No mês de maio, diversos cursos de pós-graduação lato sensu tiveram início na Unijuí. Os cursos contemplam diversas áreas do conhecimento e são ofertados nos diferentes campi da Universidade. A Unijuí já graduou mais de 40 mil pessoas, sendo 10 mil pós-graduados, ofertando uma estrutura formada por 490 ambientes de ensino, professores especializados e mais de 200 laboratórios. Conheça os cursos iniciados em maio:
Enfermagem em Centro Cirúrgico, Recuperação Pós-Anestésica de Centro de Material e Esterilização – campus Ijuí
Gestão de Cooperativas - campus Santa Rosa
Nutrição Clínica: Metabologia e Terapia Nutricional - campus Ijuí
Controladoria e Gestão Empresarial - campus Ijuí
Coaching e Gerenciamento de Pessoas - campus Três Passos
Estão em andamento ainda os cursos de Finanças e Mercado de Capitais e Fisioterapia em Ortopedia e Traumatologia. Para junho está previsto o início da pós-graduação em Geriatria e Gerontologia e o curso de Clínica de Pequenos Animais, que estão com inscrições abertas no portal Pós-Graduação da Unijuí.
No último sábado,25/05, os professores de História e Sociologia da EFA, Gian Ruschel e Sandra Nunes Rosa, propuseram uma atividade diferenciada, visando a questão do consumismo e os problemas acarretados pelo mesmo fenômeno. Os alunos do Ensino Médio assistiriam ao documentário “Obsolescência Programada” e “O fazedor de montanhas. Já o Ensino Fundamental assistiu os documentários “História das coisas”, “História da água engarrafada” e “Ilha das Flores”. Ambos os ambientes tiveram um momento de reflexão prévia, para apresentar a ideia que seria trabalhada após os documentários.
No final dos documentários os professores retornaram as salas de aula com as turmas para dar continuidade ao trabalho. Dessa forma discutiram e sistematizaram as ideias trazidas pelos documentários, apresentando releituras artísticas, propostas de intervenção e projetos para dar continuidade à atividade. Esse segundo momento baseou-se no seguinte questionamento: O que posso fazer para colaborar com o meio ambiente e a vida à minha volta?
Segundo o Professor Gian, cabe retomar que o fenômeno do consumismo foi e é estudado por diversos estudiosos e a proposta do trabalho encontra-se em, a partir do embasamento teórico, pensar propostas e alternativas ao cenário atual no que se refere aos problemas do consumo desenfreado, sendo que esses podem ser evidenciados em vários âmbitos. Dessa forma, os alunos são instigados a se situar como sujeitos pensantes e protagonistas da história e da sociedade, capazes de pensar e mudar o mundo.
A professora Sandra conta que a partir da modernidade, com o desenvolvimento da técnica, tecnologia da informação e a globalização novos desafios têm sido apresentados às sociedades. A produção em massa, de quase tudo, tem favorecido e facilitado o consumo, principalmente naqueles países privilegiados economicamente. Essas mudanças de comportamento tem sido pauta de incansáveis estudos, tendo em vista que a produção de lixo e resíduos poluentes cresce de forma perturbadora causando um desequilíbrio na natureza, dificultando a vida e levando muitas espécies à extinção. Segundo ela a discussão e reflexão toma como base, principalmente, o autor contemporâneo Hans Jonas, o qual defende que as mudanças de atitude e comportamento com relação a proteção do meio ambiente passam, principalmente, pela consciência ética e pelo entendimento de que não é direito daquelas gerações que habitam o mundo condená-lo privando as futuras gerações de usufruírem do mesmo espaço. Sendo assim, ela entende que o consumo consciente passa pela responsabilidade Socioambiental. Por esse viés a reflexão sobre a importância e cuidado com o meio ambiente é mais do que a conscientização ética do sujeito, torna-se um imperativo moral e jurídico para todos os povos que por um breve momento habitam o planeta terra, finaliza a professora.
A Unijuí Campus Santa Rosa sediou na noite de quarta-feira (29), um importante debate sobre as Políticas Públicas Educacionais. A atividade envolveu professores e estudantes dos cursos de Pedagogia e Educação Física e também foram convidados a participarem do encontro professores e alunos do Curso Normal Aproveitamento de Estudos do Instituto Estadual de Educação Visconde de Cairu.
