No último sábado, dia 29 de outubro, ocorreu a primeira edição do Com o Pé no Futuro, um aulão preparatório para o Enem promovido pela Unijuí, em parceria com os cursinhos pré-vestibulares Totem, Doctor e Átomo. A atividade, que ocorreu no campus Santa Rosa, reuniu cerca de 110 estudantes de Ensino Médio do município e região, contando também com mostra dos cursos de Graduação da Universidade. Neste sábado, 5 de novembro, será a vez do campus Ijuí sediar o evento.
A programação do Com o Pé no Futuro iniciou às 9h. No turno da manhã, foram promovidos os aulões de Redação, Linguagens e Matemática, cada um com aproximadamente 50 minutos de duração. Já na parte da tarde, aconteceram os aulões de História, Geografia, Filosofia e Sociologia, Química, Física e Biologia. Após o término das aulas, que ocorreu às 16h, foi organizado um momento de confraternização, com música e festa das cores.
Além disso, durante todo o dia, foram realizadas mostras dos cursos de Graduação da Unijuí, para que estudantes e pais interessados em visitar o campus pudessem tirar dúvidas com professores e acadêmicos da Universidade. “O dia foi bem proveitoso, os alunos gostaram muito e participaram de todas as aulas. Agora, estamos na expectativa da realização do evento em Ijuí, que terá um diferencial: a presença de foodtrucks e parceiros da Rádio Unijuí FM no campus, mais um atrativo para pais que desejam conhecer melhor a estrutura da Universidade”, destaca a coordenadora do setor de Captação e Prospecção Estudantil, Vivian Strochein.
Para alunos do terceiro ano do Ensino Médio que ainda estão em dúvidas sobre qual curso seguir, a Unijuí oferece mais uma possibilidade: o Universitário por um dia. “Quem permanece com questionamentos ou quer conhecer mais de um determinado curso, pode acessar a página unijui.edu.br/passaporte e entrar em contato para participar do ‘Universitário por um dia’. Iremos agendar um dia para que esse estudante participe de uma aula e vivencie de fato um dia como universitário, uma experiência bem bacana, diferenciada”, explica Vivian.
Inscrições
Interessados em participar do Com o Pé no Futuro neste sábado, em Ijuí, devem realizar a inscrição no site unijui.edu.br/penofuturo. O evento é gratuito e destina-se a todos os estudantes do Ensino Médio, que poderão optar por participar pela parte da manhã ou tarde, ou ainda em ambos os turnos. Para mais informações, entre em contato pelo telefone 55 3332 0200 ou e-mail estude@unijui.edu.br.
Com o objetivo de fomentar a iniciação científica, ocorreu na sexta-feira, 28 de outubro, a sexta edição da Mostra Interativa da Produção Estudantil em Educação Científica e Tecnológica (MoEduCiTec). O evento, promovido pela Unijuí em parceria com a 36ª Coordenadoria Regional de Educação e com a Secretaria Municipal de Educação de Ijuí, contou com a participação de professores e estudantes do Ensino Fundamental ao Superior.
A 6ª MoEduCiTec apresentou como tema "Relações da Educação com a Ciência, Tecnologia, Cultura e Trabalho na Sociedade/Ambiente", e subtema "Educação Emancipatória no Currículo e na Pedagogia do Ensino Híbrido", assumindo a pesquisa como princípio pedagógico articulador de atividades educativas propulsoras do protagonismo dos sujeitos das aprendizagens nos diversos níveis, áreas e modalidades de ensino.
O evento iniciou no Salão de Atos da Universidade, onde ocorreu a abertura oficial com apresentações artísticas de estudantes das redes estadual e municipal. Na sequência, foi realizada a palestra “Desafios Tecnológicos no Século XXI: Ensino Híbrido em Perspectiva Emancipatória”, com o professor doutor Nedisson Luis Guessi. Após, foi aberta aos visitantes a exposição interativa dos trabalhos, no Centro de Eventos e nos Prédios A, B, C e L da Unijuí.
Cerca de 200 trabalhos integraram a 6ª edição da Mostra, ligados aos eixos temáticos: Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagem e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Agropecuária e Agroecologia; Vida, Saúde e Ambiente; Educação Inclusiva; Trabalho e Educação; Direitos Humanos; Tecnologias da Informação e Comunicação; e Engenharias.
Segundo a coordenadora do evento, professora Lenir Basso Zanon, a MoEduCiTec visa promover o protagonismo dos estudantes e professores. “É um evento gratuito, inclusivo e democrático que abrange todas as áreas. O grande movimento de trabalhos inscritos que tivemos é muito positivo e mostra a criação de uma nova cultura de valorização do que é ensinado nas salas de aula”, frisou.
