Voltado ao desenvolvimento de ações de educação em saúde que revertam à prevenção de doenças e agravos a partir de um diagnóstico precoce, tratamento e reabilitação, o Projeto de Extensão Educação em Saúde da Unijuí envolve os cursos de Biomedicina, Enfermagem, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Medicina e Nutrição e atende toda comunidade regional. “Desde o início do projeto até os dias atuais, atingimos mais de 4 mil pessoas, entre crianças, adolescentes, adultos e idosos, de Ijuí e região”, comenta a coordenadora do Projeto, professora Angélica Moreira.
No Projeto, os professores e os estudantes se reúnem semanalmente, trocando experiências, para preparar toda equipe para a intervenção junto à comunidade. Nas escolas são trabalhados jogos educativos e palestras, abordando temas como sexualidade, depressão, uso do álcool e alimentação saudável.
São realizadas também palestras nos grupos de convivência de idosos, debatendo temas como uso racional de medicamentos, manutenção da continência urinária, prevenção contra o câncer de pele e orientações gerais de saúde.
Egressa do curso de Enfermagem da Unijuí, Gabriela Colombi de Lima, afirma que foi por meio da participação no projeto que adquiriu experiências essenciais à profissão e que a diferenciaram para o mercado de trabalho. “Hoje eu trabalho com uma equipe multiprofissional e isso sempre me remete ao Projeto, pois foi dessa forma que trabalhei com meus colegas durante os anos como bolsista”, conta e acrescenta que é “por isso que eu aconselho que os estudantes das áreas da saúde participem do projeto. Ele é um diferencial para o currículo e tem muito a qualificar na vida profissional e pessoal. O projeto desenvolve também técnicas como escuta, comunicação e a escrita, nos tornando profissionais ainda mais completos”.
Os interessados em participar do projeto podem contatar a coordenação do mesmo para verificar as possibilidades de ingresso como bolsista. “Você que é estudante da Unijuí, dos cursos da área da Saúde, está convidado a fazer parte desse lindo trabalho que é o Projeto de Extensão Educação em Saúde”, finaliza a coordenadora.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí
O Balcão do Consumidor da Unijuí faz parte do projeto Conflitos Sociais e Direitos Humanos: Alternativas Adequadas de Tratamento e Resolução e presta atendimento aos consumidores, buscando a solução de conflitos de forma extrajudicial, ou seja, sem formalidade judicial ou que não se faz perante a autoridade judiciária. O serviço é gratuito e prestado por professores e estudantes do curso de Direito nos campi de Ijuí, Santa Rosa e Três Passos.
A partir do Balcão do Consumidor, o Projeto proporciona aos estudantes bolsistas a oportunidade de desenvolver técnicas de mediação e comunicação de modo prático. “Primeiramente, é conversando com a empresa, por telefone; em um segundo momento, é elaborada uma carta de informações preliminares, endereçada ao fornecedor, na qual é narrada a situação é solicitada a solução do problema para o consumidor”, explica a bolsista Vitória Taborda.
De acordo com ela, caso ainda não seja possível solucionar o caso e havendo a possibilidade de conversa, o cliente e o comerciante são chamados para uma audiência de conciliação. “O intuito é construir uma solução amigável. A maioria dos casos que chegam até o Balcão do Consumidor da Unijuí são solucionados por meio dessa etapa de negociação”, acrescenta a estudante.
Para mais informações sobre o Projeto de Extensão Conflitos Sociais e Direitos Humanos: Alternativas Adequadas de Tratamento e Resolução, acesse o site unijui.edu.br/relacao-de-projetos. O Balcão do Consumidor pode ser contato pelos telefones 55 3333-0725 (Ijuí), 55 3511-5296 (Santa Rosa) e 55 3522-2122 (Três Passos).
