Projeto de Extensão levará diferentes ações para a Mostra Científica Virtual
Foto realizada antes da pandemia
Focado em disseminar o conhecimento sobre energia elétrica e segurança no uso da eletricidade, o Projeto de Extensão Energia Amiga participará com diversas atividades da Mostra Científica Virtual do Ciência para Todos Unijuí 2. O evento, que será realizado entre os dias 5 e 9 de julho, é uma promoção da Fidene/Unijuí em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.
“A grande temática é a energia elétrica e, dentro disso, temos algumas linhas definidas para este evento. Priorizamos a abordagem aos equipamentos eletroeletrônicos, apresentando suas características, as formas utilizadas para calcular o consumo de energia e o quanto isso impacta na nossa fatura”, explicou a coordenadora do projeto, professora Caroline Radüns. É na segunda-feira, às 9h30 e às 13h30; na quarta-feira, às 20h30; e na sexta-feira, às 10h30, que estes tópicos serão trabalhados.
Outro tema que terá destaque durante o evento é a logística reversa: na quarta-feira o foco serão as lâmpadas, às 11h e às 13h30; e na quinta-feira, nos mesmos horários, de equipamentos eletroeletrônicos e pilhas. A relação entre energia elétrica e logística reversa será abordada na sexta-feira, às 15h. “Precisamos entender esse tema para, cada vez mais, termos resultados positivos no meio ambiente”, comenta Caroline.
Para acompanhar as atividades deste e outros projetos de extensão da Unijuí, que farão parte da Mostra Científica Virtual, basta acessar o canal da Unijuí no Youtube. A programação completa do Ciência para Todos pode ser acessada em bit.ly/cienciasparatodos.
Projeto “Feiras de Matemática no Rio Grande do Sul” é um dos destaques no evento
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O Projeto de Extensão Feiras de Matemática no Rio Grande do Sul: um processo formativo será um dos destaques da Mostra Científica Virtual que integra o Ciência para Todos Unijuí 2. O evento, que acontece de 5 a 9 de julho, de forma totalmente virtual, é promovido pela Fidene/Unijuí, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.
Segundo o coordenador, professor Peterson Cleyton Avi, o Projeto de Extensão terá sua primeira participação na segunda-feira, dia 5, às 11h, com a Mostra da 1ª Feira Estadual de Matemática, que ocorreu no ano passado. “A ideia é mostrarmos como foi a experiência de realizar a feira de forma virtual. Iremos apresentar dois trabalhos que foram expostos no evento, trazendo relatos de alunos e professores que estiveram envolvidos”, explicou o professor.
Um dos grandes momentos do Ciência para Todos será o lançamento das inscrições para a 2ª Feira Estadual de Matemática, que vai acontecer neste ano, nos dias 4 e 5 de novembro, também de forma online. Na quarta-feira, 7, às 20h, e na sexta-feira, 9, às 9h30, serão conhecidas as categorias que poderão expor trabalhos.
Além disso, na sexta-feira, dia 9, às 14h30, será realizada uma oficina com o tema “Existe matemática na fotografia?”. “Vamos apresentar a relação que pode ser explorada entre os conteúdos matemáticos e a fotografia”, explicou o coordenador.
O Projeto de Extensão é resultado de uma parceria entre a Unijuí, a 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), redes municipal e particular de ensino, e visa socializar trabalhos de matemática que são desenvolvidos ao longo do ano.
Para saber mais sobre o Ciência para Todos Unijuí 2, acesse bit.ly/cienciasparatodos.
Projeto Meninas que Engenham o Futuro será destaque no Ciência para Todos
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A segunda edição do Ciência para Todos, evento que será promovido pela Fidene/Unijuí entre os dias 5 e 9 de julho, de forma virtual, será uma vitrine para o Projeto de Extensão Meninas que Engenham o Futuro. A iniciativa, segundo a coordenadora, professora Taciana Paula Enderle, tem o objetivo de debater a inserção das mulheres na área das engenharias e também demonstrar o potencial que elas têm para atuar nas Ciências Exatas.
