Os estudantes do nono ano da EFA, acompanhados pelos professores Gilmar Walker, Eduarda Virginia Burckardt e Carla Dal Molin, foram, na última sexta feira, 05/07, até a ponte de ferro do Itaí contemplar seu entorno como uma opção de lazer, uma vez que a turma está realizando pesquisas sobre vivências na Natureza em Pontos Turísticos de Ijuí para as Jornadas de Pesquisa da Escola – EFA pela cultura – revitalizar e construir.
Na ocasião os estudantes conheceram a histórica ponte de ferro, onde passa a linha férrea. No local, com o auxílio do Curso de Educação Física da UNIJUÍ, em especial o professor Mauro Bertollo e os acadêmicos Pablo Reis e Alex Sandro Rodrigues, realizaram a prática do Rapel na cabeceira da ponte. A exploração da região se deu também com a prática de trilhas, quando contemplaram as belezas naturais deste ponto histórico de nosso município.
Para a professora Eduarda, esta ação foi fundamental para os alunos se desafiarem e vivenciarem possibilidades de lazer explorando o ambiente, pois todo o percurso da jornada de pesquisa esteve voltado para esse viés. Assim, foi possível visualizarem os conceitos trabalhamos em Matemática, Física, História, Geografia e Educação Física envolvendo a estrutura da ponte, sua história férrea e as possibilidades de esportes e revitalização nesse ambiente.
Estudantes dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Unijuí - Campus Panambi, juntamente com os professores Remi Antônio Dama e Edi Branco da Silva, na disciplina de Empreendedorismo e Inovação, receberam a visita do Supervisor de Recursos Humanos Darlan Ribeiro Freitas da Empresa Bruning Tecnometal.
Durante a conversa entre o facilitador e o grupo, foi apresentado o programa de oportunidades Bruning e o desenvolvimento de jovens talentos, aliado ao pensamento estratégico da organização. O Supervisor relatou também, sobre o plano de desenvolvimento técnico e comportamental que tem como objetivo a interação entre propósito de carreira e oportunidades na empresa.
A partir do bate-papo, foi possível aliar os conhecimentos acadêmicos com a vivencia corporativa, bem como, a reflexão acerca das mudanças e inovações ocorridas nas tecnologias e nos procedimentos do trabalho, fator este, que a universidade sempre busca oferecer aos seus acadêmicos.
A Unijui campus Panambi agradece a empresa Bruning Tecnometal, na pessoa do Sr. Darlan Ribeiro Freitas, por disponibilizar esta atividade enriquecedora que contribui na formação acadêmica e profissional de nossos alunos.
A Jornada de Pesquisa da EFA, que, nesta edição teve como tema "Cultura: Revitalizar e Construir", envolveu professoras, famílias, equipe diretiva, funcionários e as crianças das turmas da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. As atividades culminaram com uma apresentação para toda a comunida escolar na última semana do mês de junho.
O tema de estudos neste primeiro semestre possibilitou a investigação de diferentes espaços urbanos, destinados ao lazer no munício de Ijuí, como as praças da República e a do “Bosque dos Capuchinhos”, no bairro onde se localiza a Escola. Também houve relatos sobre as praticas de lazer envolvendo as famílias das crianças e suas diferentes culturas, inclusive de Bogotá - Colômbia, local de origem de uma aluna da Educação Infantil (a família está morando temporariamente em nosso município, os pais cursam Doutorado na UNIJUÍ). Para o segundo semestre, está prevista uma proposta de revitalização e construção de espaços públicos e escolar, que inclui o arvorismo na EFA.
A coordenadora pedagógica Maristela Heck, destaca que a pesquisa proporcionou inúmeras reflexões e vivências sobre o lazer como prática cultural. Percebido pelo grupo de professores e estudantes, como elemento pedagógico de significação, manifestação da cultura e mobilizador de experiências inovadoras no sentido de concretizar ações transformadoras através das diferentes linguagens. Na próxima semana acontecerá a socialização dos Anos Finais e Médio, com temas que perpassam os espaços públicos/privados, usando abordagens culturais, de políticas públicas, pontos turísticos e sustentabilidade, diversidade cultural entre outros.
