O verão iniciou há alguns dias, mas já é possível dizer que o início de 2022 vai ser quente. A previsão é de que, pela influência do fenômeno La Ninã, as temperaturas fiquem acima da média nesse período, enquanto a chuva será escassa no sul do país. Nessa época do ano, a conta de luz fica 8,6% mais cara, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Diante disso, como podemos poupar energia?
Com o intuito de orientar e auxiliar na compreensão do uso correto de eletricidade e tendo como pilar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Projeto de Extensão Energia Amiga da Unijuí traz como tema central a evolução de cidades e comunidades sustentáveis, a partir do acesso e uso eficiente e seguro da energia.
O uso sustentável de energia possui duas características favoráveis à sociedade: economizar dinheiro e contribuir na preservação do meio ambiente. “Portanto, entender os conceitos do consumo responsável e utilizá-los no dia-a-dia é importante”, comenta a professora Caroline Raduns, coordenadora do projeto.
Um dos aparelhos que mais gastam energia é o chuveiro elétrico, segundo a professora extensionista Taciana Paula Enderle, um banho de uma hora custa, aproximadamente, R$ 6,34, totalizando anualmente R$ 2.285,82. “Então, podemos dizer que o banho de seis minutos custa, por ano, R$ 228,58 e que banhos muitos longos afetam negativamente a fatura de energia. Além disso, a função Inverno, que existe nos chuveiros, gasta 30% a mais”, comenta.
As geladeiras também são aparelhos que consomem muita energia, principalmente se utilizada de forma inapropriada ou com defeito, dessa forma, o consumo é ainda maior. “Por exemplo, a geladeira exposta à luz do sol, perto de fogões ou com a borracha de vedação em mau estado resulta no aumento do uso de energia para seu funcionamento”, explica Taciana.
No verão, os climatizadores são fundamentais para regular a temperatura e deixar o ambiente agradável, porém, também deve ser utilizado de forma correta. “Regular o termostato adequadamente e fazer a manutenção do aparelho são dicas de como utilizá-lo sem tomar um susto na sua próxima conta de luz”, explica Letícia Raquel Backes, bolsista no Projeto.
Ficar atento à iluminação dos ambientes também é importante, porque também é mais um item que se utilizado em excesso influencia nas próximas faturas. “Devemos sempre desligar as luzes de ambientes desocupados e também, evitar acender lâmpadas desnecessárias durante o dia, utilizando, preferencialmente, a luz natural”, finaliza a estudante.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí
Com o objetivo de contribuir na construção de uma cultura de não-violência, que supere o machismo estrutural e a histórica desigualdade de gênero que perpassa a sociedade, o projeto de extensão “Diálogos: tecendo vidas sem violência de gênero” desenvolve, desde 2019, atividades de prevenção à violência contra a mulher e educação para igualdade de gênero. As ações ocorrem junto à comunidade e à rede de proteção à mulher de municípios da região e do Estado, por meio de espaços de diálogo e princípios restaurativos.
Segundo a coordenadora do projeto, professora Joice Nielsson, o projeto contribui para efetivação dos direitos humanos, sobretudo no que tange à diversidade de gênero e sexualidade, através de dois campos de atuação. “Nós temos especialmente dois eixos: atividades de prevenção à violência, realizadas tanto com mulheres vítimas de violência quanto com homens autores de violência, promovendo a educação para não reincidência; e ações de educação junto às escolas e entidades parceiras que visam a promoção da igualdade de gênero”, explica.
Vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos da Unijuí, o projeto envolve estudantes desde a Graduação até o Doutorado, que participam da elaboração, planejamento e execução das atividades. “Eles acompanham, auxiliam e também assumem tarefas no desenvolvimento das oficinas e ações. Os alunos estão profundamente implicados nesse sentido”, relata Joice. Além da comunidade acadêmica, o projeto já atingiu mais de 5 mil pessoas, seja por meio de palestras ou do trabalho junto à rede de proteção à mulher.
A professora afirma ainda que o projeto está ligado, de modo geral, com todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). “Não é possível pensar em desenvolvimento sustentável sem pensar a igualdade de gênero”, ressalta. De forma mais direta, está vinculado ao ODS 5: Igualdade de Gênero. “Esse objetivo fala do empoderamento das mulheres e da luta contra a violência, contra as diferenças no acesso à educação e ao mercado de trabalho, então se encaixa perfeitamente no que desenvolvemos”, destaca a coordenadora.