“Por meio do projeto, colocamos em prática ações que auxiliam as estudantes da Educação Básica a aproximar do seu dia a dia conceitos trabalhados nas engenharias. Para isso, damos ênfase à energia elétrica e abastecimento de água. Tratamos da eficiência energética e do reuso da água. Além disso, buscamos construir um pensamento multidisciplinar e sustentável”, explicou a coordenadora.
Um pouco deste trabalho poderá ser conferido na próxima semana, nos dias 6 - às 11h e às 13h30; dia 7 - às 21h; e 9 de julho - às 11h, quando o Projeto de Extensão participa da Mostra Científica Virtual, que será transmitida pelo canal da Unijuí no Youtube. De acordo com a professora Taciana, a história de mulheres nas Ciências Exatas e Engenharias será contada, na forma de uma linha do tempo. “Vamos também apresentar nosso projeto e resgatar um pouco do que desenvolvemos nas escolas que participaram da iniciativa”, completou a professora.
Realizado em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, e parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o Ciência para Todos Unijuí 2 busca promover ações de divulgação, educação e popularização da ciência aos estudantes e professores da Educação Básica ao Ensino Superior.
A programação completa do evento pode ser conferida no endereço bit.ly/cienciasparatodos, mesmo local em que inscrições para oficinas podem ser realizadas.
Projeto Física para Todos também promoverá palestra durante o evento
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Há mais de duas décadas, o Projeto de Extensão Física para Todos promove a popularização e difusão da ciência por meio de exposições interativas de experimentos de física. E claro que a iniciativa fará parte do Ciência para Todos Unijuí 2, que acontecerá de 5 a 9 de julho, de forma virtual, a partir de uma promoção da Fidene/Unijuí em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.
Por meio do canal da Unijuí no Youtube, será possível acompanhar na terça-feira, dia 6 de julho, às 9h30, a primeira participação do Projeto de Extensão na Mostra Científica Virtual, com a apresentação de Experimentos de Mecânica, Eletricidade e Magnetismo. Na quarta-feira, dia 7, no mesmo horário, ocorrerá a apresentação de Experimentos de Óptica e Lançamento de Foguetes.
“Na quarta-feira, às 19h, estarei palestrando sobre a ‘Física e os acidentes de trânsito’, mesmo tema que será trabalhado na sexta-feira, dia 9, a partir das 8h30”, explicou o coordenador do projeto, professor Nelson Toniazzo.
Para fechar, segundo o docente, acontece na sexta-feira, às 13h30, uma exposição com o tema “Astronomia: onde estamos? Qual nossa localização no universo?”.
No endereço bit.ly/cienciasparatodos é possível ter acesso à programação completa do Ciência para Todos, conhecer os demais Projetos de Extensão participantes e se inscrever em oficinas que serão ofertadas até o final deste mês.
“Energia elétrica e logística reversa” é o tema do 4º Concurso Energia Amiga de Redação e Desenho, promovido pelo Projeto de Extensão Energia Amiga da Unijuí, em parceria com a Ceriluz. A competição é voltada aos estudantes do Ensino Fundamental, de escolas públicas e privadas, pertencentes às regiões de abrangência da 17ª e 36ª Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), que têm suas sedes nos municípios de Santa Rosa e Ijuí, respectivamente.
Já com inscrições abertas, o concurso tem o intuito de incentivar os estudantes a pensarem sobre cidades e comunidades sustentáveis, a partir da redução do impacto ambiental, com especial atenção ao sistema energético e resíduos tecnológicos. Alunos do 1º ao 5º Ano podem participar com desenhos, enquanto que estudantes do 6º ao 9º Ano podem se inscrever com redações. O prazo encerra-se no dia 12 de julho e as regras para o concurso estão disponíveis em www.projetos.unijui.edu.br/energiaamiga.
“Desde o início do projeto, temos como proposição a realização de um concurso. E neste ano não seria diferente. Os alunos terão um prazo para elaborar suas redações e desenhos, e para inscrever suas produções. A comunidade também participará, escolhendo os melhores trabalhos, que farão parte de um livro. Nas duas primeiras edições, este livro foi físico e, no passado, publicado de forma digital. Mas, neste ano, voltamos com a edição impressa”, explicou a coordenadora do Projeto Energia Amiga, professora Carolina Radüns.