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí
O ano que passou foi de intensos desafios, especialmente no setor da educação. Quando relacionada à extensão universitária, a necessidade de adaptação do planejamento imposta em razão da pandemia se intensificou ainda mais, exigindo criatividade e inovação no reposicionamento das atividades. E foi nesse contexto que o Projeto de Extensão Atenção Integral à Saúde da Pessoa com Deficiência utilizou os desafios como propulsores, incentivando a autonomia e o senso crítico a cada estudante integrante.
Os encontros para implementação do plano de trabalho, bem como a realização da maioria das ações, ocorreram, em grande parte, de forma virtual. Os bolsistas e voluntários organizaram diversas postagens e materiais informativos relacionados à temática da pessoa com deficiência, visando a desmistificação de estigmas intrínsecos na sociedade. “O conteúdo foi relacionado à temas importantes do ano vigente, como as Paralimpíadas, Setembro Verde, Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, Semana Nacional do Trânsito, entre outras datas que marcam a luta e necessidade de conscientização da sociedade para os direitos e obstáculos que ainda permanecem e dificultam a integração social das pessoas com deficiência. Além disso, as demais ações realizadas ao longo de 2021 foram publicizadas nas nossas redes sociais”, relata a coordenadora do Projeto, Karina Rios.
Além disso, os estudantes também produziram trabalhos científicos para o 8° Congresso Internacional em Saúde e para o Salão do Conhecimento da Unijuí, onde relataram que, mesmo com as dificuldades impostas pelo cenário em todo país, encontraram meios eficientes de continuar com o trabalho. “Percebo que o grupo encontrou seu “ponto de equilíbrio” ao interagir de forma positiva mesmo no modo remoto. Os relatos dos estudantes ao longo do ano e também registrados em seus relatórios PIBEX, evidenciam a identificação com a temática e com a proposta da nossa extensão”, comenta a coordenadora.
Para o ano de 2022 o Projeto tem por objetivo atender as metas vinculadas aos objetivos traçados para o projeto apresentado à Universidade. Dentre as ações, a professora Karina ressalta que algumas estão em maior foco para o grupo, tais como: estabelecer uma maior aproximação da extensão com os projetos pedagógicos dos cursos envolvidos; acompanhar os encaminhamentos de usuários do sistema único de saúde ao serviço de reabilitação referência (CER III/ UNIR); ampliar a publicização do fluxograma de acesso ao CER III, assim como os serviços ofertados e materiais dispensados; vivenciar os atendimentos no serviço de reabilitação, aproximando os estudantes à equipe do CER III. “Outras ações se referem à produção científica e à oferta de ações que contribuam com a qualificação profissional das equipes que atuam em serviços da rede de atenção à pessoa com deficiência”, finaliza.
Fazem parte do Projeto de Extensão Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência os docentes: André Gagliardi, Karina Rios e Moane Marchesan Krug. E os acadêmicos bolsistas Ana Letícia Becker Tomm (Psicologia), Vanessa Hoffmann Campos (Farmácia), Helin Taina Kohnleain (Fisioterapia), Camila Lena Martini e Gustavo Toillier Eugênio, ambos da Medicina, além de voluntários dos diversos cursos do Núcleo da Saúde.
Empreender é um termo muito utilizado no âmbito empresarial, significando o processo no qual cria-se a iniciativa para implementar novos negócios ou realizar mudanças nas empresas. Apesar de ser um tema comum entre adultos, não há uma idade definida para se trabalhar o empreendedorismo..
Esse é um dos propósitos do Projeto de Extensão Comunicação, Tecnologias e Empreendedorismo na Escola, que busca incentivar a discussão a partir das tecnologias e do empreendedorismo como um diferencial na formação de alunos e uma estratégia de inovação para a gestão escolar.
De acordo com a professora extensionista Marisandra Casali, empreender é uma tarefa que requer conhecimento e, por isso, são trabalhados com as crianças temas mais básicos, porém importantes, sobre o mundo dos negócios. “O empreendedorismo é trabalhado nas escolas a partir da abordagem de temas como liderança, motivação, trabalho em equipe e a própria temática do ser empreendedor”, explica.
