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Projeto de Extensão Melhoria da Eficiência Leiteira avalia resultados e define ações em propriedades

Na última sexta-feira, dia 4 de junho, a equipe do Projeto de Extensão Melhoria da Eficiência Leiteira em Unidades de Produção na Microrregião de Ijuí – Projeto Piloto da Unijuí, esteve reunida com o agricultor Matheus Prochnow, participante do projeto, para restituição do trabalho desenvolvido e discussão dos resultados com foco no planejamento da unidade de produção e definição de ações futuras. A sua propriedade está localizada na Linha 8, interior do município.

“O projeto busca criar formas e instrumentos de intervenção e assessoramento técnico e gerencial aos produtores por meio de docentes, técnicos e estudantes, a partir de um projeto de melhoria da eficiência leiteira em unidades de produção. Também busca fornecer subsídios para políticas de desenvolvimento e competitividade na bovinocultura de leite, com viabilidade econômica”, explicou a coordenadora do projeto, professora Luciane Martins, que atua ao lado dos professores Nilvo Basso e Angélica de Oliveira Henriques.

Baseado nos objetivos que os agricultores possuem sobre a produção leiteira em suas unidades de produção, o Projeto de Extensão alia conhecimentos técnicos das áreas de agronomia, veterinária e gestão rural no desenvolvimento de ações que buscam alcançar seus objetivos de forma responsável e sustentável.

De acordo com Luciane, cinco unidades de produção leiteira estão sendo acompanhadas na microrregião de Ijuí. O projeto, como lembra, enquadra-se no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 12, definido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como “Consumo e produção responsáveis”.

“Com as ações do projeto orientamos para que a atividade leiteira tenha custos de produção menores e mais conscientes, assim como orientamos para que a produção do leite, um alimento tão rico e importante, seja realizada com responsabilidade e qualidade sanitária”, explicou a docente.

Nesta quinta-feira, dia 10, uma nova reunião para restituição e programação das ações será realizada com outro produtor rural.



Projeto de Extensão Energia Amiga realiza recolhimento de pilhas e eletrônicos

No último sábado, Dia Mundial do Meio Ambiente, o Projeto de Extensão Energia Amiga, da Unijuí, esteve envolvido no recolhimento de pilhas e eletrônicos em Ijuí. No dia 29 de maio, já havia ocorrido uma campanha de coleta de lâmpadas nas cidades de Ijuí e Santa Rosa.

Realizado desde 2017, o Projeto de Extensão desenvolve ações com estudantes do Ensino Fundamental, com o intuito de disseminar conceitos sobre o consumo consciente da energia elétrica, uso seguro das instalações elétricas e resíduos tecnológicos. É neste sentido que acontecem as campanhas, conforme destacou a professora Caroline Radüns. 

“Promovemos ações com o propósito de ampliar o conhecimento da comunidade sobre o correto descarte de resíduos eletrônicos, pilhas e lâmpadas, que vão ao encontro do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis”, reforçou a professora, lembrando que o ODS 11 busca tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis. 

“Uma das metas é reduzir o impacto ambiental negativo per capita das cidades, inclusive prestando especial atenção aos resíduos”, completou.


MathGO premia estudantes da região

Você já imaginou poder ter uma ferramenta de ensino/aprendizagem que alia o lazer aos estudos? Este é um dos focos do MathGO, desafio proposto pelo Projeto de Extensão AppGO: Desenvolvimento e Implementação de Softwares Educacionais, que realiza ações de forma colaborativa e interdisciplinar entre a Unijuí e escolas da região. 

Realizado pelos cursos de Ciências da Computação, Design e Letras - Português da Unijuí, o aplicativo MathGO conta com mais de 1.500 questões disponíveis para os estudantes do Ensino Fundamental e Médio. 

A competição ocorreu entre os dias 1º a 30 de abril, onde os estudantes participantes do desafio puderam responder as questões relacionadas à matemática, que variam entre os níveis fácil, médio e difícil, onde cada questão respondida possuía uma pontuação específica: quanto maior o nível de dificuldade, mais alta era a pontuação. 