Em um mercado cada vez mais competitivo, são as escolhas que irão definir o sucesso de uma carreira. Um currículo competitivo abre portas para as oportunidades e a Unijuí oferece uma excelente estrutura para a sua qualificação profissional. Proporcionando formação continuada, a Universidade deu início, na sexta-feira (28) e sábado (29), a um conjunto de cursos de Especialização, de Qualificação em diversas áreas e também está inserida em Ciclo de Palestras da Unimed. Confira mais detalhes sobre os cursos:
Especialização em Clínica de Pequenos Animais: Na última década o campo da cirurgia de pequenos animais passou por um grande avanço, com a modernização de procedimentos, muitos adaptados de práticas da medicina humana, equipamentos e instalações. Hoje procedimentos cirúrgicos quase impensados no passado se tornam corriqueiros, garantindo mais saúde e bem-estar para cães e gatos. É essencial que o cirurgião veterinário se especialize para obter conhecimento sobre as novidades no setor e poder tratar os animais de maneira mais eficiente possível. Proporcionar aos estudantes capacitação profissional através do aprofundamento dos conhecimentos teóricos e da imersão em sessões práticas relativas às diversas especialidades que se congregam no exercício diário da medicina veterinária voltada para a prática clínico-cirúrgica em Pequenos Animais.
Ciclo de palestras Unimed Noroeste/RS: “Qualificação em Governança Cooperativa para Lideranças, Conselheiros e Dirigentes de Unimeds”, que teve início neste sábado, 29. O primeiro dia de palestras teve uma exposição sobre a “Estrutura de poder e processo decisório em cooperativas”, tema ministrado pelo professor Jorge Oneide Sausen, que atua como consultor de empresas. A execução do Ciclo de Palestras também conta com o envolvimento do professor Adelar Baggio. O curso é composto por sete encontros, com palestras sempre aos sábados, nos períodos da manhã e da tarde, totalizando 14 módulos. Participam profissionais das Unimeds Noroeste/RS, Erechim, Santa Maria/RS, Região da Fronteira-RS, Planalto Central/RS, Alegrete e Alto Uruguai/RS, alcançando mais de 80 alunos. A capacitação é fruto de parceria entre Sescoop/RS, a Federação Unimed/RS e a Unijuí.
Formação de Instrutor de Transito: Curso para formação de instrutores para atuação em Centros de Formação de Condutores (CFCs), com qualidade para formar e educar os futuros motoristas para uma direção defensiva. Capacita profissionais para a área de educação e segurança de trânsito, no processo de habilitação de condutores com formação teórica e prática de direção de veículos.
Curso de Qualificação em Liberação Miofascial: O curso de liberação miofascial tem como objetivo detalhar todos os processos que envolvem a fáscia, tais como: características gerais, mobilização e liberação. Detalhar as técnicas práticas, incluindo o raciocínio clínico bem como exemplificar sua aplicação clínica.
O oitavo ano da EFA está desenvolvendo uma pesquisa sobre os povos que colonizaram as cidades de Ijuí e de Oberá, na Argentina, uma vez que ambas as cidades possuem uma certa similaridade em suas festas culturais, que surgiram devido a diversidade étnica destas cidades. A proposta de trabalho, segundo professor de Geografia, Gilmar Walker, é relacionar o processo de formação e colonização destas cidades, histórico dos parques que cediam as manifestações culturais, fortalecendo o vínculo latino-americano.
O professor conta que, como primeira tarefa, foi estudado diversos conceitos relacionados aos aspectos demográficos, como população, migrações, formação étnica da população brasileira, entre outros. Posteriormente a turma estudou conceitos referentes a formação do espaço territorial e ainda fatores culturais como gastronomia, vestuários e idiomas, para então, começar a parte prática do trabalho.
A primeira etapa, que ocorreu in loco, foi um tour de observação pelo Parque de exposições Wanderley Burmann, com o objetivo de analisar cada uma das casas étnicas que estão ali instaladas, realizando registros fotográficos de diferentes ângulos, para posterior análise.
