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Projeto AppGO irá aprimorar novo aplicativo em 2022

Estudantes vencedores do Desafio MathGO foram premiados em 2021

O Projeto de Extensão AppGO: Desenvolvimento e Implementação de Softwares Educacionais - tem como foco principal o desenvolvimento de softwares educacionais para o ensino de matemática e português para estudantes do Ensino Fundamental e Médio. O projeto já contava com o aplicativo MathGO, com foco na matemática e, em 2021, lançou seu segundo produto, o app PortGO, com foco na língua portuguesa. 

Segundo a coordenadora, professora Bárbara Gündel, apesar da pandemia, o projeto não foi prejudicado. “Felizmente nenhuma atividade ficou pendente em virtude da pandemia, mas para isso, precisamos nos adaptar. A competição MathGO, que em 2018 ocorreu de forma híbrida - online e presencial, foi adaptada apenas para ser feita apenas no ambiente online, passando a ser um desafio. Desta forma, realizamos dois desafios do MathGO ao longo de 2021, onde os alunos vencedores receberam premiações. Isso quer dizer que, mesmo com as restrições impostas pelo período, conseguimos fazer com que vários estudantes, independente de estarem na escola ou em casa, pudessem participar das atividades e utilizar o aplicativo. Além disso, participamos de diversos eventos”. 

Para 2022, os planos são de ampliar ainda mais as funcionalidades do novo aplicativo. “O AppGO foi aprovado para a próxima edição 2022/2023. Nosso objetivo é trabalhar fortemente no app PortGO, lançado em julho de 2021, para o Ensino Médio. Queremos trabalhar também com o Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano e, para isto, pretendemos inserir todas as funcionalidades presentes no MathGO também no PorthGO”. 


Acesse os aplicativos através dos sites: www.mathgo.com.br  e www.portgo.com.br.


Projeto desenvolve aplicativo para proporcionar integração entre as escolas

Realizado pelos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Administração e Ciências Contábeis, o Projeto Rádio, Tecnologias e Empreendedorismo na Escola, promove, por meio da comunicação e do empreendedorismo, atividades educacionais com crianças e adolescentes de escolas públicas da região noroeste do Rio Grande do Sul. 

Em virtude da pandemia de covid-19, o projeto teve suas ações prejudicadas, já que sua principal característica é a realização de oficinas e atividades práticas, possibilitando ao público participante o contato com equipamentos de vídeo, de foto e de rádio, além de técnicas de edição de produções audiovisuais.

Mas apesar disto, o trabalho não foi interrompido. Foi necessário reinventar-se. As oficinas de rádio, finanças e empreendedorismo migraram, de forma reduzida, para o ambiente online, possibilitando o surgimento de uma nova ferramenta: o  Aplicativo Rádio na Escola. 

Conseguimos colocar no ar o App Rádio na Escola, para migrarmos do rádio tradicional para a rádio online, que proporcionará às escolas envolvimento multidisciplinar e a troca de conhecimento entre os próprios educandários, o que não acontecia anteriormente”, explicou a coordenadora do projeto Rádio, Tecnologias e Empreendedorismo na Escola, professora Roselaine Felipin. 

O aplicativo está sendo testado inicialmente na Escola Estadual de Ensino Médio Emil Glitz. Para o próximo ano, várias ações estão previstas. “Neste novo ano, pretendemos dar continuidade ao aplicativo integrando as escolas estaduais e municipais de Ijuí e região, além do retorno das oficinas de empreendedorismo e finanças pessoais”, finaliza. A partir de 2022, o projeto também passará por uma remodelação, passando a se chamar Comunicação, Tecnologia e Empreendedorismo na Escola, sob a coordenação  da professora Marisandra Casali.


Projeto leva conhecimento sobre direitos humanos e sociedade de informação à comunidade

Desenvolvido desde 2019, o projeto de extensão Educação e Informação em Direitos Humanos tem como objetivo levar conhecimento acerca da temática dos direitos humanos no contexto da sociedade de informação para além do espaço acadêmico, fazendo com que chegue até a comunidade em geral, por meio da promoção de palestras, minicursos e oficinas. 