Por Amanda Thiel, estagiária da Assessoria de Marketing da Unijuí
Foto ilustrativa (arquivo marketing Unijuí): Projeto Traças Digitais na retomada dos eventos Domingo no Campus
A permanência da pandemia ao longo de 2021 exigiu que houvesse um reposicionamento para a manutenção das atividades, primeiramente online e depois híbrida, exigiu um novo entusiasmo para que a proposta de trabalho da pesquisa, extensão e também da cultura tão fortemente desenvolvidas pela Universidade permanecessem em andamento. Esse propósito de entusiasmo e aprendizagem, no entanto, serviu para inspirar novos formatos de entregar e produzir conhecimento e entretenimento, abrindo novas possibilidades aos transformadores do futuro formados pela Unijuí.
De acordo com o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Fernando Jaíme González, que também tem sob sua responsabilidade a assessoria cultural, os ganhos que se tiveram por meio desse aprendizado foram significativos. “Por exemplo, na pós-graduação stricto sensu, nós tivemos uma proposta com o vínculo dos estudantes combinados com atividades remotas. O resultado foi extremamente positivo e será repetido no próximo ano, conforme o que é permitido em legislação, possibilitando que nossos estudantes possam vivenciar experiências de forma virtual e também presencial, pois nos permite um gerenciamento diferenciado de tempo”, destaca.
O professor lembra ainda que nem tudo foram flores e a extensão universitária, particularmente, sofreu muito os impactos da pandemia. São 15 projetos de extensão vinculados à Graduação e outros 05 projetos de extensão vinculados aos programas de mestrado e doutorado, os quais sofreram muito para o desenvolvimento de suas ações, tendo em vista que o foco é a presencialidade junto à comunidade. “Por outro lado, enquanto se perdeu um pouco neste sentido da proximidade, alguns projetos ganharam ainda mais destaque, como o caso da Feira de Matemática, por exemplo. Este é um projeto regional, voltado ao público da região, mas que com a pandemia ganhou o Estado”, conta.
O grande desafio para o próximo ano, segundo o vice-reitor, é aumentar ainda mais a proximidade com as empresas e com a comunidade, por meio da pesquisa, da extensão, da cultura e, especialmente, das parcerias firmadas por meio do propósito da Universidade. “Neste ano firmamos algumas parcerias importantes com a comunidade por meio da sociedade civil, mas também com as empresas, instituições, cooperativas e demais setores da comunidade, evidenciando a importância de que somos produtores de conhecimento e de que aqui é possível buscar respostas e construir soluções inovadoras, tendo em vista a ideia da quádrupla hélice, que é: sociedade, empresas, governo e a Universidade”, frisa e acrescenta que “tenho a expectativa e um desejo de um ano sem distanciamento, olhando o futuro com esperança para reinventar os processos e produzir conhecimento para enfrentar os desafios do amanhã”.
Estudantes vencedores do Desafio MathGO foram premiados em 2021
O Projeto de Extensão AppGO: Desenvolvimento e Implementação de Softwares Educacionais - tem como foco principal o desenvolvimento de softwares educacionais para o ensino de matemática e português para estudantes do Ensino Fundamental e Médio. O projeto já contava com o aplicativo MathGO, com foco na matemática e, em 2021, lançou seu segundo produto, o app PortGO, com foco na língua portuguesa.
Segundo a coordenadora, professora Bárbara Gündel, apesar da pandemia, o projeto não foi prejudicado. “Felizmente nenhuma atividade ficou pendente em virtude da pandemia, mas para isso, precisamos nos adaptar. A competição MathGO, que em 2018 ocorreu de forma híbrida - online e presencial, foi adaptada apenas para ser feita apenas no ambiente online, passando a ser um desafio. Desta forma, realizamos dois desafios do MathGO ao longo de 2021, onde os alunos vencedores receberam premiações. Isso quer dizer que, mesmo com as restrições impostas pelo período, conseguimos fazer com que vários estudantes, independente de estarem na escola ou em casa, pudessem participar das atividades e utilizar o aplicativo. Além disso, participamos de diversos eventos”.