Segundo o professor Gilmar, esta atividade é uma programação visando à Jornada de Pesquisa deste ano, bem como contempla o plano de Estudos de Geografia, Espanhol e Pesquisa, como um projeto maior que terá ainda uma viagem de estudos à Oberá/Argentina, onde também será visitado o Parque local.
Nesta segunda-feira, 24, gestores de escolas estaduais vinculadas a 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), estiveram na Unijuí para realizar uma série de visitas em Laboratórios e estruturas de apoio de ensino das diversas áreas do conhecimento ofertados pela Universidade. A visita possibilitará aos professores conhecer a estrutura da Unijuí e, a partir desta, identificar possíveis integrações dos alunos às atividades da Universidade, tendo em vista a implementação da Nova Base Nacional Comum Curricular e do Referencial Gaúcho para o Novo Ensino Médio.
Nos próximos anos os alunos terão contato com a universidade a partir de atividades que estarão nos currículos da Escola. Eles poderão escolher a área que mais se identificam para desenvolver essas atividades. Serão 1200 horas (de um total de 3000 horas) destinadas para este formato.
Na abertura, os professores foram recepcionados pela Vice-Reitora de Graduação da Unijuí, professora Cristina Pozzobon. Também fez uma saudação, em nome da Coordenadoria, o coordenador da 36ª, professor Cláudio da Cruz de Souza. Na oportunidade, o gerente de Marketing da Universidade, Giancarlo Bottega, também fez uma apresentação sobre a Unijuí.
Segundo a Vice-Reitora Graduação, Cristina Pozzobon, este foi um importante momento de apresentação dos diferentes locais de ensino-aprendizagem utilizados pelos cursos de graduação para as diferentes formações profissionais ofertadas pela Unijuí e que poderão ser espaços para a realização de atividades práticas diferenciadas para os estudantes da rede pública de ensino, a partir de parcerias, projetos e convênios estabelecidos. “Foi uma alegria receber estes gestores e contribuir com a discussão e consequente implantação do Novo Ensino Médio na região Noroeste”, observou.
O curso de pós-graduação da Unijuí MBA em Gestão de Cooperativas, que é oferecido em parceria com o Sescoop/RS e Cooperativas, está com a participação de cooperativistas do Paraguai. Fruto dos avanços da Internacionalização da Unijuí e da Cooperação com a Universidad Autónoma de Encarnación, Encarnación-Py (UNAE), está oportunizando a participação conjunta de brasileiros e paraguaios no curso de pós-graduação.
O cooperativismo que é tema de atuação diferenciada da Unijuí, oportuniza ofertas de cursos Superior em Gestão de Cooperativas, Pós-Graduação em MBA em Gestão de Cooperativas, bem como, projetos de pesquisa com rede de cooperação internacional.
A estratégia da cooperação está viabilizando a oferta de demandas inovadoras e diferenciadas na área do cooperativismo e outras, que geram relevantes impactos na formação e qualificação de dirigentes e lideranças do sistema cooperativo, assim contribuindo com o fortalecimento gestão e governança com maiores competências para fazer frente aos desafios vivenciados pelas organizações cooperativas no presente e futuro
Os acadêmicos paraguaios são Liliana Martínez e Leandro Cristaldo, que atuam na região que se constitui no berço do cooperativismo latino-americano, território Missioneiro trinacional.
Para o coordenador do curso, Professor Pedro Büttenbender, “esta é uma oportunidade de fortalecer institucionalmente os laços históricos de integração e cooperação transfronteiriça abarcando também o espaço Universitário e cooperativista”.
Pedro também destaca que os desafios para o desenvolvimento futuro destas regiões de Fronteira passam pela maior capacidade de integração e de construção de agendas comuns de organização de investimento e de implementação de políticas de desenvolvimento. “Temas estratégicos e novos tem-se agregado a partir dos desafios da logística das energias das águas e do desenvolvimento das regiões mediterrâneas na América Latina”, conclui o professor.
O MBA em gestão de cooperativas oferecido pela Unijuí em sua 10ª edição, em parceria com o Sescoop/RS e Cooperativas da região.
