Com o objetivo de debater temas emergentes e inovadores, além de integrar acadêmicos, professores e comunidade externa da região ocorre, de 13 a 15 de maio, a Semana Acadêmica do Programa Integrado de Formação de Gestores, que contempla os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Gestão Cooperativas, na Unijuí Santa Rosa.
O evento está sendo organizado pelos acadêmicos e professores do Campus e conta com diversos painelistas, envolvidos com a área do Cooperativismo e da gestão. Para o Coordenador do Programa, professor Ariosto Sparemberger, o evento se constitui em mais uma ação voltada para a formação plena do estudante da Unijuí oportunizando o debate com agentes, lideranças do estado e gestores.
A programação completa e as inscrições para a Semana Acadêmica podem ser realizadas no Portal da Unijuí. O evento também integra a programação do XVIII Ciclo de Debates de Administração (CIDEAD/RS).
Na noite de 29 de abril os estudantes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Gestão de Cooperativas da Unijuí Santa Rosa, da disciplina de Empreendedorismo e Inovação, realizaram uma visita técnica a Cachaçaria Maria João, acompanhados pelo professor Remi Antônio Dama.
Na oportunidade a empresa realizou a apresentação de seu histórico e os estudantes também visitaram as instalações da indústria. A atividade proporcionou aliar conhecimentos teóricos com a prática, fator este, que a Universidade sempre busca oferecer aos seus acadêmicos.
Para o estudante do curso de Gestão de Cooperativas, Lucas Tainã Maciel Pinheiro, visitar empresas locais são fundamentais para agregar novos conhecimentos. “Conhecer empresas que já possuem uma estrutura montada, facilita muito para nós estudantes entendermos o processo de gestão e organização da mesma. Assim podemos conversar diretamente com o empresário e tirarmos nossas dúvidas sobre o empreendimento”, destaca o estudante.
Na última segunda-feira, 6 de maio, iniciou a I Semana Acadêmica do Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação (Dacec). O evento tem como finalidade destacar a importância da criação de novos negócios e como ser um bom profissional no mercado de trabalho.
Na primeira noite, o evento contou com a participação do Gerente Sênior de Desenvolvimento Humano e Organizacional da empresa Bruning Tecnometal e professor Mestre do DACEC - Unijuí, Daniel Pötkker, com o tema“Desafios do mundo do trabalho: expectativas e necessidades das organizações”.
Segundo o professor Daniel, estamos vivendo nas organizações uma retomada do mercado em alguns segmentos, e com essa retomada vem vários desafios: “A qualificação das pessoas é um deles, mas existem desafios na produção, na produtividade, que é um dos grandes desafios do Brasil. Ainda as nossas empresas são muito improdutivas e isso é causado pela falta de qualificação das pessoas, pela falta de habilidade em conseguir traduzir aquilo que se precisa dentro da organização. Então eu diria que são vários os desafios, mas o principal talvez seja a produtividade”.
Para Pötkker, é essencial discutir sobre este assunto “porque a grande criatividade da inovação, da melhoria dos processos, acontece através das áreas dos acadêmicos. A grande inovação, então, é fundamental que todos estejam olhando para esse mesmo caminho e todos estejam engajados nessa mesma visão”, explica.
No segundo dia de evento, 7 de maio, o Professor Doutor no Instituto Federal Catarinense, Alexandre Carvalho Acosta, proporcionou aos acadêmicos o debate sobre as gerações, com a palestra “Uma empresa, quatro gerações, e agora?”. Seu conceito está ligado aos grupos etários sociais, isto é, conjuntos de indivíduos que nascem em período similar, possibilitando entender as mudanças de comportamentos e visões de mundo. Assim, dentro do mesmo grupo familiar pode haver várias realidades, e ocorrer divergências resultantes desse convívio.
“A primeira coisa que temos que entender sobre gerações, é que elas não substituem mais umas às outras, isso mudou, de 90 para cá as novas gerações surgem de 5 a 10 anos”, comenta o professor Alexandre. Segundo ele, não existe geração melhor que a outra, e não existe idade para aprender. “Falta de preparo e diálogo gera atritos, vai ser mais fácil para aquele que tiver mais conexões cerebrais e canais de comunicação”, esclarece.