Para 2022, os planos são de ampliar ainda mais as funcionalidades do novo aplicativo. “O AppGO foi aprovado para a próxima edição 2022/2023. Nosso objetivo é trabalhar fortemente no app PortGO, lançado em julho de 2021, para o Ensino Médio. Queremos trabalhar também com o Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano e, para isto, pretendemos inserir todas as funcionalidades presentes no MathGO também no PorthGO”.
Acesse os aplicativos através dos sites: www.mathgo.com.br e www.portgo.com.br.
Realizado pelos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Administração e Ciências Contábeis, o Projeto Rádio, Tecnologias e Empreendedorismo na Escola, promove, por meio da comunicação e do empreendedorismo, atividades educacionais com crianças e adolescentes de escolas públicas da região noroeste do Rio Grande do Sul.
Em virtude da pandemia de covid-19, o projeto teve suas ações prejudicadas, já que sua principal característica é a realização de oficinas e atividades práticas, possibilitando ao público participante o contato com equipamentos de vídeo, de foto e de rádio, além de técnicas de edição de produções audiovisuais.
Mas apesar disto, o trabalho não foi interrompido. Foi necessário reinventar-se. As oficinas de rádio, finanças e empreendedorismo migraram, de forma reduzida, para o ambiente online, possibilitando o surgimento de uma nova ferramenta: o Aplicativo Rádio na Escola.
“Conseguimos colocar no ar o App Rádio na Escola, para migrarmos do rádio tradicional para a rádio online, que proporcionará às escolas envolvimento multidisciplinar e a troca de conhecimento entre os próprios educandários, o que não acontecia anteriormente”, explicou a coordenadora do projeto Rádio, Tecnologias e Empreendedorismo na Escola, professora Roselaine Felipin.
O aplicativo está sendo testado inicialmente na Escola Estadual de Ensino Médio Emil Glitz. Para o próximo ano, várias ações estão previstas. “Neste novo ano, pretendemos dar continuidade ao aplicativo integrando as escolas estaduais e municipais de Ijuí e região, além do retorno das oficinas de empreendedorismo e finanças pessoais”, finaliza. A partir de 2022, o projeto também passará por uma remodelação, passando a se chamar Comunicação, Tecnologia e Empreendedorismo na Escola, sob a coordenação da professora Marisandra Casali.
Desenvolvido desde 2019, o projeto de extensão Educação e Informação em Direitos Humanos tem como objetivo levar conhecimento acerca da temática dos direitos humanos no contexto da sociedade de informação para além do espaço acadêmico, fazendo com que chegue até a comunidade em geral, por meio da promoção de palestras, minicursos e oficinas.
As atividades são realizadas com escolas de Ijuí, a maioria de forma online, devido à pandemia. “As ações são de informação de adolescentes, sobretudo do Ensino Médio, para que conheçam os perigos da Internet, de que modo podem se proteger deles e como se comportar no ambiente online para não ser vítima ou autor de ofensas”, explica o coordenador do projeto, professor Mateus Fornasier.
Vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direitos Humanos da Unijuí, o projeto oportuniza o envolvimento de mestrandos e doutorandos, que ministram palestras sob a orientação do coordenador. Esses momentos de interação incentivam os alunos das escolas, público-alvo do projeto, a realizarem questionamentos ao final das exposições. “Eles sempre perguntam sobre situações pelas quais passaram no ambiente conectado”, revela o professor.
Alinhado ao 4º e 16º Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que dizem respeito à Educação de qualidade e Promoção da paz, justiça e instituições eficazes, respectivamente, o projeto proporciona, através de técnicas de exposição dialogada, rodas de conversa e resolução de dúvidas, um espaço aberto, plural e propício para discussão acerca dos Direitos Humanos e sensibilização da comunidade sobre a temática.