Na oportunidade participaram do debate o secretário de Educação do município de Tuparendi, Arno Roque Reginatto, representando a Secretaria de Educação de Santa Rosa, Themis Helena Patias, secretária de Educação do município de Boa Vista do Buricá, Márcia Inês Scheidt Eckert, coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação de Cândido Godói, Beatriz Inês Habitzreuter Hermann e como mediadora dos trabalhos a acadêmica do Curso de Pedagogia Kelly Borges de Oliveira
De acordo com a professora de Pedagogia Claudia Seger, “as políticas públicas de educação são programas ou ações que são criadas pelos governos para colocar em prática medidas que garantam o acesso à educação para todos os cidadãos. Sabemos que essas ações são imprescindíveis para a qualidade do ensino, buscando sempre o melhor para todos”, destaca.
Os estudantes do curso de Educação Física da Unijuí Santa Rosa, Alexsander Patrick de Oliveira Dumke e Alisson Mateus Fabricio, que atuam como estagiários e residentes do Programa da Residência Pedagógica no Instituto Estadual de Educação Visconde de Cairu, organizaram uma palestra na manhã de quarta-feira, 29, para 220 alunos da escola.
Na oportunidade, o egresso da licenciatura e bacharelado em Educação Física da Unijuí Marcelo Baron Polanczyk, realizou uma palestra para os alunos do Ensino Médio da Escola Cairu. O profissional, que é renomado no Brasil e exterior, destacou, a partir de sua trajetória de vida esportiva, as atividades desempenhadas como atleta profissional no Japão por 10 anos como treinador de futebol de campo e interprete da equipe feminina de basquetebol do Japão nas Olimpíadas do Rio em 2016.
A atividade, que faz parte das unidades didáticas, teve o modelo Sport Education com ênfase no ensino do Futsal e Práticas Corporais e Sociedade, aplicado nas práticas de Educação Física para os alunos do Ensino Médio.
De acordo com a professora de Educação Física, Cléia Rigon Dorneles, a temática das unidades didáticas tem como objetivo proporcionar uma visão mais abrangente sobre as práticas corporais sistematizadas e as suas representações, possibilitando, assim, aprendizagem e significados destes temas na vida de adolescentes para além da prática.
Para os estudantes envolvidos na organização foi uma atividade muito gratificante que contou com a participação efetiva dos alunos da escola, através de questionamentos, registros fotográficos e conversas individuais após a palestra.
“A Unijuí e a escola Cairú agradecem a disponibilidade e competência do professor e bacharel Marcelo Baron Polanczyk”, ressaltam Alexsander e Alisson.
Nesta terça-feira, 28, e quarta-feira, 29, o Campus Panambi promove o I Encontro de Negócios Inovadores, evento organizado pelo Programa de Formação de Gestores, Laboratório de Gestão e Negócios, estudantes e professores dos cursos de Administração e Ciências Contábeis.
O evento tem o objetivo de proporcionar aos estudantes e a comunidade a oportunidade de atualização e ampliação de conhecimentos. A abertura ocorreu na noite desta terça-feira no auditório do Campus e contou com uma palestra da coach Jaqueline Bairros, que abordou o tema: “Marketing Pessoal e posicionamento de mercado: o que a marca VOCÊ tem a dizer?”. Durante a atividade, também ocorreu uma apresentação da EducaSom Escola de Música.
Nesta quarta-feira, dia 29, a partir das 19h30, as atividades têm continuidade no auditório da ACI, em Panambi, com a palestra: “A relevância da Administração e da Contabilidade nos gerenciamentos das organizações”, ministrada pelo prefeito de Panambi, Daniel Hinnah, e pelo professor André Hoffman.
Segundo o professor Dr. Ariosto Sparemberger, coordenador dos cursos, a realização do Encontro de Negócios Inovadores se constitui em um espaço de debate e busca de novos conhecimentos que ocorrem no processo de formação dos estudantes. “A Universidade, ao cumprir sua missão de formar profissionais com excelência, também tem o compromisso de estar integrada à comunidade local e regional e isso ocorre por meio da proposta pedagógica dos nossos cursos”, destaca. O Pró-Reitor do Campus Panambi, professor Nelson Thesing, observa que os eventos que dialogam com a comunidade, como as semanas acadêmicas dos cursos, fazem com que a Unijuí cumpra o seu papel de instituição Comunitária.