Realizado de forma online neste ano, em razão da pandemia de covid-19, o Projeto de Extensão conta com o envolvimento de 20 escolas, 53 turmas, 38 professores e 1.021 estudantes. A iniciativa visa disseminar o conhecimento sobre energia e segurança no uso da eletricidade aos alunos das escolas de Ijuí e região, aproximando, assim, os conceitos teóricos de eletricidade com a vivência diária e o uso da energia, bem como demonstrar os riscos intrínsecos ao uso dela.
Confira a live na íntegra:
No ano de 2016, teve início na Unijuí um projeto de pesquisa que tinha como objetivo avaliar e acompanhar o crescimento e o desenvolvimento neuropsicomotor de prematuros após a alta hospitalar. A partir disso, identificou-se a possibilidade do projeto tornar-se extensão universitária, ampliando sua atuação junto à comunidade, com a promoção de ações às gestantes, famílias e seus bebês prematuros. Dessa forma, em 2020, iniciou o projeto de extensão “Prematuros: Prevenção, Apoio e Cuidado”.
Atualmente, o grupo é formado por uma equipe multidisciplinar, com estudantes dos cursos de psicologia, fisioterapia, enfermagem, nutrição e medicina, composto por cinco bolsistas, 14 voluntários, três professores extensionistas e dois professores voluntários. O projeto tem como objetivo organizar estratégias de cuidado pré-natal com vistas à prevenção da prematuridade, bem como acompanhar bebês prematuros e suas famílias, com o propósito de orientar o cuidado e avaliar o crescimento e o desenvolvimento neuropsicomotor dos prematuros.
A proposta inicial do projeto envolvia a visita domiciliar às famílias, mas, em função da pandemia, as atividades foram reorganizadas. Os extensionistas estão trabalhando na produção de materiais sobre a prematuridade e os cuidados ao bebê prematuro. Eles também elaboram cartilhas e manuais e atendem às famílias por meio do Whatsapp.
Segundo a professora de Psicologia e coordenadora do projeto, Amanda Schöffel Sehn, ainda existem poucas pesquisas com evidências científicas que apontem a relação entre a prematuridade e a covid-19. Mas o tema vem sendo acompanhado de perto. "Mesmo existindo poucas evidências, sabe-se que na gestação ocorrem inúmeras alterações fisiológicas e imunológicas. Por conta disso, a gestação parece representar um período de maior suscetibilidade a infecções virais, a complicações pulmonares e sistêmicas, que podem favorecer o parto prematuro. Nesse contexto, existe a necessidade de atenção e cuidado às gestantes infectadas pela covid-19, tendo em vista a diversidade de alterações e desfechos. Além disso, o município de Ijuí apresenta média de nascimentos prematuros significativa (aproximadamente 11% em 2020), o que denota a necessidade de ações voltadas à prevenção, cuidados e acompanhamento dessa população”, explica Amanda.
O projeto está fazendo um levantamento dos bebês prematuros em algumas Estratégias de Saúde da Família (ESFs), a fim de contatar diretamente essas famílias. Da mesma forma, a equipe está em contato com os hospitais para acessar as famílias ainda no momento da alta hospitalar do bebê. “Esse trabalho envolverá grupos de apoio a cuidadores de bebês prematuros, com encontros para tratar de questões relacionadas ao cuidado e à experiência de parentalidade. À medida que a pandemia permitir, iremos organizar as avaliações periódicas do desenvolvimento neuropsicomotor dos bebês prematuros e, quando necessário, iniciar as atividades de estimulação na Clínica Escola de Fisioterapia”, finaliza a coordenadora.
Familiares de bebês prematuros podem ter acesso aos materiais disponíveis nas redes sociais do projeto ou diretamente pelo telefone 55 3332-0211 (WhatsApp).