As atividades são realizadas com escolas de Ijuí, a maioria de forma online, devido à pandemia. “As ações são de informação de adolescentes, sobretudo do Ensino Médio, para que conheçam os perigos da Internet, de que modo podem se proteger deles e como se comportar no ambiente online para não ser vítima ou autor de ofensas”, explica o coordenador do projeto, professor Mateus Fornasier.

Vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direitos Humanos da Unijuí, o projeto oportuniza o envolvimento de mestrandos e doutorandos, que ministram palestras sob a orientação do coordenador. Esses momentos de interação incentivam os alunos das escolas, público-alvo do projeto, a realizarem questionamentos ao final das exposições. “Eles sempre perguntam sobre situações pelas quais passaram no ambiente conectado”, revela o professor.

Alinhado ao 4º e 16º Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que dizem respeito à Educação de qualidade e Promoção da paz, justiça e instituições eficazes, respectivamente, o projeto proporciona, através de técnicas de exposição dialogada, rodas de conversa e resolução de dúvidas, um espaço aberto, plural e propício para discussão acerca dos Direitos Humanos e sensibilização da comunidade sobre a temática.

Amanda Thiel, estagiária da Assessoria de Marketing da Unijuí


Vencedores do Campeonato SuperLux recebem premiação

Na manhã dessa quinta-feira, 23 de dezembro, os ganhadores do Campeonato Superlux receberam suas premiações na sede do Departamento Municipal de Energia de Ijuí (Demei). Em primeiro lugar, a aluna Mariana Tafarel da Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa (Ruyzão) ganhou um tablet A7 Lite Samsung. Em segundo lugar, Pedro Henrique Mânica, da Escola Estadual de Ensino Médio Otávio Caruso Brochado da Rocha, levou um celular A12 Samsung. No sorteio entre os jogadores, a estudante do Colégio Evangélico Augusto Pestana (Ceap), Laura Beatriz da Silva, recebeu um celular A12 Samsung.

O campeonato também premiou os professores incentivadores à participação nos jogos pelos estudantes. Em primeiro lugar ficou a professora Rúbia Fabiana Dallabrida Herrmann, do Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA), que ganhou um Notebook Dell i5. Em segundo lugar, a professora Carla Cristina Jung dos Santos, do Colégio Evangélico Augusto Pestana (Ceap), recebeu um tablet A7 Lite Samsung.

O Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA) venceu como escola com maior número de participantes e recebeu um Notebook Dell i5 e um Projetor Epson. O segundo lugar ficou com a Escola Estadual de Ensino Médio Otávio Caruso Brochado da Rocha, que recebeu um Projetor Epson.

O professor Maurício de Campos, coordenador do Grupo de Automação Industrial e Controle da Unijuí (Gaic), desenvolvedor do jogo, afirma que os parceiros tiveram um papel fundamental para que o campeonato se tornasse divertido e competitivo ao mesmo tempo. “Somos gratos ao Demei, pela confiança em nosso projeto, e também aos jogadores e professores que fizeram o campeonato se tornar mais interessante”, comenta, ressaltando que a proposta do jogo, acima de tudo, visou mobilizar os jovens para o consumo racional de energia.

“Foi extremamente difícil tocar um projeto educacional durante a pandemia e com as escolas fechadas. Inicialmente haveria um teatro, tivemos que nos adaptar e criar o canal ConscientizAÇÃO, no YouTube. Enfim, poderíamos ter alcançado voos maiores, mas apesar das dificuldades estamos todos de parabéns”, finalizou o professor. 


Projeto de Extensão Programe seu Futuro promove atividades com estudantes de Chiapetta

O Projeto de Extensão Programe seu Futuro promoveu uma série de atividades aos estudantes das escolas de Chiapetta na Unijuí: Escola Municipal de Ensino Fundamental Haidee, Escola Municipal de Ensino Fundamental Lorette Franck e Escola Estadual de Ensino Médio Anchieta. As instituições participam do projeto, que incentiva o conhecimento matemático, tecnológico, a inovação e o empreendedorismo.