Para a vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, a Unijuí possui uma importante relação com a comunidade escolar. “Nós somos uma Universidade pois fazemos também pesquisa e extensão. Buscamos levar para a comunidade escolar e externa o que nós produzimos de conhecimento, fomentando a pesquisa, que é o resultado desses trabalhos realizados”.
Depois de cinco dias de intensa programação, chegou ao fim nesta sexta-feira, 28 de outubro, o Salão do Conhecimento 2022 da Unijuí. Voltado à divulgação da produção em pesquisa e extensão, o evento permitiu a socialização de experiências e a reflexão sobre atividades desenvolvidas na Universidade e em outras instituições.
O Salão do Conhecimento aconteceu de forma híbrida, integrando os quatro campi da Unijuí - Ijuí, Santa Rosa, Três Passos e Panambi - e com diversos eventos realizados em paralelo: XXVII Jornada de Pesquisa, XXIII Jornada de Extensão,XXX Seminário de Iniciação Científica, XII Seminário de Inovação e Tecnologia, II Mostra dos Projetos Integradores da Graduação Mais Unijuí e Seminário de Práticas Pedagógicas. Além deles, foram realizadas palestras, workshops, rodas de conversas, simpósios e oficinas, de forma presencial ou virtual.
“Tivemos mais de 1500 pessoas participando do evento nesta semana e mais de 600 trabalhos sendo apresentados. O Salão tem o potencial de gerar um importante espaço para a discussão de assuntos que nem sempre estão presentes no dia a dia, entre estudantes, professores e pesquisadores de diferentes áreas, além de permitir o contato com convidados de fora. É um evento desafiador, mas que nos deixa felizes ao colocar em evidência o que é produzido aqui, na Universidade”, destacou o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González.
Há alguns anos, o tema do Salão do Conhecimento converge com a temática da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que neste ano é o "Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil". E pelo terceiro ano consecutivo, o Salão tematizou os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), incentivando os participantes a socializar os resultados das suas pesquisas e trabalhos com foco nos ODS.
“Desde 2019, a Unijuí vem desenvolvendo um conjunto de discussões e ações voltadas aos ODS e à Agenda 2030. E na apresentação dos trabalhos do Salão, nós realizamos um alinhamento. Os participantes mostraram como suas pesquisas têm potencial para impactar as metas estabelecidas pelos ODS. O mais interessante é que diferentes áreas convergem num mesmo propósito. No caso do Objetivo 3, Saúde e Bem-estar, não temos apenas trabalhos da área da saúde. Temos da área de direito, de tecnologia, de participantes que têm a saúde como preocupação central”, explicou o vice-reitor, destacando que o Salão contou com apresentações bastante interessantes e com muita interação entre os participantes - algo que foi intensificado com a apresentação sendo realizada de forma remota.
Cursos promoveram atividades nesta sexta-feira
Fechando a programação do Salão do Conhecimento, nesta sexta-feira, diversas atividades foram organizadas pelos cursos de graduação. Começando pelo debate online, realizado pelos cursos de Gastronomia e Nutrição pela manhã, com o tema “Veganismo e Vegetarianismo: cases de sucesso”.
À tarde, foi realizado um tira-dúvidas sobre a plataforma de idiomas Altíssia, no hall da Biblioteca Mario Osorio Marques, e uma oficina sobre a tramitação de projetos na Plataforma Brasil.
A maioria das atividades ficou concentrada no turno da noite. No campus Ijuí, foi realizada a Noite de Jogos dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software; palestra do curso de Pedagogia com o tema “Espaço, tempo e materiais”; workshop do curso de Administração, com a temática “Administrando seu melhor negócio”; Gincana da Engenharia Civil; e workshop do curso de Estética e Cosmética, com a temática “Quero abrir minha clínica, e agora? Do básico às inovações”.
Também foram realizados o Seminário de Perícia Contábil, pelo curso de Ciências Contábeis; atividade sobre “Aplicação da eletrônica de potência em veículos elétricos”, pelo curso de Engenharia Elétrica; palestra sobre “Ética profissional no exercício do Direito”, a cargo do curso de Direito; palestra sobre “Nascentes de água pertencentes à bacia hidrográfica do rio Ijuí em área agrícola”, pelos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária; Aula Aberta sobre Clarice Lispector, promovida pelo curso de Letras; palestra sobre Tecnologias Vestíveis, realizada pelos cursos da Saúde; debate sobre “Operações em combustíveis”, pelo curso de Engenharia Química; discussão sobre “Monitoração eletrônica de pessoas como alternativa ao superencarceramento no Estado”, através do PPG em Direito; bate-papo do curso de Design, com troca de experiências com Leo Becker; e compartilhamento de vivências após a graduação: mestrado e gestão de escritório de Arquitetura, pelo curso de Arquitetura e Urbanismo.