A fala permitiu aos alunos construir conexões mentais, criando associações e lembranças. Ressalta que não existe gerações melhores ou mais importantes, mas o quanto é importante para o desenvolvimento pessoal e profissional que o indivíduo esteja em contato com elas.
Por Giuli Ana Izolan e Susan Pereira, acadêmicas de Jornalismo.
Foto: Filipe Reichert , acadêmico de Publicidade e Propaganda e Júlia Donato , acadêmica de Jornalismo
Tematizar a educação e a formação e refletir acerca dos desafios da formação de professores na atualidade abre discussão para a semana acadêmica do Programa Integrado de Formação de Educadores, nos Campi Santa Rosa e Ijuí.
A abertura do evento ocorreu na noite de segunda-feira (06), no Auditório Central do Campus Santa Rosa, e contou com a palestra “Ser professor no mundo contemporâneo”, ministrada pelo professor Dr. Paulo Evaldo Fensterseifer. No Campus Ijuí, a palestra “Ser Educador no Século XXI” foi ministrada pelos professores Jaeme Callai e Cátia Maria Nehring, no Centro de Eventos.
A programação se estende até sexta-feira (10) com várias palestras e oficinas. O evento é promovido pelo Departamento de Humanidades e Educação (DHE) e envolve os cursos de Educação Física, História, Letras - Português e Inglês, Matemática e Pedagogia. A programação completa do Campus Ijuí, pode ser conferida no Portal.
Confira a programação completa da Semana Acadêmica em Santa Rosa:
Dia: 7 de maio - Terça-feira
Horário: 19h e 30min
Educação Física
Local: Sala B 105
Palestra: Treinamentos físicos com base no Crossfit e nos métodos mistos
Palestrante: Prof. Esp. Andreas Laurence Hirt
Mediador: Matheus Schmidt - Presidente do Centro Acadêmico de Educação Física
Pedagogia
Local: Sala A 112
Palestra: Contação de histórias: teoria e prática
Palestrante: Profª. Esp. Marli Arruda
Mediadoras: Débora Strieder e Claudia Budtinger - Acadêmicas do curso de Pedagogia
Dia: 8 de maio - Quarta-feira
Horário: 19h30min
Local: Sala B 105
Palestra: A língua inglesa e a relação com a formação profissional
Palestrante: Profª. Drda. Tamara da Rosa
Mediador: Prof. Me. Iberê kostrycki
Dia: 9 de maio - Quinta-feira
Horário: 19h30min
Local: Sala B 105
Painel: A pesquisa nos cursos de formação de educadores da Unijuí: os temas de investigação dos docentes
Painelistas: Docentes vinculados aos cursos de Educação Física e Pedagogia da Unijuí
Coordenador do painel: Prof. Dr. Robson Machado Borges
Dia: 10 de maio - Sexta-feira
Horário: 19h30min
Local: Sala B 105
Palestra: Compreendendo o autismo: questões importantes para educadores
Palestrante: Profª. Dra. Marta Estela Borgmann
Mediador: Marcos Rocha – Acadêmico do curso de Educação Física
Horário: 21h30min – Coquetel de encerramento
Confira algumas imagens da abertura da Semana Acadêmica nos Campi Santa Rosa e Ijuí:
Na quinta-feira, dia 25 de abril, foi realizado em Augusto Pestana um dia de campo sobre pastagens e milho silagem, para um público formado por produtores de leite e estudantes. O evento organizado pela Emater contou com a participação dos professores do Departamento de Estudos Agrários da Unijuí, Emerson André Pereira e Gerusa Massuquini Conceição, e dos estudantes dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade, Cristhian Almeida, Iandeyara Nazaroff e Thayná Martins.
De acordo com o professor Emerson André Pereira, os períodos mais críticos para a produção pecuária correspondem às épocas do ano em que a temperatura e o fotoperíodo estão em momento de transição. Consequentemente há uma diminuição significativa da qualidade e quantidade de pastagens fornecidas aos animais, o que justifica a denominação de vazio forrageiro outonal e primaveril. “Porém, atualmente há estratégias e cultivares de forrageiras, que eliminam este problema, contribuindo de forma eficiente com a alimentação dos animais e com a rentabilidade dos produtores de leite”, explica o professor.