Amanda Thiel, estagiária da Assessoria de Marketing da Unijuí
Na manhã dessa quinta-feira, 23 de dezembro, os ganhadores do Campeonato Superlux receberam suas premiações na sede do Departamento Municipal de Energia de Ijuí (Demei). Em primeiro lugar, a aluna Mariana Tafarel da Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa (Ruyzão) ganhou um tablet A7 Lite Samsung. Em segundo lugar, Pedro Henrique Mânica, da Escola Estadual de Ensino Médio Otávio Caruso Brochado da Rocha, levou um celular A12 Samsung. No sorteio entre os jogadores, a estudante do Colégio Evangélico Augusto Pestana (Ceap), Laura Beatriz da Silva, recebeu um celular A12 Samsung.
O campeonato também premiou os professores incentivadores à participação nos jogos pelos estudantes. Em primeiro lugar ficou a professora Rúbia Fabiana Dallabrida Herrmann, do Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA), que ganhou um Notebook Dell i5. Em segundo lugar, a professora Carla Cristina Jung dos Santos, do Colégio Evangélico Augusto Pestana (Ceap), recebeu um tablet A7 Lite Samsung.
O Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA) venceu como escola com maior número de participantes e recebeu um Notebook Dell i5 e um Projetor Epson. O segundo lugar ficou com a Escola Estadual de Ensino Médio Otávio Caruso Brochado da Rocha, que recebeu um Projetor Epson.
O professor Maurício de Campos, coordenador do Grupo de Automação Industrial e Controle da Unijuí (Gaic), desenvolvedor do jogo, afirma que os parceiros tiveram um papel fundamental para que o campeonato se tornasse divertido e competitivo ao mesmo tempo. “Somos gratos ao Demei, pela confiança em nosso projeto, e também aos jogadores e professores que fizeram o campeonato se tornar mais interessante”, comenta, ressaltando que a proposta do jogo, acima de tudo, visou mobilizar os jovens para o consumo racional de energia.
“Foi extremamente difícil tocar um projeto educacional durante a pandemia e com as escolas fechadas. Inicialmente haveria um teatro, tivemos que nos adaptar e criar o canal ConscientizAÇÃO, no YouTube. Enfim, poderíamos ter alcançado voos maiores, mas apesar das dificuldades estamos todos de parabéns”, finalizou o professor.
O Projeto de Extensão Programe seu Futuro promoveu uma série de atividades aos estudantes das escolas de Chiapetta na Unijuí: Escola Municipal de Ensino Fundamental Haidee, Escola Municipal de Ensino Fundamental Lorette Franck e Escola Estadual de Ensino Médio Anchieta. As instituições participam do projeto, que incentiva o conhecimento matemático, tecnológico, a inovação e o empreendedorismo.
Durante a visita, os alunos foram recepcionados pelo vice-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor doutor Fernando Jaime González. Também foram acompanhados pelo coordenador do Projeto, professor Marcos Cavalheiro e pelo bolsista Gustavo Hanke Finkler. Eles conheceram alguns ambientes da Instituição e realizaram algumas atividades específicas: visitaram o Laboratório de Anatomia e aprofundaram seus conhecimentos na área de pesquisa em saúde; nos espaços dos cursos de Comunicação Social, realizaram práticas para uma boa comunicação, como dicção e postura; e no último ambiente visitado, o Espaço Mais Inovação, participaram de uma oficina de impressão 3D.
“Os alunos mostraram-se muito curiosos, atentos e receptivos aos conteúdos trabalhados nas oficinas, interagindo e compartilhando dúvidas e experiências pessoais”, destacou o coordenador da Incubadora de Empresas de Chiapetta - Inovachi, Jardel Dallabrida. De acordo com ele, as escolas do município, em parceria com a Incubadora, têm se dedicado a ofertar espaços e vivências formativas que auxiliem na construção de um projeto de vida pessoal, profissional e empreendedor dos estudantes. “Os projetos da Unijuí vão ao encontro destas ações, contribuindo de forma significativa na formação integral de nossos jovens”, disse.
Marcos Cavalheiro, professor que coordena o Projeto da Unijuí, percebe a necessidade de uma formação diferenciada aos jovens, para que eles estejam preparados para um novo mercado de trabalho, com transformações profissionais mais rápidas. “A formação básica deve ter em vista a necessidade de que os jovens sejam mais inovadores e criativos, pois a rápida evolução tecnológica exige que os profissionais estejam preparados para se adaptar e superar os desafios. O Projeto Programe seu Futuro é um destes caminhos e quer instigar os estudantes a desenvolver ações nas áreas de tecnologias e inovação”, finaliza o docente.