Durante a visita, os alunos foram recepcionados pelo vice-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor doutor Fernando Jaime González. Também foram acompanhados pelo coordenador do Projeto, professor Marcos Cavalheiro e pelo bolsista Gustavo Hanke Finkler. Eles conheceram alguns ambientes da Instituição e realizaram algumas atividades específicas: visitaram o Laboratório de Anatomia e aprofundaram seus conhecimentos na área de pesquisa em saúde; nos espaços dos cursos de Comunicação Social, realizaram práticas para uma boa comunicação, como dicção e postura; e no último ambiente visitado, o Espaço Mais Inovação, participaram de uma oficina de impressão 3D.

Os alunos mostraram-se muito curiosos, atentos e receptivos aos conteúdos trabalhados nas oficinas, interagindo e compartilhando dúvidas e experiências pessoais”, destacou o coordenador da Incubadora de Empresas de Chiapetta - Inovachi, Jardel Dallabrida. De acordo com ele, as escolas do município, em parceria com a Incubadora, têm se dedicado a ofertar espaços e vivências formativas que auxiliem na construção de um projeto de vida pessoal, profissional e empreendedor dos estudantes. “Os projetos da Unijuí vão ao encontro destas ações, contribuindo de forma significativa na formação integral de nossos jovens”, disse.

Marcos Cavalheiro, professor que coordena o Projeto da Unijuí, percebe a necessidade de uma formação diferenciada aos jovens, para que eles estejam preparados para um novo mercado de trabalho, com transformações profissionais mais rápidas. “A formação básica deve ter em vista a necessidade de que os jovens sejam mais inovadores e criativos, pois a rápida evolução tecnológica exige que os profissionais estejam preparados para se adaptar e superar os desafios. O Projeto Programe seu Futuro é um destes caminhos e quer instigar os estudantes a desenvolver ações nas áreas de tecnologias e inovação”, finaliza o docente.

O Projeto de Extensão Programe seu Futuro está ligado aos cursos de Engenharia de Software e Ciência de Computação da Unijuí.


Coordenador do Balcão do Consumidor de Ijuí orienta sobre compras na Black Friday

De origem estadunidense, a Black Friday é um evento anual que tem se popularizado no Brasil e que busca movimentar o comércio, oportunizando aos compradores descontos especiais e facilidades no pagamento. Mas, apesar de ofertar produtos por preços acessíveis, o evento também carrega incertezas entre os consumidores, que questionam a veracidade das ofertas e os direitos que possuem, no caso do arrependimento ou de problemas na compra.

Coordenador do Balcão do Consumidor de Ijuí, o professor Joaquim Henrique Gatto chama a atenção para as compras realizadas pela internet. “O cliente precisa prestar atenção nas compras, principalmente em lojas online, para se certificar de que são sites verdadeiros e com histórico de cumprimento das ofertas”, comenta. 

Segundo Joaquim, existem algumas formas para se evitar fraudes: primeiro, analisar se de fato o produto está com valor reduzido. Em caso de pagamento parcelado, realizar o cálculo do valor total a ser pago e, em caso de pagamento por boleto bancário, conferir se o beneficiário do pagamento é o mesmo que consta no boleto. 

Além disso, para compras pela internet, há o direito do arrependimento - algo que nem sempre se aplica para compras realizadas em lojas físicas. “O consumidor tem direito de desistir da compra, porém, somente quando a mesma é realizada fora do estabelecimento, ou seja, pela internet, pelo telefone, a domicílio. Já quando a compra é feita em loja física, a possibilidade de devolver o produto depende da política da empresa”, explica. 