Esses assuntos são debatidos com os jovens através de oficinas, workshops e palestras, para que esse diálogo seja dinâmico e divertido. “Dessa forma, oportunizamos o conhecimento e o desenvolvimento de competências necessárias para a formação do perfil empreendedor”, ressalta a professora.
Marisandra acredita que, os trabalhos realizados com esses jovens, nessa etapa tão importante para o aprendizado, futuramente terão bons resultados. “A educação empreendedora não está relacionada apenas à criação e abertura de novos negócios, ela instiga o aluno a ser criativo, inovador e com disposição para trabalhar em equipe. Consequentemente, também irá gerar mobilização social, resultando em uma sociedade melhor e mais inclusiva,” complementa.
As escolas que desejam ter a participação do projeto podem contatar a instituição demonstrando interesse através do e-mail extensao@unijui.edu.br.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí
Em 2021, o projeto disponibilizou mais de 120 novos áudios
O Projeto de Extensão Traças Digitais é desenvolvido pelos cursos de História e Letras: Português e Inglês da Unijuí, desde o ano de 2018. Com uma proposta diferenciada na formação de leitores, professores e comunidade, disponibiliza diversos materiais em áudio. Uma possibilidade para construir práticas inovadoras no desenvolvimento das habilidades de leitura, especialmente de obras clássicas brasileiras. Na formação de professores, também estimula a exploração de recursos em áudio, a gamificação e a tecnologia, como ferramentas educativas.
O ano de 2021, especialmente o segundo semestre, foi de retomada com treinamentos em escolas nas cidades de Santa Rosa e Ijuí, após um período de poucas atividades presenciais em função da pandemia. O Projeto participou presencialmente da 16ª Feira do Livro de Santa Rosa, inclusive com atividades em escolas e também da 28ª Feira do Livro de Ijuí, realizada em formato híbrido. Em número de produção de materiais, 2021 também foi extremamente positivo, com mais 120 novos áudios disponibilizados no canal do YouTube do Traças Digitais.
O professor Anderson Amaral de Oliveira, coordenador do Projeto, explica que os audiolivros, podcasts e verbetes de dicionários de conceitos são gravados a partir de voluntários, estudantes do Ensino Superior da Unijuí, além de alunos e professores das escolas. “Nosso canal conta com uma gama diversa de materiais, que vão desde a crítica literária até dicionário de conceitos. Também temos algo completamente inovador, que são as histórias infantis interativas, em que os ouvintes podem interagir, conhecer e fazer escolhas que os levará ao final da história. Uma participação ativa e produtiva”, afirma o docente.
Em 2021, o projeto também contou com a participação ativa de outros cursos de graduação da Unijuí. Os estudantes, incentivados pelos professores a produzirem conteúdos em áudio, contam com o auxílio do Traças Digitais para edição e posteriormente esses materiais também são disponibilizados à comunidade. Isso torna o Projeto cada vez mais diverso em suas temáticas.
Desde 2006 a Unijuí conta com o Projeto de Extensão Cidadania para Todos, vinculado aos cursos de graduação em Direito, Psicologia e Pedagogia. Segundo a coordenadora do projeto, professora Ester Hauser, o foco principal são os Direitos Humanos e, entre eles, destaca-se o direito à dignidade, respeito e a uma vida livre de violência. Neste sentido, um dos temas trabalhados pelo Projeto é a Comunicação Não Violenta.
Disseminada a partir 1960 pelo psicólogo americano Marshall Rosenberg, a Comunicação Não Violenta tem aplicação prática em diversas áreas e é considerada uma forma de comunicação que inspira emoções sinceras entre as pessoas, estimulando-as a se comunicarem de forma mais consciente e atenta, observando sentimentos e necessidades próprias e também dos outros.
“Em uma abordagem não violenta, o conflito não é visto como algo que precisa ser ignorado, mas como um convite para dialogar de modo que todos expressem seus sentimentos e necessidades e consigam construir soluções efetivas para desafios ou problemas do cotidiano”, explicou a coordenadora.