O manejo visando alta produção de biomassa de milho silagem também teve destaque no dia de campo, por ser algo vantajoso em períodos de escassez devido à alta aceitabilidade pelos animais e qualidade da forrageira que se mantém quando em forma de silagem, podendo ser usada para equilibrar a dieta animal, ou seja, seu uso é propício em períodos críticos como os vazios forrageiros. Nesse sentido, foram abordados aspectos referentes à ecofisiologia da cultura e ao manejo da adubação nitrogenada, pela professora Gerusa M. Conceição.
Segundo ela, o dia de campo foi válido para adquirir e aprimorar os conhecimentos, proporcionando a possibilidade de diálogo entre os produtores sobre diversas situações que ocorrem no campo, dando a estes a liberdade de optarem por realizar ou não as estratégias propostas. Além disso, os estudantes da Agronomia e da Medicina Veterinária da Unijuí foram provocados por seus professores a contribuir com as apresentações.
Para um dos organizadores do dia de campo, Fabio Toledo, assistente técnico da Emater de Augusto Pestana, os objetivos foram alcançados. “Os produtores e estudantes puderam observar alternativas exitosas, que podem ser usadas na região, focando em menor custo e maior produção de leite”, afirmou.
Os cursos do Departamento de Estudos Agrários (DEAg) da Unijuí iniciaram, nesta segunda-feira, suas Semanas Acadêmicas. A XIX Semana Acadêmica do Curso de Agronomia e XI Semana Acadêmica do Curso de Medicina Veterinária ocorrem até a próxima sexta-feira, no Campus Ijuí.
Para marcar a abertura das atividades, foi realizada cerimônia oficial, na noite desta segunda-feira, no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum. Na programação, palestra com o tema “Sistemas Integrados da região Noroeste”, com o médico veterinário Fabiano Baiotto Prauchner, consultor da SIA. São resultados do projeto Juntos Para Competir organizado pelo SEBRAE/FERSUL/SENAR. Os estudantes dos cursos também puderam assistir, antes do início das atividades, uma apresentação com Mariana Marques, artista do cenário nativista.
Segundo o professor Fernando Ferreira da Cruz, coordenador do curso de Medicina Veterinária, a proposta é discutir temas atuais, com foco em áreas como a produção animal e a clínica médica cirúrgica. A professora Cleusa Bianchi, coordenadora do curso de Agronomia, também lembrou que os próprios estudantes do Departamento propuseram os temas em discussão na Semana. Além disso, os coordenadores ressaltam que, durante também será importante a integração entre as duas áreas, fortalecendo as formações do DEAg.
Confira a programação completa
AGRONOMIA
Terça-feira 23/04/2019
(Tarde) – Local: Centro de Eventos
13h30 - Painel de Egressos Unijuí
15h00 – Coffe Break
15h30 - Direito Agrário: Regulação e Perspectivas jurídicas para o desenvolvimento - Palestrante: Prof. e Advg. Elenise F. Schonardie
(Noite) – Local: Centro de Eventos
19h00 - Mudanças Climáticas / Ecofisiologia da Soja - Palestrantes: Prof e Pesq. Nereu Streck / Prof. Alencar Zanon
21h30 - Evolução da ferrugem na soja - Palestrante: Pesq. Carlos Forcelini
Quarta-feira 24/04/2019
(Tarde) – Local: Centro de Eventos
13h30 - Desafios e doenças da soja - Palestrantes: Prof. e Pesq. Marcelo Madalosso
15h00 – Coffe Break
15h30 - Profissionalizando famílias do Agronegócio "O futuro da família depende das decisões de hoje" - Palestrante Daniel P. Gonçaslves e Nelson B. Filho - Sócios Diretores da Affectum Consultoria
(Noite) – Local: Centro de Eventos
19h00 - Oficina do empreendimento Mini Curso: Como criar e preencher o Currículo Lattes - Palestrante: Professora Vanessa Bandeira
21h30 - Fungicídas Multissítios; Cenário atual e Desafios - Palestrante: Professor Leandro Marques - Colab. e Pesq. do Phytus Group
Quinta-feira 25/05/2019
(Tarde) – Local: Centro de Eventos
13h30 - Tecnologia de Aplicação - Palestrante: Eng. Agr. e Professor Deivid Magano
14h30 - Mini Curso - John Deere - Apresentação de Tecnologias
15h00 - Coffe Break
15h30 - Mini Curso - John Deere - Tendencias de mercado: Tecnologia de aplicação
(Noite) – Local: Salão de Atos
19h00 - O perfil do egresso do Eng. Agrônomo e do Médico veterinário (Estou formado, e agora?) - Importância do endomarketing para formação de um plano de carreira - Palestrante: Frederico Trindade - MSC. Zootec. Superv. Téc. Coml DSM/Tortuga
20h40 - Coffe Break
21h00 - Programa de Pós-Graduação - Fernando Gonzalez - Vice-Reitor de Pós-Graduação Pesquisa e Extensão da UNIJUÍ
MEDICINA VETERINÁRIA
Terça-feira 23/04/2019
(Tarde) – Local: Salão de Atos
14h00 - Tripanossomose bovina: baixa prevalência ou baixo diagnóstico? - MV André Gustavo Cabreira Dalto
15h30 – Coffe Break
16h00 - Exame de AIE e Mormo: Como, Quando e Por que realizar? - MV Pâmela Thomé da Cruz
17h00 - Aftosa: Mudança de Estado Sanitário - MV Francielle Menna Barreto
(Noite) – Local: Salão de Atos
19h00 - Abordagem cirúrgica no paciente equino com síndrome cólica - MV Éder L. Bernardi
20h30 - Indução da lactação: Ferramenta para manejo reprodutivo - MV Roberta Ferrari
Quarta-feira 24/04/2019
(Tarde) – Local: Salão de Atos
14h00 - Abordagem Clínica do Paciente Felino: O que precisamos fazer diferente? - MV Renata Perufo Pasqualoto
15h30 – Coffe Break
16h00 - Esporotricose Felina - MV Bruna Marquardt
17h00 - O Atendimento do paciente geriatra canino - MV Alessandra Viana
(Noite) – Local: Salão de Atos
19h00 - Área comercial: Uma mera opção ou uma grande oportunidade? - MV Leandro Vieira
20h30 - Cirurgias do sistema gastrointestinal de pequenos animais - MV Nadine Trinks Fischborn
Quinta-feira 25/04/2019
(Tarde) – Local: Salão de Atos
14h00 - Histórias da clínica veterinária de bovinos - MV Jorge Luis de Lima
15h30 – Coffe Break
16h00 - Doenças Emergentes e Reemergentes na Suinocultura - MV Juliana Sperotto Brum
(Noite) – Local: Salão de Atos
19h00 - Programa da Secretaria da Agricultura para o desenvolvimento do Estado do RS - Secretaria Estadual da Agricultura RS
20h00 - O perfil do egresso do Eng. Agrônomo e do Médico veterinário (Estou formado, e agora?) - Importância do endomarketing para formaçãode um plano de carreira - Palestrante: Frederico Trindade - MSC. Zootec. Superv. Téc. Coml DSM/Tortuga
20h40 - Coffe Break
21h00 - Programa de Pós-Graduação - Fernando Gonzalez - Vice-Reitor de Pós-Graduação Pesquisa e Extensão da UNIJUÍ
Na noite de terça-feira, 16/04/2019, na disciplina de Empreendedorismo e Inovação, os alunos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Unijuí - Campus Panambi, acompanhados pelo professor Remi Antônio Dama, foram recepcionados na Empresa Bruning Tecnometal.
Na oportunidade, a empresa realizou a apresentação de seu vídeo institucional e após, realizou uma dinâmica abordando o método Lean Manufacturing, desenvolvido na empresa. Para encerrar, os alunos também realizaram uma breve visita às dependências da fábrica.
A visita proporcionou aliar os conhecimentos acadêmicos com a prática, fator este, que a universidade sempre busca oferecer aos seus acadêmicos.
A Unijui campus Panambi agradece a empresa Bruning pela oportunidade e destaca a contribuição deste tipo de atividade na formação do aluno.
Os estudantes dos cursos de Engenharia da Unijuí Campus Santa Rosa realizaram uma viagem de estudos no dia 29 de março, ao Parque Tecnológico de Itaipu, acompanhados dos professores Mauro Rodrigues e Taciana Enderle.
Na oportunidade visitaram os laboratórios de Engenharia Civil e Elétrica, verificando as pesquisas na área de solos, barragens, fundações e proteção, distribuição e novos equipamentos de controle. Também realizaram visita técnica a Itaipu e outros pontos turísticos da cidade de Foz do Iguaçu.
Para o coordenador das Engenharias, Mauro, “a grande importância das visitas técnicas, além da integração entre os estudantes, é a oportunidade de verificar a sua profissão escolhida em funcionamento, interagir com profissionais que atuam na área e observar a teoria estudada na prática. É um fator de motivação ver a aplicação da Engenharia melhorando a vida das pessoas”, destaca o professor.
Na última sexta-feira iniciou a nova proposta de projeto extracurricular da EFA para o Estudo da História, usando como base jogos de RPG.
Segundo os professores Josei Pereira e Gian Ruschel, responsáveis pelo projeto, o estilo RPG, também conhecido como “ Jogos de Interpretar Papéis”, possuem diversos temas inerentes aos estudos da história. Com esta ferramenta, será possível fazer uma viagem no tempo e vivenciar, na prática cotidiana, as diferentes sociedades. Por exemplo, na pré-historia os jogadores interpretarão as primeiras sociedades humanas, tendo que sobreviver em um mundo complexo, desconhecido e assustador. Praticamente sem armas e ferramentas, terão que improvisar e cooperar para garantir a sobrevivência individual e do grupo. E assim, vários outros períodos e sociedades específicas poderão ser trabalhadas através dos jogos.
O professor Josei salienta que a ideia é usar o RPG de uma forma didática e lúdica, visando ambientar o aluno/jogador em períodos específicos da história. "Serão narradas histórias em que o personagem deverá interpretar o ser humano de um período específico, respeitando as regras, política e cultura da época", observa.
O projeto, de caráter inovador, busca despertar nos jovens o interesse pelo estudo da história, de forma didática e lúdica. Ele também se conecta com o tema da Jornada de Pesquisa da escola em 2019: "EFA PELA CULTURA: REVITALIZAR E CONSTRUIR - Lazer como práticas culturais – Diálogos e Experiências".
A última quarta-feira, 03, foi marcada pela posse do Conselho de Pais da escola e eleição da nova diretoria. O Conselho de Pais na EFA é composto por conselheiros titulares de turmas, seus respectivos suplentes e assessorado pela Direção da EFA. O número de conselheiros corresponde ao número de turmas da Escola.
Durante o evento de posse também foi realizada a eleição da nova diretoria do conselho, assume pelos próximos dois anos como presidente Ivanildo Scheuer e como vice Liziane Oliveira da Silva. Compõe ainda a diretoria do conselho ocupando o cargo de 1ª secretaria - Carla Bertão, segunda secretária - Roberta Colling, primeira tesoureira – Vivian Regina da Silva Stroschein e segundo tesoureiro – Diego Ricardo Julg. Para o conselho fiscal foram escolhidos os pais Gilmar Wiercinski, Ederson Feller e Andreia dos Santos. Na suplência ficou Graciele da Rosa Bertoldo, Sérgio Galvão Corrêa e Claudio Jablonski.
Para o presidente eleito, Ivanildo Scheuer, seu desafio a frente do Conselho é proporcionar a participação da família na Escola e da Escola na comunidade; atuar como elemento de auxílio e complementação da administração escolar; prestar serviços à Escola em benefício dos alunos e do processo educacional; promover o aperfeiçoamento da formação sociocultural de seus integrantes (alunos, famílias e professores); estimular a transformação da Escola em centro de integração e desenvolvimento.
Segundo a Diretora da EFA, professora Maria do Carmo, o Conselho tem como objetivo essencial integrar a comunidade escolar, e proporcionar a participação da família na escola. “O Conselho de Pais sempre foi um grande parceiro da escola, e para este ano espera-se fortalecer cada vez mais essa parceria, estreitar laços em prol da EFA e da qualificação da educação dos estudantes, finaliza a Diretora.
Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.