O professor frisa que os consumidores ijuienses podem buscar atendimento no Balcão do Consumidor. O local também pode ser procurado por consumidores de outros municípios, desde que a compra ou contratação do serviço tenha sido feita com fornecedor de Ijuí. “Lembrando que em localidades onde não há Procon, o atendimento é feito pelo site procon.rs.gov.br”, complementa o coordenador.

Realizado como parte das atividades de extensão universitária na Unijuí, o Balcão do Consumidor está presente em Ijuí desde 2013, em Três Passos desde 2015 e em Santa Rosa desde 2018. As três unidades estão vinculadas ao projeto do curso de Direito que leva o nome de “Conflitos Sociais e Direitos Humanos: alternativas adequadas de tratamento e resolução”.

O Balcão do Consumidor pode ser contatado pelos telefones 55 3333-0725 (Ijuí), 55 3511-5296 (Santa Rosa) e 55 3522-2122 (Três Passos).

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí


Oficinas marcam retomada das atividades presenciais do projeto Diálogos: Tecendo vidas sem violência de gênero

Na manhã desta terça-feira, 23 de novembro, o Projeto de Extensão Diálogos: Tecendo vidas sem violência de gênero, da Unijuí, retomou suas atividades presenciais. Duas oficinas foram realizadas na Escola Estadual Antônio Padilha, para cerca de 60 alunos do Ensino Médio, sobre o tema “Como construir relacionamentos sem violência”.

Conforme explica a coordenadora, professora doutora Joice Graciele Nielsson, o projeto também participa das atividades alusivas aos “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher”. Nesta quinta-feira, dia 25, às 9h, acontece uma live em parceria com a Coordenadoria da Mulher de Ijuí, com transmissão pela página da Coordenadoria no Facebook. Na terça-feira, dia 30, serão realizadas oficinas com alunos e funcionários do Instituto Municipal de Ensino Assis Brasil (Imeab); e no dia 2 de novembro, novas oficinas acontecem na Escola Estadual Antônio Padilha.

“Vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direitos Humanos da Unijuí, o Projeto de Extensão Diálogos visa aproximar os estudos realizados pelo PPG da comunidade, intensificando os impactos das pesquisas realizadas na melhoria da qualidade de vida da população local”, destacou a professora, lembrando que, além de atividades de formação e prevenção à violência de gênero, também são realizadas ações junto à Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, em parceria com órgãos públicos e entidades, redes pública e privada de educação, na promoção de ações e projetos que buscam auxiliar na superação de todas as formas de violência de gênero.

Sob a coordenação da professora Joice, o projeto conta com a participação de estudantes dos cursos de graduação, Mestrado e Doutorado em Direito da Unijuí.


I Jornada Interdisciplinar de Prematuridade ocorreu no sábado

Aconteceu no último sábado, 20 de novembro, a I Jornada Interdisciplinar da Prematuridade. Realizado de forma online, com transmissão pelo canal da Unijuí no Youtube, o evento foi promovido pela Unijuí, por meio do Projeto de Extensão Prematuros: Prevenção, Apoio e Cuidado, e alusivo ao Novembro Roxo, mês da conscientização da prematuridade. O bate-papo contou com a participação de professores, coordenadores, estudantes e profissionais especialistas nas áreas de psicologia, enfermagem, medicina e fisioterapia, com amplas experiências relacionadas à prematuridade e UTI Neonatal.

“Estamos em ação, trabalhando esta temática, desde ano de 2015, quando iniciamos como projeto de pesquisa, indo até as UTIS, coletando dados, fazendo acompanhamento na Clínica Escola de Fisioterapia, e com o passar do tempo nós percebemos a necessidade de estender nosso projeto à comunidade. Por isso alteramos o Projeto Prematuros para extensão, em 2019”, explica a professora, coordenadora do curso de Fisioterapia e supervisora dos atendimentos fisioterapêuticos realizados aos bebês no Centro Especializado de Reabilitação, CER III - Unir da Unijuí, Simone Zeni Strassburger.

