí