Unijuí é uma das promotoras de evento que integra a programação da campanha Agosto Lilás em Santa Rosa - Unijuí

Nesta quinta-feira, dia 18 de agosto, aconteceu no campus Santa Rosa da Unijuí o evento “Mulher rural: você não está sozinha”. Destinado a mulheres que vivem no meio rural, a atividade integra a programação da campanha Agosto Lilás, que visa a conscientização pelo fim da violência contra a mulher, referenciando o aniversário da Lei Maria da Penha, instituída em 7 de agosto de 2006.

No início do evento, as Instituições promotoras foram convidadas para realizar uma fala de abertura. Representando a Unijuí, a coordenadora do campus Santa Rosa, Taciana Enderle, destacou que a Universidade está sempre aberta para receber programações como essa. “Eu fico extremamente feliz de ver esses eventos acontecendo, uma vez que nós mulheres precisamos nos preocupar com o nosso bem-estar”, afirmou.

Já a secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Rita Sippert, ressaltou que é importante que as mulheres consigam identificar caso estejam vivendo situações de violência. “Muitas vezes, a violência doméstica acontece e nem percebemos o que está acontecendo. Então, desenvolver a consciência, conhecer as políticas que nos protegem e construir uma rede de proteção é muito importante”, salientou.

A professora Fernanda Serrer, coordenadora do curso de Direito nos campi Santa Rosa e Três Passos, foi uma das palestrantes da tarde. Em sua fala, ela destacou o papel da Universidade e da educação na emancipação das mulheres e lembrou que quando falamos em violência não se trata apenas de agressões físicas. “Pode ser uma violência moral, psicológica, que diz respeito ao controle das nossas finanças”, reforçou.

O público presente também acompanhou outras duas palestras. A titular da Delegacia de Polícia Especializada de Proteção à Mulher (Deam), Josiane Froehlich, explicou como as mulheres devem proceder caso sejam vítimas de violência doméstica e onde elas podem encontrar ajuda. Já a equipe do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) foi convidada para abordar o tema “Cuidados em Saúde”.

O evento “Mulher rural: você não está sozinha” foi realizado pela Emater, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Unijuí, Polícia Civil, Coopermil, Cotrirosa, CEREST/FUMSSAR e Assessoria de Políticas para as Mulheres/SMDS/Prefeitura, com apoio do Sicredi.