“Realizamos o desafio MathGO, com o objetivo de envolver toda a comunidade regional, escolas públicas e privadas do Ensino Fundamental e Médio. Tivemos neste período, 251 estudantes de  23 escolas participando. Conseguimos atingir nossa meta de que os alunos utilizassem o software como ferramenta de aprendizagem justamente neste momento em que eles precisam estudar em casa, não tendo o contato direto com os professores e colegas”, explicou a coordenadora do projeto, professora do curso de Design Barbara Gündel Mendonça. 

Os cinco primeiros colocados e suas escolas receberam troféus de participação, e o primeiro lugar, um tablet, com o apoio do Programa Empreender para Transformar (PET) do Sicredi, no final de maio. Maicon Lucas da Silva, estudante do 1º ano do Ensino Médio do Instituto Municipal de Ensino Assis Brasil, foi o grande vencedor do MathGO, “No começo do desafio foi difícil mas à medida que fui jogando, consegui colocar em prática o que aprendi na aula. Quase desisti, mas continuei me dedicando e conquistei a primeira colocação. Estou muito feliz com o prêmio”, disse.

Para a coordenadora, o resultado foi bastante positivo. “O objetivo do projeto sempre foi alcançar o máximo de estudantes possíveis para que utilizassem o aplicativo, para que se interessasse cada vez mais e estudassem de forma online.  Vários estudantes participaram e o engajamento dos professores foi fundamental para que eles conseguissem acessar a plataforma e fossem incentivados realmente. A ideia é que se prossiga para que os alunos consigam entender os objetos de aprendizagem como sendo disponíveis no meio digital. Ou seja, não termos o celular apenas como lazer, mas também para estudar”. 

O Projeto AppGO promete novidades para o segundo semestre deste ano. “A ideia do projeto é desenvolver o app PortGO, que englobará conteúdos de Língua Portuguesa. O aplicativo já está em desenvolvimento e pretendemos lançá-lo no segundo semestre. Queremos engajar os alunos, professores e escolas nesta outra área de conhecimento”, frisou a coordenadora. 

Confira a lista dos vencedores: 

1º lugar - Maicon Lucas da Silva, estudante do 1º ano do Ensino Médio do Instituto Municipal de Ensino Assis Brasil (Ijuí).

2º lugar - Cassio Dallepiane dos Santos, estudante do 6º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Barão do Rio Branco (Catuípe).

3º lugar - Vilson Gabriel Teixeira Rodrigues, estudante da 7º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Rui Barbosa (Ijuí).

4º lugar - Mariana Webber Bagetti, estudante do 6º ano da  Escola Estadual de Ensino Fundamental Rui Barbosa (Ijuí).

5º lugar - João Victor Hedlund Donatto, estudante do 9º ano do Ensino Fundamental do Instituto Municipal de Ensino Assis Brasil (Ijuí).


Unijuí apresenta experiência do Balcão do Consumidor em painel online

Nesta segunda-feira, dia 31 de maio, o Balcão do Consumidor da Unijuí foi apresentado pelo professor Joaquim Henrique Gatto durante o painel Balcões do Consumidor, iniciativa que integra um grande evento alusivo aos 30 anos do Código de Defesa do Consumidor. Por meio da Universidade de Passo Fundo (UPF), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Balcão do Consumidor e Capes, são realizados, de 31 de maio a 2 de junho, o 12º Seminário Nacional de Defesa do Consumidor, 8º Seminário Internacional de Defesa do Consumidor, 4º Encontro de Balcões do Consumidor, 9º Encontro Regional de Procons e 1ª Mostra de Trabalhos Científicos.

O Balcão do Consumidor atua em Ijuí desde 2013, em Três Passos desde 2015 e em Santa Rosa desde 2018, como parte das atividades de extensão universitária da Unijuí. Conforme explicou o professor Joaquim Gatto, que coordena o serviço em Ijuí, o Balcão faz parte de um projeto vinculado ao curso de Direito, chamado de Conflitos Sociais e Direitos Humanos: alternativas de tratamento e resolução, focado na mediação extrajudicial de conflitos, Balcão do Consumidor e mediação escolar.