A Unijuí investiu na compra do software Lab Station para o ensino em fisiologia humana. O software foi adquirido por meio da empresa ADInstruments, uma multinacional de soluções tecnológicas para ensino e pesquisa na área da saúde. Na última semana, professores e técnicos administrativos participaram de uma formação com a técnica Leila Buttler.
O Lab Station está incluso nas melhores Universidades do mundo, que utilizam essa tecnologia de ensino nas aulas práticas. O software permite a aquisição e análise de dados fisiológicos em tempo real e sem utilização de animais, sendo os dados registrados diretamente por estudantes ou em simulações.
Essa metodologia ativa de ensino-aprendizagem torna a fixação do conhecimento, por parte dos estudantes, muito mais duradoura e eficiente. Além disso, os mesmos equipamentos de ensino podem ser utilizados para aquisição de dados destinados à pesquisa.
Instituições realizam trabalhos de iniciação científica, mestrado ou doutorado, com esse equipamento e publicam artigos nos mais variados e renomados periódicos nacionais e internacionais. Os laboratórios de ensino para os cursos da área da saúde da Unijuí, que contam com estrutura qualificada, podem contar também com essa nova tecnologia.
A Unijuí realizou, entre os dias 24 e 26 de maio, o curso de qualificação profissional de Ultrassonografia em Bovinos no Campus Ijuí. O curso teve o objetivo de qualificar médicos veterinários e estudantes do curso de Medicina Veterinária para aplicação e uso da ultrassonografia aplicada em bovinos.
Com o desenvolvimento acelerado da ultrassonografia aplicada à reprodução de bovinos, novas perspectivas surgem para um melhor controle destas atividades, visando a melhoria da performance reprodutiva dos rebanhos.
Desta forma, este curso de extensão foi constituído de um módulo teórico e outro prático. Ao final os estudantes foram capacitados para aplicação da técnica no campo.
Com atividades simultâneas durante toda a semana nos Campi Santa Rosa, Panambi e Ijuí, a Semana Acadêmica dos cursos do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias (DCEEng), proporcionou uma maior integração entre estudantes, professores, técnicos-administrativos e a comunidade.
Com uma diversidade de eventos, a programação contou com palestras, minicursos, momentos culturais, entre outros, que objetivaram a reflexão sobre as respectivas formações, as relações entre as diferentes profissões, bem como as tendências de mercado das áreas.
Segundo o chefe do Departamento, professor Peterson Cleyton Avi, a relevância das atividades contribui para a formação dos sujeitos envolvidos e no comprometimento com o desenvolvimento da comunidade local e regional. “As temáticas discutidas durante o evento, tendem a permear, de forma ampla, as proposições do DCEEng nos próximos anos”, salientou.
Fazem parte do DCEEng os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Design, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Engenharia Mecânica, Engenharia de Software, Engenharia de Produção e Matemática, além do Programa de Mestrado e Doutorado em Modelagem Matemática.
Ijuí: No Campus Ijuí, a programação contemplou os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Design, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Matemática e o Programa de Mestrado e Doutorado em Modelagem Matemática.
A palestra de abertura foi dedicada ao tema “Smart City: como você é parte deste processo?”, realizada por Tiago Bandeira Marchesan (UFSM). Todos os cursos focaram em atividades específicas técnicas, encontro com egressos, rodadas de apresentações de trabalhos, Seminários de Projetos, evidenciando a importância da pesquisa no Departamento, entre outras ações.
Dois destaques em particular movimentaram a semana neste Campus: o Workshop introdutório de “Ideação e Intervenção Urbana Binacional”, que trouxe para a Universidade os professores Ariel Machuca, Carolina Ferreyra Centeno, Gustavo González e Marcos Gianfellici, da Universidade Nacional de Córdoba, da Argentina.
É objetivo desta iniciativa pensar a cidade em diálogo com o movimento étnico, além de trazer um pouco da Expoijuí/Fenadi para dentro do espaço urbano. Desta forma, ele será realizado em setembro de 2019, dias prévios à realização da Feira. Os estudantes das duas Universidades estão estudando o espaço urbano de Ijuí para projetar e posteriormente fabricar instalações em madeira. Essas peças serão expostas nas ruas de Ijuí e estarão disponíveis para interação com a comunidade.
O desenvolvimento do Projeto só se tornou possível pela colaboração e parceria das Universidades com o Poder Público de Ijuí, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo do município e do movimento étnico, por meio da União das Etnias de Ijuí (UETI) e do Comitê Pró-Reconhecimento de Ijuí Capital das Etnias. Neste sentido, durante a semana também foram realizados diversos encontros entra a Unijuí, professores da Universidade Nacional de Córdoba, representantes do executivo municipal e do movimento étnico.