Instagram: https://www.instagram.com/projetoprematuros/
Facebook: https://www.facebook.com/PROJETOPREMATUROS/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCmM1L4kwEAA-Fkny8Q8UBcw
Por Evelin Ramos, bolsista de Popularização da Ciência da Unijuí
Nesta segunda-feira, Dia Mundial do Doador de Sangue, o Projeto de Extensão Educação em Saúde, da Unijuí, deu início a uma ação que se estenderá durante todo o mês.
Com o intuito de sensibilizar a população e contribuir com a causa, os 43 voluntários e seis bolsistas do projeto estarão se dividindo em grupos para doação de sangue no Banco do Hospital de Caridade de Ijuí (HCI). Quem também participou, nesta segunda, foi a coordenadora do projeto, professora Angélica Cristiane Moreira.
De acordo com a docente, uma agenda está sendo organizada com os estudantes, para que as doações aconteçam durante todo o Junho Vermelho – campanha que visa conscientizar a população para este ato de amor ao próximo, que pode salvar vidas.
O Projeto de Extensão desenvolve ações de educação em saúde na comunidade, visando a prevenção de doenças e agravos, atenção ao diagnóstico precoce, tratamento e reabilitação. Desenvolve atividades com grupos e também no domicílio, promovendo hábitos de vida saudáveis e adesão a processos terapêuticos. Promove um conjunto de práticas que contribuem para a independência das pessoas no seu cuidado e no debate com os profissionais e gestores. O grupo tem como objetivo produzir impactos positivos sobre a saúde da população, com um trabalho multiprofissional e interdisciplinar.
Na última sexta-feira, dia 4 de junho, a equipe do Projeto de Extensão Melhoria da Eficiência Leiteira em Unidades de Produção na Microrregião de Ijuí – Projeto Piloto da Unijuí, esteve reunida com o agricultor Matheus Prochnow, participante do projeto, para restituição do trabalho desenvolvido e discussão dos resultados com foco no planejamento da unidade de produção e definição de ações futuras. A sua propriedade está localizada na Linha 8, interior do município.
“O projeto busca criar formas e instrumentos de intervenção e assessoramento técnico e gerencial aos produtores por meio de docentes, técnicos e estudantes, a partir de um projeto de melhoria da eficiência leiteira em unidades de produção. Também busca fornecer subsídios para políticas de desenvolvimento e competitividade na bovinocultura de leite, com viabilidade econômica”, explicou a coordenadora do projeto, professora Luciane Martins, que atua ao lado dos professores Nilvo Basso e Angélica de Oliveira Henriques.
Baseado nos objetivos que os agricultores possuem sobre a produção leiteira em suas unidades de produção, o Projeto de Extensão alia conhecimentos técnicos das áreas de agronomia, veterinária e gestão rural no desenvolvimento de ações que buscam alcançar seus objetivos de forma responsável e sustentável.
De acordo com Luciane, cinco unidades de produção leiteira estão sendo acompanhadas na microrregião de Ijuí. O projeto, como lembra, enquadra-se no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 12, definido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como “Consumo e produção responsáveis”.
“Com as ações do projeto orientamos para que a atividade leiteira tenha custos de produção menores e mais conscientes, assim como orientamos para que a produção do leite, um alimento tão rico e importante, seja realizada com responsabilidade e qualidade sanitária”, explicou a docente.
Nesta quinta-feira, dia 10, uma nova reunião para restituição e programação das ações será realizada com outro produtor rural.
No último sábado, Dia Mundial do Meio Ambiente, o Projeto de Extensão Energia Amiga, da Unijuí, esteve envolvido no recolhimento de pilhas e eletrônicos em Ijuí. No dia 29 de maio, já havia ocorrido uma campanha de coleta de lâmpadas nas cidades de Ijuí e Santa Rosa.
Realizado desde 2017, o Projeto de Extensão desenvolve ações com estudantes do Ensino Fundamental, com o intuito de disseminar conceitos sobre o consumo consciente da energia elétrica, uso seguro das instalações elétricas e resíduos tecnológicos. É neste sentido que acontecem as campanhas, conforme destacou a professora Caroline Radüns.