Este projeto está centrado em tratar os conflitos sociais a partir da utilização de mecanismos alternativos de enfrentamento, como a mediação, a negociação e a conciliação, a realizar-se na esfera extrajudicial junto aos Escritórios Modelo e Balcões do Consumidor do curso de Direito, assim como nas escolas de Ensino Fundamental e Ensino Médio, vinculadas ao projeto”, explicou o professor, lembrando que a iniciativa conta com a atuação de quatro professores – além dele, os educadores Francieli Formentini (coordenadora), Fernanda Serrer (campus Santa Rosa) e Eliete Schneider (campus Três Passos); dois voluntários, 12 bolsistas e três assessores jurídicos.

No Balcão do Consumidor, destacou Gatto, o serviço é prestado pelos estudantes do curso de Direito, de forma gratuita, com supervisão diária. O cidadão é recebido, o caso é analisado previamente, registrado no Sistema Nacional de Informações ao Consumidor (Sindec) e então é contatado o fornecedor do produto ou serviço. Essa intervenção pode resultar na solução da demanda, na realização de uma audiência ou encaminhamento do consumidor a uma assessoria jurídica.

Nós não paralisamos as atividades durante o período de pandemia, mas tivemos que permanecer determinado período sem realizar o atendimento presencial. O contato era, então, realizado por telefone, e-mail ou WhatsApp. Também recebemos, no início deste período, um grande número de denúncias ligadas ao abuso de preços, em produtos como álcool em gel, máscara, luvas e alimentos. Todas encaminhadas ao Procon”, reforçou o professor.

Somente em Ijuí, até 21 de outubro de 2013, quando o Sindec foi instalado, foram realizados 2.078 atendimentos manuais. De lá para cá, até o dia 20 de maio de 2021, mais 19.254, somando 21.332 atendimentos prestados à comunidade. “Há alguns anos, tínhamos principalmente situações ligadas à telefonia, além de produtos e problemas bancários. Com o passar dos anos e o agravamento da crise, aumentaram os problemas financeiros e as tentativas de renegociação de débitos. Também passamos a realizar educação para o consumo”, frisou o professor.

Confira o evento na íntegra:


Projeto de Extensão Cinema e Direitos Humanos exibirá o filme “Nosotras también estuvimos”

O Projeto de Extensão Cinema e Direitos Humanos, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direitos Humanos da Unijuí, promove nesta quarta-feira, dia 2 de junho, uma sessão com o filme “Nosotras también estuvimos”. Inscrições podem ser realizadas neste link. A sessão será transmitida pelo Google Meet, a partir das 14h30.

Com mediação do professor doutor André Leonardo Copetti Santos, a sessão contará com a presença do diretor do filme, Federico Strifezzo. Graduado em Maestría en Periodismo Documental na Universidad Tres de Febrero, na Argentina, dirigiu os documentários televisivos "C.A.L. El Congreso en Dictadura" (2016), "Viaje a la Patagonia Austral" (2017) e "La batalla de Suipacha" (2018).

O Projeto de Extensão Cinema e Direitos Humanos foi contemplado com recursos oriundos do edital do Concurso Cultural nº 04/2020 – Culturas Diversificadas, do Poder Executivo do Município de Ijuí – Lei de Emergência Cultural.


Projeto de Extensão Prematuros fala sobre impacto da música em bebês

O Projeto de Extensão Prematuros - Prevenção, Apoio e Cuidado, desenvolvido na Unijuí, promoveu na noite desta quinta-feira, dia 27 de maio, uma live com a cantora e musicoterapeuta italiana, mestre e doutora pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Ambra Palazzi. A convidada falou sobre “Como a música pode ajudar os pais e os bebês prematuros”.

Ambra contou que, na Itália, se aproximou do trabalho com bebês, mas ainda na promoção à saúde e educação musical dos pais. Com o tempo, foi descobrindo que a música poderia ajudar na integração pais e bebês, e decidiu se aprofundar no tema. 

“Nessa área da musicoterapia, temos várias técnicas, mas, neste momento, o trabalho realizado é centrado na família. O musicoterapeuta acompanha e dá suporte à família junto ao bebê, empoderando os pais neste processo de cuidado”, explicou a convidada, lembrando que a musicoterapia é uma ferramenta muito forte na autorregulação dos bebês na UTI Neonatal. “Essa trabalho colabora com o bem-estar dos pais, reduzindo questões como ansiedade, estresse e depressão pós-parto. É uma iniciativa que faz com que a família se sinta menos impotente diante de uma situação traumática”, reforçou Ambra.