Por meio da Comunicação Não Violenta, o processo de diálogo é mais consciente, sem julgamentos, baseado em sentimentos, bem como na formação de pedidos e não apenas ordens. Existem quatro etapas que fazem parte da comunicação não violenta: observar sem julgamentos; expressar sentimentos; identificar necessidades e fazer pedidos com clareza.
O conflito não precisa necessariamente ser um momento de enfrentamento. Se soubermos ouvir o outro, ele pode ser uma excelente oportunidade de aprendizado individual e coletivo. Para isto, basta que saibamos nos comunicar de forma adequada, respeitando a diversidade de ideias e soluções, superando a lógica de que em um conflito precisa-se ter vencedores e perdedores e utilizando estratégias de comunicação não violenta.
Conheça este e outros projetos de extensão da Unijuí no link.
O Projeto de Extensão Energia Amiga é desenvolvido pelo curso de Engenharia Elétrica da Unijuí. Suas ações tem como objetivo levar, especialmente às crianças e jovens, mas também à toda a comunidade, conhecimentos sobre energia elétrica, por meio de diversas atividades. Importante que todos tenham consciência ou relembrem as noções básicas de consumo e cuidado com a eletricidade.
E manusear equipamentos eletrônicos realmente exige cuidado, habilidade e conhecimento. A tendência é sempre que o consumo e o número de eletrônicos aumente. Com isso, são necessárias melhorias nas instalações, mas nem sempre isso é suficiente para garantir a segurança do usuário.
Fique atento a alguns dos principais cuidados com a eletricidade:
- Não ligar muitos equipamentos na mesma tomada, por meio de adaptadores ou extensões;
- Cuidado com equipamentos que utilizem água, como chuveiros e torneiras elétricas, máquina de lavar e lava jato, sempre desligue para fazer ajustes;
- Nunca coloque seus dedos ou objetos na tomada;
- Se precisar fazer ajustes na antena da televisão, faça isso em um dia de sol;
- Nunca troque lâmpadas ou faça consertos com os pés descalços;
- Mantenha sempre os plugues de aparelhos eletrônicos em bom estado de conservação;
- Sempre que precisar realizar a poda de árvores, contate sua concessionária de energia.
Confira mais dicas sobre energias renováveis, sustentabilidade, uso correto da energia elétrica, descarte de eletrônicos, entre outros, neste link.
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A Declaração Universal dos Direitos Humanos, publicada pela primeira vez em 1948, traz em seu conteúdo a proteção do trabalho humano e o considera um direito de todos e de livre escolha. Menciona também a proteção contra o desemprego e a igualdade de remuneração, sendo essa justa e satisfatória, assegurando ao trabalhador uma existência com dignidade. Porém, como é possível assegurar tal dignidade?
Esse é um dos temas que o Projeto de Extensão Cidadania para Todos debate junto com a comunidade. Vinculado aos cursos de graduação em Direito, Psicologia e Pedagogia da Unijuí, o Projeto busca promover a educação para a cidadania e para os Direitos Humanos, por intermédio de oficinas e palestras.
Segundo a professora extensionista do Projeto, Nelci Lurdes Gayeski Meneguzzi, o Estado brasileiro tem como um de seus fundamentos, a dignidade da pessoa humana e os valores sociais do trabalho. “O Estado reconhece o ser humano como o centro convergente dos direitos fundamentais. Portanto, o trabalho deve ser desenvolvido para construir uma sociedade livre e igualitária”, comenta.
Contudo, como garantir que esses direitos serão garantidos e a dignidade do trabalhador ficará intacta? A própria constituição diz isso. Assegurando a proteção aos menos favorecidos e a hegemonia dos interesses coletivos sobre os individuais. Ainda, a constituição garante a igualdade de direitos entre os trabalhadores urbanos e rurais, a proteção contra a despedida arbitrária ou sem justa causa e garante também indenização compensatória, o seguro-desemprego e o levantamento integral do fundo de garantia por tempo de serviço.