De acordo com a professora, devido à pandemia, em 2020 o projeto precisou se adaptar, elaborando materiais para serem compartilhados com as Secretaria de Saúde e famílias, sobre cuidados com os bebês, desenvolvimento neuropsicomotor e introdução alimentar, bem como cartilhas informativas às gestantes e sobre o desenvolvimento afetivo dos prematuros. Em 2021, ações presenciais voltaram a acontecer, especialmente de escuta às famílias. 

Para dar início à Jornada, a psicóloga Paula Mousquer abordou a temática “Meu bebê nasceu antes da primavera: a escuta psicanalítica do contexto da prematuridade”. A palestrante iniciou sua fala agradecendo a participação no evento e destacando que novembro é o mês internacional de sensibilização da prematuridade e, por isso, é essencial focar no contexto de hospitalização e UTI Neonatal, à experiência subjetiva dos bebês que nasceram prematuramente. “Assim como à vivência de pais e familiares que acompanham o desenrolar de diversas situações clínicas possíveis neste contexto”, explicou a psicóloga, que se inseriu diariamente no ambiente hospitalar, acompanhando gestantes de alto risco, puérperas, mães e pais de bebês prematuros. 

Dando sequência às palestras, a temática foi “Estimulação precoce e vínculo parental”, através da enfermeira da Unidade de Internação Neonatal do Hospital de Clínicas de Porto Alegre,  Graciela Feier Fróes, que apresentou um panorama sobre  a prematuridade no Brasil, os riscos da quebra do vínculo entre mãe-bebê, assim como a importância da presença dos pais na UTI. “A presença dos pais é capaz de influenciar nos desfechos do bebê e impactar na segurança do paciente durante a internação e na sua vida futura. Há relação com o abandono, maus-tratos, violência, prejuízo no neurodesenvolvimento, autismo, irritabilidade e dificuldades de sociabilização”, explica. 

A pediatra Simone Minuzzi Catto Vaz apresentou sobre “A prematuridade além do período neonatal” e explica que prematuro é definido como o bebê nascido vivo antes do término das 37 semanas de gravidez. “A prematuridade é vista como uma síndrome clínica complexa e, como tal, deve ser abordada com múltiplas estratégias para sua prevenção”, ressalta a pediatra. Também pontua que para a recepção do prematuro, é necessário conhecer a mãe desse bebê, os detalhes da sua história, seus antecedentes pessoais e obstétricos, checando todo material disponível para recepcionar o paciente, programando a assistência e construindo um plano de cuidados individualizados.

Finalizando o bate-papo, a fisioterapeuta Carina Corso Alves falou sobre “Estimulação sensório-motora na UTI Neonatal”, onde contextualizou prematuridade, diferentes ambientes, desenvolvimento do bebê e a estimulação sensório-motora. Carina explica que os os profissionais da equipe multiprofissional da UTI Neonatal conhecem o desenvolvimento fetal e suas alterações, estando preparados para cuidar de todos os períodos de desenvolvimento. 

Para conferir o evento na íntegra, clique aqui.

Por Susan Pereira, estagiária da Assessoria de Marketing da Unijuí


Unijuí terá Jornada Interdisciplinar da Prematuridade na próxima semana

Acontece no sábado, 20 de novembro, a I Jornada Interdisciplinar da Prematuridade. O evento é promovido pela Unijuí, por meio do Projeto de Extensão Prematuros: Prevenção, Apoio e Cuidado, e alusivo ao Novembro Roxo, mês de conscientização da prematuridade. A Jornada Interdisciplinar é online e terá transmissão pelo canal da Unijuí no Youtube.

O evento é destinado a estudantes e profissionais, e contará com a presença de especialistas nas áreas de psicologia, enfermagem, medicina e fisioterapia, com amplas experiências relacionadas à prematuridade e UTI Neonatal.

De acordo com a professora organizadora do evento, Amanda Schöffel Sehn, o assunto é extremamente importante, tanto para prevenção quanto para identificação precoce de riscos ao desenvolvimento do bebê. “A expectativa é que seja um momento de trocas, para que possamos aprender e compartilhar a partir das experiências dos profissionais que vão estar conosco neste dia”, ressalta.