Confira a live na íntegra neste link.


Projeto de Extensão Educação em Saúde realiza ações preventivas contra a hipertensão e o diabetes

Na última terça e sexta-feira, dias 11 e 14 de maio, acadêmicos integrantes do Projeto de Extensão Educação em Saúde da Unijuí realizaram ações com pacientes atendidos no Centro Especializado em Reabilitação Física, Intelectual e Visual da Unijuí (CER III - Unir), junto à sala de espera da Unijuí Saúde. Com foco na prevenção da hipertensão arterial e no controle do diabetes, foi aferida a pressão arterial dos usuários, verificada a glicemia e discutidas orientações relacionadas aos hábitos de vida saudáveis, como ingestão diária de água, uso racional de medicamentos e seu descarte correto, vacinas contra a gripe e contra a covid-19, além da importância da atividade física.

“Estabelecemos uma conversa informal com o paciente, questionando como é a sua alimentação em casa e orientando sobre alimentos que contenham substâncias que são nocivas, que fazem com que ocorra uma elevação da pressão arterial e uma descompensação do diabetes. Inclusive, entregamos um pacotinho com alguns temperos, estimulando que estas pessoas façam uso em sua alimentação”, explicou a coordenadora do projeto Educação em Saúde, professora Angélica Cristiane Moreira.

O projeto de extensão desenvolve ações de educação em saúde na comunidade, visando a prevenção de doenças e agravos, atenção ao diagnóstico precoce, tratamento e reabilitação. Desenvolve atividades com grupos e também no domicílio, promovendo hábitos de vida saudáveis e adesão a processos terapêuticos. Promove um conjunto de práticas que contribuem para a independência das pessoas no seu cuidado e no debate com os profissionais e gestores. Ele tem como objetivo produzir impactos positivos sobre a saúde da população com um trabalho multiprofissional e interdisciplinar. 

Do projeto de extensão participam, atualmente, mais de 40 voluntários, além de seis bolsistas, de diferentes cursos da área da saúde.

Prevenção e combate

Os hábitos alimentares ocupam um papel de destaque no tratamento e prevenção da hipertensão arterial, sendo que a reeducação alimentar e a redução de peso apresentam inúmeros benefícios no controle da pressão alta.  A redução de peso é a medida não farmacológica mais efetiva para controlar a hipertensão. Mesmo pequenas reduções de peso corporal têm diminuído significativamente a pressão e os riscos cardiovasculares. Dessa forma, a população deve adotar em sua dieta habitual um maior consumo de frutas e verduras, diminuir a ingestão de alimentos gordurosos e industrializados, assim como reduzir as quantidades de sal em sua alimentação. Lembrando que os hipertensos devem aumentar o consumo de água, ingerindo entre 2 a 2,5 litros por dia.

Os fatores de risco para pressão alta podem ser divididos em modificáveis e não-modificáveis. A falta de exercício físico, ou seja, a vida sedentária, contribui para o excesso de peso, e é considerado um fator de risco modificável, juntamente com a obesidade. Além disso, a má alimentação, pautada no pouco consumo de frutas e verduras e aumento do consumo de comida processada, também é considerado um fator de risco modificável. O sal em excesso pode facilitar e agravar a hipertensão arterial, por conter sódio, que é um potente estimulante cardíaco. Outros fatores de risco modificáveis são o alcoolismo e tabagismo, visto que o consumo exagerado de álcool e cigarro compromete a pressão arterial. Para finalizar os fatores de risco modificáveis, o estresse, ou seja, o excesso de trabalho, angústia, preocupações e ansiedade podem ser responsáveis pela elevação da pressão. Os fatores de risco não modificáveis são: hereditariedade, sendo o histórico familiar também um fator de risco. A idade, visto que o envelhecimento aumenta o risco de pressão alta em ambos os sexos. E por fim, a etnia - pessoas da etnia negra são mais propensas à pressão alta.