Aconteceu, no último sábado, 15 de junho, o Arraiá da EFA na quadra de esportes da Escola. O evento contou com a participação de todas as turmas da Escola. A atividade foi um momento de integração entre escola e família. As turmas dos Anos Finais e Ensino Médio foram responsáveis pelas tendas de jogos como: chute a gol, argola, fura balão, pescaria, tiro ao alvo, boca do palhaço, boliche e estalinho. O Conselho de Pais preparou o Suco de Uva, as famílias trouxeram o lanche coletivo e as crianças realizaram apresentações artísticas que embalaram a tarde de festejos.
Os estudantes da primeira turma de Medicina da Unijuí realizaram visitas ao Sistema Único de Saúde (SUS) de Santa Rosa, na tarde de quinta-feira (13). Recebidos no auditório do Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP) pelo prefeito de Santa Rosa, Alcides Vicini, e pela equipe diretiva da Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (FUMSSAR), os alunos foram apresentados ao Sistema e ao formato de gestão desenvolvido no município.
De acordo com o professor do curso de Medicina Luís Antônio Benvegnú, a construção do projeto do curso de Medicina da Unijuí foi pensada para os futuros médicos serem inseridos no Sistema Único de Saúde. “Desde o início do curso os estudantes conhecem e convivem com as mais diferentes áreas da saúde, que engloba o SUS e sua organização, a rede de postos, a atenção primária, a rede de urgência, rede hospitalar e a estrutura de gestão. Dessa forma, realizando essas visitas inicialmente em Ijuí e nesse momento tendo uma segunda visão em Santa Rosa, os acadêmicos estão conhecendo essas estruturas na prática”, ressaltou.
Os estudantes também visitaram uma Unidade Básica de Saúde, o Centro Especializado em Reabilitação Auditiva e Intelectual (CER), o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), o Hemocentro, o Laboratório de Análises Clínicas e a FUMSSAR, estruturas que envolvem todos os serviços disponibilizados à população.
“Esse contato inicial é importante para os acadêmicos perceberem que a saúde não é uma coisa isolada, é uma política pública importante e que precisa ser priorizada pelos gestores dos municípios. Quando a nossa unidade de aprendizagem é voltada às políticas públicas de saúde, englobando o histórico e a organização da rede, essas visitas proporcionam uma vivência aos estudantes, para que possam refletir sobre o conteúdo teórico estudado em sala de aula e construir o seu próprio conhecimento, que posteriormente será utilizado para o resto de suas vidas como médicos”, destaca Luís Antônio.
Na última quarta-feira, 05, a turma C91, novo ano da EFA, acompanhada pelas professoras Eduarda Burckardt, Carla Dal Molin e Rubia Hermmann, foi até a sala de metodologias múltiplas do DCEEng para mais uma ação voltada para a Jornada de Pesquisa do ano.
A tarde foi destinada ao estudo das pontes de palito, momento em que professores e estudantes do curso de Engenharia Civil da Unijuí falaram sobre a construção de pontes e os conceitos técnicos envolvidos nesse processo.
Em um segundo momento, a tarefa foi desafiar os alunos a construir a estrutura de uma ponte com palitos de picolé e, posteriormente, sujeita-la ao teste de ruptura de ponte para analisar quantos quilos cada estrutura suporta.
A atividade foi organizada e contou com a colaboração dos estudantes pesquisadores do Núcleo de Estudos em Construção e Sustentabilidade de Santa Rosa, sob a coordenação do professor Éder Claro Pedrozo.
“Essa ação foi pensada como forma de enriquecer os estudos da turma para a Jornada de Pesquisa EFA pela cultura: revitalizar e construir, que está analisando os possíveis pontos turísticos do município”, conta a professora Eduarda Burckardt. Nesse contexto, a Ponte de Ferro do Itaí é foco de estudo para esta turma que investiga formas de revitalização para possíveis empreendimentos turísticos no local.
A atividade ainda não foi encerrada, outros momentos vão acontecer em breve para que as pontes sejam testadas e premiadas.
Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.