“Promovemos ações com o propósito de ampliar o conhecimento da comunidade sobre o correto descarte de resíduos eletrônicos, pilhas e lâmpadas, que vão ao encontro do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis”, reforçou a professora, lembrando que o ODS 11 busca tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
“Uma das metas é reduzir o impacto ambiental negativo per capita das cidades, inclusive prestando especial atenção aos resíduos”, completou.
Você já imaginou poder ter uma ferramenta de ensino/aprendizagem que alia o lazer aos estudos? Este é um dos focos do MathGO, desafio proposto pelo Projeto de Extensão AppGO: Desenvolvimento e Implementação de Softwares Educacionais, que realiza ações de forma colaborativa e interdisciplinar entre a Unijuí e escolas da região.
Realizado pelos cursos de Ciências da Computação, Design e Letras - Português da Unijuí, o aplicativo MathGO conta com mais de 1.500 questões disponíveis para os estudantes do Ensino Fundamental e Médio.
A competição ocorreu entre os dias 1º a 30 de abril, onde os estudantes participantes do desafio puderam responder as questões relacionadas à matemática, que variam entre os níveis fácil, médio e difícil, onde cada questão respondida possuía uma pontuação específica: quanto maior o nível de dificuldade, mais alta era a pontuação.
“Realizamos o desafio MathGO, com o objetivo de envolver toda a comunidade regional, escolas públicas e privadas do Ensino Fundamental e Médio. Tivemos neste período, 251 estudantes de 23 escolas participando. Conseguimos atingir nossa meta de que os alunos utilizassem o software como ferramenta de aprendizagem justamente neste momento em que eles precisam estudar em casa, não tendo o contato direto com os professores e colegas”, explicou a coordenadora do projeto, professora do curso de Design Barbara Gündel Mendonça.
Os cinco primeiros colocados e suas escolas receberam troféus de participação, e o primeiro lugar, um tablet, com o apoio do Programa Empreender para Transformar (PET) do Sicredi, no final de maio. Maicon Lucas da Silva, estudante do 1º ano do Ensino Médio do Instituto Municipal de Ensino Assis Brasil, foi o grande vencedor do MathGO, “No começo do desafio foi difícil mas à medida que fui jogando, consegui colocar em prática o que aprendi na aula. Quase desisti, mas continuei me dedicando e conquistei a primeira colocação. Estou muito feliz com o prêmio”, disse.
Para a coordenadora, o resultado foi bastante positivo. “O objetivo do projeto sempre foi alcançar o máximo de estudantes possíveis para que utilizassem o aplicativo, para que se interessasse cada vez mais e estudassem de forma online. Vários estudantes participaram e o engajamento dos professores foi fundamental para que eles conseguissem acessar a plataforma e fossem incentivados realmente. A ideia é que se prossiga para que os alunos consigam entender os objetos de aprendizagem como sendo disponíveis no meio digital. Ou seja, não termos o celular apenas como lazer, mas também para estudar”.
O Projeto AppGO promete novidades para o segundo semestre deste ano. “A ideia do projeto é desenvolver o app PortGO, que englobará conteúdos de Língua Portuguesa. O aplicativo já está em desenvolvimento e pretendemos lançá-lo no segundo semestre. Queremos engajar os alunos, professores e escolas nesta outra área de conhecimento”, frisou a coordenadora.
Confira a lista dos vencedores:
1º lugar - Maicon Lucas da Silva, estudante do 1º ano do Ensino Médio do Instituto Municipal de Ensino Assis Brasil (Ijuí).
2º lugar - Cassio Dallepiane dos Santos, estudante do 6º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Barão do Rio Branco (Catuípe).
3º lugar - Vilson Gabriel Teixeira Rodrigues, estudante da 7º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Rui Barbosa (Ijuí).
4º lugar - Mariana Webber Bagetti, estudante do 6º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Rui Barbosa (Ijuí).
5º lugar - João Victor Hedlund Donatto, estudante do 9º ano do Ensino Fundamental do Instituto Municipal de Ensino Assis Brasil (Ijuí).
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