Para ajudar no controle e evitar problemas decorrentes da pressão alta são necessárias algumas modificações no estilo de vida, como manter o peso saudável e, principalmente, controlar a quantidade de sódio na alimentação. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o consumo de sódio deve ser menor que 2g por dia, o que equivale a 4g de sal de cozinha, ou seja, uma colher rasa de chá de sal por dia. É importante lembrarmos que alguns dos alimentos naturais como, carnes, laticínios e hortaliças que consumimos diariamente já possuem o sódio em sua composição.

Dez passos para uma alimentação saudável para pessoas hipertensas:

  1. Procure usar o mínimo de sal no preparo dos alimentos;
  2. Para não exagerar no consumo de sal, evite deixar o saleiro na mesa. A comida já contém o sal necessário;
  3. Leia sempre o rótulo dos alimentos verificando a quantidade de sódio presente;
  4. Prefira temperos naturais como alho, cebola, limão, cebolinha, salsinha, açafrão, orégano, manjericão, coentro, cominho, páprica, sálvia, entre outros;
  5. Alimentos industrializados como embutidos (salsicha, salame, presunto), enlatados, molhos prontos e carnes salgadas (bacalhau, charque, carne seca e defumados) devem ser evitados, porque são ricos em gordura e sal;
  6. Diminua o consumo de gordura. Use óleo vegetal com moderação e dê preferência aos alimentos cozidos, assados e/ou grelhados;
  7. Procure evitar a ingestão excessiva de bebidas alcoólicas e o uso de cigarros, pois eles contribuem para a elevação da pressão arterial;
  8. Consuma diariamente pelo menos três porções de frutas e hortaliças;
  9. Dê preferência a alimentos integrais como pães, cereais e massas, pois são ricos em fibras, vitaminas e minerais;
  10. Mantenha o seu peso saudável.

Escolas e estudantes são premiados no Desafio MathGo

Entrevista foi concedida pelos professores à Rádio Unijuí FM na manhã desta segunda-feira, dia 10

Foram conhecidos os vencedores do Desafio MathGo, o evento de matemática realizado no mês de abril, por meio do aplicativo MathGo, que envolveu 251 alunos, de 23 escolas, públicas e privadas, pertencentes à região de abrangência da 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e Secretaria Municipal de Educação (Smed). A iniciativa contou com recursos do Programa Empreender para Transformar (PET) da Sicredi das Culturas, e foi tema do Rizoma, da Rádio Unijuí FM, nesta segunda-feira, dia 10 de maio.

Maicon Lucas da Silva, aluno do Instituto Municipal de Ensino Assis Brasil (Imeab), foi o que mais pontuou respondendo às questões de matemática, a partir de um banco de 1500 questões. Ele levou para casa um tablet e troféu. Em segundo e terceiro lugares, respectivamente, ficaram os estudantes Cassio Dallepiane dos Santos, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Barão do Rio Branco, e Vilson Gabriel Teixeira Rodrigues, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Rui Barbosa, que receberam troféus. Os estudantes foram escolhidos dentro das três escolas que mais pontuaram: Imeab, Escola Rui Barbosa e Escola Barão do Rio Branco, que também receberam troféus.

O MathGo integra o Projeto de Extensão “AppGo: desenvolvimento e implementação de softwares educacionais” da Unijuí, que contempla ações realizadas de forma colaborativa e interdisciplinar entre professores da Educação Básica e a Universidade, juntamente com os acadêmicos. A proposta da construção de atividades de ensino através do uso de softwares considera o professor como participante ativo na produção de materiais didáticos e pedagógicos, de acordo com suas necessidades em sala de aula.

Temos uma história de alguns anos de atividades. Começamos em 2016, 2017, com o sonho de ajudar professores e alunos a estudarem matemática, de forma mais fácil, por meio de dispositivos eletrônicos, como smartphones e computadores. Desenvolvemos um aplicativo, o MathGo, que já está bastante consolidado. É um app livre, que pode ser baixado pelo endereço mathgo.com.br, e que possui materiais organizados de acordo com as normas do Ministério da Educação (MEC)”, explicou o professor extensionista Edson Luiz Padoin, lembrando que em 2018 foi realizada a primeira competição MathGo, com a participação de mais de 1500 estudantes. A final aconteceu dentro da Universidade, com os participantes utilizando os laboratórios para resolução de um conjunto de questões em 120 minutos.