O Projeto de Extensão Programe seu Futuro está ligado aos cursos de Engenharia de Software e Ciência de Computação da Unijuí.
De origem estadunidense, a Black Friday é um evento anual que tem se popularizado no Brasil e que busca movimentar o comércio, oportunizando aos compradores descontos especiais e facilidades no pagamento. Mas, apesar de ofertar produtos por preços acessíveis, o evento também carrega incertezas entre os consumidores, que questionam a veracidade das ofertas e os direitos que possuem, no caso do arrependimento ou de problemas na compra.
Coordenador do Balcão do Consumidor de Ijuí, o professor Joaquim Henrique Gatto chama a atenção para as compras realizadas pela internet. “O cliente precisa prestar atenção nas compras, principalmente em lojas online, para se certificar de que são sites verdadeiros e com histórico de cumprimento das ofertas”, comenta.
Segundo Joaquim, existem algumas formas para se evitar fraudes: primeiro, analisar se de fato o produto está com valor reduzido. Em caso de pagamento parcelado, realizar o cálculo do valor total a ser pago e, em caso de pagamento por boleto bancário, conferir se o beneficiário do pagamento é o mesmo que consta no boleto.
Além disso, para compras pela internet, há o direito do arrependimento - algo que nem sempre se aplica para compras realizadas em lojas físicas. “O consumidor tem direito de desistir da compra, porém, somente quando a mesma é realizada fora do estabelecimento, ou seja, pela internet, pelo telefone, a domicílio. Já quando a compra é feita em loja física, a possibilidade de devolver o produto depende da política da empresa”, explica.
O professor frisa que os consumidores ijuienses podem buscar atendimento no Balcão do Consumidor. O local também pode ser procurado por consumidores de outros municípios, desde que a compra ou contratação do serviço tenha sido feita com fornecedor de Ijuí. “Lembrando que em localidades onde não há Procon, o atendimento é feito pelo site procon.rs.gov.br”, complementa o coordenador.
Realizado como parte das atividades de extensão universitária na Unijuí, o Balcão do Consumidor está presente em Ijuí desde 2013, em Três Passos desde 2015 e em Santa Rosa desde 2018. As três unidades estão vinculadas ao projeto do curso de Direito que leva o nome de “Conflitos Sociais e Direitos Humanos: alternativas adequadas de tratamento e resolução”.
O Balcão do Consumidor pode ser contatado pelos telefones 55 3333-0725 (Ijuí), 55 3511-5296 (Santa Rosa) e 55 3522-2122 (Três Passos).
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí
Na manhã desta terça-feira, 23 de novembro, o Projeto de Extensão Diálogos: Tecendo vidas sem violência de gênero, da Unijuí, retomou suas atividades presenciais. Duas oficinas foram realizadas na Escola Estadual Antônio Padilha, para cerca de 60 alunos do Ensino Médio, sobre o tema “Como construir relacionamentos sem violência”.
Conforme explica a coordenadora, professora doutora Joice Graciele Nielsson, o projeto também participa das atividades alusivas aos “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher”. Nesta quinta-feira, dia 25, às 9h, acontece uma live em parceria com a Coordenadoria da Mulher de Ijuí, com transmissão pela página da Coordenadoria no Facebook. Na terça-feira, dia 30, serão realizadas oficinas com alunos e funcionários do Instituto Municipal de Ensino Assis Brasil (Imeab); e no dia 2 de novembro, novas oficinas acontecem na Escola Estadual Antônio Padilha.
“Vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direitos Humanos da Unijuí, o Projeto de Extensão Diálogos visa aproximar os estudos realizados pelo PPG da comunidade, intensificando os impactos das pesquisas realizadas na melhoria da qualidade de vida da população local”, destacou a professora, lembrando que, além de atividades de formação e prevenção à violência de gênero, também são realizadas ações junto à Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, em parceria com órgãos públicos e entidades, redes pública e privada de educação, na promoção de ações e projetos que buscam auxiliar na superação de todas as formas de violência de gênero.
Sob a coordenação da professora Joice, o projeto conta com a participação de estudantes dos cursos de graduação, Mestrado e Doutorado em Direito da Unijuí.
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