No campus Panambi, foi realizado o workshop “Administrando seu melhor negócio”, pelo curso de Administração; e palestra sobre “Agronegócio: desenhando o futuro pós-colheita”, pelos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção. No campus Santa Rosa, foi realizado um bate-papo sobre “A experiência de psicólogos na escuta de idosos”, pelo curso de Psicologia; e a palestra “Ética profissional no exercício do Direito”, pelo curso de Direito. Já no campus Três Passos, foi realizada a palestra com a mesma temática pelo curso de Direito.
Ao final do Salão do Conhecimento, ocorreram atividades de integração nos quatro campi.
Nesta sexta-feira, dia 28 de outubro, o Salão do Conhecimento 2022 contou com uma intensa programação, que ocorreu de forma simultânea nos quatro campi da Universidade. Uma das atividades realizadas em Ijuí foi um tira-dúvidas sobre a plataforma Altissia, uma ferramenta online para aprendizado de línguas estrangeiras, com a qual a Unijuí tem parceria desde o início deste ano.
A equipe da Altissia esteve no hall da Biblioteca Mario Osorio Marques, em frente à Rádio Unijuí, das 15h30 até às 22h, esclarecendo questionamentos de interessados em acessar a plataforma, que conta com mais de 25 idiomas disponíveis. Por meio dessa parceria, a Unijuí oferece mais um diferencial para estudantes de Graduação e Pós-Graduação, professores e técnicos-administrativos e de apoio que buscam aprender uma língua estrangeira, de acordo com sua preferência ou necessidade.
A assessora da Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, Claudia Didoné, destaca as vantagens da Altissia. “O aluno se conecta, escolhe o idioma que deseja e a plataforma oferece para ele a possibilidade de estudar através de um caminho de aprendizagem personalizado, de acordo com o momento que ele vive e o motivo pelo qual quer aprender o idioma, trazendo conteúdos específicos para que ele consiga estudar de maneira autônoma”, explica.
Já a assessora do Escritório de Relações Internacionais, Vanderléia Haiski, afirma que a plataforma vem para agregar e auxiliar os estudantes a estabelecerem uma comunicação de qualidade. “O movimento de internacionalização tem se fortalecido cada vez mais na Instituição. Temos um grande leque de oportunidades, tanto de intercâmbio acadêmico, estágios e práticas no exterior, quanto de participações em eventos internacionais e, para tudo isso acontecer, é fundamental a questão da língua estrangeira”, ressalta.
Para saber mais sobre a plataforma Altissia, acesse o site altissia.org/unijui ou entre em contato com o Escritório de Relações Internacionais da Unijuí através do e-mail eri@unijui.edu.br.
Desenvolvida para aqueles que buscam aprimorar suas habilidades comportamentais, também conhecidas como soft skills, a Qualificação Profissional em Inteligência Emocional e Autoconhecimento está com inscrições abertas. Interessados podem se inscrever até o dia 15 de novembro, pelo site unijui.edu.br/qualificacao-profissional. As aulas ocorrem dia 30 de novembro, de forma online, e dia 3 de dezembro, presencialmente no campus Santa Rosa.
O curso busca fortalecer nos participantes a virtude de lidar com as próprias emoções e com os sentimentos ao seu redor. Por este motivo, a Qualificação consiste na identificação das emoções contribuindo para mudanças na sua forma de ser, agir e pensar tanto na vida pessoal quanto profissional.
A formação é destinada para quem tem o objetivo de aprofundar a reflexão com o intuito de facilitar as tomadas de decisões para o seu futuro. Além disso, instrumentaliza os participantes a saírem do piloto automático e encararem de forma mais madura o seu dia a dia.
Para obter mais informações sobre esta e outras qualificações profissionais da Unijuí, acesse o site unijui.edu.br/qualificacao-profissional ou entre em contato pelo telefone 55 3332 0553 ou pelo e-mail educacaocontinuada@unijui.edu.br.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí
Integrando a programação do Salão do Conhecimento, aconteceu na tarde desta quinta-feira, 27 de outubro, o Seminário de Práticas Pedagógicas, junto ao Centro de Eventos da Unijuí. A primeira edição do evento teve como objetivo ampliar o espaço de reflexão na Universidade sobre o trabalho docente.