Tínhamos a ideia de realizar um desafio presencial. Mas, em razão da pandemia, isso não foi possível. Anteriormente, a competição acontecia por meio de equipes, formadas por alunos e professores. Neste ano, como o evento aconteceu de forma online, optamos por realizar o desafio de forma individual, e o engajamento que tivemos foi bastante positivo”, destacou a coordenadora do Projeto de Extensão AppGo, professora Bárbara Gündel Mendonça.

Novidade

Conforme destacou a professora extensionista Taíse Neves Possani, desde o ano passado, está em desenvolvimento outro aplicativo, o PortGo, voltado ao estudo da Língua Portuguesa. Bolsistas e professores trabalham na seleção e categorização de questões, para criação de um banco, tal qual o app de matemática. Os estudantes deverão ter acesso às questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), desde o ano de 2012, na área de linguagem, o que facilitará a preparação para a prova.


Projeto Traças Digitais promove oficina sobre gravação de podcasts

Os podcasts têm se popularizado na internet como ferramenta de aprendizagem e de divulgação de informações. Este é um dos campos de atuação do Traças Digitais, projeto de extensão da Unijuí que objetiva a produção de audiolivros para a formação de leitores, professores e comunidade. Com o intuito de difundir a técnica entre as demais áreas do conhecimento, a equipe do projeto promoveu, no dia 16 de abril, o workshop “Como gravar podcasts”, tendo como público-alvo professores e bolsistas da universidade. 

Na oportunidade, foram compartilhadas algumas das experiências realizadas em formato de áudio visando o letramento e a democratização da leitura, com olhar atento à acessibilidade da literatura para deficientes visuais. A formação trouxe o passo a passo para a gravação de um podcast, desde a elaboração do roteiro à gravação, edição e divulgação.

O encontro, realizado através do Google Meet, foi conduzido pelos bolsistas do projeto, sob a orientação dos professores Anderson Amaral de Oliveira, Josei Fernandes Pereira e Rosita da Silva Santos. A gravação está disponível no canal do Traças Digitais no YouTube, bem como os materiais desenvolvidos pelo projeto. São diversas playlists de conteúdo, contemplando as literaturas brasileira e estrangeira, podcasts, conceitos históricos e produções especiais para crianças. Acesse neste link.

Por Daiana Dal Ros, bolsista do Traças Digitais e aluna do curso de Letras 


Projeto de Extensão trabalha com alunos o uso racional e seguro da energia elétrica

Desenvolvido desde 2017, o Projeto de Extensão Energia Amiga, da Unijuí, atua baseado em dois pilares: na segurança em eletricidade e na eficiência energética.  É por meio dele que crianças e jovens são incentivados a buscar mais informações acerca da energia elétrica, da segurança em eletricidade, eficiência energética e resíduos tecnológicos. 

Segundo a coordenadora do projeto, professora Caroline Raduns, é importante buscarmos mais conhecimento sobre energias renováveis, sustentabilidade, uso correto da energia elétrica e descarte de equipamentos eletrônicos. “É importante nos apropriarmos desses assuntos e temas e utilizá-los em nosso cotidiano. Porém, isso requer que tenhamos conhecimento e sejamos sujeitos capazes de explorar, de forma clara, os conceitos. Desta forma, seremos agentes propulsores em nosso meio, seja no ambiente escolar, residência, ambiente de trabalho ou em qualquer local da nossa sociedade”, explicou a coordenadora.

O projeto ajuda os alunos a criarem um senso crítico e a pensarem sobre o uso racional e seguro de energia e resíduos tecnológicos, gerando, assim, um crescimento econômico, inclusão social e proteção ao meio ambiente. 

Para a bolsista do projeto, Naiara Vam Groll, só é possível atingir resultados positivos se todos trabalharem juntos pela causa. “O  projeto conta com a comunidade para construir um futuro inclusivo e sustentável para todos. Faça parte das ações do projeto Energia Amiga porque, dessa forma, você também estará contribuindo com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) para um desenvolvimento sustentável”, ressaltou. 

Por Evelin Ramos, bolsista de Popularização da Ciência da Unijuí

Confira mais sobre o projeto:


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