De acordo com Mateus Pediriva, bolsista do Projeto Cidadania para Todos, proteger o trabalho é uma construção que leva a dignidade e assim, está garantindo a preservação dos direitos humanos. “A proteção ao trabalho é uma das formas de assegurar a dignidade da pessoa humana. Dessa forma, o direito ao trabalho e sua defesa também é um modo de respeitar os Direitos Humanos”, finaliza.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí
A Unijuí busca, por meio dos Projetos de Extensão, estabelecer uma relação com a comunidade para que o conhecimento e a pesquisa promovam o desenvolvimento e a qualidade de vida local. Dessa forma, as ações propostas pelos projetos, possibilitam que o conhecimento científico coopere e auxilie no desenvolvimento social no ambiente externo à Instituição.
Segundo o Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor doutor Fernando Jaime González, os projetos de extensão possuem como principal aspecto o contato com a comunidade externa à Universidade. “Os projetos possuem uma característica central que é o diálogo direto com a comunidade, em qualquer uma de suas instâncias, porém, há um olhar especial aos grupos sociais que possuem menos possibilidades de ter acesso ao conhecimento,” explica.
Desde de 2013, a Unijuí desenvolve projetos de extensão em cinco grande áreas: Saúde; Direitos Humanos e Cidadania; Educação e Formação de Professores; Inovação Tecnológica; e Desenvolvimento Regional. A partir dessas áreas de concentração, os projetos multidisciplinares são elaborados, englobando estudantes, docentes e pesquisadores de diversos cursos e graus acadêmicos.
A atividade de extensão universitária aponta potencialidades e problemas que poderão ser aprofundados na pesquisa e trabalhados por quadros profissionais preparados pelo ensino. Estas atividades incluem ações de cunho educacional, sociocultural, artístico e tecnológico, realizadas de forma sistemática e continuada.
Para González, os Projetos de Extensão da Unijuí são de extrema importância tanto para a sociedade quanto para a Instituição. “A extensão sempre será fundamental para a nossa Universidade, pois mantém um vínculo direto com a comunidade, gerando, dessa forma, um intercâmbio de conhecimento, que são valiosos para ambos os lados”, afirma.
Clique aqui e saiba mais sobre os Projetos de Extensão desenvolvidos pela Unijuí.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí
O Projeto de Extensão Traças Digitais lançou em seu canal do YouTube uma nova playlist de podcasts abordando o Direito do Consumidor em parceria com o curso de Direito. O projeto “O consumidor de serviços essenciais na pandemia de Covid-19” foi lançado pelo Balcão do Consumidor de Ijuí-RS e desenvolvido na disciplina de “Projeto integrador: relações negociais, jurisdição e formas alternativas de solução de conflitos”.
O objetivo principal da disciplina é a pesquisa e o exercício da resolução de problemas reais, vivenciados pela comunidade em seu dia a dia, sendo também uma oportunidade de relacionar as teorias estudadas no módulo com vivências da prática profissional. As vivências profissionais são marcas da Graduação Mais da Unijuí, que utiliza o ensino por competências. Neste sentido, o podcast serve como uma ferramenta de informação e formação acadêmica proporcionando a interação entre ensino, pesquisa e extensão.
“A temática abordada neste projeto é de extrema relevância para a população, pois grande parte se enquadra como consumidora de serviços essenciais como energia elétrica e água, os quais são imprescindíveis para a sobrevivência com dignidade, sendo, portanto, importante ter conhecimento dos direitos relacionados. Ademais, tais serviços essenciais têm um custo que repercute significativamente nos orçamentos domésticos e a suspensão pelo inadimplemento ocasiona um conjunto de problemas”, explica a professora do curso de Direito da Unijuí, Francieli Formentini.
Os podcasts tiveram a participação dos estudantes Caroline Fontana Machado, Diorge Farias Mensch, Kahena Milena Okaseski da Rosa e Pietro Barbian Machado com a mentoria do Defensor Público Dr. Eugênio Pedro Gomes de Oliveira Júnior e coordenados pela professora Francieli Formentini. Acesse a playlist sobre Direito do Consumidor clicando aqui.
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