“Enquanto Vice-reitoria de Graduação e Núcleo de Inovação Pedagógica (NIP), entendemos que a realização deste seminário, durante o Salão do Conhecimento, seria um importante momento para conversarmos sobre as práticas pedagógicas. Entendemos que essa realidade que estamos vivendo, com diversas mudanças no mundo, chegaram à área da educação e que nós precisamos, enquanto docentes, parar e refletir sobre o nosso trabalho, o ensino, que leva à pesquisa e também à extensão”, destacou a vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto.
Os reflexos da pandemia são sentidos não apenas na Educação Básica, mas também no Ensino Superior, como observa a professora, e precisam ser avaliados. “Além disso, como a Unijuí passou pela alteração do currículo de 29 cursos com a Graduação Mais - o novo modelo de cursos de graduação da Universidade, e vem trabalhando na implementação do curso de Medicina, encontros como este se fazem ainda mais necessários”, disse.
O evento foi dividido em dois momentos: no primeiro, o coordenador do curso de Educação Física, professor doutor Robson Borges, e a professora mestre Ana Lúcia Caetano contaram suas experiências aos participantes. No segundo momento, os docentes foram divididos em salas, nas quais os professores que inscreveram seus relatos fizeram a apresentação.
À tarde, foi realizada uma oficina sobre as normas da ABNT, na Biblioteca Mario Osorio Marques, e à noite ocorreram apresentações de trabalhos da Jornada de Pesquisa. Para fechar, aconteceu o debate “Navegação de pacientes: tendências e desafios”, de forma online, promovido pelo curso de Enfermagem, pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde e Grupo de Pesquisa Cuidado, Gestão e Educação em Enfermagem e Saúde. Foram palestrantes Fernanda Pautasso, enfermeira navegadora e empreendedora; e Gislene Padilha dos Santos, que atua como enfermeira de Práticas Avançadas em Oncologia no Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo.
A programação do Salão do Conhecimento segue nesta sexta-feira. Para conferir, acesse este link.
Na tarde da última terça-feira, 25 de outubro, a equipe do Centro Especializado em Reabilitação Física, Intelectual e Visual - CER III/Unir promoveu uma ação alusiva ao Dia Nacional da Saúde Bucal. Na oportunidade, foi realizada uma fala sobre a importância da higiene bucal e entregue aos pacientes que estavam no Complexo 3 da Unijuí Saúde um kit para promover a saúde dental.
Os usuários do CER III/Unir foram sensibilizados quanto à importância da higiene oral correta e diária e orientados quanto aos alimentos com potencial cariogênico, conhecidos por contribuir diretamente para a formação de cáries, como doces e farináceos. Também foram indicados alimentos considerados protetores dos dentes, que são ricos em cálcio, fósforo e flúor.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí
Estão abertas as inscrições para a Qualificação Profissional “Comunicação com clientes, por onde começo?”. Interessados podem se inscrever até o dia 6 de novembro, no site unijui.edu.br/qualificacao-profissional. O curso ocorre de forma online nos dias 22 e 23 de novembro.
Estabelecer uma boa comunicação com clientes é um requisito essencial para que as empresas apresentem seu melhor desempenho. Pensando nisso, o objetivo do curso ofertado pela Unijuí é capacitar os participantes para desenvolverem uma comunicação assertiva, aprimorando habilidades e estratégias individuais e coletivas.
Apesar do avanço tecnológico, o atendimento continua sendo um desafio devido à falta de comunicação e ação de quem atende. Para solucionar o diálogo entre negociante e consumidor, a Qualificação irá abordar os ruídos e tipos de comunicação passiva, agressiva e assertiva.
Além de tratar da comunicação verbal e não verbal, o curso também irá abordar a escuta empática e ativa, bem como o relato de experiências a partir da comunicação. A instrutora será a professora Daniéli Hartmann Antonello, graduada em Comunicação Social, especialista em Docência Universitária e mestra em Comunicação.
Para mais informações sobre esta e outras Qualificações Profissionais da Unijuí, acesse unijui.edu.br/qualificacao-profissional ou entre em contato pelo telefone 55 3332 0553 ou pelo e-mail educacaocontinuada@unijui.edu.br.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí
Nesta quarta-feira, 26 de outubro, foi realizado o III Seminário dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Unijuí, durante o Salão do Conhecimento. Ao longo do dia, foram realizados diversos painéis com a participação dos professores dos PPGs de Atenção Integral à Saúde; Desenvolvimento Regional; Direito; Educação nas Ciências; Modelagem Matemática e Computacional; e Sistemas Ambientais e Sustentabilidade.