Além disso, a Semana Acadêmica contou com a participação do presidente do Sindicato dos Engenheiros do Rio Grande do Sul, o Senge, que possui uma sólida parceria com a Unijuí. Alexandre Wollmann, presidente da entidade, palestrou na noite de quinta-feira, no Centro de Eventos. Ele apresentou o tema “O momento da Engenharia Brasileira”, para estudantes dos cursos de Engenharia, além de engenheiros formados, empreendedores e professores da Universidade.
Santa Rosa: as atividades contemplaram os cursos de Ciência da Computação, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Software e Engenharia de Produção. A palestra inicial, realizada na noite de terça-feira, teve como tema, “Empreendedorismo e Vale do Silício”, ministrada por Claudiomiro Rex, da Tecnicon.
A programação também contou com palestras e mini-cursos temáticos, com foco em cada um dos cursos ofertados no Campus, contemplando temas como inovação, empreendedorismo, desafios, entre outras atividades. Segundo o coordenador dos cursos de engenharia do Campus, Mauro Fonseca Rodrigues, as atividades oportunizaram aos estudantes interagirem com o mercado de trabalho, conhecerem novas tecnologias e interligarem conhecimentos de sala de aula com aplicações profissionais e confraternizar.
Nesta sexta-feira, encerrando o evento, foi realizado um jantar de confraternização, com a participação de egressos, que falaram sobre experiências profissionais.
Panambi: as atividades foram voltadas ao curso de Engenharia Mecânica e contemplaram temáticas como engenharia estrutural, Smart City, perfil profissional, conversa com egresso, entre outras. Segundo a professora Patrícia Pedrali, coordenadora do curso, a semana foi uma oportunidade única para os estudantes do curso, como forma expandir e aprofundar o conhecimento através da troca de experiências entre profissionais, acadêmicos e docentes.
Os próximos dias a Unijuí estará sediando uma extensa e variada programação da Semana Acadêmica do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias (DCEEng), nos Campi Ijuí, Panambi e Santa Rosa.
A programação terá início na próxima segunda-feira (20) e se estenderá durante toda a semana. Os participantes serão contemplados com palestras, minicursos, oficinas e concursos, com o objetivo de proporcionar uma formação complementar qualificada ao mesmo tempo em que oportuniza um espaço de integração entre os acadêmicos dos cursos: ciência da computação, engenharia civil, engenharia elétrica, engenharia química, matemática, engenharia mecânica, engenharia de software, engenharia de produção e arquitetura e urbanismo.
O evento está sendo organizado pelo DCEEng e Centro Acadêmico dos Cursos de Graduação. A programação completa está disponível no Portal da Unijuí.
As turmas dos anos finais e médio da EFA, receberam na manhã desta sexta feira o professor de Física da Unijuí, Nelson Toniazzo, para uma conversa sobre o Maio Amarelo, mês da conscientização por um transito mais seguro.
Neste ano, a campanha tem como tema o termo "Me Ouça", que destaca os conselhos das crianças que pedem para os pais respeitarem as regras de trânsito. A fala do professor para os jovens vai neste sentido, uma vez que hoje eles ainda não são motoristas, mas desde já precisam entender a importância do respeito e cuidado no transito.
O professor falou sobre o contexto local, Ijuí hoje possui quase 60 mil veículos, e isso consequentemente gera uma necessidade de aumentar os cuidados que os motoristas e pedestres devem ter ao circular pelas vias públicas. Nelson além de trazer muitas estatísticas e números, ainda enfatizou que muitas vezes o acidente não deveria assim ser chamado, pois se trata de imprudência, ao desrespeitar normas e regras as mortes acontecem, de maneira um tanto quanto previsível.
Segundo a vice Diretora da EFA, professora Janete Strieder, a Escola tem um papel muito importante na formação desses futuros motoristas, fazendo com que eles compreendam suas responsabilidades e o cuidado com a sua vida e com a vida dos outros. Não podemos ficar alheios a essa questão que está se agravando a cada dia. É urgente que todo motorista respeite a legislação e nas Escolas possamos fazer a reflexão sobre essas questões e auxiliar na formação de condutores responsáveis e conscientes, finaliza a professora. A Escola seguira durante o mês promovendo mais ações alusivas ao maio amarelo.
Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.