Rizoma Temático debate as diferentes contribuições do Salão do Conhecimento - Unijuí

Rizoma Temático debate as diferentes contribuições do Salão do Conhecimento

A Unijuí está promovendo, nesta semana, o Salão do Conhecimento, evento que busca compartilhar as produções científicas elaboradas pela Universidade e demais instituições de ensino. Tendo em vista a sua relevância, o Rizoma Temático desta quarta-feira, 26 de outubro, abordou o tema “Salão do Conhecimento: incentivo à ciência, inovação e tecnologia na Unijuí”.

Para tratar deste assunto, foram convidados a coordenadora do Núcleo de Inovação Pedagógica (NIP) da Unijuí, Mariane Denise Martins; a assessora da Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Cláudia Cargnelutti Didoné; e o coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade da Unijuí, professor José Antonio Gonzalez da Silva.

Embora ainda esteja em andamento, Cláudia já avalia a edição 2022 como um sucesso. “As apresentações de trabalhos aconteceram pelo Google Meet, possibilitando que a gente visitasse as salas e verificasse que tudo transcorreu com tranquilidade. Observamos que realmente houve debate nas salas, com as pessoas participando, interagindo e discutindo sobre as temáticas da pesquisa, extensão e graduação”, afirmou.

Mariane avaliou o modelo híbrido do Salão do Conhecimento, introduzido nesta edição. “Essa modalidade realmente veio pra ficar. Eventos como o Salão nos dão muitas dicas de como pensar o mundo da educação, com questionamentos sobre até quando poderemos manter os estudantes em sala de aula”, salientou.

O professor José Antonio Gonzalez da Silva relatou que viu alguns de seus estudantes chegando à Unijuí após apresentarem suas pesquisas no Salão, e observou a evolução dos acadêmicos, algo que, para ele, é gratificante. “Falei para eles que seria fantástico poder comparar o início, quando ingressaram na iniciação científica, e agora, discutindo biologia, química, física do solo e ambiente”, completou.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí

Para conferir o Rizoma na íntegra, acesse: