Atividades do Grupo de Estudos Direitos e Atualidades têm início em Três Passos - Unijuí

Atividades do Grupo de Estudos Direitos e Atualidades têm início em Três Passos

Iniciou na noite desta quinta-feira, dia 18 de agosto, as atividades do Grupo de Estudos Direitos e Atualidades, no campus Três Passos da Unijuí. A temática que norteou o debate deste primeiro encontro foi “Estado de Direito e Democracia: passado, presente e futuro”, com o pós-doutor em Teoria Política Contemporânea, professor Gilmar Antonio Bedin.

Além dos inscritos no grupo, participaram da atividade estudantes e professores da Escola Estadual Águia de Haia e do Instituto Estadual de Educação Érico Veríssimo. O objetivo da iniciativa é constituir um espaço de diálogo entre a Universidade e a comunidade em torno de assuntos de relevância cultural, econômica, jurídica, política e social.

O coordenador do grupo, professor André Giovane de Castro, explicou que os encontros irão acontecer mensalmente, de forma presencial e que cada um irá abordar um tema diferente, como feminismo, sistema carcerário brasileiro e julgamentos midiáticos.

Interessados em participar do grupo podem realizar sua inscrição, gratuitamente, por meio do formulário disponível neste link, ou presencialmente no campus da Unijuí em Três Passos.

Confira o cronograma dos próximos encontros:

Segundo encontro – Tema: Feminismo

Livro-base: “Feminismo para os 99%: um manifesto”, de Cinzia Arruzza, Tithi Bhattacharya e Nancy Fraser

Mediação: Hellin Thaís Steffler

Data e horário: 22 de setembro – 19h

Terceiro encontro – Tema: Fake news

Livro-base: “Pós-verdade: a nova guerra contra os fatos em tempos de fake news”, de Matthew D’Ancona

Mediação: Yana Paula Both Voos

Data e horário: 20 de outubro – 19h

Quarto encontro – Tema: Julgamentos midiáticos

Documentário-base: “Condenados pela mídia”

Mediação: Mateus Pediriva