A abertura do evento está programada para às 8h15. Na sequência, será abordada a temática “Meu bebê nasceu antes da primavera: a escuta psicanalítica no contexto da prematuridade”, ministrada pela psicóloga Paula Mosquer, às 8h30. Às 9h15, o tema será “Estimulação precoce e vínculo parental”, através da enfermeira Graciela Feier Fróes. Às 10h15, o debate é com a pediatra Simone Minuzzi Catto Vaz, sobre “A prematuridade além do período neonatal”. Finalizando o evento, às 11h, debate sobre “Estimulação sensório-motora na UTI Neonatal”, com a fisioterapeuta Carina Corso Alves.

Para participar do evento não é necessário inscrição, no entanto, ao final, para quem se interessar, poderá ser emitido atestado. Para acompanhar, acesse este link.

Por Susan Pereira, estagiária da Assessoria de Marketing da Unijuí


Estudantes e professores compartilham estudos na II Feira Estadual de Matemática do RS

Nesta quinta-feira, 4 de novembro, aconteceu a II Feira Estadual de Matemática do Rio Grande do Sul, promovida pela Unijuí em parceria com a Sociedade Brasileira de Educação Matemática do Rio Grande do Sul (Sbem-RS) e patrocínio da Sicredi das Culturas RS/MG. Realizado de forma totalmente virtual, com transmissão pelo canal da Unijuí no Youtube, o evento integrou a programação do Salão do Conhecimento 2021.

Durante o dia, 21 trabalhos foram apresentados: nove no turno da manhã, partindo de professores, Educação Especial, Educação Infantil e Anos Iniciais; e 12 no turno da tarde, dos Anos Finais, Ensino Médio e Ensino Superior. Para avaliação, foram formados cinco grupos, com três avaliadores em cada. 

“Tivemos um dia de aprendizado, em que vivenciamos diversas aplicações e percebemos como a matemática está presente no nosso dia a dia. Agradecemos a todos que estiveram envolvidos e espero que a Feira deixe marcas em todos”, destacou um dos coordenadores do evento, professor Peterson Cleyton Avi, que coordena o Projeto de Extensão Feiras de Matemática no Rio Grande do Sul: um processo formativo. 

Conforme afirmou o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando Jaime González, na abertura do evento, é um orgulho para a Universidade promover a segunda edição da feira, sustentada em um projeto de extensão que procura, assim como os demais projetos, estabelecer uma relação com a comunidade e o fortalecimento da Educação Básica. 

Para o diretor regional da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (Sbem-RS), José Carlos Pinto Leivas, é inegável a emoção sentida ao ver os alunos, desde pequenos, trabalhando e produzindo educação matemática. Ele lembrou que a Sbem-RS foi parceira para expandir a Feira, antes regional e agora para o Estado. Por ser online, o evento permitiu a participação de pessoas de diferentes locais, a exemplo do Acre, que contou com um trabalho inscrito.

A vice-presidente da Sbem, Fátima Peres Zago de Oliveira, recordou que em 1984 começaram a ser dados os primeiros passos para a realização das feiras de matemática, de forma colaborativa. “Há seis anos, essa proposta começou a ser discutida no Rio Grande do Sul. E que bom que estamos aqui hoje. Este evento é uma festa da educação matemática, capaz de transformar atividades escolares em verdadeiros laboratórios vivos de educação matemática, de aprendizagem científica”, afirmou.

Gerente de Comunicação e Marketing da Sicredi, Vanessa Wender Heusner parabenizou os organizadores e destacou que a cooperativa apoia ações que envolvam a educação através de programas sociais próprios e de iniciativas de entidades locais. “Acreditamos que, para cumprir com nosso propósito de construir juntos uma sociedade mais próspera, a educação é primordial", ressaltou.

Confira as apresentações do turno da manhã:

Confira as apresentações do turno da tarde:


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