Iniciando a programação, ocorreu o painel “Pesquisa sobre o tema Educação: olhares multidisciplinares” com a palestra dos professores doutores Airton Adelar Mueller; Paulo Fensterseifer; e Fabricia Frantz. Na sequência, iniciou o painel “Pesquisa sobre o tema Uso da Tecnologia: olhares multidisciplinares”, com a participação dos doutores Maiquel Dezordi Wermuth; Matias Nunes Frizzo; Airam Romcy Sausen e Fabiana Kurtz da Silva.
À tarde foram promovidos os painéis “Pesquisa sobre o tema Desenvolvimento Sócio-Econômico: olhares multidisciplinares”, com a participação dos professores doutores Anna Zeifert; Sergio Luis Allebrandt; e Sidinei Pithan da Silva, e “Pesquisa sobre o tema Inovação: olhares multidisciplinares”, com a apresentação dos doutores Daniel Baggio; Mateus Fornasier; Manuel Binelo; e José Antonio Gonzalez da Silva.
Já no turno da noite foi realizado o painel “Pesquisa sobre o tema Saúde: olhares multidisciplinares”, com os doutores Thiago Gomes Heck; Jóice Nielsson; Maria Cristina Pansera de Araujo; e Christiane Colet. E encerrando o Seminário, ocorreu o painel “Pesquisa sobre o tema Meio Ambiente: olhares multidisciplinares”, com os doutores Euselia Paveglio Vieira; João Manoel Vianna da Silva; Daniel Rubens Cenci; e Ivo dos Santos Canabarro.
Os eventos contaram com a mediação do vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando Jaime González, que destacou que o objetivo do Seminário é aumentar a compreensão entre os programas, trabalhar pontos em comum e possibilidade de colaboração, além de apresentá-los para os estudantes da Graduação e Pós-Graduação. “Como nos últimos anos, dedicamos um dia completo para a discussão junto com os nossos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu sobre temas que atravessam a problemática do Salão do Conhecimento. Neste ano, decidimos fazer um movimento diferente e escolhemos seis temáticas que aparecem nos programas com o intuito de explicitar como os diferentes assuntos são tratados pelos PPGs ao longo da produção de conhecimento”, explicou.
O Salão do Conhecimento acontece de forma híbrida até esta sexta-feira, 28 de outubro, integrando os quatro campi da Unijuí. O tema desta edição é “Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”, convergente com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A programação completa pode ser conferida no site unijui.edu.br/salao.
A Unijuí está promovendo, nesta semana, o Salão do Conhecimento, evento que busca compartilhar as produções científicas elaboradas pela Universidade e demais instituições de ensino. Tendo em vista a sua relevância, o Rizoma Temático desta quarta-feira, 26 de outubro, abordou o tema “Salão do Conhecimento: incentivo à ciência, inovação e tecnologia na Unijuí”.
Para tratar deste assunto, foram convidados a coordenadora do Núcleo de Inovação Pedagógica (NIP) da Unijuí, Mariane Denise Martins; a assessora da Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Cláudia Cargnelutti Didoné; e o coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade da Unijuí, professor José Antonio Gonzalez da Silva.
Embora ainda esteja em andamento, Cláudia já avalia a edição 2022 como um sucesso. “As apresentações de trabalhos aconteceram pelo Google Meet, possibilitando que a gente visitasse as salas e verificasse que tudo transcorreu com tranquilidade. Observamos que realmente houve debate nas salas, com as pessoas participando, interagindo e discutindo sobre as temáticas da pesquisa, extensão e graduação”, afirmou.
Mariane avaliou o modelo híbrido do Salão do Conhecimento, introduzido nesta edição. “Essa modalidade realmente veio pra ficar. Eventos como o Salão nos dão muitas dicas de como pensar o mundo da educação, com questionamentos sobre até quando poderemos manter os estudantes em sala de aula”, salientou.
O professor José Antonio Gonzalez da Silva relatou que viu alguns de seus estudantes chegando à Unijuí após apresentarem suas pesquisas no Salão, e observou a evolução dos acadêmicos, algo que, para ele, é gratificante. “Falei para eles que seria fantástico poder comparar o início, quando ingressaram na iniciação científica, e agora, discutindo biologia, química, física do solo e ambiente”, completou.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí
Para conferir o Rizoma na íntegra, acesse:
Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.